O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

tyribeiro 09/09/2021

Gostei do livro por se tratar da realidade dos refugiados da Síria, um tema que me agrada e nos faz sempre aprender algo. Mas o fato da história da Rawiya ser contada em paralelovà de Nur, deixa a leitura um pouco arrastada.

Gi 05/09/2021

Levei 4 meses me arrastando nesse livro...finalizei alegre, mas por ter finalizado e não porque gostei do final, que diga-se de passagem foi corridex!
Eu não sei dizer se foi o ramo da Nur ou da Rawya que eu gostei menos, mas vale dizer que o livro pelo olhar de Nur trata da Guerra na Síria e os refugiados que resultaram dela. Não é o primeiro livro que leio sobre essa questão, mas esse não funcionou pra mim. ?

Mariana 02/09/2021

Eu recebi esse livro do mês de dezembro do clube de livros Tag. Eu tive curiosidade para ler assim que recebi, mas demorei para encontrar o momento perfeito. Se eu tivesse que descrevê-lo com uma palavra, eu diria: lindo. O livro é apaixonante, é cativante e divertido. A história das duas protagonistas me emocionou a cada capítulo, me fez chorar em diversos momentos e eu não consigo pensar em uma forma melhor para descrever. É um livro extremamente educativo e delicado. Aprendi muito com esse livro e recomendo para todos.

DEA 26/08/2021

Gostei do livro principalmente por abordar a triste realidade dos refugiados da Síria e com isso 'entender' um pouco da situação dessas pessoas, inclusive despertou a curiosidade em saber mais sobre isso. Foi interessante também saber sobre a cartografia feita por Al Idrisi.
Porém o livro é um pouco cansativo, às vezes arrastado, devido aos muitos detalhes, principalmente na história da personagem Rawiya que é contada em paralelo à de Nur.
Levei um tempo para engrenar na leitura, tanto que levei meses lendo e só mais para o final que fui gostando mais da história.

Achei que no final muitas coisas aconteceram do ?nada? e com um livro que foi tão detalhado, o final ficou devendo um pouco!

"As coisas mudam demais. Sempre temos que consertar os mapas, repintar as fronteiras de nós mesmos".

jhowhaiti 18/08/2021

A vida é um ciclo...
E aí galera!

Acredito que vocês viram na mídia que a guerra da Síria fez 10 anos, agora dia 15 de março. Um marco triste para nossa história.

O livro "O Mapa de Sal & Estrelas" (Zeyn Joukhardar) relata um pouco da angústia dessa e de tantas outras guerras de nossa triste história humana.

Ali podemos acompanhar duas histórias, duas viagens, tendo como protagonista duas garotas. Uma busca conhecer o mundo. Já a outra fugir da guerra.

Mas ambas estão ligadas, pois tem o mesmo destino no mapa, a busca por seu lar, a busca por onde podemos encontrar a paz.

Karina.Carvalho 17/08/2021

O livro me prendeu bastante. A história contemporânea de Nur e sua família é muito tocante, impossível não se emocionar e entristecer.
E agora, com os últimos acontecimentos da semana, com a tomada de poder pelo talibã no Afeganistão, só penso na quantidade enorme de pessoas que serão atingidas pelo fato e o um grande volume de refugiados e violências, mostrando que o livro trás uma história muito atual e a história de Síria no final das contas não é tão diferente da de outros países da região.
A parte do livro que narra o conta antigo foi um pouco chata para mim pq não gosto muito de contos antigos e fez eu não dar 5 estrelas no livro.
No geral é um livro com passagens muito sensíveis também.
Enfim, recomendo! Livro atual e tocante.

Beatriz2371 11/08/2021

Assinatura TAG
Simplesmente sem palavras, mais uma vez a TAG me faz finalizar uma leitura e ficar pensando meu Deus .. !! Sem palavras para descrever. Já sorri, sofri, chorei e gritei com essa leitura.

Segue então uma mensagem do autor ..
... " Não preciso lembrar que a guerra na Síria e a crise dos refugiados sírios são ambas muito reais, e que os refugiados enfrentam violência e injustiça horrendas na tentativa de alcançar locais seguros. Mulheres refugiadas sofrem ainda mais risco de violência, especialmente de natureza sexual..."

Fabi.Filippo 08/08/2021

Livro triste
O livro de dezembro de 2020 da TAG inéditos se passa em duas linhas temporais. Narrado pelos olhos Nur e por Rawiya. As duas farão o mesmo caminho porém em tempos e situações distintas.

Nur e família residiam em Nova York e tiveram que retornar para a Síria com o falecimento do patriarca da família. Porém voltam para Síria em plena Primavera Árabe e sofreram na pele o bombardeio da cidade onde moravam. A família ( Nur , suas duas irmãs e mãe) na companhia de um amigo da família Abu Said iniciam uma peregrinação à procura de socorro, longe do lugar que chamavam de casa, porém com o lema de que : ?Não é o lugar que importa, sua família está aqui . Isso tem que bastar.?

Rawiya se passa por menino ( Rami) para poder acompanhar Al Idrisi em suas expedições. Al Idrisi foi um geógrafo e cartógrafo muito importante. A convite do Rei Rogério II viveu na corte da Sicília e colocou em mapas detalhes sobre os continentes, com rotas de comércio, lagos e rios.

Ao longo de todo livro acompanhamos o sofrimento de Nur e família para sobreviver e em diversos momentos a autora quer passar a mensagem de que tudo seria pior se eles não estivessem juntos. O que não deixa de ser verdade.

É um livro triste , a história dos personagens é muito sofrida mas o fim nos passa uma mensagem de esperança.

eduarda2470 29/07/2021

O mapa de sal e estrelas
que livro é esse??? eu mais chorei do que li. muito interessante ler as histórias intercaladas e conectadas ao longo do livro. a história que a Nur conta é muito triste e recente, uma realidade que muita gente ignora, mas não deveria. apaixonado pelo zeyn, pretendo acompanha-lo nos próximos livros que virão!!

Lua 21/07/2021

Somos todos Mapas
Uma mistura de histórias épicas com a dura realidade dos refugiados da zona de guerra. Fazendo um paralelo entre duas épocas distintas, do mesmo caminho. Narrativa poderosa e emocionante.

Isis.Piasson 06/07/2021

No começo eu achei muito difícil ler por causa dos vários nomes que o livro apresenta. Conforme a história vai sendo contada eu me vi envolvida nessa história, torcendo por eles.
Esse livro vale muito a pena ler

Douglas 04/07/2021

Livro rico e sofrido
A história do livro é extremamente profunda, com um cenário marcado por dores e medos, que nos leva a imaginar e pensar como seria passar por tudo isso. O enredo é bem construído, levando o leitor a apreciar a narrativa, ao mesmo tempo que nos faz torcer pelos personagens e esperar por dias melhores.

Lari 25/06/2021

Razoável
A história em si é interessante, porém achei a escrita muito arrastada, não rendeu muito, e o modo como as histórias paralelas foram contadas não me agradou tanto.

Lari 25/06/2021

Razoável

Larissa 23/06/2021

Leitura lenta...
Demorei mais de um mês para terminar esse livro. São duas histórias boas mas em partes são bastante cansativas. Nem sempre havia algo cativante na leitura.