O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf




Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala


125 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


iza 14/05/2024

_- Então... eu assusto? Só porque sou diferente? - Sim... Bobagem, né?
- O que você precisa sempre lembrar é de que, para cada pessoa tola que tem medo de você, existem vinte que não são nada tolas.

Procurei palavras para descrever tudo que senti lendo esse livro, e o que posso dizer é que foi uma leitura coração. Digo coração porque foi de uma delicadeza e emoção.
A simplicidade, bondade e coração puro e humilde que crianças demonstram ter através de bons pais ou responsáveis. A criação e educação impacta na maneira que nossas crianças tratam as outras pessoas.
O livro narrado por uma criança de 9 anos e 9 meses, importante destacar, nos apresenta temas delicados e sensíveis, aborda a questão dos refugiados, o bullying e o ódio que essas pessoas enfrentam além de toda a dor que já passaram; fala também de maneira muito sútil a dor da perda e como as crianças sentem isso.
Achei incrível como a autora nos faz sentir todas as emoções que essa criança sentiu e descreveu com tanta simplicidade, que fez a história de Ahmet e de sua família tocar profundamente na gente e nos ensinar lições valiosas que nos passam despercebidas muitas vezes.
comentários(0)comente



Silvana Aline 29/04/2024

Que história maravilhosa, de uma gentileza incrível. 4 amigos unidos em ajudar um garoto refugiado. Recomendo, é uma leitura leve, perfeita.
comentários(0)comente



JoAo366 18/02/2024

Livro perfeito
Um livro com uma mensagem muito boa sobre um tema que mais se é abordado hoje em dia, simplesmente incrível!
comentários(0)comente



leitorDedicado 31/01/2024

Um corte de fogo nos corações mais gelados !!!
Existem alguns acontecimentos que sabemos que é triste, mas por termos uma certa distância do fato encaramos de uma maneira mais superficial, por exemplo um acidente de avião, você sabe que ali morreram várias pessoas, mas quando você conhece alguém que conhecia alguém que estava lá dentro, você começa "dar nomes aos bois" e ae a coisa muda de figura, o acontecimento passa de genérico para específico, o caráter político e histórico passa a ser irrelevante mediante ao fator humano, das famílias envolvidas e da dor de inocentes. O que a autora faz neste livro é exatamente isso, ela nos traz a realidade dos refugiados, nos coloca e nos aponta que por trás de toda discussão política e geográfica que existem vidas de inocentes buscando apenas sobreviver em paz. É um corte de fogo nos corações mais gelados.
Gostei muito da personagem narradora, tenho o mesmo espírito: Missão dada é missão cumprida, em nenhum momento deixou as dificuldades vencerem seu objetivo.
Enfim um livro aparentemente infantil que nos faz refletir sobre a condição humana na Terra, que atrás de toda tragédia existem muito sofrimento e dor.



Edneia Albuquerque 03/02/2024minha estante
Anotando!




booksxdaviih_ 28/12/2023

Um dos meus livros favoritos da vida!?
Este livro é simplesmente incrível. Ficamos a conhecer a história de um menino chamado Ahmet que é um refugiado da guerra da Síria, mas é contada pela voz de uma menina que faz de tudo para ser amigo dele quando ele vem para a sua turma na escola. Este livro me fez chorar, me fez rir, e me fez ver como uma criança tão nova pode sofrer tanto só porque nasceu num país onde do nada começou a existir guerra. E também me fez ver como a inocência de uma criança é tão pura e bela. Recomendo bastante, e a Onjali Q.Raúf virou uma das minhas autoras favoritas por conta deste livro?
comentários(0)comente



mhekira 16/10/2023

Esse livro pode ser infantil mas é lindo, a história é bem envolvente e nos passa muitos ensinamentos
comentários(0)comente



lamarchatropical 20/08/2023

Eu fico com a pureza da resposta das crianças
Leitura obrigatória para crianças e adultos!

É um livro de sensibilidade ímpar sobre um assunto tão atual e controverso quanto a questão dos refugiados. A ideia de abordar essa temática sob o olhar de uma criança nos deu a oportunidade de aprender junto com ela não só sobre essa questão que nos cerca, mas também sobre como todos nós somos capazes de agir e ajudar.

Espero que essas crianças possam inspirar muitos adultos a adotarem uma visão mais empática e generosa de mundo.
comentários(0)comente



Nai 23/07/2023

O livro retrata a questão dos refugiados sob o ponto de vista de uma criança. Protegidos pelo manto da inocência, o protagonista tenta ajudar ao seu novo amigo, sem entender os comentários ou atitudes maldosas dos adultos.
comentários(0)comente



Pah 05/05/2023

O livro é bom. Mostra a inocência das crianças e como, mesmo assim, elas podem ter mais empatia que os adultos. Não foi um livro que me prendeu, mas a história é boa.
comentários(0)comente



Camila.Asley 28/02/2023

Fofinho
Livro muito fofo e fácil de se ler, te faz pensar como uma criança de 9 anos, adorei saber o nome da protagonista só no final do livro, por vezes até esquecia que ainda não o sabia.
comentários(0)comente



Bru Chibiaque 09/01/2023

Que livro lindo.
A pureza e o amor das crianças sendo retratado de forma tão bonita. Achei a história linda, muito emocionante. Recomendo!
comentários(0)comente



dede 07/01/2023

Lindo
Acho que todo mundo deveria ler esse livro, e levá-lo com aprendizado. É um livro com uma história linda e me abriu a cabeça de várias formas possíveis. Fala sobre ignorância, preconceitos, guerra, e principalmente, amizade.

Eu nunca realmente tinha pensado nesse assunto mais profundamente antes. Porque até então era só mais uma coisa que acontecia recorrentemente, que eu sabia que existia, mas que realmente não fazia diferença nenhuma na minha vida. Mas lendo esse livro e me colocando no lugar do jovem Ahmet, eu percebo que isso sim é um assunto que deve ser comentado, até acabar completamente. Parece que ninguém realmente se importa com isso, mas pessoas estão morrendo! Adultos e crianças e culturas estão morrendo!

Enfim, acho que é um ótimo livro pra refletir e deixar seus preconceitos de lado.
comentários(0)comente



Alex 07/01/2023

Um livro que não prometeu nada e entregou tudo. Não temos romance, não temos plots que viram nossas cabeças, nem clichês e afins, mas temos uma escrita maravilhosa e uma delicadeza encantadora. Eu fiquei completamente apaixonado por esse livro, não sou de chorar, mas esse me fez escorrer algumas lágrimas.
O livro é narrado por uma criança de 9 anos que conta um pouco da história de Ahmet, seu colega novo, que simplesmente chegou e sentou no fundo da sala e atiçou a curiosidade de todos.
A historia de Ahmet é emocionante! Ele é refugiado. Precisou sair do país por causa de guerras e demais conflitos de seu país. Essa criança, que só é revelado nome no final do livro, faz diversos planos pra ajudar seu amigo, junta com seus outros amigos.
Esse livro nos faz refletir sobre diversos temas e nos mostra como o ser humano pode ser insensível e cruel, às vezes. Mas nos mostra, também, por meio do olhar e do coração de uma criança como podemos ser um apoio a mudança que o mundo precisa.
É um livro sensível e real. Isso fica bem evidente com a nota da autora.
comentários(0)comente



Yuririn 06/01/2023

amei a história, chorei no final e não sei o por quê, mas deu a sensação de que a protagonista era menino o tempo todo apesar dos verbos entregarem o ouro hahaha, porém achei simbólico e gostei do fato de ter falado o nome dela só no final. A trama foi bem emocionante, mãe e filha tem uma laço forte, o modo como aquela ensina as coisas pra protagonista e esta entende é massa e gostei a maneira que a garota explica e interpreta as ações da mãe e dos outros. Não esperava adorar tanto esta leitura, foi emocionante, abordou o tema dos refugiados e foi bacana de ler a experiência da autora, no fim do livro, em relação a isto. Gostaria de ter visto um reencontro, mas onde acabou a narrativa foi bom também.
comentários(0)comente



125 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |