Luxúria

Luxúria Raven Leilani

Resenhas -

beatriz 28/01/2024

Esse livro é brutalmente bom e desconfortável
fiquei meio confusa em algumas partes mas isso que isso só é a essência de pessoas complexas demais, você nunca entende o todo
e quem entende, né?

Tiago 21/02/2024minha estante
Haha, muito bom. Realmente esse livro é um festival de erros. Quer soar desesperadamente cool e acaba sendo trash.

brittodaniels 27/01/2024

O início do livro me prendeu muito mas ao longo dele foi me perdendo. Há pautas muito importantes sendo discutidas aqui, mas o enredo não é do melhores e a dinâmica dos personagens não me pareceu palpável, verossímil.

Keila.Alves 23/01/2024

Um livro intenso, com personagens complexos, que nos coloca para pensar e nos colocar no lugar de cada um.

Marcianeysa 23/01/2024

Livro não funcionou pra mim.
Achei a linguagem entediante e muitas vezes sem pé nem cabeça. Não me prendeu.
Tiago 21/02/2024minha estante
Não vale 4 estrelas rs

Paulinha 12/01/2024

Confusa
Me irritei demais com esse livro para fazer uma avaliação imparcial, mas vamos lá.

Não gostei da história do livro, é muito irritante o quanto a personagem principal já está no fundo do poço e cava cada vez mais fundo.

Só se envolve em situações de risco com embuste, tipo que dedo podre é esse, ok, ela é muito nova ainda e não começou a aprender com os próprios erros, mas , tipo, o Eric da um monte de sinais de que é um canalha nada a ver e ela segue de olhos fechados, aí, da muita raiva.

Ela precisava de muita terapia, socorro.

O livro é bem escrito, te prende, e acho que consegue o que quer, essa reação, de horror a história, acredito que é o objetivo da autora.

A relação que eu mais gostei na história foi da personagem principal com a Rebecca e com a Akila.

Se não quer passar raiva não leia haha

Vanessa 06/01/2024

Olha, a personagem principal é uma das coisas mais irritantes que já li. Mas entendo que ela irrita porque ela é extremamente humana e se envolve em narrativas complexas e perigosas.

A leitura as vezes é confusa porque há muitos monólogos da personagem principal, muitos ganchos com seu passado e acaba ficando meio sem sentido.

Não é uma historia de todo ruim mas quando eu li resenhas esperava mais da história

jujuwithbooks0 04/01/2024

Até onde nossos desejos nos levam?
"Lúxuria" é um daqueles títulos difíceis de engolir. A personagem passa por tanta coisa que por muitas vezes a leitura parecia ser parte de um pesadelo dela.

Ao longo de 230 páginas a gente acompanha a protagonista Eddie – que só tem o nome mencionado duas vezes ao longo da trama – lidar com o fracasso de ser uma artista que não é boa o suficiente, em um emprego que não dá brecha para a criatividade e um apartamento cheio de ratos no meio de Nova Iorque. Além de toda essa situação, ela só tem 23 anos, não tem nenhum familiar próximo e tem sérios problemas de autoestima por ser uma mulher negra. Então nessa confusão toda ela começa a sair com um cara bem mais velho que tem um casamento aberto.

Que resumo do livro né? Ele é assim mesmo: intenso, dolorido e sensacional. A escrita da Raven nessa trama com toda a dureza da realidade nos leva muitas vezes a questionar "gente, isso realmente tá acontecendo?" e quando tu te dá conta que é real só consegue pensar "sai daí por favor". A protagonista tem os pensamentos mais genuínos que uma mulher de 23 anos pode ter. Me vi nela muitas vezes.

Enfim, esse é um livro muito sensível, quase um relato duro da vida de uma personagem que foi maltratada pelo mundo de uma forma tão única que não resta opção se não sentir empatia por ela. Outras personagens que brilham muito durante a trama são a mulher do casinho da Eddie, a Rebecca e a filha deles a Akila. Teve um momento que eu cheguei a pensar: esse homem tá aqui só pra ter uma ligação entre essas personagens já que por vezes esquecia que ele existia.

É um drama racial do início dos 20s de uma mulher negra muito bem escrito e altamente recomendado por mim, com a lembrança que não é uma leitura fácil e existem inúmeros gatilhos nela. Foi um dos favoritos de 2023 aos 45 do segundo tempo já que terminei dia 31, vale muito a leitura.

Eliane406 01/01/2024

A ancestralidade
? A história de como esse livro chegou até mim é um pouco longa, deixo para outro dia.A sinopse me deixou interessada na história da Edie.
É uma narrativa que você não quer largar até saber qual será o desfecho, mas, qual é o desfecho de nossas vidas, sempre estamos nos encaminhando, fazendo planos e transpondo os obstáculos do cotidiano, e para a mulher negra esses obstáculos partem de bases estruturais de uma sociedade insipiente.

?A narrativa é verdadeira, dura, obscura e real, não há eufemismos, é a vida que acontece enquanto há o racismo, o machismo, a misoginia, ser mulher, a pressão por sucesso social, amor, angústia, solidão e coragem. A sexualidade e trabalho, e como conciliar com seus traumas, em busca de alegria e intimidade e um espaço na sociedade para pagar as contas em dia.
? A sexualidade da mulher por incrível que pareça em pleno 2022 ainda é tabu, a mulher ainda é a presa do conservadorismo fundamentalista inútil, e isso leva a vários tipos de transtornos, em um mundo utópico viveríamos livremente em harmonia e com dignidade, enquanto isso é uma esperença temos que lidar com a violência estrutural verbal e física dessa sociedade ilógica.

??"Penso nos meus pais, não só porque sinto saudade deles, mas porque às vezes você vê uma pessoa negra de mais de cinquenta anos andando na rua e sabe que essa pessoa já aguentou muita merda. Você sabe que essa pessoa é mestre da suola consciência, do gerenciamento da fúria, discreto sob a rígida vigilância e a violência casual do mundo externo. Você sabe que essa pessoa estava sangrando e agradeceu, e, apesar das baratas edo mingau instantâneo e do hematoma no rosto, você ainda tem mais sorte do que essa pessoa jamais teve, tanto que perder um subemprego no mercado editorial não é só uma besteira, é um ultraje."

paula_ti_na_mente 16/10/2023

Adorei a escrita primorosa, dinâmica, que me fez mergulhar nos pensamentos dessa mulher negra que se entende como artista. Tudo começa em um romance proibido e termina com uma espécie de saudade do que seria ter uma família. Gostei muito.

Juliana2496 09/10/2023

Gostei muito
Esse livro é pesado, nao por gatilhos mas pela historia que conta, eu que sou branca me identifiquei com a parte de ser mulher e se sexualizar inconscientemente para certas coisas, e nas partes raciais obviamente não houve identificação, mas eu pude entender um pouco mais sobre a perspectiva de uma mulher negra, muito bem escrito.

Ivan 02/10/2023

Sensacional!
Tive a mesma opinião da Zadie Smith em relação a este livro: Um livro tenso, afiado e engraçado sobre ser jovem, brutal e brilhante! Não consegui parar de ler e fiquei impactado com o final. Raven, já manda o próximo.

Mestizo 03/10/2023minha estante
Eu li esse livro esse ano mais esqueci completamente a história ?

Livia790 28/09/2023

Gostei mas não amei.
Acompanhar o frenesi dos pensamentos da Edie e se colocar no lugar dela não foi fácil.
Até entender o quão nova a personagem é. 23 anos. Cheia de anseios, dúvidas e auto-estima baixa o que a leva a aceitar estar nesse lugar inferior se sujeitando à algumas situações que nos deixam: ?ahn? Como assim??
Recomendo a leitura onde podemos habitar um pouco uma pele que não é a nossa, no caso, como mulher branca, foi interessante fazer esse exercício.
Me lembrou um pouco como me senti depois de ler O Avesso da Pele.

Gabi.Maia 25/09/2023

Incrível, surpreendente e tocante
Uma história que envolve e torna difícil parar de ler ao mesmo tempo em que é uma leitura desconfortável por trazer de forma crua a carência, as crises emocionais e financeiras de uma jovem negra que trabalha em uma editora em que entrou na cota de diversidade mas que nunca foi efetivamente aceita e incluída.
Na história, Eddie, no meio de sua carência, se envolve com um cara branco, bem mais velho e que tem um relacionamento aberto. No meio disso tudo, ela, que ama lugar, está em busca de aceitação, olha e pinta o que está em volta mas tem dificuldade de se enxergar e se representar tanto na pintura quanto na vida real.

Renata1004 19/09/2023

Inteligente. Interessante.
Terminei a leitura com muito carinho pela personagem principal. Ela nos cativa, nos faz rir, nos faz pensar ?tá, até onde essa situação vai???. É um livro inteligente, atual, fora do convencional e com ótimas referências.

Incrível.