O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Duda 13/07/2021

Os pensamentos e sentimentos a respeito de O Pássaro Secreto são mistos.
Por diversas vezes me vi imersa na história, me sentindo muito parecida com Aglaia. No entanto, me pergunto se não seria apenas pelo fato de ter vivido alguns momentos parecidos durante minha adolescência.

Pri 13/07/2021

Que livro é esse? Me senti voltando a minha própria adolescência com todas suas angustias mas principalmente com aquele ódio no coração e aquela sensação que ninguém te entende. Lógico tem muito mais drama e nuances nesse romance mas vamos acompanhando a protagonista nessas sensações, nos identificando com suas angustias, tristezas e furias. Fazia tempo que um livro nao me pegava tanto como esse.

Kleyanne 11/07/2021

É um livro contemplativo e perturbador.
Aglaia não era uma criança comum, ela sentia mais que todos a sua volta, foi o que percebemos ao conhecer o turbilhão de sentimentos que se escondia em seu âmago, o seu pássaro secreto. Mas como o livro é narrado em primeira pessoa, nos leva a desconfiar se realmente as coisas aconteceram da maneira como foi contado ou se não passava de devaneios da narradora.
"Enfim, somos o que carregamos em nosso gene ou o que aprendemos a ser?"

Bah 10/07/2021

Pesado e potente
Uma coisa é certa: esse livro faz você sentir. Seja o que for, raiva, compaixão, tristeza, tudo. E é esse o ponto de ler, nao é? Pois então Marilia acertou em cheio.

Tive vontade de gritar com Aglaia aos montes, mas também tive muita vontade pegar essa menina no colo. O pai dela eu tive vontade mandar pra *insira palavrão aqui*. Filho da mãe desgraçado egoísta!

O que mais gostei foi de viver a intensidade que é a mente de Aglaia. Por ser primeira pessoa só temos a visão dela dos contecimentos e das outras pessoas com quem ela interage. Admito que no começo tava com dificuldade de ligar a narrativa a uma criança/adolescente, mas com o tempo peguei o ritmo e consegui ver Aglaia como a adolescente que ela é.

O livro faz você se sentir desconfortável, muito desconfortável. Em alguns momentos (e quem leu sabe quais) tive ódio e não conseguia entender Aglaia. Pra falar a verdade esses momentos ainda me incomodam muito, mas agora eu entendo um pouco mais a personagem.

No geral gostei bastante do livro. Não indicaria pra qualquer pessoa pelo tema pesado, mas é um livro que vale a pena ler.

Outro ponto é que seria bom ter aviso de gatilho, porque o livro tem muitos temas pesados. Então caso queiram ler, deem uma olhada antes nos avisos. Vou deixar alguns aqui no final.
Aviso de gatilho:
Crueldade animal / Bulimia / Estupro / Depressão

MRZA98 10/07/2021

Uma ótima surpresa! Uma das melhores leituras que eu fiz esse ano! Gostei muito do livro. O que mais gostei foi a escrita poética e cheia de metáforas que me fez adorar ler cada página. O livro faz uma ótima construção de personagem e apresenta um desfecho pesado mas que me convenceu. Gostei de todos os personagens e o livro apresenta várias referências a filmes, música, literatura e teatro que eu adorei. É um livro com várias questões psicológicas e que toca em alguns temas pesados. Foi um experiência de leitura muito boa.

Anelena 09/07/2021

Um livro duro de ler
Como muitos, eu não gostei nem desgostei do livro. A leitura me trouxe diversas sensações, foi incômodo, cru, as vezes me repugnava e outras enternecia.

Me envolver na história da convivência com os distúrbios mentais de Aglaia, sua forma de driblar terapeutas, sua tendência à violência e sua imensa carência foi uma jornada dura de percorrer, mas que valeu a pena concluir.

Lua 08/07/2021

Esse livro me tocou de tal forma que pra sempre estará marcado em meus ossos.
Marília é cirúrgica ao trazer a tona Aglaia e sua história. Narrado em primeira pessoa, mergulhamos nos pensamentos mais profundos, dolorosos e, por que não, viscerais de uma adolescente profundamente magoada.
Acompanhamos sua fragilidade mental, seus transtornos, sua Coisa, seus esforços em resgatar o equilíbrio em sua vida (mesmo que pela vingança).
Marília consegue tornar Aglaia tão humana que facilita que nos reconhecermos nela.
Eu mesma, tenho certeza que sou a própria Aglaia.
Bem escrito, realista, profundo, provocativo: uma obra prima!

Ana 07/07/2021

Esse livro me trouxe sensações estranhas, é bom, mas é pesado. Terminei com um sentimento ruim e pensei que não gostaria de reler. Acho que cumpriu seu papel enquanto literatura.
Fiquei particularmente feliz por ser uma autora conterrânea minha, da Paraíba!!

Andrea 07/07/2021

A mente como gaiola
A personagem principal e narradora é Aglaia, filha de um ator e uma professora universitária, ela tem dois irmãos mais novos e inúmeros problemas, como bulimia e uma tendência a violência quando as coisas não estão do jeito esperado.

O copo emocional da personagem transborda ao descobrir que tem uma irmã mais velha morando na França. Filha de seu pai com uma atriz francesa, a jovem ficou órfã e irá morar junto com a família. A menina é descrita como uma perfeição, parecendo centralizar todos os afetos de Aglaia, onde inclui sua amada avó e o seu amor platônico.

O acolhimento e afeto por todos os integrantes da família com a recém chegada desperta as atitudes mais absurdas em Aglaia, aos quais ela se refere como impulsionados por uma coisa, o pássaro secreto do título. Onde nem psiquiatras nem os remédios conseguem trazer um ponto de equilíbrio, até pelo fato de ela não ser sincera com eles.

O Pássaro Secreto de Marília Arnaud tem como curiosidade as diferentes formas como a leitura pode ser realizada. Apesar do livro possuir os capítulos sequenciados, na verdade ele pode ser lido de duas maneiras distintas, página após página ou separando os capítulos ímpares dos pares, já que apesar da personagem ser a mesma, eles não ocorrem ao mesmo tempo.

Eu particularmente nem gostei nem desgostei da leitura. Como diz o chef Jacquin, faltou um pouco de tômpero na minha opinião. Mas é um livro de escrita fluída, que possibilita rápida leitura, ao mesmo tempo que pode ser muito interessante para quem curte ficção com base em distúrbios mentais.

Leia a resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/07/o-passaro-secreto.html?m=1

Chelly @leiodetudo 07/07/2021

Muito ciúme e raiva acumulada.
Achei o livro ótimo e a história é narrada de forma muito bonita. Em outras mãos, a história não passaria de um ?drama adolescente?, mas Marília Arnaud soube embelezar a narrativa e criou um livro impossível de largar. É uma história triste , pesada e traz temas sensíveis relativos a transtornos alimentares e ansiedade. Fica esse alerta.

bia 05/07/2021

Como escorpiana com asc em touro, pude entender um pouquinho dos ciúmes da Aglaia. Fiquei incomodada durante toda a leitura, seus pensamentos nos fazem sentir tudo wue a personagem sente, a rejeição, falta de compreensão e inabilidade de comunicação. Senti muito pela Aglaia e por toda sua família, se trata de uma história bem triste, mas que nos da prazer na leitura pela forma como foi escrita.

Bianckah 04/07/2021

O lado sombrio da todos os pensamentos
O livro conta a história de Aglaia e nos trás um triste relato lírico da depressão e das doenças mentais.
Uma das leituras mais desagradáveis e inquietantes que já li. Não consegui ter empatia pelos transtornos mentais da personagem principal que me pareceu mesquinha e egotista e tive que fazer um esforço de vários dias para avançar as primeiras 100 páginas.
A narrativa lírica e reflexiva tenta ocultar o lado sombrio da narrativa e trazer beleza mas que me deixou com uma sensação de desagrado e amargor estranho ao ler e que só aumentou nas páginas finais.
As vezes tive a sensação de estar lendo um livro que contava uma história de outro século, apenas na metade para o final do livro consegui me situar no tempo ao qual a narrativa se localizava.
O livro é bom, mas não o suficiente. A narrativa não me parece completa e um tanto rasa e repetitiva.

Rodolfo 04/07/2021

Aglaia Negromonte é a filha mais velha de um ator e escritor e de uma professora que sempre carregou a expectativa de agradar e atender os anseios de seus pais.
Quando seu pai revela que ele possui uma filha fora do casamento e que essa irá morar com eles o mundo de Aglaia começa a desmoronar.
Com todos aceitando a nova integrante da família, que é tudo o que Aglaia sempre almejou em ser, um "monstro" começa a despertar dentro dela, levando-a a tomar atitudes drásticas.
Marquinho 04/08/2021minha estante
Fiquei arrasado com o final. E vc?

Rodolfo 05/08/2021minha estante
Sim, bastante... eu torci bastante por ela, para um final diferente, mas realmente é um final bem triste... o livro como um todo é bem pesado.

Marquinho 05/08/2021minha estante
A metáfora da Fênix, vc entendeu como morte ou que ela deu a volta por cima? Pra mim ela morre, e renasce segundo a vontade dela em pássaro como num sonho. O que achou?

Rodolfo 05/08/2021minha estante
Eu tmb entendi que ela morreu... confesso que não pensei nessa metáfora da Fênix... bem interessante

Marquinho 05/08/2021minha estante
É isso. Queria o renascimento mas conclui que ela arrependeu do trato e foi morta pela recusa em ceder. Tive essa conclusão. Mas a dúvida deixada pela autora é genial.