Ventos de Mudança

Ventos de Mudança Beverly Jenkins

Resenhas -

Karol 01/08/2023

Valinda Lacy e sua busca pela liberdade
Eu amei ler esse livro, adorei a ambientação e saber mais sobre a época e tudo que esse período representou para os negros de Nova Orleans, muitas cenas me deixaram triste por conta do racismo tão pesado que sofriam nessa época e isso doeu meu coração.

Acompanhar Valinda em busca de sua liberdade e encontrado o amor no maravilhoso Drake LeVeq foi ótimo, o romance dos dois é cativante, quente e muito engraçado.

Amei acompanhar e já estou ansiosa para o próximo da série.

Maria Carolina 27/07/2023

Achei muito legal saber um pouco mais sobre a história de negros recém libertos nos EUA. No mais é o tipico romance clichê pra distrair um pouco a cabeça

bia prado 22/07/2023

Não sei se foi a tradução ou é da autora mesmo, mas achei a escrita um tanto quanto seca em algumas partes. principalmente alguns diálogos no estilo de ?obrigada. de nada? que apareceram algumas vezes no texto e que achei que deixaram tudo meio mecânico, não sei.

o romance romântico em si não é astronômico nem nada, mas gostei muito do background histórico da história. acho que foi um dos romances históricos que li que mais se preocuparam em serem verídicos com o período histórico que estão retratando e dá pra ver que há pesquisa pra escrever o livro. a autora tem a preocupação de se inteirar do mundo que os personagens estão inseridos e das problemáticas do período, não se abstendo de relatar as partes feias e grotescas da história (ao contrário de quase todas as autoras do gênero na real kkk). então, gostei dessa parte política e das críticas sociais e como tudo isso se interliga com o romance em si.

a história do casal é bem leve e fofa, mas realmente o contexto histórico impede que tudo sejam flores e, na verdade, gostei de ver um romance inserido nesse contexto pós-abolição nos EUA. realmente foi diferente dos outros que já li e fico grata por isso.

vou continuar lendo os livros da autora sim, mas provavelmente lerei no original daqui pra frente. (apesar de achar as capas nacionais lindas demais!)

Gabimirandda 19/07/2023

Tinha potencial pra ser mais emocionante
Fiquei bem empolgada por ser um romance de época com protagonistas negros, e esse foi o principal motivo que me levou a comprar os dois livros dessa série mulheres pioneiras, porém quando eu falo sobre romance de época eu miro na Jane Austen, e nesse eu acabei acertando na Julia Quinn, e isso foi desconfortável porque não tem estou acostumada a certos episódios recorrentes nos romances que leio, mas enfim.

A parte histórica que é citada no livro sobre o período de libertação dos negros na escravidão nos estados unidos, a luta em dar apoio e assistência aos libertos, mostrando que o governo precisa fazer muito mais além de não permitir a escravidão, mas também inserir essas pessoas de forma justa na sociedade. A protagonista se dedica em alfabetizar crianças e adultos, independente da idade e gênero, para conseguirem ter um futuro melhor, e a forma como encara a família e deixa de lado seu ?conforto? para ajudar os outros foi algo muito bonito de se ver, gostei muito dessa parte da história.

Nina 16/07/2023

Me senti realizada
"Sonhos não podem se tornar realidade se você não sonha-los"
É muito gratificante você se sentir representada por uma personagem quando lê um livro. Foi exatamente isso que senti ao me deparar com esse livro e durante a leitura. Nunca tinha encontrado um romance de época com um casal afrocentrado, e agora posso dizer que estou bem feliz.
Achei incrível também o fato da autora entregar tudo nos acontecimentos históricos e descrever tão detalhadamente sobre a cultura africana.
Só um autor preto consegue passar tão bem o que é a dor do racismo e o impacto que a escravidão teve na formação da nossa comunidade. Então bem mais do que entregar os clichês presentes nas obras de época, esse livro consegue entregar uma história riquíssima sobre empoderamento feminino, auto descoberta e amor.
A leitura é fluída, cativante e consegue te fisgar... Com certeza estou ansiosa para o próximo livro da série.
lio 16/07/2023minha estante
aaa fiquei com vontade de ler! o que me afasta em livros de época é as personagens serem majoritariamente brancas, e quando não são apagam toda a história daquele grupo. vou dar uma chance para esse.

Nina 17/07/2023minha estante
Sério, vale super a pena. Tem pouquíssimos personagens brancos nesse livro e retrata bem o racismo da época.

Yasmin.Martins 13/07/2023

Resenha @booksandmore12
Ventos de Mudança, publicado pela @editoraarqueiro em 2021, é o primeiro título da série Mulheres Pioneiras.

Logo após o fim da Guerra Civil, Valinda Lacy, uma professora preta que ajuda na comunidade de ex-escravizados, sente que a "liberdade" veio com muitos perigos. Após ser atacada por bandidos supremacistas e ver a escola que montou com tanto amor ser destruída, ela acaba indo parar nos braços de Drake LeVeq, um arquiteto que nasceu em Nova Orleans e tem a vontade de reconstruir a cidade. Ele, que cresceu em uma família de mulheres fortes e independentes, admira a coragem de Valinda e deseja protegê-la, mesmo ela sendo noiva de outra pessoa. Valinda, que não ama seu noivo (não da maneira que gostaria de amar), não acredita em casamentos, pois as mulheres de sua família nunca foram felizes no matrimônio. Será que eles conseguirão superar as adversidades em nome do amor?

Eu li esse livro em apenas 2 dois. Fiquei imersa na história dos dois e amei os personagens. Gostei muito de acompanhar a construção do relacionamento de Val e Drake e de ver o quanto Val é uma mulher corajosa. Amei o fato da protagonista ser professora (uma das profissões que mais admiro).

Mesmo sendo um clichê, é uma leitura bem fluida, com um ponto histórico importantíssimo e que tem que ser debatido. Apesar de ser apresentado com tanto cuidado ao leitor, a parte histórica foi finalizada com um pouco de pressa, estava tão imersa nesses pontos, que desejava saber mais. Além de tratar sobre os temas políticos e o quanto a falsa liberdade dada aos escravos escancarou inúmeros problemas, o livro traz à tona qual era o papel da mulher na sociedade da época e o quanto mulheres como Val mudaram o rumo da história, seja na sociedade como um todo ou apenas dentro da sua comunidade.

É uma ótima indicação pra quem gosta de romances históricos e procura uma leitura rápida, mas que traz temas importantes, junto com um casal cheio de química.

Dominike @dominike_leituras 08/07/2023

Adorei!!!
Esse livro retrata "a trajetória de uma professora preta [Valinda] vivendo no Sul dos Estados Unidos durante o período caótico que se seguiu à Guerra Civil".

E, durante essa trajetória, vamos acompanhar Valinda em busca de seu sonho (dar aulas) e suas descobertas sobre si mesma e sobre o amor. ?

A leitura desse livro foi encantadora. Adorei o romance, o amadurecimento de Valinda, e o contexto histórico foi bem apresentado.

Laine 21/06/2023

Romance
Um dos livros que mais demorei pra ler. No início não curti e a história não me prendeu. Nós 70% da história foi que compreendi melhor e comecei a gostar da leitura :)

Deyseane0 12/06/2023

O livro me surpreendeu positivamente, apesar de algumas falhas. Seus personagens são apaixonantes, uma narrativa fluida e uma abordagem politica cativante.
A protagonista apresenta uma determinação um tanto quanto limitada ,devida as restrições da época , entretanto ao decorrer da história ela vai ganhando mais confiança ao se deparar com outros personagens igualmente fortes que a inspiram e motivam. A forma como a escritora constrói o romance ao mesmo tempo que à evolui nos deixa ainda mais encantados com a história. O casal principal é muito bem construído, são apaixonantes, encantadores e inspiradores.
A trama política é muito interessante, tendo um contexto histórico muito enriquecedor, porém a maioria de seus desfechos foram encerrados de maneira rasa , o que é realmente triste , já que o tema abordado foi construído de modo cativante para o leitor.
No geral gostei muito e indicaria , é um livro que, apesar de alguns pontos que não me agradaram, me deixou envolvida durante minha leitura e me cativou do inicio ao final.
Maria7656 12/06/2023minha estante
Quero ler agora

abacaxeira 30/05/2023

Cuotes
"Todos nós agimos como crianças às vezes quando estamos magoados."

"Sonhos não podem se tornar realidade se você não sonhá-los."

"Porque eu vejo uma mulher se contentando com uma pequena fatia do bolo quando poderia tê-lo inteiro."

"Tudo bem. Não estou aqui para aprender. Só estou aqui porque posso estar. Passei minha vida toda querendo ler. Se os fazendeiros não queriam que aprendêssemos, imaginei que era porque isso nos daria poder."

"Admitir estar errado é sempre difícil para um pirata, mas por você? Eu faria isso centenas de vezes."

Vitoria_Vick 26/05/2023

Gostei bastante!
Gostei bastante desse livro, bem diferente de todos os romance de época q eu já li, na vdd eu creio q esse livro entra como romance histórico, os temas tratados são importantes demais, ela usou alguns moderadamente. Amei o casal, que química maravilhosa, todo mundo tinha q ter um Drake na vida e todas as mulheres tinha q ter um pouquinho de Valinda no sangue.
Queria q os outros livros dessa série fosse dos outros irmãos, acho que não vai ser assim, uma pena, mas super indico essa obra, livro sensacional.

Vanessa.Coimbra 25/05/2023

Este é um romance de época que se passa nos Estados Unidos pouco depois do fim da guerra que pois fim a escravidão é nos trás personagens negros em diferentes contextos sociais, a personagem Valinda é forte e decidida. Gostei muito da leitura.

skuser02844 21/05/2023

Diferente de todos os romances de época que já li!
No ano de 1867, Valinda Lacy, nascida e criada em Nova York, está em uma missão em Nova Orleans, ser a melhor professora para os recém libertados escravos que estão constantemente atrás de estudos para um futuro melhor e de liberdade. O celeiro e os livros didáticos de Valinda são destruídos por homens ruins, e ao tentar escapar deles, ela conhece o seu salvador, Drake LeVeq, um homem muito gentil, vingador, engraçado e sempre disposto a ajudar o próximo.
Em um momento infeliz, Val se vê obrigada a solicitar a ajuda de Drake novamente, ficando hospedada na casa de sua mãe. Ao perceber sua família unida e amorosa, Val deseja que pudesse ter o mesmo, mas na família que cresceu, aprendeu que nunca teria um casamento por amor.
Drake se vê cada vez mais encantado e atraído pela beleza e personalidade forte de Val, fazendo questão de lhe mostrar isso a cada vez que se veem, porém, ele sabe que não pode ir muito adianta, pois Valinda é comprometida a outro, e seu noivo está prestes a chegar em Nova Orleans e levá-la embora. Já Val, está mais do que disposta a abrir sua escola novamente e experimentar o que não terá em seu casamento, com o seu herói.