Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Sabri 18/02/2022

Sensacional
Bah q livro! As ideias que o protagonista Pedro tem e nos passa são de uma riqueza sem igual, duras mas muito necessárias. A história de prende do início ao final, único ?defeito? é q achei o final muito corrido, mas ainda sim considero um dos melhores livros dos últimos tempos

Daniela742 26/02/2022

Os supridores
Aqui, acompanhamos a história de dois supridores de supermercado, que cansados de uma vida de miséria e dificuldades, decidem que precisam mudar de vida. É Pedro quem tem a ideia genial: começar a vender maconha.

A história é extremamente cativante e tem uma narrativa fluida. Os personagens também são ótimos e muito fácil de se apegar e torcer para que eles consigam vender toda maconha do mundo.

No mais a trama toda é muito divertida, mas ainda assim repleta de reflexões sobre difíceis realidades brasileiras.

Max 02/03/2022

Esperava mais...
Apesar de todo "hype" sobre o livro, achei em alguns momentos, meio panfletário, monótono, claro que a história não é de todo ruim, com seus altos e baixos. Merece 3 estrelinhas...

Day 03/03/2022

Perfeito
Mais uma vez a literatura nacional mostrando sua força com esse livro incrível. José Falero mistura as regras ortográficas com o dialeto do dia a dia, fazendo a gente se conectar de cara com os personagens, porque eles não estão falando de um jeito "culto", eles estão falando do jeito que se fala na vida real, e isso é primordial pra essa história, que fala muito sobre oportunidades (e a falta delas).
Marquei diversas reflexões, feitas principalmente por Pedro, que escancaram a desigualdade do nosso país.
A gente torce pelos bandidos porque a gente conhece a história deles e percebe similaridades com a nossa própria história, o que só um livro nacional pode fazer com maestria, e José Falero o fez muito bem.
Ri em várias partes, me emocionei em outras, e senti tudo que dava pra sentir lendo esse livro. Incrível, todos deveriam ler.

"Eu tenho uma pá de mestre. A maioria deles já morreu faz tempo, só que eu posso navegar na alma deles, lendo o que eles escrevero." p. 59.

jegrandini 15/05/2023

Os supridores
Um livro que saiu totalmente da minha zona de conforto.
Muito bem escrito, uma leitura que te entrete e te faz querer ler mais.

Eu diria que é um livro que me deixou muito reflexiva, porque ele traz assuntos muito atuais e reais, te faz rever soluções mágicas pra problemas sociais que você achava que tinha, te traz pra mais perto da realidade dos personagens. Ainda que eu não consiga me colocar no lugar deles, devido ao meu lugar privilegiado na sociedade, ainda que eu não concorde, mesmo sabendo da sua realidade, em alguns pontos apresentados no livro, ainda que durante toda a história eu tenha tentado pensar em alternativas melhores para as que os personagens tomaram, eu torci muito pra que no final tudo desse certo, porque eu me apaguei a eles, como se fossem meus conhecidos! Mas o final te surpreende, e você pensa: sério isso? Só por isso a vida dele foi pro saco? Quando aconteceram inúmeras coisas, que seriam por si só motivo para ele se ferrar!

Mas assim como na vida, um pequeno detalhe pode te ferrar!
Ainda sim, mesmo não sendo o final que eu torcia, eu gostei como o livro terminou, achei que o autor conseguiu surpreender e ainda sim, trazer uma ilusão e esperança pro leitor que torceu por Pedro!

Recomendo a leitura, desde que você esteja preparado para repensar muitas realidades sociais do nosso país, leia com a cabeça aberta, sem julgamentos, aí sim, a leitura será proveitosa!

FelCuesta 19/06/2022

Excelente, ácido e nada clichê!!
Um livro surpreendente que merece resenha destacada é este Os Supridores do escritor nacional contemporâneo, José Faleiro.

A trama apresenta dois caras jovens e pobres, Pedro e Marques, como tantos outros no Brasil, que trabalham na função pouco glamourosa de empacotadores (supridores) de um supermercado de Porto Alegre e estão exaustos da rotina sofrida e do salário minguado a ponto de decidem arriscar um plano ousado para saírem da linha marginal de pobreza e ganharem um pouco de grana. A ideia é vender maconha em uma área onde essa droga perdeu espaço para o crack e a cocaína e assim restabelecerem um nicho desse mercado.

Embora pudesse cair num clichê, o livro nos apresenta uma narrativa dinâmica, bem humorada e inventiva sobre a saga dos amigos empreendedores. Com personagens marcantes pelos quais vamos nos afeiçoando e alternando uma linguagem erudita do narrador com as gírias da periferia sulista (um dos pontos altos do romance) desenvolvidas nas falas dos personagens, a obra segue um arco crescente de tensão que prende o leitor até o final, quando as coisas, digamos, não saem exatamente como planejado.

Outro mérito do livro, a meu ver, é a cutucada sutil em certos discursos repetidos na sociedade de maneira onipresente, como por exemplo o da idealização do empreendedorismo e de uma suposta meritocracia acessível a qualquer um, como se bastasse querer muito e trabalhar duro para conquistar alguma coisa na vida e crescer economicamente. Durante a leitura, vemos que o modelo de business idealizado pela dupla é, no fundo, uma grande ironia com os que pensam que essa trajetória do empreendedorismo bem sucedido pode ser eficiente como regra, e não quase sempre devido ao privilegio de casta que devem ja ter previamente aqueles que tentam avançar por esse nicho, tanto quanto a origem anterior de seus dotes, especialmente se a atividade for licita e exigir capital inicial.

Os supridores é uma leitura que consegue ser densa, ágil e ao mesmo tempo bastante didática àqueles que não enxergam para muito além da sua bolha.

Felipe.Ferreira 22/06/2022

?A sopa só fica pronta quando tu morre?
Gostei muito. As ideias do livro são muito boas. É de personagens como esse que nascem grandes lideranças, última página do livro é muito surpreendente.

Rhuan Maciel 30/12/2022

Um olhar debaixo
Profundo, sem moralismo e provocador. Essas talvez sejam as principais características dessa ótima obra. José Falero consegue trazer à tona uma visão do oprimido consciente frente a um mundo de desgraças e injustiças. Dessa forma, quem personifica esse olhar consciente é o protagonista Pedro, que consegue perceber as nuances da exploração e a forma como ela nos domina mentalmente sem que percebamos. Em vista disso, ele argumenta com seu amigo Marques e mostra-lhe que a desigualdade não é produto natural ou meritocrático, e sim que há uma produção artificial da pobreza por meio da exploração do homem pelo homem. Contudo é importante notar como suas elaborações são feitas de uma maneira simples, assim quem está lendo apreende tudo de uma forma fácil e conexa. Entretanto é necessário frisar que, apesar de simples, não deixa de ser verdadeiro. Pedro evidencia como o mito meritocrático não faz sentido e questiona essa ideia de todo pobre ser incompetente e merecedor de seu respectivo sofrimento. Nesse sentido, Os supridores já se consagra como uma grande produção literária brasileira por questionar o sistema vigente com uma história autêntica e provocadora dessa realidade tão desigual.

Além disso, o entendimento do autor sobre as ações dos personagens, como foi dito, é sem moralismo. Ou seja, não há um julgamento que condene os planos dos protagonistas. E, indo mais longe, há inclusive uma sustentação do porquê irem para o crime. Por causa disso a narrativa é capaz de ser um retrato social bem fidedigno do mundo real. Logo, José Falero escreveu um livro intrinsecamente combativo, o qual denuncia as mazelas e posiciona o ser irrelevante do capitalismo no centro de tudo.

Em outro aspecto, a linguagem coloquial e a maneira de narrar tornam o livro de fácil acesso a todo mundo que deseja lê-lo. Esse mérito é importante pois além de ser um livro sobre o oprimido, ele também pode ser lido pela maioria que o deseja, não sendo restritivo a uma casta específica.

Finalmente, é imprescindível a leitura da obra para todos que habitam nessa realidade desigual, racista, injusta, opressora e cruel. Para que assim seja possível enxergar melhor o mundo da perspectiva da flor que nasceu no lixão.
Bruna.Portoghese 30/12/2022minha estante
Estou lendo e adorando

Eric 23/12/2022

Quando salgamos o prato de sopa
Ambientado na periferia de Porto Alegre, Os Supridores narra a jornada dos amigos, Pedro e Marques, ambos repositores no supermercado Fênix, localizado numa área nobre da cidade. Cansados das condições sociais impostas, a pobreza e falta de perspectiva, ambos encontram no tráfico de maconha uma vida digna e confortável que nunca tiveram. Porém, o que era para ser apenas uma renda extra acaba tomando proporções maiores e com mais alguns amigos, Pedro e Marquês começam a traficar de gramas a kilos de maconha para diversas comunidades da região.

Este romance traz uma realidade muito comum para população marginalidade: a busca de uma vida melhor no crime. Para uma população pobre e sem perspectivas o tráfico proporciona condições de ter alguma dignidade e prestígio. Afinal, já que estão de esquecimento pelo Estado, e não tem nada a perder, o melhor é ser esquecido com qualidade de vida?

Pedro é um protagonista revoltado com a sua situação social. Ele não aguenta mais viver no limite e não ter a vida que merece. Inteligente e um leitor voraz, Pedro promove longos diálogos sobre a exploração do capitalismo, meritocracia, pobreza e marginalização, que promovem reflexões interessantes sobre nossos privilégios sociais. Vale ressaltar a maestria do autor em trazer metáforas e comparações, por meio de Pedro, que incialmente causam uma estranheza, mas que são bem entrelaçadas com a realidade e confesso que espancaram minha consciência de classe.

José Falero faz um trabalho excepcional de contexto, ambientação e escrita. O autor relaciona o crescimento econômico e como influenciou no tráfico, os cenários são muito bem construídos, descrições bem visuais e cinematográficas. Além disso, a transição entre uma escrita mais formal com o coloquial, promove um texto rico em gírias nos diálogos e proporcionam uma experiência imersiva sem igual. Me senti vendo um filme!!

Narrativa é muito intensa, ágil e instigante.Nós torcemos pelo sucesso de todos os personagens, mesmo nos momentos onde é inevitável se posicionar duramente ou até mesmo com a promoção da violência.

No ato final, o livro mostra que por mais promissora pode ser a vida no crime, nada termina em flores e o luxo conquistado vai a além do pagamento em dinheiro, mas também pago com muito sangue e as vítimas sempre são os marginalizados.

Hoje, José Falero ganhou mais um grande fã!

Anna.Lauren 03/07/2022

Interessante
Eu li este livro devido a um clube do livro. Não é o tipo de livro que eu leria por vontade própria e eu só me interessei de verdade porque eu sou gaúcha e a história se passava em POA.
Eu gostei. A história é interessante e dá um certo incomodo sobre como as coisas funcionam na sociedade. É bem instigante e a escrita é bem fluída.
Vale a pena a leitura.

Lenir 23/02/2023

Um soco no estômago
Uma narrativa dura e crua da realidade das periferias brasileiras e da vida de milhares de jovens atravessados pela desigualdade social, pela injustiça, pelo racismo e pela hipocrisia de uma sociedade apodrecida.

umbookaholic 15/06/2023

Eu AMEI essa leitura!!!

adorei conhecer a escrita do José, q é mt bem trabalhada e facilmente te conecta aos personagens dessa história. logo no começo, me peguei gostando deles e torcendo pra q saíssem logo dessa situação MERDA na qual eles se colocaram. cada um ali tem sua propria história, seu próprio jeito d falar e suas ambições, o q faz com q tudo fique muito relacionavel

ao longo d toda essa montanha russa d emoções, eu me peguei desesperado pra saber o final. fiquei completamente viciado no livro e não conseguia largar!!! fui dormir 4h da manhã, doido p terminar logo

Luiz.Rocha 31/01/2023

Um retrato da possível realidade
?Os Supridores? de José Falero traz à tona o retrato de trabalhadores brasileiros que optam por uma atividade alheia aos seus afazeres trabalhistas.

Um dos protagonistas personifica fortes traços da teoria marxista (invocando o teórico em algumas passagens) para justificar a venda de maconha para ter uma renda extra e eventualmente atingir seu lugar ao sol.

O segundo protagonista, por sua vez, incorpora durante vários momentos um Sancho Pança para o Don Quixote do amigo.

A obra traz diversas reviravoltas e surpresas, tornando a leitura prazerosa e divertida. Altamente recomendável

Alice 03/08/2022

Te faz pensar...
Um livro muito bom que mostra a história de 5 pessoas de periferia que viram na venda de maconha uma saída para uma vida melhor. É um livro que nos faz refletir bastante sobre a nossa sociedade atual e sobre todas as injustiças sociais que nos cercam (o livro até me fez torcer pros traficantes kkkkkk).
Amei ver a minha cidade representada de verdade, sem glamourização!

anahelena.blasilemos 22/09/2023

OS SUPRIDORES – de José Falero
Bons dias para se viver são aqueles em que não nos lembramos que temos dentes, joelhos, costas, cabeça.
Pois quando lembramos, sabemos que terminaremos naquela cadeira odontológica dos horrores, ou no gastroenterologista, ortopedista, neurologista, essa infinidade de ‘istas’ existentes.
Mas por vezes o simples ato da leitura pode acarretar forte dor estomacal, seja aquela que vai entrando devagarinho e vira uma dorzona insistente e duradoura e a outra que vem de pronto, por fora, um soco no estômago. Ou ambas de uma só vez.
Os Supridores me trouxeram essas dores.
E ainda mais outra, talvez a pior de todas, a dor na alma.
Uma dor difusa, meio de total inconformismo pelas brutais desigualdades sociais, ou de claudicância ao de repente estar torcendo pelos fora da lei quando está introjetado que isso não pode ser, ou de raiva da dominadora elite branca, eu que sou uma branquela com sardas, mas que juro, nunca quis fazer parte disso.
Uma dor de descobrir que (na medida do meu possível) mesmo sempre tendo me colocado contra injustiças sociais, de ter exaltado minorias, de sempre ter tentado dar visibilidade, voz e carinho aos menos favorecidos, de olhar no olho e bater papo com o gari e com o morador de rua, menos medo e mais acolhimento, isso é nada, e mais, eu posso ser alvo do ódio do menino que arruma os carrinhos do supermercado apenas por eu ter uma roupinha melhor, umas gostosuras na sacola ou embarcar no meu carro antigo e pequeno (eu não preciso mais que isso), ódio legítimo apenas por eu ter crescido mais agasalhada e bem alimentada, com mais livros e por tudo isso com mais chances e mais autonomia de pensamento.
Uma dor de saber que tanta gente continua se auto enganando com a farsa da meritocracia, de sacar que herança não é privilégio para os ricos, os pobres herdam a pobreza de toda a sua ancestralidade, continuando 'ad aeternum' a engorda das probabilidades e das estatísticas.
Uma dor de tomar consciência que pão fresco e presunto podem ser artigos de alto luxo, que políticas sociais se restringem ao centro da cidade, que o único ente público que chega nas periferias é a polícia, não para dar segurança e sim para exercitar a opressão.
Nem tanto uma dor, e mais uma confirmação, de que a hipocrisia de fingir que 'gente de bem' está distante das drogas, entender que guerras de facções são rotina e que estamos todos muito longe de um mundo mais coeso e solidário.
Enfim, um soco no estômago.
Ah! E certamente daria um filmaço!!
PERSONAGENS: Pedro e Marques
UMA CITAÇÃO: “... avizinhava-se silenciosamente o dia infeliz em que teriam de escolher entre ser bandido ou ser escravo, se quisessem continuar vivendo.”