O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Kira 06/02/2021

Bom, mas podia ter sido melhor
"As histórias aliviam a dor de viver, não de morrer. As pessoas sempre acham que morrer vai doer. Mas não dói. É viver que nos machuca."

O livro tem muita reflexão e pelo menos comigo me fez chorar do início ao fim, trata de um tema muito delicado como o dos refugiados e toda a dor que essas pessoas sofrem, eu ficava a todo momento querendo trazer a família da Nur e os outros pra casa, queria que eles fossem protegidos.
Não recomendo ler se você não estiver bem emocionalmente, vai te abalar mais ainda.

É um livro com duas histórias belíssimas, de Nur e Rawiya, mas que sinceramente não fazia diferença nenhuma uma pra outra... Li a entrevista do autor que dizia que ambas não poderiam ser separadas, mas não foi isso que senti, inclusive vi muita gente leu só a história da Nur, que odiou a história da Rawiya.
Ao meu ver a história da Rawiya tem um que muito de Mulan, é instigante e repleto de aventuras.
A história da Nur é marcada de sofrimentos e tragédias.
Rawiya escolheu viver o que viveu, a Nur não teve escolha, o seu lar foi roubado dela, eu realmente não consegui ver paridade nenhuma entre as duas.
Mesmo entendendo o motivo da Rawiya sair de casa, ela não perdeu lar, ela escolheu sair de lá.
A única semelhança entre ambas foi o fato de ambas se passarem por meninos, mas novamente isso foi uma escolha da Rawiya enquanto Nur foi imposta a isso.

Achei a forma que algumas coisas se resolveram muito malfeitas e jogadas, isso inclusive me irritou, já que o enredo é cheio de firulas desnecessárias, que não acrescentam em nada... Falando nisso o vocabulário rebuscado da Nur me incomodou muito, ela não falava e nem pensava como uma criança de 12 anos,não entendi muito bem isso. A Rawiya com 16 falava de um jeito mais normal pra idade do que ela.

O final foi bem abaixo da minha expectativa.

Vale apena? Vale, mas com certeza não é um livro que faria questão de reler.
Pri Ruppenthal 28/02/2023minha estante
Como faz pra não desistir de ler esse livro?

Kira 28/02/2023minha estante
A escrita é muito maçante né? KKKKK Eu li um outro livro de origem do oriente médio e é super prolixo e cheio de firulas que nem esse, percebi que é uma identidade deles escrever dessa forma

Pri Ruppenthal 01/03/2023minha estante
Faz 4 dias que não pego nesse livro mas eu não gosto de abandonar leitura. Tenho toque.

Sabrina.Almeidas 27/03/2021

Finalmente terminei, uma história muito arrastada, acho que poderia abordar melhor a cultura e as duas histórias na minha opinião não foram bem construídas.
Uma boa ideia mas achei que poderia ser melhor escrita.
Ariane.Aguiar 11/04/2021minha estante
Comecei a ler, Hélio. Já estou encontrando dificuldades em me conectar com a leitura. O meu problema ao ler em sequência é esse, acostumo com a outra leitura e, quando início uma completamente diferente em relação à estrutura textual, demoro me acostumar. Me parece que não é uma leitura simples também, palavras menores e cultura bem diferente. Estou tentando ir pesquisando sobre o que colocam no texto para aprender mais. Começou o Cartada Final ou o Jardim de Bronze? Esse último tem uma série. Só assista depois de ler o livro. Muita coisa é diferente...

Sabrina.Almeidas 11/04/2021minha estante
Oieee
Comecei a ler a cartada final e estou gostando bastante, estou lendo devagar pq to em prova na facul e por isso pouco tempo mas estou gostando e depois da página 100 conseguiu me envolver bastante.

Ariane.Aguiar 16/04/2021minha estante
Depois me conte quando terminar.

pmilao 08/12/2020

Retrato importante
Esse romance é valioso e importante por diversas razões. A primeira delas é trazer, sob o ponto de vista de uma criança, a destruição, o perigo e a imprevisibilidade de uma guerra, mostrando a injustiça e a brutalidade infindável dos governos para com os cidadãos do próprio país ou para com seus vizinhos exilados.

Também trata a figura feminina com destaque, pois são as mulheres e as crianças as mais afetadas no cenário de refúgio, ainda que transborde força nas personagens. Há, ainda uma marcação histórica que contribui para a cultura de todos que o lerem através de personalidades que, de fato, existiram.
Luly @projetocabeceira 15/12/2020minha estante
Comecei a ler e já To encantada com a escrita do Zeyn

arlete.augusto.1 15/12/2020minha estante
Comecei agora a leitura e estou gostando muito, bem lírico, por enquanto. A edição está belíssima!

Nayara 20/03/2021

Os contos nos salvam da realidade. Afirmo isto por me considerar uma boa ouvinte. Sejam elas maravilhosas mentiras, ou verdades exageradas pelo contador de histórias, elas nos transportam para um tempo e espaço, nos quais podemos nos esquecer dos mundos. A experiência com a @taglivros inéditos tem sido como as histórias de meu avô. E assim como as histórias fantásticas dele eram para mim, a fuga da realidade, é a história de Rawiya para Nur. ?O mapa de sal e estrelas? tem duas histórias que se intercalam e se encontram por meio de mapas. Nur, uma criança que se encontra em um mundo caótico e destruído pelas guerras, guia-se pelos mesmos mapas que guiam a heroína das histórias de seu Baba, o qual tinha razão em afirmar que ?todo mapa era, na verdade, uma história?.

Além de ter a experiência de ler uma literatura que foge da visão eurocêntrica e ocidental, o que mais me chamou atenção neste livro, foi a narrativa sinestésica de Nur, pois a partir dela é possível enxergar, sentir as cores de seu narrar e de um mundo que pouco conhecemos.
O mapa de sal e estrelas, de Zeyn Ioukhadar, com tradução de Carol Chiovatto, 366 páginas. Edição especial da @taglivros.

#2021goals #2021reads #2 #leituraatual #booklist #literaturelover #literaturereview
Totti 20/03/2021minha estante
Muito boa resenha! ??

Nayara 20/03/2021minha estante
Obrigada!!!

@juliaavictorino 29/12/2020

Evolução, superação e amadurecimento
O livro nos coloca em uma realidade completamente diferente da nossa e acompanhamos Nur e sua família fugindo da Síria devido à guerra civil no país. O livro segue intercalando as histórias de Nur (no presente) e de Rawiya (personagem de uma história que o pai de Nur contava para ela quando criança).

No começo estava bastante interessada pelo arco de Rawiya, que apresentava bastante dinamismo se comparado com o de Nur, ainda bem infantil, mas logo mudei de opinião.

Por apresentar uma realidade e cultura tão diferentes, essa intercalada constante de histórias dificultava a minha ambientação, apego aos personagens e tornou a leitura bem lenta. Me arrastei bastante até chegar na metade do livro. A partir daí, já mais por dentro das duas linhas do tempo, a história começa a fluir mais e se intercalam melhor. Mesmo assim achei um pouco repetitivo. Sei que o objetivo era exatamente fazer a analogia entre as duas historias, mas as partes de Rawiya passam a ser extensas demais, afinal ela está ali para acompanhar a de Nur, e não ter o protagonismo que teve.

De qualquer forma a leitura é interessante. Não foca tanto da realidade macro da Síria e outros lugares da aventura de Nur e Rawiya, mas sim o amadurecimento das duas pelas vivências que tiveram.
Lorena 04/01/2021minha estante
Demorei 36 dias para ler esse livro ! É bom, mas se não tivesse a história Rawiya, para mim, seria melhor !

@juliaavictorino 04/01/2021minha estante
Demorei um bom tempo tb, mais do q tinha planejado pra ele, mas tb achei mt extenso o arco da Rawiya, ainda mais depois da metade. Ficou um pouco cansativo..

Lorena 28/12/2020

Minha humilde opinião
Esse livro tinha tudo para ser um livro incrível. Um relato de superação, fé e esperança. Mas... Não foi.
Gostei da escrita do autor, mas achei umas partes confusas.
Penso que se a história falasse apenas da Nur seria mto mais interessante do que intercalar com a história De Rawiya.
Essa intercalação deixou o livro cansativo!
@juliaavictorino 28/12/2020minha estante
Ainda to no meio, mas tô achando a mesma coisa. Fica difícil de pegar o ritmo, e ai quando pego, muda pra outra história. Tô muito devagar na leitura...

Isaac 16/01/2021minha estante
Esse livro me fez quebrar a promessa de não abandonar livro. Oh, livro chato.

Renata 24/04/2021

Este livro, escrito por um autor de origem síria, conta a história de duas travessias pelo Oriente Médio e norte da África realizadas com mil anos de diferença, em duas narrativas paralelas. Numa delas, a jovem Rawiya acompanha al-Idrisi, famoso cartógrafo do século XII, em uma jornada para mapear terras a pedido do Rei Rogério II, de Palermo. A outra travessia é feita contemporaneamente por Nur e sua família após sua cidade ser bombardeada durante a guerra na Síria.

O enredo muito promissor infelizmente é diminuído por uma escrita bem ruim. O autor tenta trazer reflexões profundas a todo o momento, em praticamente todos os diálogos, e faz isso de maneira muito artificial, a meu ver. Achei muito fajuta a ideia da personagem principal representar a voz das pessoas através de cores.. um recurso que era pra ser poético e, para mim, ficou ridículo.
Quase abandonei o livro, pq até a página 100 estava um saco a leitura. E continuou assim mais quase 100 páginas. Mas como eu tenho como meta esse ano ler livros sobre Oriente Médio, acabei indo até o fim.
Mas tirando a escrita ruim, o enredo é legal, e ler sobre os refugiados da guerra da Síria e aprender sobre essa parte do mundo foi interessante, apesar de triste é claro.
Imagino que deva haver livros melhores sobre o conflito sírio e o Oriente Médio.
Bela 29/05/2021minha estante
Concordo totalmente. O autor não tem domínio sobre o ritmo da escrita, e a história faz um trabalho bem medíocre de dar contexto sobre a cultura árabe. Entrei no livro sabendo pouco e saí sabendo pouco também.

paularoehrs 04/03/2021

Por muito pouco que não abandonei
O livro tem tudo pra ser bom. Porém a segunda história (fantasia) me fez ficar perdida por várias vezes e, assim, perder o interesse na historia principal.

Foi extremamente difícil sentir apego por essa leitura. O que é uma pena, já que trata sobre um tema de tamanha importância e relevância nos dias atuais, que quase não é abordado na literatura que temos acesso.

Só não foi uma estrela, porque após 60% do livro senti um leve prazer na leitura e certo carinho pelos personagens da história principal.
roosmarina 15/04/2021minha estante
Que chato isso ?

Albieri 25/01/2021

Duas em uma.
O MAPA DE SAL & ESTRELAS - ZEYN JOUKHADAR

3° Livro de 2021

?????

Um romance lindo envolvendo duas histórias que se cruzam em tempos diferentes, as personagens principais Rawiya e Nur enfrentam dificuldades em suas respectivas épocas, tendo que se passarem por rapazes para seguir em frente. Mas o final demonstrou a força das duas.

Um romance cheio de expectativas quanto ao futuro das personagens, complicado e difícil no começo por estar sendo arrastada a leitura, mas que foi essencial para o desenvolvimento do conteúdo.

Nur é uma garota de doze anos que enxerga as cores em tudo, não apenas nas vozes das pessoas, como nos cheiros e em tudo o que vê, cada cor pra ela tem um significado importante e um sentimento por trás.

Não como negar que houve cenas tristes, não consegui imaginar aquelas cenas sem me sentir tocado. O autor soube desenvolver essa parte e mexeu com os meus sentimentos.

Rawiya e sua coragem, mostram como uma mulher pode ser mais forte que homens que se acham os poderosos.
Uma guerreira incrível e uma personagem amada.

As aventuras e desventuras dos personagens fizeram desse livro cinco estrela com certeza, mas claro que nem todos irão concordar, mas eu recomendo a leitura indubitavelmente.

#OMapadeSaleEstrelas #ZeynJoukhadar #TagIneditos #editoraDublinense #TheMapofSaltandStars #Livros #Books #instabooks #minhaestante #cabeceira #skoob #Instalivros
Priscila 29/01/2021minha estante
Eu larguei ele, acho que vou insistir.

Chris 11/02/2022

O mapa de si mesmo
A medida que as histórias de Nur e Rawiya vão se entrelaçando e elas vão percorrendo as cidades, cada uma faz um mapa de si mesmas, com suas vivências e perdas.
Rafael Kerr 11/02/2022minha estante

Ana 06/06/2021

A temática do livro é muito boa, mas achei a escrita maçante.
Marcianeysa 06/06/2021minha estante
Achei a mesma coisa!

Rosane Gardin @livrosportodososcant 17/01/2021

Poético e necessário
Duas meninas, duas histórias, 9 séculos separando uma da outra, os mesmos caminhos. No Oriente Medio do séc. XII, uma menina busca através das estrelas, a forma de ajudar a família a sair da situação de pobreza. Nós tempos mais atuais, outra menina e sua família tentando sobreviver e continuar unida em meio aos conflitos de guerra. Tudo isso contado de uma maneira tão poética, tão sensível que emociona.
O projeto gráfico da TAG merece um destaque especial, pois está de arrasar, completando a beleza que é essa experiência de leitura.
Um livro lindo, poético e necessário para entendermos coisas que nos parecem distantes, mas que nos conectam por sua essência humana. Simplesmente maravilhoso!
Rafaela.Regina 17/01/2021minha estante
Comecei hoje a leitura deste livro. É maravilhoso ver uma nota tão positiva!

Monolice 02/01/2021

Uma ficção muito atual
Eis aqui um livro que toca em umas das maiores feridas dos últimos 10 anos da humanidade: a guerra na Síria e a crise dos refugiados. Não vou dizer que foi uma leitora leve, porque não foi. Mas faz pensar em todas as vidas interrompidas por um conflito tão atual, e em como a humanidade ainda tem tanto a evoluir principalmente no quesito empatia.
Nur e Rawiya e suas histórias paralelas abordaram tantas coisas dolorosas, mas ao mesmo tempo, necessárias.
Vi | @virginiabrasil_ 02/01/2021minha estante
Ameiii esse livro! Nunca teria curiosidade de ler se não viesse pela tag hahaha

Pedro 17/12/2020

Uma verdadeira imersão
Não foi um livro fácil de ler não. Ele tem um começo bem cansativo mas que, na minha opinião, valeu a pena o esforço para não abandonar. A obra tem mensagens lindas e uma jornada incrível e profunda na cultura dos países do Oriente Médio.
Luly @projetocabeceira 20/12/2020minha estante
Também não achei fácil. Achei uma escrita linda, poética, mas taaaaao lento no ritmo, que eu PELEJEI. ?

Bianckah 16/01/2022

Uma história triste, pesada e arrastada. Não foi um livro que tive prazer em ler. Apesar do enredo ser interessante e retratar a guerra e a sofrida jornada dos refugiados da Síria em busca de um local seguro, tive dificuldades em me manter interessada na história. Alguns trechos, principalmente onde o autor descreve detalhes de coisas, locais e sentimentos são repetitivos e cansativos fazendo a história se arrastar. A contra balança e que me ajudou a ir até o final foram os respiros dados na história de Nur quando chegavam os trechos das aventuras de Rawiya, que se passavam séculos antes das história principal.
Bia 16/01/2022minha estante
achei tão pesada a história, que fiquei com ressaca literária depois que li