Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Bruno Oliveira 15/10/2022

UM BAGULHO DO BOM!
Os supridores, primeiro romance do gaúcho José Falero, é um barato forte de crítica social com umas pegadas cômicas, tá ligado? Impossível não se deixar ouvir, como o seu parça Marques, com os papos-cabeça do protagonista Pedro ao longo do romance. Seus discursos, suas ideias são tão verdadeiras, lógicas e de uma natureza real de vivência que fazem delas perfeitas aulas de sociologia e, também, de filosofia. Ao ler o livro, o leitor já espera que o final será trágico, violento, como essas histórias de ambiente urbano, suburbano, periférico, costumam ser, porém, a partir do meio pro final, o leitor se pegará duvidando disso: será que vai rolar um final feliz por aqui? Melhor não entregar o bagulho, mano! Enfim, bem escrito, com ótimos personagens principais e secundários e, ainda, com um genial resumão das ideologias do Marx (sim, aquele mesmo do O Capital) no miolo, este Os supridores é sim, sem dúvidas, um orgulho da nossa produção literária contemporânea. Leia-o.

Rapha (: 21/08/2022

Leiam!
Os Supridores é daqueles livros super visuais, que a gente lê e já o imagina na tela de um cinema, uma narrativa envolvente, que nos prende, que nos angustia, que nos faz querer saber o que é que vai acontecer. Confesso que essa forma extremamente visual, esse tipo de narrativa puramente linear não é meu tipo de literatura preferida, mas como toda regra tem exceção, e a gente vive pra morder a língua, Falero me ganhou com esse livro!
O autor nos da um retrato muito atual da realidade periférica do Brasil, apesar de trazer características regionais, sabemos que a desigualdade consequente de um sistema falido representada ali é muito mais ampla. Pedro, o protagonista, é alguém extremamente consciente, que sabe ser peça de um jogo sujo, onde precisa haver pobres para haver ricos, e é impossível não ter empatia ao sentimento de revolta que toma conta dele, uma revolta que nasce da consciência da injustiça. A intenção de apenas se livrar de uma pobreza degradante é real, a intenção de ter as mesmas oportunidades que os outros, e mostrar do que são capazes é real. E quem pode julgá-lo por buscar dignidade? E é muito pesado acompanhar o fim dessa história, a perda do controle da situação. É um desfecho que pode assustar, principalmente quando temos a consciência que é o que se repete todo o dia por aí.
Pedro é um personagem incrível, e a forma que Falero encontrou de nos dar, através dele, uma aula sobre exploração, capitalismo e meritocracia é sensacional. Foge totalmente do didatismo que pode se tornar pedante em um livro.
Os Supridores entra na lista daqueles livros que podemos indicar para todo mundo. Mais uma voz potente na nossa literatura que quero ter o prazer de acompanhar! :)

Larissa Verena 18/06/2022

Leitura fluida e enredo simples, mas alguns diálogos são muito longos, monólogos, o que eu achei um pouco cansativo. Mas indico a leitura.
Mais uma indicação do Book.ster, desafio um livro por mês.

Josue.Fagundes 21/09/2022

Mtooo foda
Livro que te prende logo no início. A trama dos 2 personagens principais mostram a difícil vida do trabalhador brasileiro que vive na periferia? que rala, rala, rala e não vê esperança pela frente. A escrita é muito fluída e não te deixa parar de ler. Livro gaúcho que retrata o Brasil perfeitamente.

yoshii 28/05/2023

Uma leitura impressionante
O livro trata de dois supridores de um mercado em Porto Alegre/RS.
O protagonista Pedro tem ideias bem marxistas e é bem legal ele explicar a lógica de uma maneira acessível.
Cansado dessa vida de pobreza e falta de dignidade, toma uma decisão profissional para poder formar uma oportunidade em sua vida.
A história é bem envolvente e o que me surpreendeu foi a cena de ação perto do final.
Não conseguia parar de ler e estava "ai meu deus o que vai acontecer".
Muito bem escrito e fundamentado.

Aninha 31/01/2021

Pedro & Marques
Uma aula sobre os problemas sociais de uma cidade nas ruas de Porto Alegre.
Pedro e Marques são personagens do nosso dia-a-dia, os rapazes que nos atendem no mercado, e que tem plena consciência que a meritocracia é uma invenção do capitalismo pra deixar todo mundo exatamente onde sempre estiveram.

Rick Shandler 17/01/2024

Os supridores - José Falero
Para de fazer o que tu tiver fazendo e vai ler Os Supridores. Se há alguma leitura obrigatória é a leitura deste livro. Falero escreve o que tem que ser escrito, da forma em que tem que ser escrito.

Como pode ser visto com os livros que já passaram por aqui, as lutas identitárias têm ganho espaço na literatura. Um espaço necessário que tem propiciado discussões valiosas, capazes de oxigenar nossa organização social. Agora, entrelaçando cada uma destas questões há duas problemáticas centrais: a exploração e a violência. É sobre isso que Falero trata.

A comunicação é um dos nossos grandes desafios. Há uma clara ruptura entre academia e sociedade, como há entre a periferia e os apartamentos. Questões básicas acabam se perdendo pelo enfraquecimento do diálogo. Como é o caso da luta de classes, tão discutida no meio acadêmico mas que não adentra na periferia, onde realmente está a grande massa dos proletários. Desta forma, há uma dificuldade de se criar uma consciência de classe na periferia, deixando-a a mercê de seus exploradores. Falero é uma luz no fim do túnel desta problemática.

Falero é da periferia, escreve sobre a periferia e para a periferia. Como todo grande autor, Falero dá vida ao seu meio em sua literatura. Em os supridores vemos as vilas de Porto Alegre retratadas em toda sua complexidade, em todas suas nuances. Ambientes onde há sim violência e exploração, mas há também mães, pais, filhos, amigos e companheiros desenvolvendo uma grande cumplicidade de forma a resistir a todas dificuldades que enfrentam. E estas dificuldades, Falero discute como ninguém, dando uma verdadeira aula de consciência de classe, de deixar professor universitário de queixo caído. Tudo isso com uma escrita arrojada, marcada pelo uso de uma oralidade que beira a perfeição, além do uso de técnicas e recursos que tornam o livro uma experiência quase cinematográfica.

Em os Supridores, Falero dá voz às comunidades periféricas, onde direitos são artigos de luxo em prol do enriquecimento da classe dominante. Esta voz tem que ser escutada! Tem que ser reverberada! Tem que ler. Tem que ler. TEM QUE LER!

Pri 12/09/2022

O livro tem uma escrita fluida, a partir do terceiro capítulo vc fica intrigado querendo saber o desfecho da história. Gostei do final, estava torcendo para o Pedro, mas o termino da história foi condizente. Fiquei com a impressão de estar vendo esse livro no cinema, parecia um roteiro de filme salvas as semelhanças com Cidade de Deus.

Grazie A. 18/09/2022

Très bien
Me pegou demais! No começo o excesso de ?gauchês? quase me fez desistir, e a história demora um tanto para desenrolar. Mas depois? vai que vai! Porque é algo que poderia (e pode) acontecer em qualquer lugar do país. E os personagens são tão carismáticos e inteligentes que fica difícil não querer ler tudo de uma vez e não torcer pela melhor quadrilha marxista de Porto Alegre.
O final, para mim, não foi totalmente surpresa, mas como um todo é um livro cheio de originalidade. Recomendo!

Rossana 15/02/2022

Instigante.
Um história que precisa ser contada.
Dois supridores de supermercado que moram na periferia, resolvem montar um esquema para sair da pobreza baseado nos conhecimentos do marxismo que um dos personagens tem.
Um esquema perigoso.personagens muito envolvidos nesse esquema devido o que ele proporciona é um livro que te faz ter contato com uma realidade distante da maioria.
Que didática foi essa hein? Rsrsrs
Acho que vira filme.

Gabriel.Almeida 17/03/2024

O azar é mais criativo que a sorte
A incrível narrativa de José Falero nos prende e vicia com um retrato da realidade brasileira, das difíceis escolhas que moradores da periferia precisam fazer.

Com diálogos incríveis e reais, o livro nos traz diversas reflexões sociais, vale muito a pena ler.

"Eu sou pobre, eu fui pobre a vida inteira, mas não tem um só dia da minha vida que eu me sinta conformado com isso".

Carol 17/06/2022

Leitura gostosa, fluida. Fala sobre a difícil realidade da desigualdade social no nosso país e mostra uma visão diferente sobre o tráfico de drogas... capítulos finais de tirar o fôlego!

Gabs 06/10/2021

Sereno, irmão
Mal tenho palavras pra descrever o quanto gostei desse livro.

Os Supridores te prende do início ao fim, e você se sente envolvido no plano dos personagens que tentam mudar o rumo de suas vidas a qualquer custo. O protagonista, Pedro, consegue impor seus ideais ao leitor (e aos outros personagens) de forma natural. Quando percebemos, estamos torcendo para que ele saia ileso de todos os seus truques e consiga alcançar seu principal objetivo: sair da miséria.

Logo no começo somos recebidos por uma breve aula de Marxismo, narrada pelo próprio Pedro. É muito interessante ver seu jeito de explicar como o capitalismo funciona, usando exemplos como o supermercado em que trabalha e seu próprio chefe.

Enfim, os personagens são bem construídos, o enredo flui como água e o final ainda te surpreende. Não tenho o que reclamar da leitura!
Stefanippaludo 17/10/2021minha estante
também tô lendo agora

Tatiane 28/10/2021

Não conhecia o autor. Fiquei curiosa pra lê-lo após a crônica de Martha Medeiros do último domingo (24/10), na Revista do jornal O Globo. Comprei "Os supridores" e passei a frente de vários livros empilhados esperando a leitura. Não me arrependi. Ao contrário! É uma leitura necessária que expõe, sem melindres nem idealizações, a desgraçada desigualdade na qual vivemos pelo viés de quem está justamente na beira do abismo.

José Falero me trouxe uma realidade distante de mim de um jeito que me desestruturou. Tenho que dizer, porém, que o capítulo no qual Pedro explica sua visão de mundo marxista me soou um tanto arriscado e didático demais, o que me incomodou (não a visão - por sinal exposta por exemplificação bem prática - mas o didatismo que não me apetece em um romance). Apesar desse detalhe, a narrativa não perde o fôlego e a história e os acontecimentos vão crescendo e sendo costurados sem falsos moralismos nem visões românticas.

Gostei e já tenho aqui pra ler "Mas em que mundo tu vive", seu livro de crônicas.

Detalhe importante: o discurso direto está magnificamente representado pela linguagem coloquial própria do grupo social das personagens. Eu achei muito interessante. Em contraposição, o narrador demonstra ter domínio da norma culta.
Alê | @alexandrejjr 18/11/2021minha estante
Tatiane, imagino que esse didatismo vai me incomodar também no momento em que for ler o livro, mas sabes que acho ele importante? Pois assim ele abre o leque de possibilidades de esclarecer conceitos que muitas vezes são tratados de maneira muito acadêmica para os leitores. Acho que o didatismo se justifica porque ele aproxima.

Kamyla.Maciel 13/03/2023

Uma aula!
A história é centrada em dois personagens, o Pedro e o Marques, eles decidem que cansaram de tanta pobreza, cansaram de trabalhar trabalhar e não ter nada, de serem explorados e ainda assim não ter um real no bolso, de não saírem da miséria, como foi com seus antepassados. Então, para conseguirem dinheiro, eles decidem romper com o sistema e passam a vender maconha. Daí a história se desenrola? não vou falar mais nada para não ter spoiler.

Certamente estará entre os melhores do ano! É um livro que nos envolve, que nos faz torcer pelos personagens, que me prendeu do início ao fim. Bateu tristeza também, perceber que, infelizmente, algumas pessoas já estão tão sobrecarregadas que não têm mais nada a perder, apenas sobrevivem.

O livro é muito fácil de ler, uma linguagem boa e rápida. Me emocionou muito porque mostrou muito fielmente as consequências de uma sociedade extremamente desigual, em que uns passam fome enquanto outros vivem no luxo, em que umas vidas valem muito e outras nem são vistas.

Eu torci tanto por esses personagens, o livro nos coloca no dilema de torcer para o que ?é tido como errado?. Mas errado pra quem? Por que? A que custo? É errado quando não são os corpos marginais que fazem?

Os pontos altos do livro são os diálogos de Pedro, quando ele explica sobre a exploração dos trabalhadores, sobre mais valia, sobre a lógica como a sociedade funciona. José Falero conseguiu, muitoooo didaticamente, trazer os pensamentos de Marx para a vivência daqueles personagens.

É um livro incrível e que mostra bem as marcas de uma sociedade desigual e opressora. Recomendo a todos, inclusive quero presentear várias pessoas para trazê las para a discussão, porque é isso que Falero provoca.

Maravilhoso e fora da caixa também.

Trecho: ?Não só morrera: fora fuzilada em público! E nada seria feito a respeito. Nada! Era inútil esperar que houvesse comoção: ninguém se importava. Deus, ninguém se importava! Era o tipo de coisa que acontecia todo dia?todo santo dia! Pobre demais para ser lembrada, preta demais para ser levada em consideração, eis que aquela mulher era expulsa da existência, e mesmo exterminada de maneira tão brutal, mesmo assassinada à luz do dia, mesmo estraçalhada a céu aberto, mesmo aniquilada diante de quem quisesse ver, mesmo assim, nada: ninguém se importava, nada seria feito, ficaria tudo por isso mesmo! Um ser que absolutamente invisível viera ao mundo, absolutamente invisível o habitara e absolutamente invisível desaparecia dele! Um ser produzido e destruído na lama da indiferença plena: era como se nunca tivesse existido! Um ser cuja vida e morte confundiam-se nos matizes do descaso total.?