Crisálida GOGUN

Resenhas - Crisálida

1 | 2 | 3 | 4

juus 18/04/2024

Crisálida.
Eu sei a ideia por trás da história e confesso que é bem interessante, mas a história em si é???¿¿¿
Tipo, o que eu acabei de ler? Que negócio horrível
Simplesmente gostaria de desler ele

naclarafps 12/03/2024

Pesado
Encontrei esse conto de forma despretensiosa e me surpreendi. A crítica social é fortíssima e é um conto beem pesado. Recomendo muito se você tiver a maturidade necessária para entender do que se trata.

Carolina2215 29/02/2024

Hum?
Acho q vou ficar muito tempo pensando nas analogias e elementos q foram usados para representar os assuntos do conto. Vai ficar um tempinho na minha cabeça.

Rafa.Poderozo 01/02/2024

Bom e perturbador
Uma experiência de leitura ligeiramente estranha e desconfortável, porém cumpre a proposta e por ser um livro curtinho teve o aprofundamento de personagem necessário, no geral boa experiência

Sistrelar 26/01/2024

Ótimas idéias e a melhor das intenções, mas só isso basta?
Não sei muito bem o que sentir. Talvez o conto só não tenha sido escrito para mim, não devo ter sido o público alvo, por isso tô com esse gosto amargo na boca.

Eu tinha adicionado esse conto na minha biblioteca há algum tempo, há bastante tempo na verdade. Tinha achado a capa muito bonita, e de fato realmente é. Tirando a capa e o título poucas coisas me agradaram nessa obra. Essa idéia das borboletas no corpo, embora muito fantasiosa e irreal, me agradou muito. Abre margem para um mundo de possíveis interpretações. ? Também gostei do final do conto, que me pareceu até meio poético.

Entretanto, não gostei muito dos diálogos, principalmente os que querem dar ênfase em preconceitos que provém dos fanáticos religiosos. Pareceu muito raso a maneira que o autor quis apresentar essas coisas na história para os leitores, sabe? Sei que aquelas frases já foram e são ditas até hoje por algumas pessoas, mas lendo só me pareceu meio mal colocado. Exagerado é a palavra. ? Tentei relevar, pois isso é um conto. Sendo curto provavelmente o autor tentou passar a mensagem da maneira mais simples possível.

E falando em exagero, achei realmente um saco essa coisa de escrever o sotaque. Vi que o autor é gaúcho, logo provavelmente ele quis deixar sua pequena marca no conto. Mas porque fazer isso dessa forma? Juro que quando li o "Tchê" naquele momento de tensão no carro, não consegui mais levar a sério.

É um bom conto para passar o tempo, eu acho. Mas não passa muito disso.

litera_fox 26/01/2024

QUE 🤬 #$%!& FOI ESSA?
Eu não estava esperando a genialidade desse conto.

O conto conta a história de Aurélia, uma jovem que vive em uma família conservadora, onde não tem acesso a todas as facetas que o mundo pode apresentar.

O primeiro contato com sexo da jovem é quando presencia o pai se masturbando, e o segundo contato é quando presencia os pais no ato, fora isso tudo é reprimido.

A menina não tem um pingo de vaidade e tudo que é diferente é apresentando como sendo ruim, suas vestes não pode mostrar o seu corpo, não pode se comportar como as outras jovens, não pode isso não pode aquilo, é um verdadeiro caso de opressão.

No aniversário de 16 anos da protagonista as coisas começam a mudar, uma borboleta pousa em seu braço e ali permanece, e até então todos acreditavam ser uma mensagem divina. Eu penso que a borboleta é uma marco para o descobrir do mundo, sair daquele mundo de repressão.

Muitos pais têm na cabeça a concepção de manter os filhos afastado do mundo, de colocar uma venda em seus olhos e mostrar o mundo através da perspectiva de pai/mãe, mais isso é apenas reprimir o seu filho, é ser negligente, a função de pais é apresentar o mundo, não escondê-lo, e quando se faz isso acaba dando a sensação de que o filho está preso, e ao meu ver foi assim que Aurélia se sentiu, presa enquanto todos viviam sua liberdade.

Quando um pai nega ensinar o filho sobre sexo, sexualidade, drogas, etc, o filho aprende na rua de outra forma, a curiosidade daquilo que a tanto foi negado cresce e o jovem vai atrás de experimentar e ter experiência.

No fim Aurélia alcança essa liberdade, de uma forma metafórica, mas alcança. As borboletas no corpo de Aurélia representa a descoberta de um mundo novo e inexplorado, onde ela pode ser ela mesma e não a pessoa que querem que seja.

"Se Deus não irá me perdoar por desejar, então que o Diabo me leve por fazer."

Gab santos. 25/01/2024

"Se Deus não irá me perdoar por desejar, então que o Diabo me leve por fazer."

Achei esse conto no Kindle por acaso e que bom que encontrei, Crisálida é um conto que vale a pena ser lido, tem uma crítica social fortíssima, a leitura é rápida e prende.

Lua 21/01/2024

Metamorfose
Crisálida foi uma leitura surpreendente para mim, especialmente pelos temas abordados e a simbologia da metamorfose que traz o insólito junto à realidade crua da hipocrisia, o puritanismo exarcebado, o machismo e o constante silenciar das mulheres. A raiz história de Aurélia é a de muitas.

Liz 19/01/2024

Não sei nem o que falar direito sobre, o livro aborda um tema pesado e com um vocabulário que não rolou pra mim.

Gabriela 17/01/2024

Crisálida
Encontrei esse conto durante o Exploda seu Kindle e a premissa dele me deixou muitíssimo interessada em explorar mais dessa leitura.

Eu sabia que ele trataria de pontos sensíveis, mas não tinha noção de que eram de forma tão... crua? No sentido de não haver filtros e as situações serem postas de forma tão objetiva.

Eu gostei bastante da leitura. É um tema realmente muito delicado e condiz com uma realidade muitíssimo comum, a qual eu mesma já pude observar sob o mesmo ponto de vista que a Betina.
Desta forma, foi muito surpreendente o jeito que o processo de descoberta e exploração durante adolescência foi trabalhado. Reiterando, é feito de uma maneira muito crua e traz à tona muito da realidade.

Ao contrário do que certas resenhas aqui do skoob afirmam, esse conto não se trata sobre "pontos extremos", "certo e errado" e muito menos sobre entregar de mão beijada uma moral da história, não é sobre existir . E o autor deixa isso muito claro.
Achei muito interessante o jeito em que as borboletas são postas como uma metáfora à mercê do leitor, de forma a serem interpretadas a partir da nossa visão de mundo e do que mais faz sentido a partir da nossa realidade.

Gostei muitíssimo dessa experiência de leitura, não esperava encontrar uma história tão densa ao pegar esse conto pra ler. Foi uma surpresa muito positiva e interessante de se ter.

rafa 10/01/2024

Crisálida
Um conto muito maravilhoso, repleto de críticas sociais relacionadas a religião e tendo uma grande base para referência sobre a temática dentro de redações!
Fiquei assustada e realmente vi como a personagem principal pode ser representado por várias pessoas reais e que vivem atualmente!
A experiência foi muito boa! Vale a pena tirar 30 minutinhos para reparar nessa realidade.

Lartz. 05/01/2024

Complicado de descrever.
Eu gostei muito do conto, ele me pegou de mais na forma rápida como ele passou de uma trama monótona e normal pra algo bem mais macabro e rápido.

Vi muitas pessoas ficarem confusas com o contexto e as metáforas, ou pessoas acusando de apontar extremos e dizer que um está certo, mas eu não vejo assim.

Achei as metáforas muito boas pra pegar, e claramente o ponto não é apontar um certo ou errado, mas a forma como proteção extrema pode resultar em tragédias e exatamente nas pessoas se perderem mais do que se tivessem a liberdade desejada.

Eu não achei o livro muito pesado, mas também não é fácil de digerir, com algumas coisas que me causaram bastante desconforto em alguns pontos.

Minha única crítica é que achei que algumas coisas não precisavam de tanto destaque quanto receberam, fazendo com que a cena final, que deveria ser a mais impactante (e eu acho que realmente foi) ficasse um pouco corrida, acho que poderia ter mais foco na parte grotesca.

bisoares 03/01/2024

Tão curtinho e levando tantas reflexões. me surpreendeu, foi uma leitura sem saber sinopse na qual eu não espera ver os temas trabalhados e por meio de uma certa fantasia. gostei bastante

@literatpsico 02/01/2024

Esperei, esperei e não recebi nada ?
Errr, não entendi o contexto desse livro durante a leitura. consegui pegar um pouco do que o autor teve a intenção de abordar apenas quando li o posfácio e mesmo assim, não ficou claro.

é nítido que a forma que o escritor escreveu a narrativa puxou pra uma crítica social, mas na minha experiência, senti que várias pontas soltas se manteram soltas ao decorrer do livro, tendo como exemplo a simbologia das borboletas.

o livro é pesado, com partes sensíveis, e não creio que o autor tenha conseguido, realmente, passar a mensagem que queria.

a narrativa é fluída, e te faz ter vontade de continuar, mas com o sentimento de ?será que em algum momento, isso vai chegar em algum lugar??

por ser um breve conto, de 26 páginas, acreditava que o final seria claro, ou que pelo menos um desfecho ?ok? seria posto, mas a única coisa que aconteceu foi me deixar mais confusa ainda.

1 | 2 | 3 | 4