O Enigma do Quarto 622

O Enigma do Quarto 622 Joël Dicker

Resenhas - O Enigma do Quarto 622

Aninha ð¤ 23/12/2023

O livro transiciona bem entre o passado e o presente, entre a investigação e o assassinato, entre história real do escritor e a ficção por trás.
Parece ser muito uma história de romance no início, mas ao longo a gente percebe a luta de poderes e o ego das pessoas por poder.
Nunca tinha lido nada desse autor, sem dúvidas essa foi a melhor leitura de 2023 pra mim...

Deborabiancca 17/12/2023

Bom, mas ruim.
Livro tinha tudo pra ser bom, começa lento, mas intrigante. No meio, fica interessante e não dá vontade de parar de ler. Do meio pro final começam a ser jogadas um monte de informação, com muitas passagens de tempo que faz a gente se perder.

O livro facilmente poderia uma duologia, pra ficar mais compreensível e mais interessante.

Ju Romero 13/12/2023

Ficção/Realidade
Um dos melhores livros que li esse ano! Uma investigação eletrizante e intrincada, cheia de detalhes que nos fazem não largar o livro de jeito nenhum. Esse é um daqueles para ler sem parar de madrugada.
Não preciso me prolongar mais sobre a qualidade do thriller de ?enigma do 622?. Contudo, preciso enaltecer o toque humano da obra. O autor mistura ficção e realidade e faz uma linda homenagem ao seu falecido editor, Bernard, cuja admiração é transmitida ao leitor. Joel não só vira personagem ao investigar o assassinato para escrever um livro sobre o caso: ele mantém vivo o legado que Bernard lhe passou ao dividir suas memórias com ele.
Nesse intermeio entre aventura inventada e experiência vivida, destaco os seguintes trechos (coincidentemente, vindos da mesma página):

?Para onde vão os mortos? Para todos os lugares onde possamos nos lembrar deles. Especialmente para as estrelas. Pois elas nunca param de nos seguir, elas dançam e brilham na noite, bem em cima de nós.?
?Pois a vida, como um romance, deve ser uma aventura. E as aventuras são as férias da vida.?

Recomendo muito!

Gi.Mendes.Ap 12/12/2023

Drama com mistério!
Um assassinato acontece no quarto 622 de um hotel luxuoso, durante a festa anual de um banco suíço, que iria anunciar seu novo presidente. A polícia não consegue concluir a investigação com as pistas encontradas.
15 anos depois, Joël se hospeda no mesmo hotel durante uma viagem realizada para lidar com o luto pela perda de seu editor e o término de seu relacionamento. Porém, sua viagem de férias acabam tomando outro rumo, quando ele se vê investigando o mistério por trás do assassinato que ocorreu tantos anos antes.

Nessa leitura vamos ter três tempos diferentes onde os acontecimentos são intercalados: os anos antes do assassinato no hotel; alguns dias que antecedem o assassinato no evento anual, até alguns meses após o ocorrido; e os dias atuais da investigação de Joël. As informações são fornecidas em pequenas parcelas, o que manteve minha curiosidade e me fez criar teorias até as últimas páginas.

Gostei da criação dos personagens, que achei bem dramáticos e em certo momento dá até raiva (Anastásia, chata com força). Esse drama todo acabou sendo muito interessante e me prendeu bastante. A motivação de cada personagem é bem explicada e o autor não distribui parágrafos atoa, todas as informações são relevantes para o entendimento do livro.

Sobre a conclusão de Joël como um personagem dentro da trama, eu achei bem legal. Mas achei o final corrido, pois ao longo da leitura as informações são fornecidas aos poucos e o final parece que foi jogado para um encerramento que fosse bem conveniente (me faltou explicações sobre as decisões finais da Anastásia e a atitude da mãe dela no final não condiz com a demônia que vemos o livro todo).

Em suma foi uma leitura cativante e divertida, que eu recomendo para quem gosta de um mistério!
Fabio 13/12/2023minha estante
Mais uma bela resenha, GI!
Fiquei ainda mais curioso!!!

Gi.Mendes.Ap 13/12/2023minha estante
Fabio, fico feliz que tenha despertado sua curiosidade! Já planejou o início dessa leitura?

Fabio 15/12/2023minha estante
Já sim, Gi!?
Era para iniciar esse mês ainda, mas acabei iniciando o "Aliciador", mas em janeiro estará na minha lista sem falta!

Altina 10/12/2023

Amei esse livro! Vale a pena a leitura!
"A vida é um romance que já sabemos como termina: no fim, o herói morre. Por isso, o mais importante não é como nossa história acaba, mas como preenchemos as páginas. Pois a vida, como um romance, deve ser uma aventura. E as aventuras são as férias da vida."

O Enigma do Quarto 622
Joël Dicker

Andrea Lacombe 10/12/2023

?Eu diria q essa é uma história de amor, pq é isso que muitas vezes levamos a crer durante a leitura. O personagem principal é surreal ! E a história policial desse drama é digno de novela mexicana. Mas olha, a história é muito boa. Só cuidado pra não se perder?

Anabeezus 04/12/2023minha estante
Também fiquei muito confusa em como os dois se reencontraram, como se nada tivesse acontecido. Acho que, como no final descobrimos que toda a história foi imaginação do personagem Joël, talvez o casal se reconciliar tão fácil era uma fantasia dele, o que ele queria que acontecesse com ele e Sloane

Maria Vai Com os livros 02/12/2023

Uma obra com umas 60 páginas a mais
É uma mistura interessante que o autor vez ao usar sua vida com outra história. Perto do meio para o fim eu já imaginava o que seria o final FINAL. Mas foi um bom livro. Começou meio lento, mas depois que pegou o ritmo ficou bem legal, soube instigar bem minha curiosidade. Tem algumas cenas que só acontecem por que o autor quer e não por que tem algum sentido mas no geral é uma boa história de suspense investigativo.

Mikael_13 29/11/2023

Foi o meu primeiro contato com a escrita do autor, e posso dizer que foi uma experiência muito positiva. O único ponto negativo na história é um toque mirabolante demais que envolve um dos personagens.

nifontana13 29/11/2023

Na maior parte do tempo, muito bom! Teve uma pequena parte que pareceu um pouco mais arrastado, mas passou rápido. Livro interessante, nos deixa presos querendo descobrir cada mistério.

Alice 26/11/2023

Gostei muito não. Demorou de engatar, não gostei das personagens, não me conectei com nenhum deles.

O vai e vem do tempo também ficou mui chato e repetitivo, toda vez que chegava numa parte interessante mudava o foco e não de uma forma que te instiga a continuar lendo. De todos que li do autor esse foi o que menos gostei