Senciente Nível 5

Senciente Nível 5 Carol Chiovatto

Resenhas - Senciente Nível 5

Jessica Moraes 06/08/2022

Legal.
No começo achei estranho a narração mas depois fluiu.
A construção do mundo não teve tanta profundidade, mas acredito que dê boas outras histórias.

Duda 23/07/2022

Fiquei órfã de senciente nível 5
Eu adorei essa novela, confesso q n esperava gostar tanto, ainda mais por ser tão curtinho. Óbvio q poderia ter muito mais coisas, Carol criou um mundo rico q dava pra ser muito bem explorado, a trama toda é interessantíssima, adoraria ler mais 500 páginas sobre esse mundo, mas n é esse a intenção da novela, então n posso falar q faltou dela tratar N coisas sendo q n era essa a intenção do livro.

No começo n entendi muito bem oq estava acontecendo e fiquei perdida, afinal já começamos no meio de uma cena de ação, com o tempo passamos a compreender melhor esse novo mundo e a trama, entretanto as vezes fiquei um pouco perdida pq n lembrava quem exatamente era a pessoa, alguns nomes são mais exóticos, e por ser curtinho n tive muito tempo pra gravar.

Me apeguei muito a capitã Lin e ao excelentíssimo Teo, eles são perfeitos de um jeito único e combinam muito bem juntos. Lin é forte, inteligente (senciente nível 5) que "só" ajudou a criar uma inteligência artificial e tirar uma tirana do poder, essa parte poderia ter sido melhor explicada. Ela é forte e humana, apesar de tudo q tem q fazer vemos q isso tem um peso sobre ela, assim como o Teo viu. Já o Teo, é um personagem admirável, e gostei muito dele, adorei ver essa conexão q ele tem com a irmã Rea, essa telempatia. O casal foi muito bem construído apesar de não ser o foco do livro.

A Nyx é simplesmente incrível, é uma inteligência artificial? Sim, mas n deixa de ser incrível, é uma das protagonistas do livro. Seria legal se ela fosse real, é uma boa forma de imaginar o futuro, apesar de ser capaz de dominar tudo, ela n o faz e se interessa pelas nossas emoções, algo q é impossível de ter. A interação dela com a Lin são incríveis, adorei ver ela debochada.

Vemos um pouco de um novo universo onde a arte, e inteligência impera. Carol conseguiu colocar tudo q vivemos desde 2020 com perfeição no livro, vacina, quarentena, autoritarismo? o livro traz muitas nuances q são muito bem colocadas no posfácio. Com certeza vale a leitura, minha única queixa é: pq tão curto?

Soliguetti 22/07/2022

Curtinho e profundo
Não se deixe enganar pelo tamanho do livro: apesar de curtinho, a história de "Senciente Nível 5" é carregada de emoção, de profundidade no enredo e no universo criado por Carol Chiovatto, e de reflexões filosóficas, com (para variar) uma visão otimista para o futuro. Condensar todas essas qualidades em apenas 170 páginas não é tarefa fácil, o que é ainda mais louvável para Carol Chiovatto, com seu poder de síntese invejável.

Ju Harue 17/07/2022

Quando comecei a experiência de leitura, foi como se estivesse em uma partida de RPG cyberpunk, me ambientando, tentando entender as estruturas, nações, planetas, histórias, políticas e culturas. Isso me surpreendeu positivamente. Como uma leitura que requer mais atenção para compreender e assimilar a história, eu precisei focar - o que já acabou sendo diferente de quando li Porém Bruxa, que foi mais fácil e rápido, pessoalmente. No entanto, a complexidade da história, acredito que foi um amadurecimento, além de ser um universo totalmente diferente do realismo mágico urbano do livro anterior.
A forma como as intrigas, traições, conhecimentos, vão se desdobrando, é muito interessante e traz aquela gana de querer devorar logo para entender o que está acontecendo. A abordagem da ciência, da Nyx - que foi um deleite - e questionamentos que fogem do que eu esperava, foram surpreendentes positivamente.

Os momentos que me incomodaram um pouco, foram as cenas mais hots, de início - até porque e eu não esperava de jeito algum ir pra esse lado - e no começo achei estarem destoando da história central, mas seguindo a história, tudo é explicado e essas partes conferiram certa leveza e humor diante do restante, fazendo sentido. No final, com a conclusão da noveleta e graças ao posfácio incrivelmente escrito pela Cláudia Fusco, eu enxerguei muito além, na história, e que fez muito mais sentido pra mim, conferindo aquele ar de revelação de coisas que não tinha pensado.
A forma como a Carol leva para as histórias, traços de seus estudos acadêmicos, me fazem querer ler tudo que ela publica, fazendo parte do fandom e já aguardando os próximos lançamentos.

Maria Clara 15/06/2022

Definitivamente o melhor livro do meu ano
Só leia. Vc não precisa de mais informação nenhuma. Leia
Eu fui nessa (até pq não entendi bulhufas da sinopse) e GARANTO que vai ser um tapa de endorfina na sua cara.
Esse livro tem cada sequência de frases... espetaculares, são de tirar o fôlego.
Aí vc volta e lê dnv. Mas não pq não entendeu, e sim pq é arrebatador, e vc volta na mísera esperança de sentir a mesma sensação embasbacante de ler aquelas palavras, mas não adianta. Nada como a primeira porrada. Não sei contar quantas vezes parei no meio da leitura pra refletir.
Nada tira da minha cabeça que a Carol ficou ANOS pensando nesse universo, pq é impossível fazer algo tão perfeito em alguns meses de pesquisa.
Eu tô apaixonada.

Vi | @dulcevibooks 10/06/2022

Surpreendente
Gosto muito da escrita da Carol e da ótima ambientalização que ela faz em suas histórias.

Me surpreendi com o desenvolvimento da história, os acontecimentos, a descrição desse novo mundo e os personagens.

Por ser uma novela (mais curto) não consegui criar um super apego aos personagens, mas gostei do desenrolar e de como as coisas aconteceram.

Menção honrosa para Nyx IA maravilhosa ??

Camila1109 04/06/2022

MARAVILHOSO
Eu sou mt fã dessa autora, o jeito que ela coloca questões tão importantes nos livros e ainda consegue equilibrar com entretenimento é algo q raramente a gente encontra por aí!

ana !! 03/06/2022

eu gosto que essa autora tem uma coisa que ela meio que cria um mundo inteiro alternativo (como em porém bruxa) ou, no caso desse livro, um universo INTEIRO, e ela trata tudo com tanta naturalidade que se torna algo familiar de ler sem ela precisar explicar tooodos os detalhes, tipo, as coisas só tão lá, existindo, e assim como na vida, ninguém sabe de tudo, então as vezes os personagens vão explicar algo uns pros outros porque, é, a vida é assim, mas não é ela explicando pra gente, e a gente vai descobrindo sem pressa conforme a história se desenrola.
acho que por isso os livros dela são tão bons, e esse aqui não é diferente

Lahis 29/05/2022

Uma ficção científica genial
A criatividade com que esse mundo ficcional, cujo cenário principal é nitidamente inspirado numa universidade, é criado me surpreendeu positivamente.
Em uma narrativa que apresenta com brilhantismo a personalidade de cada personagem principal, sem necessidade de longas descrições ou interrupções, a história nos apresenta a superfície de um mundo que, perceptivelmente, guarda diversos outros episódios. O livro tem esse tempero de um recorte de algo mais complexo, mas é uma história por si mesmo.
E, como boa ficção científica, as tecnologias, conhecimentos, a parte ficcional, nos traz diversas questões filosóficas de maneira inteligente. Não darei spoiler, mas eu achei divertido o momento em que o título do livro ganha mais volume na história.
Eu gosto muito dos elementos de ficção, apresentados e muito bem costurados sem que se perca de vista a trama e a forma como ela se resolve. Mas senti que alguns deles (em especial, os que envolvem os personagens em si) poderiam ser (brevemente) melhor explicados, porque fica um pouco aberto a interpretações e seria legal saber o que exatamente a autora imaginou.
Em geral, eu fiquei com vontade de ler mais sobre o que veio antes e depois dessa história. Espero que venham mais livros nesse mundo. Muito bom!

Ari 29/05/2022

muito bom !!!!!
Eu achei esse livro por acaso em comentários aq no skoob, um feliz acaso, esse livro é muito bom !! ele flui perfeitamente não deu vontade de parar nem por um minuto !! ele é muito curtinho queria que tivesse mais paginas para eu poder passar mais tempo com o teo e a lin.Sério ,só leiam!!!
*OBS:ele está disponivel no kindle unlimited, e é nacional.
quero panfletar esse livro p todo mundo!!

Spoiledcherry 28/05/2022

A ficção científica aqui é bem boa, não tem enrolação, é bem direto ao ponto, coisa que eu gosto muito.

doralirio 16/05/2022

De milhões, bilhões, trilhões e...
Apaixonada. Encantada. Embasbacada. Completamente rendida por esse sistema incrível que foi apresentado em Senciente Nível 5.

Há livros que a gente demora a entender como o mundo funciona mas esse é curto e é tudo tão fluido, entregue tão mediado pra gente que dá vontade de ler 5 dias seguidos sem parar.

Eu poderia passar anos aprendendo sobre esse sistema, eu simplesmente amei.

É muito bem construído e desenvolvido. Os personagens são incríveis em suas próprias qualidades e defeitos. A narrativa é extremamente fluída e não dá vontade de parar até ter devorado o livro inteiro em pouco tempo.

Amei demais e não vou negar que leria mais uns 5 livros ambientados nesse mundo, com várias outras reviravoltas!

alm0fadiinhas 08/05/2022

Aquele em que os humanos evoluíram de verdade

Bem curto e direto ao ponto, sem enrolações.

A parte da ficção cientifica é muito boa, adorei ver como esse mundo funciona, as tecnologias, a forma como falam da língua e da cultura daquela sociedade, achei tudo muito bem construído e fascinante.

O que eu mais gostei é que aqui, além da evolução tecnológica há também bastante evolução sociológica e linguística, algo que não vejo muito e outros sci-fi que normalmente focam mais em um ou outros, mas não tudo de uma vez.

Maikel.Rosa 29/04/2022

Se você gosta de Ursula K. Le Guin, Becky Chambers e Margaret Atwood, não tem como não se encantar como esse soft scifi maravilhoso da Carol Chiovatto!

Neste space opera que se passa num sistema muito longe da Terra, não são as batalhas espaciais, nem a luta entre o bem e o mal, que protagonizam a trama, mas a sutileza das relações humanas, sejam elas diplomáticas, hierárquicas ou até mesmo s3xu4is.

Ao mesmo tempo em que as desenvolve, a autora consegue conduzir uma história ágil, com ação na medida certa e diálogos brilhantes — principalmente os que envolvem a capitã, seu "prisioneiro" e a inteligência artificial que os acompanha durante a fuga pra evitar o que parece o prelúdio de uma guerra.

A alternância dos pontos de vista (um recurso que amo ler e também usar) é perfeita: mesmo em terceira pessoa, a Carol nos proporciona uma imersão total na mente e nas emoções de quem está no foco.

O melhor de tudo são as teorias sobre as quais ela se apoia e discursa enquanto costura a narrativa: são de uma elegância apaixonante, além de tratarem de temas ultrapertinentes da nossa atualidade.

Pra mim, um scifizão em todos os níveis.

ntampinha 25/04/2022

Esse livro só tem um defeito...
...ele é muito curto.

Sério, eu amei MUITO o enredo, os personagens e o universo criado pela autora. Leria 500 (ou mais) páginas dessa história sem esforço.

"Senciente Nível 5" não começa como as histórias em geral, com aquela calmaria e ares de introdução. A história já começa cheia de adrenalina e com muitas coisas acontecendo, o que pode deixar os leitores menos acostumados um pouco confusos.
No entanto, vale a pena ler, vale a pena se esforçar pra pegar o ritmo do enredo, porque essa é uma ficção científica de primeira.

Super recomendo!!!