Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Pietra 30/01/2023

Um pouco sem ar
De verdade, parece que li as últimas 50 páginas do livro enquanto corria meia maratona. A adrenalina, a atenção, a preocupação e a respiração entrecortada estavam todas lá, contudo eu estava sentada na minha cadeira de trabalho, me recusando a voltar para os diversos e-mails não lidos enquanto não terminasse esse livro. E olha, como valeu a pena.

Claro, me deixou nervosa pelo resto do dia, mas como não ficar nervosa com os questionamentos, vivências e acontecimentos da história? Impossível não se deixar levar pelas vidas de Pedro e Marques, dois jovens adultos da periferia de Porto Alegre, loucos para serem mais do que isso.

Em ?Os Supridores? somos introduzidos a um mundo varrido para debaixo do carpete, coberto pelas cortinas às pressas, e falado entre os cochichos nos bairros nobres, durante o café, o almoço, a janta, ?Você viu no noticiário o que aconteceu?? ?Vi sim, ainda bem que é longe daqui?. José Falero termina com essa distância, física e financeira, ao expor em 300 páginas, de forma simples e sarcástica, a dura realidade de milhões de brasileiros, cercados pela pobreza e falta de oportunidades, colocando as drogas no holofote. A tal esperançosa saída de uma vida miserável.

E ele te pega de jeito, viu? Ainda não sei se é pelo linguajar tão familiar a quem é jovem, o jeito bem brasileiro de se falar, se são pelas digressões com as quais qualquer um pode se identificar, ou apenas pela simples vontade de ver onde tudo isso vai dar, mas ele te pega. Cada um dos personagens acaba virando um conhecido (quase como a pessoa que você vê todo dia na padaria, fala bom dia, conversa sobre o tempo, sabe?), principalmente Pedro, nosso João Grilo 2.0; esperto, malandro e sedento por uma vida melhor e tranquila.

O fim deixa um gosto agridoce na boca. Ao mesmo tempo que sentimos que ele quase faz sentido, gostaríamos que ele não fizesse, e acabamos torcendo para que dessa vez a justiça não seja feita. E assim como um dos próprios personagens diz: ?Não era justo! Mas era verdade. Não fazia sentido! Mas era verdade. Era mentira! Mas era verdade.?

Acredito que o livro inteiro possa ser espremido nessa frase cheia de exclamações. Ele em si é uma grande exclamação, vermelha, gritante, bem no meio da nossa cara. Foi uma ótima leitura (deveria ser obrigatória), a qual me fez enxergar fatos que por muitas vezes eu ignorei ou fiz vista grossa. Por mais difícil que algumas partes possam ter sido, a mensagem fez-se clara: é assim que o mundo é, não é justo, mas é verdade.

Laisbitt 03/10/2023

Os supridores
Ótimo plot. Personagens muito bem construídas. Os pensamentos do narrador são muito envolventes. Final impecável!

Agnes.Camargo 15/06/2022

Se a classe operária produz
tudo a ela pertence.

Desta forma Pedro - o narrador personagem - desenrola a história de sua vida.

Inconformado com a realidade do capitalismo que tudo te leva e com pouco te deixa, decide tomar caminhos tortuosos.

Somos autores e também reféns de nossas ações, e dessa forma José Falero nos mergulha numa imensidão de reflexões sobre viver, sobreviver, fazer escolhas e tomar caminhos sinuosos.

Os Supridores foi o melhor livro que li neste ano.

andrealog 06/04/2023

Ta aqui do lado mas a gente não vê
Numa prosa rapidamente culta, o autor nos mostra um lado que nem todos enxergam quando passamos pelos milhares de trabalhadores que estão ao nosso lado, seja no supermercado, na borracharia, no posto de gasolina, gente que é muito mais do que um estereótipo, que sonha você é luta todos os dias não só para ter pão na mesa e um teto sobre a cabeça mas para conquistar um mundo melhor.

Raphael 21/03/2023

Os supridores e o necessário José Falero.
Uma história que se passa nas quebradas de Porto Alegre, mas se faz comum em realidades de todo o país. Crua, atual, triste e sistêmica. O melhor que li esse ano digo isso sem exageros. Pedro, Marques, Luan, Angélica, meus queridos. Guardarei esses personagens no coração.

Anamaria 13/02/2021

Livro envolvente e muito realista, com um desfecho surpreendente!!!
Vale muito a leitura!!!!

Max 02/03/2022

Esperava mais...
Apesar de todo "hype" sobre o livro, achei em alguns momentos, meio panfletário, monótono, claro que a história não é de todo ruim, com seus altos e baixos. Merece 3 estrelinhas...

Day 03/03/2022

Perfeito
Mais uma vez a literatura nacional mostrando sua força com esse livro incrível. José Falero mistura as regras ortográficas com o dialeto do dia a dia, fazendo a gente se conectar de cara com os personagens, porque eles não estão falando de um jeito "culto", eles estão falando do jeito que se fala na vida real, e isso é primordial pra essa história, que fala muito sobre oportunidades (e a falta delas).
Marquei diversas reflexões, feitas principalmente por Pedro, que escancaram a desigualdade do nosso país.
A gente torce pelos bandidos porque a gente conhece a história deles e percebe similaridades com a nossa própria história, o que só um livro nacional pode fazer com maestria, e José Falero o fez muito bem.
Ri em várias partes, me emocionei em outras, e senti tudo que dava pra sentir lendo esse livro. Incrível, todos deveriam ler.

"Eu tenho uma pá de mestre. A maioria deles já morreu faz tempo, só que eu posso navegar na alma deles, lendo o que eles escrevero." p. 59.

umbookaholic 15/06/2023

Eu AMEI essa leitura!!!

adorei conhecer a escrita do José, q é mt bem trabalhada e facilmente te conecta aos personagens dessa história. logo no começo, me peguei gostando deles e torcendo pra q saíssem logo dessa situação MERDA na qual eles se colocaram. cada um ali tem sua propria história, seu próprio jeito d falar e suas ambições, o q faz com q tudo fique muito relacionavel

ao longo d toda essa montanha russa d emoções, eu me peguei desesperado pra saber o final. fiquei completamente viciado no livro e não conseguia largar!!! fui dormir 4h da manhã, doido p terminar logo

julia 20/04/2023

Maravilhoso
Muito interessante ler sobre lugares que tu desconhece (ou conhece superficialmente) em uma cidade que tu morou a vida inteira. um romance que te inspira a pensar na tua condição economica e na piramide social em geral. recomendo!

Marcelo Costa 26/05/2023

Foi uma grande surpresa encontrar esse título. O autor consegue transmitir com muita verdade, seja através da descrição do espaço, bem como na linguagem dos personagens, as mazelas que pessoas de baixa renda ainda convivem no seu cotidiano. Marques e Pedro, sem dúvidas, refletem outros indivíduos que existem no país, que são massacrados pelo sistema político e econômico que, pela falta ou precária de assistência social de ter uma vida digna, acabam sujeitando-se a entrar no mundo no crime com a perspectiva de sair do lugar de precariedade que enfrentam.

jegrandini 15/05/2023

Os supridores
Um livro que saiu totalmente da minha zona de conforto.
Muito bem escrito, uma leitura que te entrete e te faz querer ler mais.

Eu diria que é um livro que me deixou muito reflexiva, porque ele traz assuntos muito atuais e reais, te faz rever soluções mágicas pra problemas sociais que você achava que tinha, te traz pra mais perto da realidade dos personagens. Ainda que eu não consiga me colocar no lugar deles, devido ao meu lugar privilegiado na sociedade, ainda que eu não concorde, mesmo sabendo da sua realidade, em alguns pontos apresentados no livro, ainda que durante toda a história eu tenha tentado pensar em alternativas melhores para as que os personagens tomaram, eu torci muito pra que no final tudo desse certo, porque eu me apaguei a eles, como se fossem meus conhecidos! Mas o final te surpreende, e você pensa: sério isso? Só por isso a vida dele foi pro saco? Quando aconteceram inúmeras coisas, que seriam por si só motivo para ele se ferrar!

Mas assim como na vida, um pequeno detalhe pode te ferrar!
Ainda sim, mesmo não sendo o final que eu torcia, eu gostei como o livro terminou, achei que o autor conseguiu surpreender e ainda sim, trazer uma ilusão e esperança pro leitor que torceu por Pedro!

Recomendo a leitura, desde que você esteja preparado para repensar muitas realidades sociais do nosso país, leia com a cabeça aberta, sem julgamentos, aí sim, a leitura será proveitosa!