Ventos de Mudança

Ventos de Mudança Beverly Jenkins

Resenhas -

Emanuelle189 15/05/2023

Esse livro trás os famosos clichês de romance ao mesmo tempo que os destrói. É muito interessante ver a história dos Estados Unidos que é bem diferente do que eles pregam. É uma história linda.

Tainara76 07/05/2023

Fazendo o possível
A libertação dos escravos nos Estados Unidos trouxe muita esperança e uma falsa sensação de mudanças melhores. O que se seguiu foi uma onda de preconceitos e marginalização dos recém-libertos. Pessoas negras não podiam compartilhar os mesmos ambientes que os brancos, não tinham direito à educação e muitas pessoas consideravam que eles deviam sim trabalhar muito, receber pouco e ficar gratos por isso. E, esses brancos, matavam sem nenhum medo, pois não recebiam nenhuma punição.
A falsa liberdade escancarou muitos outros problemas, e os políticos e a polícia não se importavam em melhorar o sistema. Nessa época, em Nova Orleans, vivia os Le Veq, uma família tradicional que não sofria tanto os abusos de pessoas brancas porque eram ricos. Descendentes de piratas e com um espírito indomável, eles lutam contra as injustiças e tentam melhorar as coisas pelo menos um pouco.
Drake Le Veq é um arquiteto envolvido nas causas sociais do país. Um dia voltando para a casa da família ele salva Valinda Lacy que estava sendo atacada por supremacistas.
Valinda é professora e está em Nova Orleans para ensinar ex-escravizados. Uma série de eventos a faz conviver com a família Le Veq e logo ela percebe que essas pessoas são muito diferentes da sua própria família e Val ganha ainda mais força para seguir seus sonhos.
E logo Drake e Val começam a desenvolver sentimentos mais profundos um pelo outro, mas é difícil para ela lidar com algo que ela nunca vivenciou.
Esse livro não fala apenas sobre as questões com ex-escravizados que aconteciam na época, mas relata também o papel que era designado para a mulher, independentemente da cor da sua pele.

Camila.Vieira 04/05/2023

Meu 2° favorito do ano
Valinda é uma mulher negra que está vivendo em Nova orleans no sul dos Estados unidos, uma época rumo a guerra civil.

Valinda é o tipo de mulher determinada, forte, que corre atrás do que quer, do tipo que foge dos padrões da época e para conseguir sua liberdade, ela e seu melhor amigo fingem um noivado para não ter que assumir um pretendente qualquer o momento em que seu pai fosse escolher um candidato para ela.

Em nova Orleans, lugar super agitado, Valinda tem como missão ajudar os ex escravizados através dos estudos porém o que era um sonho se torna um pesadelo, até que certo dia suplemacistas destroem sua escola e tentam atacar ela e aí que ela vai para nos braços de um homem maravilhoso, tudo de bom, Drake Leveq (não consegui superar ele ainda, que HOMEM).

Drake veio de uma família de mulheres fortes, então logo se vê perdidamente apaixonado por Valinda, pela sua determinação. Valinda além de tudo não acredita em amor, porque o costume da época eram os casamentos arranjados e aqui na história ela se vê Balançada por Drake, e irá experimentar sensações que ela não acreditava que poderia existir.

Esse livro está um sabor, que escrita maravilhosa, as provocações de Drake e Valinda, meu Deus, me fizaramm suspirar e ficar toda boba e feliz por eles.

Daocalia 29/04/2023

Toda mulher merecia um Drake
Eu comecei com zero expectativas e sem nem saber sobre o que se tratava o livro !! E é uma delícia do início ao fim, muito bem escrito e muito reflexivo, foi um prazer ler esse livro e recomendo demais a leitura !!
Camila.Vieira 04/05/2023minha estante
Concordo plenamente com, por mais Drakes do mundo rsrsrsr

Bia 27/04/2023

Não sei por onde começar meu comentário. Creio que dizer que é um livro importante, especialmente por trazer inclusão para os ainda pouco inclusivos romances históricos é uma boa. Adorei a parte histórica do livro, as citações aos movimentos sociais e como o período pós-escravidão foi relatado e apesar de trazer temas difíceis e muito dolorosos, a autora conseguiu equilibrar com a leveza típica dos romances de época. Os personagens principais são maravilhosos e a família LeVeq é incrível. Infelizmente, creio que na trajetória final do livro a autora correu um pouco e perdeu de desenvolver melhor o relacionamento dos protagonistas e ainda acrescentou dramas rápidos e sem objetivo. Enfim, senti que o final do livro foi muito corrido e isso me incomodou bastante, mas de toda forma, é um livro bom, fluido, divertido e que traz personagens maravilhosos, assim como uma narrativa cativante e eu indico para todos que gostam do gênero. Quero ler a continuação!! ??

Teff 23/04/2023

Drake Gostoso
Que livro gostosinho, um contexto um tanto pesado porém eu amei demais, que personagem forte, gosto de personagens rebeldes que desafiam o sistema, e o Drake que homem gostoso em vários sentidos, dei algumas risadas com a parte hot mas adorei mesmo assim, livros assim fazem eu pensar que deveria ler mais romances de época.
E acho importante mostrar como era realmente a situação de pessoas recém libertas e que tinha diferentes até entre pessoas da mesma cor por conta de dinheiro e status social.

Flavia Flavitchia 23/04/2023

Romance de época com temas importantes
Gostei bastante! Aborda temas importantes como racismo e empoderamento feminino - não com profundidade, além de ter um romance romântico ?
Ótima leitura para descontrair

mamasaturn 23/04/2023

Um romance de época que tem bastante bagagem histórica e muito importante (foi um dos motivos de ter escolhido ele para ler). o romance é bom, as relações com os personagens são muito boas e até divertidas as vezes, os protagonistas são incríveis mas algo sempre me incomodava: os diálogos. a maneira como a autora escrevia todos os diálogo parecia ser muito corrido, não era mostrado o comportamento, as emoções dos personagens e isso fez com que eu perdesse o tato com os personagens.

astoces 20/04/2023

Foi uma leitura bastante agradável e boa. porém, não me prendeu como eu gostaria. gostei muito dos diálogos entre a val e o drake. gostei muito

Gabriella.Thomaz 18/04/2023

Me fez refletir bastante
Um livro forte, com marcos históricos e que traz muitas reflexões.

Drake é um amorzinho, super família e protetor. Valinda é determinada e sempre corre atrás dos seus sonhos.

O casal é muito fofo, tem química e torci muito por eles, mas achei as falas meio rasas e sem emoção. Isso me incomodou um pouco na construção do romance.

Mostra a luta, o sofrimento e a injustiça que os libertos - ex escravizados - passam. Indignação define o que senti lendo essas partes do livro.

É sobre violência racial, sobre a busca por direitos iguais, sobre a luta pelo preconceito, sobre o sonho de aprender a ler e a escrever.

É forte, fluido e intenso. O final é corrido, mas nada que atrapalhe a história. Tem representatividade negra e LGBT+ e deixa muitas lições.

?? Alerta de gatilho: racismo

Gabi Mercês 14/04/2023

Uma história de luta, mas também divertida e encantadora. O texto é bem fluido e a leitura rola com facilidade

Roberta 13/04/2023

Trecho do livro
"- O que é o amor, Cole?
- Sentir saudades quando se está longe. A alegria ao acordar toda manhã e saber que aquela pessoa está lá e quão abençoado você é por terem mais um dia juntos. Querer o melhor para ele e ele querer o melhor para você. O amor significa muitas coisas, Val, grandes e pequenas."

Larissa 08/04/2023

Foi o primeiro livro que li sobre uma mulher negra sofrendo preconceitos, já li sobre muçulmanas, indianas e outras mas nunca uma negra! Adorei! Eu me vi na personagem e o preconceito ainda hoje é enorme!

Patty 07/04/2023

Fico feliz em ler um livro com personagens negros, é tão raro de ver por aí, só não dei 5 estrelas porque a história não teve o borogodó e a escrita da autora é um pouco simplória, tem partes muito bobas a nota 4 foi mais pela parte da Valinda professora e a história da época da abolição o romance foi legal de ler, mas bem morno.

umanatalense 05/04/2023

“Tudo o que Val queria era ensinar e, assim, fazer a diferença na vida das pessoas”.
A minha primeira leitura de abril foi incrível! “Ventos de Mudança” é uma trama que se ambienta após a Guerra de Secessão e o decreto de Abraham Lincoln, que aboliu a escravidão nos Estados Unidos. Acompanhamos a luta da professora Vanilda Lacy, que viaja para Nova Orleans a fim de ajudar a comunidade de ex-escravizados a sobreviver e progredir através do estudo.

Após a escola que ela montou ser destruída por um grupo de supremacistas, ela conhece o capitão Drake LeVeq. Juntos, eles enfrentam inimigos poderosos que ameaçam a sua liberdade e as conquistas de direitos das pessoas pretas daquela cidade.

Esse livro consegue contextualizar de forma fácil um período muito conturbado da história americana; ele retrata um outro país, mas é super válido para ajudar a entender a origem do racismo e preconceito de gênero que ainda afligem a nossa sociedade.

Beverly Jenkins fez uma extensa pesquisa sobre as batalhas por direitos civis nos EUA, “Ventos de Mudança” é o resultado desse trabalho. A obra ensina e emociona muito, além de apresentar um romance delicioso.

Eu sou leitora de romances de época, mas fazia tempo que eu não lia algo tão delicado, mesmo nas cenas mais intensas entre os protagonistas, a linguagem empregada pela autora é sutil e elegante. Eu adorei essa experiência de leitura e fiquei com vontade de estudar mais a história dos direitos civis na América do Norte. Recomendo muito.

“Eu culpo você e os seus parentes piratas. Eu estava bem até conhecer a sua família e todo esse amor, toda essa paixão de vocês.”