Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Bookster Pedro Pacifico 23/08/2022

Os supridores, de José Falero
Moradores de uma comunidade em Porto Alegre, Pedro e Marques são os grandes “heróis” dessa brilhante narrativa. E o cenário de atuação “heróica” (de novo entre aspas) dos dois personagens não podia ser um retrato mais real e rotineiro das grandes cidades do Brasil: um supermercado de uma grande rede, daqueles que vemos aos montes pelo país.

Saturados de tanta desigualdade, e de (sobre)viver a uma vida de injustas dificuldades, Pedro tem um plano que pode tirá-lo da pobreza: vender maconha na vila em que mora. Para conseguir desenvolver sua estratégia, precisa de um comparsa e logo consegue convencer seu colega de trabalho, Marques. O disfarce dos dois é bem convincente: são supridores do supermercado Fênix, isto é, são responsáveis por reabastecer as estantes e cuidar do estoque do local. Pedro parece confiar no seu plano, e nos baixos riscos que ele apresentaria… mas não precisa de muita vivência para saber que isso não passa de um otimismo desesperado.

A escrita de Falero conquista facilmente o leitor. Uma linguagem coloquial, intercalada com um narrador bem eloquente, que desperta boas reflexões. Não sei se eu fui conquistado logo na primeira página, mas não tenho duvidas que foram poucas páginas para que isso acontecesse. O autor retrata uma sociedade atual e extremamente desiludida. Não há esperanças de melhora e isso pode colocar o cidadão a repensar muito dos seus valores.

Não é uma tentativa fe defender a escolha de ninguém. Mas sim uma denuncia do dia a dia desse país pelas ruas e ruelas de realidades que muitas vezes sequer vamos conhecer.

Mais uma prova de que nossa literatura nacional contemporânea promete muito! Desafio Bookster 2022 está sendo incrível!

Nota 9/10

site: http://instagram.com/book.ster

Letícia 11/09/2022

Os Supridores | Resenha
?Os Supridores? é um livro sobre desigualdade. Essa desigualdade que acaba fazendo com que o crime persiga a vida de jovens de todos os cantos do país, que encontram em atividades ilícitas o deslumbre de uma vida mais confortável.

Mas além disso, o livro é um lembrete de que, uma vez que se entra nessa vida, é quase impossível sair ileso. E no caso de Pedro e Marques, protagonistas da nossa história, foi muito além dos dois e atingiu outras pessoas, outras famílias.

Esse livro foi um dos melhores que já li, adoro conhecer novos autores brasileiros. A narrativa é ambientada nas periferias de Porto Alegre e somos convidados a pensar sobre a complexidade da atuação do tráfico.

Jorlaíne 23/01/2023

Um clássico contemporâneo!
José Falero dá voz à periferia. E essa voz tem muito a nos ensinar.
A narrativa traz os ideais marxistas de uma forma extremamente esclarecida. Explica os motivos do sistema ainda não ter sido de fato colocado em prática.
Você é devorado pelo livro. É aquela leitura que você não consegue deixar.
Será meu presente para aqueles amigos e familiares defensores da meritocracia ??
A literatura brasileira contemporânea tá arrebentando.
Recomendo muito!

Muriel 16/04/2021

Bah, que livro!
Os supridores é um retrato contemporâneo da desigual capital. Na história, somos convidados a viajar pelas ruelas e becos de uma Porto Alegre esquecida e periférica, que ganha voz através das história de Pedro, repositor de um supermercado da cidade. Ávido leitor e consciente de sua situação de exploração de classe, Pedro está determinado a nunca mais ser pobre. Para isso, cria um esquema de venda de maconha com seu colega de trabalho, o Marques.

O regionalismo escolhido pelo autor me acolheu nas primeiras páginas. Enquanto gaúcha, sentia como se pudesse ouvir os diálogos apresentados no dia a dia - a cada "bah", a cada "tchê", a cada rua de Porto Alegre mencionada, sentia como se a história fosse real, próxima e até mesmo comum.

Mas a única coisa de comum, ordinária, no livro de Falero é a pobreza, a exploração capitalista e a divisão de classe partilhada pelos os personagens principais. A obra é fluida, bem construída e, a cada página, sofremos e torcemos por Pedro e seu futuro. Uma das melhores leituras do ano, recomendo.
Zé vendeiro 16/04/2021minha estante
Olá Muriel. Lendo tua resenha ( gosto do jeito que tu escreve) fiquei muito interessado em ler esse livro.
Entre tantos romances e fantasias esse é um gênero que precisa de mais atenção na nossa formação literária.

Laiza 16/04/2021minha estante
Adicionando AGORA na minha lista. Não conhecia!

Edson 02/11/2021minha estante
Pronto, sua resenha me fez adicionar o livro na lista dos que quero ler...

Rosangela Max 22/04/2024

Assustador e perigoso.
Pedro e Marques protagonizam uma discussão interessante sobre as relações de trabalho e sobre o embate social entre a pobreza X riqueza, mas os posicionamentos inicias de Pedro são totalmente deturpados. Nos leva a refletir, mas não justifica as escolhas que os protagonistas fizeram. Além disso, me assustei com o comportamento arbitrário de outros personagens e com a normalidade que eles executaram essas arbitrariedades.
O autor foi genial, pois nos provoca o tempo todo, sem deixar de abordar as consequências com o viés positivo e negativo, segundo a ótica dos personagens. Mostrou o ciclo completo, sem ser sensacionalista, de quem entra para o mundo tráfico. Possui uma escrita clara e direta.
Pretendo ler mais obras do autor.
Recomendo a leitura.

Vinicius 19/10/2023

Rompendo a bolha social
Um texto de um autor periférico de Porto Alegre, me lembrou bastante Ferréz, também da periferia, mas de São Paulo.

Incrível a capacidade de Falero em alternar entre as duas linguagens, uma informal, com as gírias locais na comunidade, e outra erudita, bem construída, com toques de ironia. Estamos falando de um cara que abandonou a escola cedo para trabalhar e só concluiu o ensino médio após a publicação de seu primeiro livro.

Uma denúncia às desigualdades sociais, mas principalmente às de oportunidade. Como podemos esperar que as pessoas enxerguem alguma beleza na vida se todo seu esforço é gasto apenas para (sobre)viver mais um dia?

Não à toa, um dos trechos que mais me marcou foi quando a falta de dinheiro deixou de ser um problema e a visão do mundo é transfigurada:

"Tudo agora lhe parecia poético, tudo agora lhe parecia provido de beleza e lirismo".

Que a literatura seja cada vez mais democrática.
Tiago 08/11/2023minha estante
Eu gostei bastante do livro também, a trama é muito envolvente e com ótimas doses de humor.

Dhewyd 16/10/2022

Discriminação social
Romance de estreia de José Falero, que retrata fielmente o cotidiano da população mais pobre da cidade de Porto Alegre/RS. Temos como personagens principais dois "SUPRIDORES" que são os repositores de prateleiras de uma rede de supermercados, Pedro e Marques. Dois jovens paupérrimos que vêm de uma longa linhagem de antecedentes tão pobres quanto eles, que mal conseguem pagar as contas e subsistir, ganhando salário mínimo, tendo que morar na periferia da periferia da pior favela da cidade.

Entretanto, o jovem Pedro não se conforma com a vida de cão que leva e convence o seu amigo e colega de trabalho Marques a tentarem uma investida que os torne ricos, Pedro se utiliza de uma oratória fascinante e cheia de significados pra convencer o amigo dessa empreitada, custe o que custar, até mesmo quebrando as barreiras da legalidade.

Presenciamos no livro uma linha tênue entre o que é certo e o que é errado, o autor em sua abordagem nos faz ser cúmplices dos pensamentos de Pedro, que acha que todos têm que ter as mesmas oportunidades e que já que eles não têm, vão buscar por eles mesmos a tão dignidade almejada.

É um livro nacional muito bom, que escancara as desigualdades sociais, nos fazendo refletir sobre a situação dos menos afortunados, e de certa forma entender o que se passa na cabeça deles quando decidem entrar para o crime pra ter uma vida melhor. Indico com certeza!
Janaina Edwiges 16/10/2022minha estante
Ótima resenha! Este livro está na minha lista, gosto bastante desta temática social.

Dhewyd 16/10/2022minha estante
Obrigado... compensa muito lê-lo... bem atual, e a crítica social muito boa.

Toni 10/07/2021

Leitura 46 de 2021

Os supridores [2020]
José Falero (Porto Alegre/RS, 1987-)
Todavia, 2020, 304 p.

A pesquisa da profa. Regina Dalcastagnè (UnB) “Quem é e sobre o que escreve o autor brasileiro” trouxe dados valiosos para pensarmos nossas escolhas de leitura e o mercado editorial brasileiro. A partir da análise de 692 romances escritos por 383 autores e publicados pelas maiores editoras nacionais entre 1965 e 2014, o estudo revela que, entre 2005 e 2014, apenas 5% ̈dos autores publicados eram não-brancos e 6,3% das personagens eram descritas como negras. A pesquisa também analisa o estrato socioeconômico, a sexualidade e a posição dessas personagens (se protagonistas ou narradoras) revelando números ainda mais alarmantes.

Resolvi começar com os dados acima porque esta estreia do José Falero no romance (o autor publicou o livro de contos Vila Sapo em 2019) traz novo fôlego ao nosso desejo por representatividade não apenas autoral como também temática e técnica. Centrado na figura de dois supridores de uma rede de supermercados, mas trazendo profundidade até mesmo às personagens coadjuvantes, o romance tem um arco-narrativo firme e muito bem orquestrado entre o ritmo dilatado e o vertiginoso, e cada capítulo contém seu próprio conflito que contribuirá para o clímax e o desfecho. Leitor voraz e professor nato, tradutor brilhante da teoria marxista, Pedro é um jovem da periferia de Porto Alegre que percebe na venda de maconha uma oportunidade de enriquecimento mútuo para si e seus sócios. A partir dessa ideia, o livro faz transbordar luta de classe, humanidade e literatura.

Dentre as muitas qualidades do romance, o talento de Falero para a construção de diálogos é notável, não só pelo uso virtuoso da oralidade, mas por sua capacidade de nos fazer desejar que aquelas vozes nunca se calem. Até mesmo um aspecto que me causou incômodo durante a leitura (as redundâncias do narrador em “mostrar” e “explicar”) é muito bem justificado com a revelação final do livro, de maneira que faz sentido na fatura da obra. Recomendo e saúdo estes supridores — complexos e cativantes personagens que lutam apesar do país que os quer invisíveis, derrotados ou mortos.

Joel.Martins 27/11/2021

Sereno, Pedro!!
Nem sei como descrever essa obra. Realmente é um um soco no estômago, nos apresentando o dia a dia da maioria da população.

Como falar de qualidade de vida, meritocracia e oportunidades, quando a realidade é voltada para lutar pelo alimento mínimo para viver?

Aqui temos a versão nua e crua do capitalismo selvagem - humilhando uns e apodrecendo outros...

É, Pedro e Marques, tudo tem um preço - e o de vocês sempre foi pesado.

Caralh0, autor! Você foi genial.

Milena 17/06/2022

Os supridores
Brilhante obra de José Falero!!! Não consegui desgrudar os olhos até finalizá-la! O enredo que envolve a dupla de supridores, Pedro & Marques é de tirar o fôlego! Vale cada página lida e uma tremenda reflexão :
- ?cuidado ao salgar demais a tua sopa!? ?

Gabriel 20/11/2022

Tentando não salgar a sopa
Ainda estou digerindo esse livro, não tenho palavras ainda... por enquanto apenas que foi a minha melhor leitura do ano!

Gigio 27/10/2023

Uma obra prima sobre as dificuldades dos moradores da periferia de Porto Alegre, que não deve ser muito diferente de outras periferias do Brasil. O texto é ótimo e difícil de largar. Os personagens são muito cativantes, especialmente os protagonistas, Pedro e Marques. A crítica social é a base da história e a sustenta até o final. As referências literárias são ótimas, assim como as reflexões.
Impossível não entender às razões que levaram os protagonistas à tentar uma vida diferente, assim como é impossível não se afeiçoar aos 'bandidos' heróis dessa história, e torcer por seu sucesso.

Citações:
"Mas Pedro já estava familiarizado com imperfeições, como todo pobre que se preze, ainda que não se considerasse merecedor delas, como todo pobre que se despreze."

"A gente trabalha só pra não morrer de fome!"

"Não há canto de pássaro nem coisa alguma capaz de trazer magia à precariedade total."

"Qualquer um pode ser Mestre de qualquer um, Marques. Cada pessoa é um poço de conhecimento, tá ligado?...o que faz uma pessoa virar Mestre da outra, e quando, de algum jeito, o que uma pessoa tem pra ensinar é importante pra outra aprender."

"Curioso como, mesmo sendo literalmente a coisa mais natural da vida, mesmo sendo a única certeza da vida, ainda assim a morte possa parecer tão absurda, para quem ama aquele que morreu."

"Morrer não chega a ser mau negócio pra mim, porque, afinal de contas, eu tô só suportando a vida esses ano tudinho, e não desfrutando. Morrer só vai ser mau negócio pra mim depois que eu tiver uma vida bala."

"Eu tenho uma pá de mestre. A maioria deles já morreu faz tempo, só que eu posso navegar na alma deles, lendo o que eles escrevero."

"A gente quebrou as regra da brincadeira, Marques. A gente foi lá e pegou pra gente o que decidiro que não devia ser nosso nunca."

" E vou te dizer por quê: porque o certo, mano, é tu ser dono de tudo o que tu produz com as tuas próprias mãos. Tudo, mano. Todo dinheiro que é fruto do teu esforço pessoal, do trabalho que tu realiza, tudo tem que ser teu e só teu. Esse é o certo."

"Seus bisavós tinham sido pobres a vida inteira, seus avós tinham sido pobres a vida inteira,seus pais tinham sido pobres a vida inteira: até onde iria isso? Se era verdade que a riqueza, ou pelo menos uma vida digna, podia ser alcançada com muito trabalho e dedicação, então o que estava acontecendo? Ele tinha dado o azar de nascer numa família de grande tradição na vadiagem? Gerações e gerações de preguiçosos que merecem as condições humilhantes em que nasceram e viveram? Não, claro que não. Todos seus ancestrais tinham trabalhado muito ao longo da vida, pertenciam a classe social que mantinham a merda do país funcionando, e se sempre foram pobres, era pq devia haver alguma coisa errada."

vg0mes 21/06/2023

Melhor livro do ano (até agora)
Partindo da teoria de Karl Marx, Pedro consegue convencer seu amigo, Marques, a aderir seu plano o qual mudaria suas vidas para sempre: vender maconha. De modo geral, a obra traz personagens que possuem uma vida despojada de qualquer lirismo, oportunidades, opulências e tantas outras faltas.

É diante desses fatos que ocorrem na periferia de Porto Alegre que a história discorre. São personagens que apresentam uma linguagem coloquial/gírias o que confere ao texto uma plasticidade muito interessante. Com o avançar das páginas, cria-se, portanto, uma familiaridade com os envolvidos na história. Conclui o livro convicto de que é IMPOSSÍVEL não existir tantos outros Pedros, Marques, Luan, Robertos, Larissas... na vida real.

Cada personagem, ao meu ver, são sobreviventes a sua maneira. Não há como não dizer que o tráfico mudou a vida desses indivíduos, a grande questão é: para o bem ou para mal? Depende para quem.

Marcianeysa 06/06/2022

Já tinha ouvido falar muito bem do livro. No entanto, ele superou todas as minhas expectativas. Leitura fluida, história interessantíssima e muitas reflexões sobre as diferenças sociais no nosso país.

Fernanda 16/10/2021

"Tu salgou demais a tua sopa"
Os Supridores é um daqueles livros que quando tu termina bate uma ressaca literária que perdura por dias, talvez semanas. Daqueles que é impossível esquecer. Não é à toa que Falero é considerado um dois maiores escritores brasileiros da atualidade. E na realidade, pra mim, é o maior depois desse livro.

Ele conta a história do Pedro e do Marques, dois supridores de supermercado, que se cansam de ralar o mês inteiro e mal ter o que comer. O Pedro bola um plano que logo é aceito pelo Marques: os dois começam a vender maconha. Logo a operação cresce e os dois começam a vender as buchinhas dentro do próprio supermercado. É com essa fonte de renda que os dois finalmente passam a ter uma vida tranquila, sem a preocupação iminente de que o mundo pode acabar a qualquer momento.

Esse livro é um soco de realidade, daqueles que todo mundo deveria ler. Uma lição sociológica ilustrada da maneira mais didática possível, que professor nenhum consegue alcançar.