O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar




Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas


383 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


tyribeiro 09/09/2021

Gostei do livro por se tratar da realidade dos refugiados da Síria, um tema que me agrada e nos faz sempre aprender algo. Mas o fato da história da Rawiya ser contada em paralelovà de Nur, deixa a leitura um pouco arrastada.
comentários(0)comente



Gi 05/09/2021

?
Levei 4 meses me arrastando nesse livro...finalizei alegre, mas por ter finalizado e não porque gostei do final, que diga-se de passagem foi corridex!
Eu não sei dizer se foi o ramo da Nur ou da Rawya que eu gostei menos, mas vale dizer que o livro pelo olhar de Nur trata da Guerra na Síria e os refugiados que resultaram dela. Não é o primeiro livro que leio sobre essa questão, mas esse não funcionou pra mim. ?
comentários(0)comente



Mariana 02/09/2021

Eu recebi esse livro do mês de dezembro do clube de livros Tag. Eu tive curiosidade para ler assim que recebi, mas demorei para encontrar o momento perfeito. Se eu tivesse que descrevê-lo com uma palavra, eu diria: lindo. O livro é apaixonante, é cativante e divertido. A história das duas protagonistas me emocionou a cada capítulo, me fez chorar em diversos momentos e eu não consigo pensar em uma forma melhor para descrever. É um livro extremamente educativo e delicado. Aprendi muito com esse livro e recomendo para todos.
comentários(0)comente



DEA 26/08/2021

Gostei do livro principalmente por abordar a triste realidade dos refugiados da Síria e com isso 'entender' um pouco da situação dessas pessoas, inclusive despertou a curiosidade em saber mais sobre isso. Foi interessante também saber sobre a cartografia feita por Al Idrisi.
Porém o livro é um pouco cansativo, às vezes arrastado, devido aos muitos detalhes, principalmente na história da personagem Rawiya que é contada em paralelo à de Nur.
Levei um tempo para engrenar na leitura, tanto que levei meses lendo e só mais para o final que fui gostando mais da história.

Achei que no final muitas coisas aconteceram do ?nada? e com um livro que foi tão detalhado, o final ficou devendo um pouco!

"As coisas mudam demais. Sempre temos que consertar os mapas, repintar as fronteiras de nós mesmos".
comentários(0)comente



jhowhaiti 18/08/2021

A vida é um ciclo...
E aí galera!

Acredito que vocês viram na mídia que a guerra da Síria fez 10 anos, agora dia 15 de março. Um marco triste para nossa história.

O livro "O Mapa de Sal & Estrelas" (Zeyn Joukhardar) relata um pouco da angústia dessa e de tantas outras guerras de nossa triste história humana.

Ali podemos acompanhar duas histórias, duas viagens, tendo como protagonista duas garotas. Uma busca conhecer o mundo. Já a outra fugir da guerra.

Mas ambas estão ligadas, pois tem o mesmo destino no mapa, a busca por seu lar, a busca por onde podemos encontrar a paz.
comentários(0)comente



Karina.Carvalho 17/08/2021

O livro me prendeu bastante. A história contemporânea de Nur e sua família é muito tocante, impossível não se emocionar e entristecer.
E agora, com os últimos acontecimentos da semana, com a tomada de poder pelo talibã no Afeganistão, só penso na quantidade enorme de pessoas que serão atingidas pelo fato e o um grande volume de refugiados e violências, mostrando que o livro trás uma história muito atual e a história de Síria no final das contas não é tão diferente da de outros países da região.
A parte do livro que narra o conta antigo foi um pouco chata para mim pq não gosto muito de contos antigos e fez eu não dar 5 estrelas no livro.
No geral é um livro com passagens muito sensíveis também.
Enfim, recomendo! Livro atual e tocante.
comentários(0)comente



Beatriz2371 11/08/2021

Assinatura TAG
Simplesmente sem palavras, mais uma vez a TAG me faz finalizar uma leitura e ficar pensando meu Deus .. !! Sem palavras para descrever. Já sorri, sofri, chorei e gritei com essa leitura.

Segue então uma mensagem do autor ..
... " Não preciso lembrar que a guerra na Síria e a crise dos refugiados sírios são ambas muito reais, e que os refugiados enfrentam violência e injustiça horrendas na tentativa de alcançar locais seguros. Mulheres refugiadas sofrem ainda mais risco de violência, especialmente de natureza sexual..."
comentários(0)comente



Fabi.Filippo 08/08/2021

Livro triste
O livro de dezembro de 2020 da TAG inéditos se passa em duas linhas temporais. Narrado pelos olhos Nur e por Rawiya. As duas farão o mesmo caminho porém em tempos e situações distintas.

Nur e família residiam em Nova York e tiveram que retornar para a Síria com o falecimento do patriarca da família. Porém voltam para Síria em plena Primavera Árabe e sofreram na pele o bombardeio da cidade onde moravam. A família ( Nur , suas duas irmãs e mãe) na companhia de um amigo da família Abu Said iniciam uma peregrinação à procura de socorro, longe do lugar que chamavam de casa, porém com o lema de que : ?Não é o lugar que importa, sua família está aqui . Isso tem que bastar.?

Rawiya se passa por menino ( Rami) para poder acompanhar Al Idrisi em suas expedições. Al Idrisi foi um geógrafo e cartógrafo muito importante. A convite do Rei Rogério II viveu na corte da Sicília e colocou em mapas detalhes sobre os continentes, com rotas de comércio, lagos e rios.

Ao longo de todo livro acompanhamos o sofrimento de Nur e família para sobreviver e em diversos momentos a autora quer passar a mensagem de que tudo seria pior se eles não estivessem juntos. O que não deixa de ser verdade.

É um livro triste , a história dos personagens é muito sofrida mas o fim nos passa uma mensagem de esperança.
comentários(0)comente



eduarda2470 29/07/2021

O mapa de sal e estrelas
que livro é esse??? eu mais chorei do que li. muito interessante ler as histórias intercaladas e conectadas ao longo do livro. a história que a Nur conta é muito triste e recente, uma realidade que muita gente ignora, mas não deveria. apaixonado pelo zeyn, pretendo acompanha-lo nos próximos livros que virão!!
comentários(0)comente



Lua 21/07/2021

Somos todos Mapas
Uma mistura de histórias épicas com a dura realidade dos refugiados da zona de guerra. Fazendo um paralelo entre duas épocas distintas, do mesmo caminho. Narrativa poderosa e emocionante.
comentários(0)comente



Isis.Piasson 06/07/2021

No começo eu achei muito difícil ler por causa dos vários nomes que o livro apresenta. Conforme a história vai sendo contada eu me vi envolvida nessa história, torcendo por eles.
Esse livro vale muito a pena ler
comentários(0)comente



Douglas 04/07/2021

Livro rico e sofrido
A história do livro é extremamente profunda, com um cenário marcado por dores e medos, que nos leva a imaginar e pensar como seria passar por tudo isso. O enredo é bem construído, levando o leitor a apreciar a narrativa, ao mesmo tempo que nos faz torcer pelos personagens e esperar por dias melhores.
comentários(0)comente



Lari 25/06/2021

Razoável
A história em si é interessante, porém achei a escrita muito arrastada, não rendeu muito, e o modo como as histórias paralelas foram contadas não me agradou tanto.
comentários(0)comente



Lari 25/06/2021

Razoável
A história em si é interessante, porém achei a escrita muito arrastada, não rendeu muito, e o modo como as histórias paralelas foram contadas não me agradou tanto.
comentários(0)comente



Larissa 23/06/2021

Leitura lenta...
Demorei mais de um mês para terminar esse livro. São duas histórias boas mas em partes são bastante cansativas. Nem sempre havia algo cativante na leitura.
comentários(0)comente



383 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |