Senciente Nível 5

Senciente Nível 5 Carol Chiovatto

Resenhas - Senciente Nível 5

mariaclara.pb 20/11/2022

Quero mais ?
A construção de mundo e personagens da Carol é inacreditável! Ficção científica não é um caminho pelo qual me arrisco, normalmente,mas não poderia deixar de prestigiar uma das melhores escritora contemporânea nacional e não me arrependi. Senciente é uma ficção científica que se desdobra em um mistério com uma pitada de romance. As personagens são engraçadas,cativantes,irônicas,apaixonantes. A trama toda remete a pandemia do COVID, ao crescimento de governos totalitários e a importância da ciência. O que me intrigou ainda mais é que estamos dentro do planeta "imperialista" e não de um rebelde,como estamos acostumados,mas é um imperialismo que mantém a ordem,de certa forma,e usado como última medida. Nos faz questionar e,muito,a moral (se é que podemos falar disso da ONU,por exemplo). Senciente termina com gostinho de quero mais.

Larissalbqrq 20/11/2022

Não tem nada que Carol escreva que eu não queira ler e com esse livro não foi diferente. Diferente de Porém Bruxa, Senciente Nível 5 é uma ficção científica curta e intrigante que provoca reflexão acerca da tecnologia e do contexto social.

Apesar de ser uma leitura rápida, a autora conseguiu apresentar bem o universo do livro e desenvolver os personagens o suficiente para atingir o desfecho da história e ainda deixando gostinho de quero mais. É uma ótima opção para leitores que estão querendo adentrar no mundo da ficção científica por ser um livro mais curto, bem construído e ter uma escrita mais fluida que os clássicos.

Fernanda.Assis 10/11/2022

Carol Chiovatto acertando como sempre.
Uma história de ficção cientifica bem curtinha para passar o tempo, tem revelações, um climinha de romance e IA que deixa a Alexa, siri e google assistente no chinelo.

Ratinha da Biblioteca 26/10/2022

O único defeito é que acaba
A história já começa no meio de tiro, porrada e bomba e eu fiquei totalmente perdida, mas então resgatamos "o hóspede" e as coisas começam a clarear para o leitor enquanto ficam mais confusas ainda para os personagens que não compreendem algumas coisas que aconteceram (não que a gente compreenda, mas eu já comecei a desconfiar).

A partir dai vamos acompanhar uma trama política entre espécies, vamos conhecer a cultura de um Senciente nível 4, podendo "comparar" a um Senciente nível 5. Vamos conhecer uma personagem que só por ser o que ela é, já tem meu amor, a Nyx, e em poucas páginas eu me vi totalmente imersa na história.

O único defeito é que acaba, se a Carol quiser criar uma série todinha nesse universo, juro que eu leio todos os livros, de tanto que eu gostei e a escrita também, impecável! Super fluída e gostosa!

Wesley 21/10/2022

Não consigo não dar 5 estrelas
Mesmo sem muita experiência com clássicos da ficção científica, me atrevo a dizer que Senciente Nível 5 remonta bastante a eles. Levanta questões importantes sobre progresso científico, conhecimento, cultura e a importância de tudo isso dentro de um contexto amplo.

O livro não vai muito à fundo na construção dessa viagem interestelar (suas 170 páginas não permitem) mas vai longe o suficiente pra entregar tudo o que promete desde o início.

Uma leitura imperdível.

Karine 21/10/2022

Uma novela que não funcionou muito pra mim
No começo senti que fui jogada no meio de uma história que estava em andamento, e por muitos momentos fiquei confusa sobre tudo o que estava acontecendo. Não consegui me importar muito com nenhum personagem, já que por ser um livro curto, não houve tempo para desenvolvimento. A ficção científica é muito legal e gostei muito da mistura de ciências exatas e das áreas biológicas, mas realmente gostaria que tivesse sido um livro maior para desenvolver tudo com calma. Gostei da escrita da autora e vou tentar pegar outros livros dela no futuro

Lud 16/10/2022

Que leitura divertida! Gostei muitos dos personagens, da ambientação, da narrativa. A história vai fluindo e quando você percebe já acabou. Tinha lido anteriormente "Porém bruxa" da autora, e apesar das histórias serem totalmente diferentes, ambas são maravilhosas a seu modo, muito bem escritas. Eu só senti que o momento do clímax final se desenrolou muito rápido. Aquele momento em que as coisas parecem que vão dar errado é resolvido mais rápido do que eu imaginei que seria. Mas mesmo assim, gostei demais do livro! É uma ótima leitura pra sair da ressaca literária.

layabdalla 14/10/2022

Senciente Nível 5
É um livro bom, bem fácil de ler com a escrita bem fluida. Mesmo sendo um livro de ficção, traz muitas reflexões reais, coisas que realmente se encaixam no nosso cotidiano. Quando você lê sem prestar muita atenção, pensa: "ah ela tá falando sobre a sociedade do planeta que foi criado aqui". Mas na verdade não, é super a nossa sociedade e eu achei isso incrível.
As vezes eu sentia uma vergonha pelo Teo porque enfim... mas faz parte né? Tirando isso é um livro interessante, bem rápido também. Ele não aprofunda muito não personagens nem na história geral e, por mais que eu gostaria que fossem acrescentados mais detalhes, não é algo que faz muita falta.
Na minha opinião é uma boa opção pra sair de ressaca. Não é um livro com personagens que estressam, não acontece nada muito ruim. Enfim, não é um livro para emoções extremas. Geralmente leio coisas bem mais agitadas KKKKKKK mas gostei bastante desse novo tipo pra mim e pretendo ler mais livros parecidos.

SINOPSE: "É necessário impedir a guerra.
LIN, capitã da Universidade da Bílgia, precisa salvar TEO, emissário e irmão gêmeo da Soberana Rea de Lena-Hátia, capturado pela Bílgia há dois anos. Eles contam com a ajuda de NYX, a enigmática inteligência artificial que controla todos os computadores da Bílgia.
Juntos, eles têm de descobrir quem quer uma guerra entre a Bílgia e Lena-Hátia. E sobreviver para contar a história".

Chaiane Q. 23/09/2022

Livro bem agradável de ler e curtinho.

Eu espero que a Carol ainda traga mais materiais desse universo porque me instigou bastante. O livro é muito rápido então ficou faltando um pouquinho sobre tudo, queria saber mais da Lin, do Teo e principalmente da Nyx, a construção do sistema da Bilgia e mais sobre o projeto de pesquisa da Tera, com certeza.

O posfácio ficou intocável e reflete tudo que achei de mais incrível nesse livro, as críticas pontuais sobre o sistema social, o equilíbrio entre tecnologia e humanidade. Recomendo muito mesmo.

@_leandropaixao 14/09/2022

Não rolou?
Li esse livro super rápido, a escrita é rápida e os capítulos super curtinhos, mas não rolou pra mim, achei que ficou faltando muita coisa, não achei que o mundo foi bem apresentado, o desenrolar da história nos últimos 20% é bem sem gracinha.

Ellen358 14/09/2022

Esse livro tem tudo que eu gosto, intriga, ficção científica e romance, tudo na medida. É o segundo livro da Carol que leio e já amo essa mulher.

Carolina 13/09/2022

caracaaa
amei a leitura desse livro, todos os mínimos detalhes me agradaram bastante, o único defeito que eu achei foi sobre o livro não ser maior haha

David713 12/09/2022

Carol Chiovatto mandando muito desde o início
Gosto mais quando a autora desenvolve suas personagens no meio urbano, mas essa trip interespacial foi uma delícia. Como sempre, com críticas contundentes sobre o status quo social dominante por homens com percepção limitada e que desaceleram o progresso geral.

livros.let 18/08/2022

me surpreendi agora que fui escrever a resenha e vi que o livro tem quase 200 páginas!!!! fluiu tão bem e tão rápido que achei que fosse um conto curto
sou fã da autora, amei a escrita e os personagens, até os personagens secundários são sensacionais, me apeguei muito a eles e já sinto saudade hahaha adoraria que tivesse continuações e virasse uma série
me perdi um pouco no enredo e não entendi muito bem qual foi a trama política, mas isso não me atrapalhou muito

chungkinggirl 15/08/2022

Nyx fazendo tudo e deixando a Alexa no chinelo
Impossível descrever a delícia que é toda e qualquer história da Carol. Porém Bruxa foi uma das melhores leituras que fiz ano passado e desde então tava querendo ler Senciente Nível 5: além de ser uma ficção científica de respeito, tem romance, tem tensão, tem conflito e tem uma IA que desafia os receios de extinção da raça humana e se alia aos defensores de uma sociedade mais justa - seja atualmente, seja em uma ficção distópica (ou seria utópica?).

De qualquer maneira, amei o desenvolvimento da história e a Carol não decepcionou na explicação da formas de governo em Bílgia e Lena-Hátia, além de ter costurado uma ótima reflexão sobre o futuro das IAs. O posfácio foi a cereja no bolo (e olha que eu nem dou muita bola pra posfácio, mas essa história me prendeu de tantas maneiras que eu tive que ler).

Fica a dica pra uma leitura super gostosa, leve, curtinha mas gigante na sua construção e desenvolvimento de uma sociedade e de um futuro que podem estar não tão distantes.

site: https://www.instagram.com/chungkinggirl/