Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Victor Hugo 01/02/2022

É muito bom ler um livro sobre periferia e tu vê que a pessoa sabe do que tá falando. É ágil e prende bem, mas achei que não tem nada muito novo a oferecer num tipo de enredo já tão saturado

Fernanda 16/10/2021

"Tu salgou demais a tua sopa"
Os Supridores é um daqueles livros que quando tu termina bate uma ressaca literária que perdura por dias, talvez semanas. Daqueles que é impossível esquecer. Não é à toa que Falero é considerado um dois maiores escritores brasileiros da atualidade. E na realidade, pra mim, é o maior depois desse livro.

Ele conta a história do Pedro e do Marques, dois supridores de supermercado, que se cansam de ralar o mês inteiro e mal ter o que comer. O Pedro bola um plano que logo é aceito pelo Marques: os dois começam a vender maconha. Logo a operação cresce e os dois começam a vender as buchinhas dentro do próprio supermercado. É com essa fonte de renda que os dois finalmente passam a ter uma vida tranquila, sem a preocupação iminente de que o mundo pode acabar a qualquer momento.

Esse livro é um soco de realidade, daqueles que todo mundo deveria ler. Uma lição sociológica ilustrada da maneira mais didática possível, que professor nenhum consegue alcançar.

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/01/2022

Marx Para Empreendedores
Finalista do Premio Jabuti 2021, Os Supridores é o romance de estreia de José Falero. Uma conquista singular para um autor, de 34 anos, que até os vinte, jamais lera um livro e, se não fosse por uma aposta com a irmã, provavelmente jamais leria e por conseguinte, descobriria o gosto pela literatura.

De caráter crítico e irreverente, a obra expõe uma conjuntura que o escritor viveu: ainda jovem, ele foi supridor ou repositor de supermercado na periferia de Porto Alegre, epicentro de outros dois outros romances contemporâneos ? Marrom e Amarelo, de Parlo Scott, e O Avesso Da Pele, de Jeferson Tenório ? que também desconstroem a ideia da capital gaúcha ser majoritariamente formada por uma população branca, de alta renda e ascendência europeia.

Em linhas gerais, Os Supridores expõe a saga de Pedro e Marques, dois pobretões que trabalham na rede Fênix de supermercados e pretendem virar o jogo, isto é, enriquecer vendendo maconha. Um nicho sem tanta concorrência e menos violento do que o disputado e mais lucrativo comércio de crack e cocaína.

Os dois têm sido comparados a uma versão brasileira de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, à medida que um representa o ideal e o outro o real. Entretanto, a semelhança entre Pedro e Sméagol, o hobbit corrompido por um anel de O Senhor dos Anéis, também impacta a leitura e é mencionada nas últimas páginas.

Aliás, o jovem é um leitor contumaz que, desencantado com a falta de oportunidades, resolve empreender, adotando uma perspectiva marxista que aprendeu nos livros; já Marques, ?discípulo? e sócio do amigo, precisa urgentemente aumentar seus rendimentos, pois, casado e com um filho, sua esposa engravidou por acidente.

Reunindo humor e ironia, Os Supridores apresenta o retrato fiel do Brasil atual, trazendo à baila nossa assimetria socioeconômica, responsável pela falácia da meritocracia, a idealização do empreendedorismo e a desumanização do trabalho assalariado, desafios que colocam em xeque o capitalismo como solução.

Entre os destaques estão a fluidez narrativa e o perfeito equilibro entre cenas de ação e situações cômicas que levam o leitor para um desfecho eletrizante, minuciosamente construído. A sensação é que se está no centro dos acontecimentos, acompanhando cada movimento de um bom thriller carregado de tensão e suspense.

Outro elemento atrativo é a dupla linguagem empregada por Falero. A formal entremeia a historia, enquanto que a coloquial, a ?linguagem das ruas?, é usada pelas personagens nos diálogos e pode até chocar o leitor mais desavisado ou desacostumado com seu emprego, tal qual causou celeuma, há poucos anos, o livro de contos Sol na Cabeça, de Geovani Martins.

Enfim, ?não há canto de pássaro nem coisa alguma capaz de trazer magia à precariedade total.? (Página, 29)

Boa leitura!

Bruno Palmeiras 05/01/2023

Ótimo livro!
O livro narra a história de dois supridores (basicamente fazem tudo) amigos de uma rede de supermercados de Porto Alegre. Um com ideias e ideais socialistas e outro que se tornou seu aprendiz.
Para saírem desta vida de exploração e pobreza eles começam a vender maconha próximo onde moram. A “empresa” vai crescendo e então tem a melhor sacada colocada em prática um ideal socialista: dividir todo lucro igualmente entre todos, independente da atividade de cada um.
Claro que há reviravoltas na história, porque fazer algo ilegal perante a lei criada para ricos não é simples.
Ótimo livro que me prendeu da primeira linha até a última.
Yasmin 27/03/2024minha estante
uma colega do trampo estava lendo e gostando muito (indicaram pra ela porque ela leu O Avesso da Pele, tem semelhanças?), agora tenho duas recomendações!

Thayssa.Tannuri 12/05/2023

Tem livro que acredito que já nasce clássico, e o Falero acho que criou um. Ainda que aborde um tema contemporâneo, estamos cansados de saber que estamos anos luz de distância de um mundo onde Pedros tenham escolhas diferentes. Li para um clube que participo (que me tira muito da zona de conforto do gênero que costumo escolher) e que surpresa incrível que foi!

Elton.Oliveira 16/05/2024

Chocante, real e trágico!
Que bela surpresa eu tive aqui !

Conheci mais um autor brasileiro, de grande potencial ! Uma escrita fluida e que em nenhum momento deu vontade de parar ... Sabe aquele livro que te joga pra dentro do enredo ?!? Pois é , temos ele bem aqui ?

Uma história que fala muito sobre as desigualdades sociais , ataca a meritocracia, expõe as pessoas que são exploradas , trabalham arduamente todo santo dia , naquela velha corrida dos ratos ! Pessoas que não tem uma chance de mudar de vida , por caminhos legais, ou até têm essa possibilidade, mas o sofrimento das jornadas triplas chegam à ser humanamente impossíveis!!!

Sabe aquele protagonista estudado, leitor assíduo de clássicos socialistas , com um belo discurso persuasivo, uma oratória impecável! Foi umas das coisas que eu realmente adorei no livro , de como o Pedro fala bem e defende seu ponto de vista, não que eu concorde com tudo , mas é cativante !

A linguagem do texto é altamente coloquial , eles brincam , xingamentos aleatórios de que , só quem tem grupos tão íntimos de amigos sabe como é ! Aquelas brincadeiras que só fazemos com as amizades antigas ! Ahhhh ... Isso no livro , ficou muito bom !!!

Por fim , temos todo o contexto do tráfico de drogas , essa é a parte chave da narrativa. Aqui teremos um desenrolar muito bem feito , com início , meio e fim tão bem construídos ! Partindo do zero até uma organização grande de venda de drogas ! Nisso vamos observar um desfecho que não teve "passada de pano" , sabemos que o fim de quem se envolve com drogas , nesse nível , é esse ou bem pior !

O livro é muito bom ! Um dos melhores que li no ano , recomendo muito à todos !
Amadeu.Rebouças 16/05/2024minha estante
Esse livro foi uma surpresa boa pra mim tb, vc sintizou muito bem o q esse livro é, excelente resenha ??????????

Elton.Oliveira 16/05/2024minha estante
Valeu Amadeu ! Tmj ????

mpettrus 17/05/2024minha estante
Ler uma RC tão convidativa como essa para esse livro é um caminho sem volta.

Em e-book, custou-me 30 reais. Meia-noite e sete, um novo e-book furando a fila (imensa) de leituras em andamentos simplesmente porque você me convenceu em tão poucas linhas a conhecer essa obra de José Falero.

Adorei essa RC. Parabéns!!! ????

Elton.Oliveira 17/05/2024minha estante
Vamos valorizar nossos autores ! Mesmo não sendo um livro com título convidativo , ao iniciar a leitura , percebemos como ele é gostoso de ler .... Me sinto lisonjeado com suas palavras Pettrus , espero que vc não se arrependa !! Obrigado meu amigo !

yas 08/12/2021

Palavras parecem limitantes ao tentar descrever esse livro. Para muito mais que uma leitura, eu tive uma experiência imersiva na vida de Pedro e Marques pelas periferias de Porto Alegre.

Falero constrói o enredo tendo como plano de fundo uma sátira social mas ele vai muito além de todas as expectativas que eu poderia ter. Sua genialidade está justamente em desmitificar a figura do escritor como distante da sociedade e provar que a realidade das favelas, do tráfico, da pobreza, também podem ser temas abordados na ficção.

A meticulosidade e crueza da escrita é algo impressionante. As reflexões, as descrições dos ambientes e a forma pela qual os personagens se desenvolvem são permeados por humor e angústia ao mesmo tempo.

A oralidade do texto foi criada de uma maneira que jamais tinha visto e tornou a leitura praticamente um vício, não queria deixar de ler nem por um segundo.

Dudu Menezes 03/12/2022

Leitura do ano
Pode parar de procurar a tua próxima leitura. Que livro foda! Tem tanto autor nacional, contemporâneo, mandando bem que fica difícil acompanhar.

Ontem faltava umas 100 páginas para eu concluir essa leitura. Só me sobrou a noite pra ler, que é o tempo que geralmente encontro, mas já bem cansado. Achei que leria algumas páginas. Acontece que quando entra na reta final de Os Supridores tu não larga. Acabou o sono. Li tudo e fiquei um bom tempo, sem dormir, refletindo sobre as provocações do autor.

Já morei em Porto Alegre, quando fiz meu mestrado, e deu pra conhecer um pouco da cidade, ainda mais que eu sempre estive inserido no universo da comunicação comunitária.

A periferia de Porto é o cenário dessa trama, aparentemente simples, que nos apresenta os amigos Pedro e Marques, supridores de um supermercado, que, cansados da exploração e da vida de merda que foi imposta a eles, desde pequenos, decidem que precisam melhorar de vida. Pedro - o cabeça da dupla - bola um plano para que eles passassem a vender maconha, já que o tráfico da região não se importa muito com a erva, dando preferência pela venda de drogas mais pesadas.

Essa é só a "ponta" dessa trama pesadíssima, que passa como um trator por cima de discursos falsos em defesa, por exemplo, da meritocracia, num país como o Brasil, marcado pela desigualdade social.

Cheio de sacadas importantes, retoma conceitos marxistas, como a mais-valia, e os explica sem o ranço dos que se consideram "intelectuais". Mescla gírias, linguagem coloquial e crítica social de alta qualidade, nos deixando vidrados da primeira à última página.

Da ficção, com Dom Quixote e Sancho Pança, passando pela economia política, com Marx e Engels, precisamos ouvir o que "Pedro e Marques" têm a nos dizer. Eles ecoam as vozes dos personagens da vida real, dessa sociedade injusta, que invisibiliza as vozes da periferia porque não quer reconhecer seus privilégios e encarar a vida como ela é, antes de cagar regra e apontar o dedo para quem não nasceu com uma condição social que tenha lhe conferido o título de "cidadão de bem".

Em breve resenha no canal do Sujeito Literário no YouTube!
natzzzi 03/12/2022minha estante
que resenha sensacional! preciso ler esse livro...

Dudu Menezes 04/12/2022minha estante
Que bom que gostou. Fica o convite para conheceres o meu canal, no YouTube, é só procurar por Sujeito Literário. Abraço.

Artur 17/01/2021

Impactante
Um dos livros mais marcantes que já li. Literalmente, quando encerrei as últimas linhas, estava arrepiado, o que nunca havia acontecido comigo ao ler algo antes.

Leila 30/09/2022

Às vezes me pergunto o quanto ao lermos literatura contemporânea somos influenciados pelos seus respectivos autores, sabe? Pelas suas histórias de vida mais do que suas obras em si. Por isso de repente é tão mais fácil falar abertamente se gostou ou não de um clássico, porque ele já maturou, o autor já morreu e você não tem melindres de ofender ninguém, sem falar nos fãs clubes que existem por aí, que de repente tu arruma briga com uns 500 num piscar de olhos de graça (brincadeira, mas é sério!) Dito tudo isso, pontuo que até gostei do livro do José Faleros, mas creio que gosto mais ainda da história do autor atrás da historia do livro, me entendem? Sei que é confuso, mas acho que dá pra compreender, rs
Os supridores tem uma certa fama nos círculos literários já e acho que é redundante falar sobre ele, então seguirei aqui minha antiga máxima de só dizer que é um bom livro, bem escrito e bom de se ler! Porém eu não morri de amores não, restará ao tempo dizer se ele envelhecerá bem e se tornará um grande livro da nossa literatura né? De qualquer forma estou ansiosa pelas próximas obras do autor.

Blue 28/11/2021

GENTE QUE LIVRO É ESSE. A obra de José Falero é extremamente bem escrita e diferente de tudo o que já li. Trazendo a realidade de jovens brasileiros que é, na maioria das vezes, silenciada. Recomendo para todos

Gabi 12/06/2022

Pqp
Amei esse livro, foi um dos únicos livros que li por obrigação e realmente gostei.

O Pedro e o Marques são supridores em um supermercado em Porto Alegre, vivendo na periferia, até o Pedro ter a ideia de se juntarem para vender maconha.

Esse livro me prendeu do início ao fim. As ideias do Pedro (bem socialista ele), o Marques reclamando (idiota), a Angélica (não sei como não entrou pro crime antes), o Luan (era bem bobinho, eu chorei)...

Arthur 13/12/2022

Sociologia acessível com enredo interessante
Ouso dizer que "Os Supridores", de José Falero, foi o melhor romance que li no ano da graça de 2022 - e li romances muito bons. Mas esse foi tão marcante que me motivou a enfrentar a falta de tempo e o excesso de trabalho e me esmerar em escrever uma pequena resenha.
Falta de tempo e excesso de trabalho, temas discutidos no livro a partir da perspectiva de Pedro e Marques, supridores de um supermercado e personagens principais da obra.
Penso que todo trabalhador entende que é explorado, mas exposto a uma carga ideológica tão pesada, e desde sempre, acaba naturalizando a sua condição de explorado e acreditando que "as coisas são assim mesmo", ou ainda, que se trata da "vontade de deus". Desse modo, Falero consegue trazer discussões sobre conceitos e questões relativamente complexas como a mais-valia, a relação de venda e exploração da força de trabalho, as jornadas de trabalho e a relação entre disponibilidade de tempo e recursos e a possibilidade (ou não) de ascensão social, além do conflito de classes em si. Tudo isso fazendo uso de uma linguagem informal e de modo bastante acessível.
Tendo como cenário a cidade de Porto Alegre, a realidade debatida em "Os Supridores" se aplica a todo e qualquer trabalhador precarizado do Brasil.
Excelente livro!

Lulu 20/12/2021

Bah!
A primeira coisa que quero elogiar sobre esse livro é a capacidade do José Falero em construir personagens, no começo eu achei o livro um pouco denso demais pro que eu pensava ser a proposta. Eu estava certa e errada ao mesmo tempo.
A medida de intensidade é ideal pra proposta do livro! Falar sobre comunismo de uma maneira tão clara e próxima da realidade não é tão fácil assim, e o José fez com genialidade!
Os personagens são muito bem construídos, gerando um alto nível de identificação que te faz ficar alucinado pra saber o que vai acontecer com eles (principalmente do meio pro final do livro, eu mesma fiquei hipnotizada)
Peguei essa indicação no podcast 30MIN e foi uma leitura sensacional ?? indico!! (o podcast e o livro, haha)