Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

douglas 22/01/2022

Os supridores.
Livro muito bem escrito. O autor consegue mesclar a linguagem culta com a linguagem das ruas. Intercalando momentos de boa reflexão de caráter social. Ampliando o debate para situações referentes a condição das classes sociais em nossa sociedade. É impossível ler o livro e não pensar na gigante desigualdade existente no nosso país. Grande livro. Boa história. Vale a leitura.

Irka Barrios 09/04/2022

as vozes ausentes
"Os supridores" demorou a me "pegar". O livro escolhe uma abordagem levinha (entre muitas aspas) para tratar de questões comoventes (e outras violentas). Avancei como se estivesse assistindo a um filme dos irmãos Coen e me preparei para acompanhar a trajetória de Pedro e Marques assim, com uma leitura distante, quase um entretenimento. Mas o livro me deu um tombo no momento em que aprofundou os conflitos e me deixou cara a cara com a realidade das periferias brasileiras. Diversas referências pipocaram na minha cabeça, desde a comparação com a vida animal (sempre esquecemos que somos animais) e a luta por território, a dúvida no momento em que precisamos refletir se suprir as necessidades não está se tornando ganância, e a transformação do olhar um tanto romantizado que Pedro tem sobre a igualdade (de posses, de oportunidades, etc). Com o início um pouco quadradinho, "Os supridores" surpreende muito quando ganha corpo. Vale a pena chegar ao final. OBS: eu tinha lido em algum lugar que a cena do tiroteio era muito bem feita. Reitero. Li no ônibus, mal consegui disfarçar meu nervosismo.

LUCIANE25 20/07/2023

Uma leitura gostosa, mas nem por isso leve.
Te faz refletir bastante sobre a dinâmica social e de poder. O Pedro, personagem principal é uma figura incrível

Lo 01/11/2023

Leitura tranquila e muito boa
O livro é um retrato das desigualdades sociais escrito em um formato muito envolvente, nos deixa curiosos em relação aos planos de Pedro. É muito relacionado as teorias da criminologia crítica, os motivos do envolvimento no tráfico e as oportunidades que isso trás a vida dos meninos (que são negadas pelo trabalho comum, inclusive, muito demonstrado no livro).

Vitor 18/10/2023

Obra de arte?
A história consegue nos envolver de uma forma fascinante. Não posso dizer que do início ao fim. No meu caso, foi da metade do início das páginas até a última.

Com uma narrativa interessante, onde o narrador é um mistério, a história coloca sabores na nossa cabeça. É uma sinestesia muito interessante de tão palpável que as situações são.

As passagens e acontecimentos são nítidos demais. A gente consegue sentir tudo. Incrível que isso se faz por conta da capacidade do autor em ter personagens reais e autênticos o tempo todo.

Ninguém é o vilaozão ou o mocinho. Só ?são?, e é essa a graça da narrativa.
??

Com personagens bem desenhados e cativantes, se prepare para se apaixonar por Pedro, um dos supridores. Um eloquente protagonista, com um perfil diferente de muitos heróis que já lemos. E, um detalhe muito bacana: apaixonado pelos livros. Inclusive, é por conta dessa paixão que a história nos chega (pista spoiler).

Os Supridores é divertido, autêntico e conversa com a nossa realidade podendo vir a ser um clássico

Will.Leite 02/11/2023

Provavelmente um dos melhores livros que li em 2023. Me deixou angustiado o livro inteiro? até (talvez principalmente) nos momentos felizes dos personagens. A tragédia parecia se aproximar a passos largos a cada alegria. Senti uma aflição física? como pode um livro provocar isso?

Igor.Veras 21/07/2022

Os supridores
É uma vibe bem Cidade de Deus. Ele começa bem lento e massante, mas quando começa a engatar é quase impossível conseguir parar de ler sem ficar na vontade de continuar. As histórias são bem construídas e tem bastante adrenalina, você fica esperando a hora do plot twist a todo momento.

"Curioso como, mesmo sendo literalmente a coisa mais natural da vida, mesmo sendo a única certeza da vida, ainda assim a morte possa parecer tão absurda, para quem ama aquele que morreu."

NegrALANE 14/08/2022

Um final de semana resumido em ler esse livro
Depois de alguns dias tentando, peguei esse livro para ler verdadeiramente esse final de semana.

E não consegui parar. Parei ao final, agora 23h10 da noite. Tudo o mais ficou pra depois, a casa pra organizar, filmes pra ver...

Os supridores primeiro me trouxe um gosto de casa pela chuva de expressões gaúchas, que no começo achei que eram meio forçadas, talvez por nunca ter antes contato com uma literatura gaúcha da periferia. Fiz até minha lista de expressões na primeira página do livro.

Depois veio a empolgante, inteligente e jovem literatura. Cheia de verdade e criatividade, sem dar vontade de parar de ler.

Depois veio a respiração pausada, os segundos de angústia, a vontade de pular as páginas pra saber o resultado.

Depois a emoção. A beleza da escrita. A inteligência da sabedoria popular. Terminei o livro com lágrimas e me sentindo que não saí nada ilesa dessa história.

Lembrei de Emicida quando disse:
Irmão, você não percebeu que você é o único representante do seu sonho na face da terra?
Se isso não fizer você correr, chapa, eu não sei o que vai. Então levanta e anda, vai, levanta e anda.

E depois de Mano Brown e dos inúmeros ensinamentos sobre a periferia, entre eles: Sempre foi assim. Se você vai escolher o que estiver mais perto de você ou o que estiver dentro da sua realidade, você vai ser dua vezes melhor como? Quem inventou isso aí? Quem foi o pilantra que inventou isso aí?

nicky.costa 17/08/2022

m*conha e marx
esse livro explica de forma didática sobre marxismo e toda a ideologia por trás do capitalismo.
é uma história que te faz enxergar muitos pontos que por muitas vezes tu não é capaz de ver, como o dinheiro da uma esperança para as pessoas, como faz com que elas consigam sonhar e idealizar planos quando tem dinheiro pq a verdade é: sem dinheiro, ngm sonha.
enfim, recomendo muito esse livro, por conta das girias e da linguagem foi muito rápido de ler e me prendeu bastante, principalmente nas falas do Pedro KKKKKKKK me sentia em uma aula todas as vezes que ele ia explicar algo.

Lulys 03/09/2022

Distribuição de renda
Falero ao longo do livro consegue nos colocar no ambiente e mente de seus personagens. Sofrimento, desesperança até que o plano é colocado em prática. A trama se mantém muito bem construída e amarrada durante todo o livro.

Aninha 17/09/2022

Os supridores
O livro conta a história de Marques e Pedro, dois estoquistas que trabalhavam no mesmo mercado, certo dia, cansados de serem pobres e serem descendentes de pobres resolvem entrar para o tráfico de drogas na esperança de terem uma vida financeira melhor. Infelizmente muitas pessoas resolvem entrar nesse mundo por esta razão, e infelizmente por ser um mundo cheio de riscos e muito perigoso, as únicas coisas que se podem esperar ou é a morte ou a prisão. Eu amei o livro, vale muito a pena ler!

Icaro 21/09/2022

Excelente
Gostei muito do livro e da perspectiva do narrador. Foi bem bacana ele ser ambientado em Porto Alegre. Super bem escrito.

Angi 03/10/2022

Um tapa de luva
Eu não vou falar muito sobre o início do livro porque nem eu entendi direito, e o final também
Porém o último capítulo mudou toda a minha visão desse livro. O último capítulo foi como alguém falando ?se tu quer uma vida melhor, então quem precisa mudar ela é tu?. O livro todo em si tem uma linguagem fácil e muito cotidiana pra quem vive no sul (bah, tchê, tu). O último capítulo ficou marcado na minha memória, e vou levar pra vida a metáfora da sopa.

Lari Pontes 09/10/2022

Incrível
Uma das melhores leituras desse ano. José Falero trouxe a linguagem típica das regiões menos favorecidas de Porto Alegre. No estilo de La Casa de Papel, nos faz torcer pelos personagens, que, apesar de estarem fazendo algo errado de acordo com a lei, são humanos, e como tal, sofrem e lutam para melhorar de vida. Diferente de muitos, eles fazem algo para mudar o futuro que os aguardava. Com um pensamento Marxista, os personagens nos ensinam um pouco sobre a teoria, além de mostrar aos poucos o desenvolvimento das relações sociais com outros personagens. Além disso, o texto de Falero é objetivo é ao mesmo tempo poético, não é chato, nem maçante, tem ação o tempo todo.
Como moradora e conhecedora da cidade, consegui me identificar, mesmo não sendo preta nem pobre como os protagonistas.

Luisa 11/10/2022

maravilhoso esse livro. linguagem simples, papo direto mesmo e com uma carga emocional muito grande. da metade pro fim, fui segurando o fôlego, dando algumas breves pausas entre as páginas mas sem conseguir tirar o livro da mão até terminar tudo. foda!