O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Claudia.Correia 19/12/2021

O Pássaro Secreto
Ainda estou digerindo essa leitura.
Um livro que me inquietou. Ao mesmo tempo que eu queria finalizar eu não conseguia seguir adiante. Narrado em primeira pessoa, Aglaia Negromonte me deixou confusa entre uma personagem mimada e maldosa ou de fato doente.
Inteligente, extremamente culta, mas sem aparência atrativa e ressentida com os pais, Aglaia descarrega toda sua raiva e ciúme na doce Thalie.
Um livro muito bem escrito com um vocabulário que enriquece o leitor, mas confesso que me sinto manipulada por Aglaia.

Daniel263 14/12/2021

Narrativa cinzenta, mas muito envolvente!
42ª leitura de 2021.

Livro muito bem escrito, extremamente lírico e com uma história impactante.

A narradora-protagonista, Aglaia, narra a aspereza de sua infância e adolescência, bem como um fato que bagunça muito o seu mundo já bem confuso.

A personagem é extremamente culta, faz referências literárias deliciosas e narra fatos e sentimentos com muita clareza. No entanto, há um estopim e colapsos que nos fazem acompanhar de camarote o agravamento de sua solidão e a desconstrução de sua identidade...

A jornada é dura, nada é preto ou branco, e o livro é até um pouco pesado, mas é extremamente necessário para fazer um exercício de empatia!

Mas é um livro que vale muito a pena ler. Até porque a autora, @mariliaarnaud , venceu o 5º Prêmio Kindle com essa excelente livro!

site: https://www.instagram.com/p/CRJhZjFrM8y/

Ana 13/12/2021

Uma espiral descendente assustadora.
Vencedor do prêmio Kindle de literatura de 2021, O pássaro secreto de Marília Arnaud, a primeira mulher nordestina a vencer esse prêmio, nos faz trilhar um caminho cheio de angústias e sombras.
Aglaia Negromonte é uma garota que desde o início já demonstrava ter transtornos psicológicos como crises de ansiedade, sensação de inadequação e tbm problemas familiares. Mas isso é elevado a potência de 10 quando o pai dela leva para dentro de casa, para conviver com ela, a mãe e os irmãos uma filha bastarda.
Daí em diante Aglaia entra em uma espiral descendente assustadora.
A narrativa é lírica e a autora consegue descrever de uma forma bonita sentimentos horrorosos como ciúme, inveja, ódio, raiva, tristeza, Inadequação. Abandono, vazio, solidão.
A autora usa muito bem as palavras, dá um novo significado pra elas e isso enfatiza os sentimentos dolorosos que descreve.
Estamos o tempo inteiro dentro da cabeça da Aglaia e isso é sufocante, pois ela tem pensamentos e sentimentos muito sombrios. A percepção que ela tem do mundo, da família, dos outros, dela mesma é sensível e ela consegue ver coisas que a desagradam e a destroem aos poucos.
Na capa do livro tem uma mulher com uma casinha de passaro no lugar da cabeça. Como se a cabeça dela estivesse presa nesse espaço minúsculo e ela só conseguisse enxergar por meio de um pequeno buraco. É mais ou menos assim a Sensação que tive ao ler esse livro.
Como estamos dentro da cabeça da personagem, e ela tem pensamentos sombrios, a gente vai ficando sem ar. Com dificuldade de respirar. Como se estivéssemos presos num espaço muito pequeno e sem conseguir ver as coisas direito. A leitura é sufocante!!!
O que é o pássaro secreto? Eu interpretei como sentimentos e pensamentos destrutivos e como eles podem se materializar, nos corroer e sufocar por dentro.

Karla 10/12/2021

A história de Aglaia
Um enredo profundo e sofrido. Aglaia é uma menina problemática, em uma família desfuncional.

Os capítulos pares contam uma parte da história, enquanto os ímpares contam outra, de forma lírica.

Sensacional!!

João Pedro 07/12/2021

Aglaia do céu...
Leitura profunda, com uma personagem completamente humana e complexa. A Coisa dentro da gente é cruel e precisamos aprender a lidar com ela...
Bianca 07/12/2021minha estante
Ah amei demai

KRG 02/12/2021

Leitura cansativa
No começo do livro vai até bem mais depois, começa ficar muito cansativa só com narração da personagem principal, com muitos detalhes desnecessários. Tem alguns gatilhos e fala muito sobre transtornos mentais, não foi uma leitura que me agradou, por isso demorei pra terminar mesmo tendo poucas páginas

Gabii Salvatore 27/11/2021

Que livro é esse?!
Sem sombra de dúvidas, um dos melhor livros que já li em toda minha vida!

Eu amei do começo ao fim! E que final... tô completamente destruída e com mil coisas na cabeça.
Muito obrigada Marília Arnaud por essa preciosidade!!!

OBS: Não é um livro pra qualquer pessoa.

andreiaflores 26/11/2021

Sufocava de pena de mim mesma, e de uma raiva que podia abrir crateras, desviar o curso dos rios, provocar avalanches.!!!

oieamare 23/11/2021

A prova de que a vida tá nem aí pro teu planejamento...
O Pássaro Secreto conta a história da família Negromonte sobre o olhar de um dos filhos, Aglaia Negromonte.

Ela, uma garota deveras inteligente, apaixonada pelos livros e com um olhar único sobre a vida, ver toda a sua rotina (e o seu mundo) ser destruído quando uma nova 'irmã' aparece.

Thalie, fruto de um caso, chega a família após a morte da mãe e da avó. O que parecia um momento inoportuno, visto que o pai traiu sua esposa e família, se torna um momento interessante entre essa família que aos poucos vai aceitando e aprendendo a viver com a nova residente da casa. Mas Aglaia não consegue esquecer o que aconteceu e a partir disso diversos infortúnios ocorrem à Thalie devido ao seu ciúmes e raiva.

Eu achei a escrita da autora muito boa e a história prende de uma forma que passei diversos momentos querendo ler, embora eu tenha optado por seguir a meta da LC.

Também acho que Aglaia foi muito infantil em diversos momentos, mas não a culpo por tudo porque seus pais também são culpados pelo que aconteceu, mesmo que indiretamente.

Apesar dos problemas psicológicos que ela desenvolveu, o acolhimento da família foi precário em todos os momentos, ruins ou não, e eles não souberam lhe ofertar um lugar de paz.

Enfim, sinto que odiei a forma como ela foi tratada, mas da mesma forma não acho certo todas as coisas que ela fez. Acho inclusive que essa dualidade seja um dos pontos deste livro. Isso de pensar até que ponto eu devo comprar um pano pra Aglaia ou não...

Ana 18/11/2021

O MELHOR LIVRO QUE EU JÁ LI!! Eu participei da live com a autora, tive dois comentários meus lidos para ela, e foi perfeito. ??

Nah 10/11/2021

Todos nós temos um pássaro secreto
Foi uma surpresa ler um livro acerca de temas tão estigmatizados como os distúrbios psicológicos. O modo como a autora coloca problemas tão íntimos é perturbador e necessário. Ela fala de sentimentos que todos nós já experimentamos, mas sentimos vergonha de tê-los, quanto mais de expressa-los.

Então, esse livro nos dá a oportunidade de refletir sobre aquilo que não gostamos em nós mesmos ao lermos sobre a inveja e o ódio. Além disso, a escrita é fluida e nos faz querer continuar a entender a cabeça da personagem. Nós torcemos por ela, choramos com ela, odiamos ela e, claro, vemos um espelho de tudo aquilo que talvez queremos calar dentro de nós.

Talvez todos nós tenhamos um pássaro secreto.

Bianca 04/11/2021

O pássaro secreto
O pássaro é mesmo secreto? História de uma menina que sofre - muito - ao "descobrir" uma meia irmã. Flerta com a loucura.
Gatilho para depressão; ansiedade.

Bruna Gouvêia 25/10/2021

O livro que abriu meus olhos para os escritores contemporâneos nacionais

Suspense, horror, fluxo de consciência, até um pitada de thriller psicológico, este livro é mais do que um prato cheio, é um baquete para qualquer fã da prosa intimista de escritoras como Margaret Atwood, Donna Tart e Shirley Jackson.

Em O Pássaro Secreto encontramos um estudo psicológico da tragédia de Aglaia, uma menina brasileira de classe média cujo mundo e mente entra em ruínas ao conhecer um filha concebida fora do casamento por seu pai.

A voz de Aglaia enquanto narra a sua descida ao inferno, uma descida que não parece ter fim, é tão real que a ouço ainda na minha cabeça, como se fosse uma amiga minha. Ela é o produto de pais narcisistas e a chegada de sua meia-irmã é apenas o gatilho mas não a causa de todo o seu sofrimento. Depressão, ansiedade, não cobrem tudo. Poderia arriscar jogar um transtorno antissocial aí no meio.

Os diagnósticos são as coisas menos importantes deste livro, porém. A autora, acertadamente, não perde tempo com eles. Doença mental é tratada de forma completamente crua e verdadeira, sem qualquer censura ou tentativa de ser palatável. Como deve ser!

O final te faz querer voltar imediatamente ao começo, você acaba o livro sentindo que deixou algo importante passar e que talvez, como todos a volta de Aglaia, também falhou com ela um pouco.

O melhor livro que li no ano de 2021! Não há uma frase, uma palavra fora de lugar. Minha cópia está toda grifada! Quero presentar todos que conheço com esse livro. Quero ler tudo o que essa autora já produziu!