Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Gabriella.Gardin 24/06/2023

Bruxo d+
Fiquei completamente impactada com a narração muito bem delimitada num português mais rebuscado e os diálogos escritos na melodia das conversas, da troca de ideia, no flow do diálogo. Pedro nos deu um manifesto totalmente entendível pra quem é pobre e brasileiro, quem não ficou com vontade de ser amigo dele? Que livro rico, lindo e bem escrito. Virei fã!

Luds 14/12/2021

Trabalhadores do mundo, uni-vos!
Cativante e eletrizante, a leitura de Os Supridores passou como um filme. Intrigante tanto na forma quanto no conteúdo, a narrativa consegue nos colocar exatamente no lugar daquelas pessoas porque, mesmo que você não esteja em uma situação de precariedade como a de Pedro e Marques, estamos todos imersos nessa cadeia de exploração da qual não sabemos de onde surgiu mas precisamos entrar na linha (de produção) pra conseguir viver (sobreviver). Falero coloca sua didática pra trabalhar e mostra direitinho pra qualquer um que seja alfabetizado a imundície do sistema (capitalista) que aturamos.

Desejo que assim como Marques, passemos a entender onde estamos e onde conseguiremos ou não chegar pois, caso vc não saiba ainda, pobre não fica rico trabalhando (de carteira assinada).

Mais um excelente livro que entra na lista de "livros pra dar de presente".

Tuyl 30/08/2021

Incrível! O livro não é curto, mas eu não conseguia parar de ler. Taí um novo escritor pra ficar de olho.

Martony.Demes 25/05/2023

Um livro que não promete muito mas entrega uma densidade de emoção
Eu imergi nesse livro esperando mais uma história comum com desdobramento já esperado. Contudo, o livro entrega muito mais.

Uma história bem simples e real, próxima de nós (explicitada no resumo), que, início parece ser mais uma comum. Porém, a medida que se passa, os personagens se revelam, a trama ganha um tom emocionante e eventualmente o autor dá umas pinceladas filosóficas e até sociológicas que engrandecem a narrativa.

Com um misto de humor, aventura e tensão, a jornada dos protagonistas vai se erigindo e a gente, como leitor, se vê próximo a ele e vai percebendo que o que eles estão fazendo não vai dar bons resultados! E isso a gente vai de carona nessa densidade de escrita e apreensão!

Quero que aceite o convite para singrar junto deles e experimentar o quanto esse livro é ótimo, a despeito do final não ser tão impactante quanto toda a jornada do livro! Talvez por isso mesmo: a obra nos mantêm o tempo todo com a chama da curiosidade acesa e alta. E ao final requeremos algo mais forte e não veio! Mas não tira o brilho do livro!

Tais Brito 06/12/2022

Excelente leitura. Incômoda, mas necessária.
"Os supridores" conta a história de dois amigos, Pedro e Marques, que trabalham em uma grande rede de supermercados como estoquistas (ou supridores). A história toda se passa em Porto Alegre. Pedro e Marques moram em uma região pobre e periférica da cidade.
Pedro é um rapaz, extremamente inteligente e muito consciente da sua condição de trabalhador explorado pelo sistema. E essa consciência somada a uma crescente raiva e inquietação diante da miséria em que vive, que vai levar Pedro a decidir que precisa ficar rico.

Esse resumo simplifica demais uma história super construída pelo gaúcho José Falero, mas é o que dá pra contar sem estragar a experiência do leitor. O que é mais impactante nesse livro é provocar o leitor a pensar em como a pobreza extrema afeta todos os aspectos da vida das pessoas.
A decisão que Pedro toma - de que era necessário ser rico - passa pela percepção de que apenas o dinheiro traz a pessoa alguma dignidade. E isso é tudo que Pedro deseja para sia e para os seus por toda a sua vida: viver com dignidade.

O texto privilegia a oralidade em sua narrativa. Como pessoa do Rio de Janeiro foi interessante lidar com o palavreado e as gírias de Porto Alegre. Apesar de desconhecer uma ou outra palavra, essa opção do autor conseguiu me aproximar de seus personagens. Livro excelente e que merece todos os elogios e prêmios que recebeu.

Lara 04/09/2022

Que livro BOM
Uma das melhores leituras do ano, disparada! O autor passeia nos estilos de linguagem de uma maneira impressionante, mesmo. Vale a pena conhecer essa obra, que pra mim virou recomendação primordial

Karine.Batista 25/04/2022

Discussões necessárias
Terminei a leitura d'Os supridores há dois dias e gostei muito! No início achei a narrativa meio lenta, mas adorei a aula sobre marxismo de forma tão didática e aplicada a exemplos do cotidiano! Demonstrar a falácia do capitalismo, da meritocracia merece todo destaque e elogios!

A parte da vingança... que descrição! Uau! Fiquei Sem fôlego, angustiada, ansiosa...

É um livro importante ao não desumanizar quem se envolve com o tráfico. Apesar de seguirem um caminho tortuoso, há várias nuances e questões que precisam ser problematizadas e, na maior parte das vezes isso não é feito... as discussões tendem a ser rasas colocando essas pessoas como monstros e não considerando que são a consequência e não a causa desse tipo de experiência!

leiturasdabiaprado 24/04/2022

Impactante!
Comecei o livro questionando a analogia do marxismo para justificar a entrada no tráfico de drogas, muito embora tenha achado brilhante o ponto ter sido abordado!
Foi muito interessante ver a questão da meritocracia ser abordada pela perspectiva de quem está sofrendo com a desigualdade social...
Sou Delegada de Polícia e investigo o tráfico de drogas, pra mim foi um livro riquíssimo, pois mostrou o submundo das drogas sob perspectivas diferentes, mostrou o tráfico tradicional e também uma modalidade mais branda vamos assim dizer...
Sempre falo que a questão das drogas precisa ser revista, precisa ser tratada prioritariamente como uma questão de saúde pública e apenas secundariamente como política criminal... mas não vou dialogar sobre esse viés, vamos voltar a história do livro!
José Falero conseguiu abordar o tema do tráfico de drogas como meio de desenvolvimento pessoal numa sociedade extremamente desigual, como maneira de uma parcela massacrada conseguir subir na pirâmide.
Nos apresenta a realidade de dois amigos, dois supridores (ou repositores se você preferir) de um supermercado que assim como a maioria da população brasileira apenas sobrevive, e, que um dia resolvem começar um tráfico de maconha como meio de mudar as suas realidades, desenvolvem um tráfico pautado nas ideias de Marx e então a história desenrola!
Um livro bem interessante, que mostra o submundo das drogas visto de dentro, fora do pacto narcísico da branquitude!
Bruna.Portoghese 24/04/2022minha estante
Preciso ler Dra. Será que acho fácil?

leiturasdabiaprado 24/04/2022minha estante
Bruna, achei a leitura super fluida e gostosa! Devorei o livro acho que em 02 dias!

Bruna.Portoghese 24/04/2022minha estante
Acabei de comprar!

Neilson.Medeiros 18/07/2022

Uma trama ágil que põe no centro aqueles que são invisíveis nos corredores da grande máquina da sociedade. Aqui vemos de tudo um pouco: a parceria entre dois caras que se complementam, teoria marxista na voz do supridor de supermercado, a hipocrisia que circunda ?os homens de bem?, o jogo por trás do tráfico de drogas e a alternância entre registros linguísticos na voz do narrador e dos personagens. Além disso, ainda vemos tipos muito interessantes, como o Véio e o Sr. Valdir. Tive uma leve impressão de que o livro poderia ter economizado em alguns diálogos muito longos, mas entendo que isso faz parte da sopa que o autor escolheu para a obra ter a cara que tem. Por falar na sopa, o diálogo entre o excêntrico Véio e Pedro se torna a cereja do bolo da narrativa. Do encontro inusitado surge uma conversa filosófica que ajuda Pedro em sua jornada. Em suma, temos aqui uma face do Brasil: o cidadão pobre, inconformado com a exploração, que recorre a meios escusos para provar a fatia do bolo a que poucos têm direito. Merece ser lido!

Zeca 03/12/2021

Poderoso livro, dinâmico e interessante. Estória envolvente, escrita afiada. Vida dura a desses personagens, vida dura a da maioria dos brasileiros

savio.jacyntho 29/03/2022

viva a literatura contemporânea brasileira!
que livro, meus sonhores e minhas senhoras!
parabéns ao josé por ter escrito esse livro maravilhoso, ter colocado uma realidade que muitas vezes não são representadas na literatura.

a história é muito envolvente: cheio de aulas entre os diálogos; uma porta de empatia para os "demônios" da sociedade; uma montanha-russa entre a comédia, o drama, a ação e a revolta.

sei quando um livro é bom quando tenho a imensa vontade de esquecê-lo para ter a primeira experiência novamente, que nem a primeira brisa de um beck.

Kirsch 28/02/2022

Esse livro me foi muito recomendado. Admito que com o início da história nao me animei tanto assim, mas com o transcorrer de tudo a leitura se tornou muito fluída e gostosa. A alternância de linguam curta e coloquial ficou muito legal. O diálogo final do Veio com o Pedro é sensacional. Nunca se deve salgar demais a sopa.

nadia 03/03/2022

Fé em Deus, gurizada.
José Falero escreve sobre pessoas. A escrita mistura a norma culta dos romances e a linguagem da cidade, as gírias, as expressões, e tudo aquilo que definem o local dos personagens. Uma história que envolve a pobreza, a vontade de mudar de vida, trabalho, marxismo, tráfico de drogas, violência: todas essas coisas ditas sem moralidade, sem o estereótipo, expondo uma visão humana que insere os personagens como indivíduos. Ver a argumentação viva de quem sabe que merece mais, que trabalha igual cachorro pra ver o patrão esbanjando dinheiro enquanto não consegue trocar a fechadura de casa, Pedro é a movimentação do trabalhador brasileiro que quer o melhor pra si e pros seus iguais, pra acabar com a ideia de que pobre tem que continuar pobre, nem que pra isso tenha que traficar. Uma porrada na ideia de meritocracia e no empreendedorismo.

Essencial, principalmente, no contexto gaúcho. José Falero e Jefferson Tenório são exemplos que merecer sem lidos e divulgados e que colocam o Rio Grande do Sul como uma literatura combativa e poderosa, que fala sobre o seu povo.