Ventos de Mudança

Ventos de Mudança Beverly Jenkins

Resenhas -

Leonara 03/05/2024

Ventos de Mudança
É a primeira vez que li um livro que a perspectiva negra é o centro da trama e norteia toda história.
Eu esperava muito horror diante dos fatos que a leitura me traria, visto que foi ambientada em um evento histórico real da libertação de escravos no sul dos Estados Unidos, se não é agradável ser negro no sul atual, imagina  para um recém liberto naquela época.
Entretanto, a trama é bem alegre e os personagens são bem "animadinhos " lembra a série Brighton, é claro que tem momentos sofridos e de tensão, mas ocorrem de forma rápida demais, se tivessem sido melhor explorados deixariam a história linda, só que isso não aconteceu.
O que eu mais gostei foram os fatos históricos, revelando que os negros libertos e os que nasceram livres, apesar da época sombria que se encontravam, lutavam todos os dias para que a tirania não os deixassem preso nas correntes que já tinham sido quebradas.

Giih 24/04/2024

Sem palavras...
Que livro perfeitamente perfeito. Essa escolha foi bem especial. Quando o vi em uma loja de livros no shopping e li a sinopse, me apaixonei pela história. Foi meu primeiro contato com a Bervely e amei a forma como ela transformou em palavras cada sentimento, reação, cada episódio. Ansiosa pelo livro 2.

Maria.Eleci 22/04/2024

Amoooo
Fiquei imaginando um drake levei, na vida real.
Torcendo pela Val, então até me tornei amiga da valinda.

Julia 22/04/2024

Que leitura gostosa, uma história instigante e mostra a força de várias mulheres independente das situações em que se encontra. E ele perfeito sempre acompanhado e ajudando ela.

Becca0 16/04/2024

Início promissor... Mas só o início mesmo. ?
Início promissor. Porém, abruptamente, a autora partiu para uma sequência de atropelos e a história tornou-se acelerada e rasa.
A história se passa em um período pós-libertação dos escravos. Alguns acontecimentos surgem, pois se não o livro teria 83 páginas. ? Maaas, nada muito marcante e crível.
PS.: aaaaahhh os irmãos LeVeq aqui salvaram muitas passagens. As tiradas e o relacionamento dos irmãos são deliciosos de acompanhar. Maaas, não tanto para me fazer querer continuar a série.

Carol Guimarães 16/04/2024

Ventos de Mudança nos conta a história de Valinda e Drake.

Valinda saiu de Nova York para Nova Orleans, dar aula para ex-escravos que agora são livres.
Ela conhece Drake depois que ele a defende de atacantes que tentam destruir a escola onde ela ensina adultos.

Drake tem uma grande família unida e amorosa e que é muito bem-sucedida. É muito divertido ler as interações dele com a família.

Que experiência incrível foi essa leitura, e já posso colocar ele entre os melhores que li esse ano.

O romance entre os personagens é delicinha de ler, aquela atração desde o início, o flerte a cada encontro, o desenvolvimento do sentimento no desenrolar da história.

E o cenário histórico onde aconteceu tudo isso é o tempero principal para tornar esse livro ainda mais incrível.
Amo romances de época, e ler um que foge tanto dos padrões do cenário que estamos habituados e que nos mostra uma outra parte da história, me fez amar ainda mais esse livro.

A autora nos quebra o coração em alguns momentos quando ela nos mostra como era a segregação racial naquela época.

O final foi é um pouco corrido, mas não mal desenvolvido, podia ter 300 páginas que eu leria sem reclamar.

Recomendo a leitura e como eu disse em um dos meus Sprint, quero ler até a lista de compras dessa autora.

Sandra.Voltolini 01/04/2024

Leitura gostosa e impactante!
Oii, passando para indicar um dos romances que eu mais gostei de ler!

Valinda Lacy é uma mulher negra que ensina ex-escravos a ler e a escrever numa comunidade de Nova Orleans. Após a Guerra Civil Americana eles se tornaram livres no Sul como já eram no Norte. Mas, apesar do povo negro ser livre, eles viviam separados do povo branco e ainda passavam por muitas dificuldades.

Um dia supremacistas brancos invadem e queimam a sala de aula de Valinda, e tentam atacá-la. Mas, neste momento o capitão Drake LeVeq aparece.

?MEUS PITACOS

Esse livro me surpreendeu positivamente e ganhou destaque na minha estante por sair de um lugar comum. É um romance de época/histórico fora de Londres e com representatividade negra. É o primeiro volume da série Mulheres Pioneiras e transporta o leitor para a cidade de Nova Orleans, logo após o final da Guerra de Sucessão.

O protagonismo negro é muito presente e mostra pessoas fortes que lutam por seus direitos e ajudam a melhorar a vida de todos. As mulheres também ganham muito destaque e são o ponto alto da história. A mãe de Drake é incrível, que mulher!!

Valinda, é corajosa, idealista e leal. Sempre luta por seus sonhos e não desiste, apesar das adversidades. Ela é rebelde e encantadora.

Drake LeVeq é um dos meus personagens masculinos favoritos. Ele é generoso, forte, trabalhador, seguro, cavalheiro e lindo. É capitão e tem origem pirata. É um ?homão? mesmo!!!

A narrativa é fluida, leve e envolvente. Quando vê, já terminou o livro. Isso talvez tenha deixado o final um pouco corrido e alguns assuntos se resolveram com muita facilidade.

É uma leitura que traz informações e riqueza histórica a cada página. Um panorama histórico e social junto com a construção de um amor que deixa o coração muito quentinho.

Essa foi uma leitura muito gostosa, mas ao mesmo tempo impactante e cheia de reflexões. Quero ler o próximo livro em breve!

Se gosta de histórias com esse tema eu recomendo demais esse livro!

4,5 ?

?Você já leu esse livro? O que achou?

Muita luz e até a próxima! Bye
Jocasta | @curtaleitura 02/04/2024minha estante
Adorei esse!

Marcos 29/03/2024

Adorável! Val e Drake são tudo!
Minha estreia no mundinho de romances de época! Eu decidi escolher esse pois já de cara o nome me chamava a atenção. Queria um livro onde a protagonista fosse forte e determinada mesmo que a época fosse contra isso. Em ?Ventos de Mudança? eu tive isso! Val é uma mulher que conviveu com um pai machista e controlador que tentava a todo custo fazê-la desistir de procurar aprender disciplinas, escrever e ler, mas ela era rebelde e o desafiava mesmo assim.

Com o cenário depois do fim da escravidão, alguns supremacistas não aceitaram isso tranquilamente. Alguns momentos beiravam o sadismo e infelizmente acontecia com frequência naquela época e ainda hoje ocorre. Uma protagonista preta e que desafiava a sociedade ao tentar ensinar, não era algo fácil. Supremacistas queimavam escolas e violentavam professoras, e é um desses contextos que Val conhece Drake.

A conexão entre os dois é instantânea, mas Val é prometida a outro. O livro não aborda um triângulo amoroso e isso me agradou bastante e me deixou bem surpreso como a autora decidiu abordar essa questão. É um livro fácil de ser lido, peca um pouco no aprofundamento dos acontecimentos, mas nada que de fato seja um empecilho na hora de ler. Achei uma história boa para ter um coração quentinho e ao mesmo tempo se conscientizar sobre o assunto.

beabernardo 16/03/2024

Que romance lindo!
História envolvente , e também verídica, retratando de como os negros sofreram após a abolição no EUA.
O casal é maravilhoso, e o que eu mais amei é a parceria dos dois , admirável ??

Clarissapraia 06/03/2024

Amor em tempos difíceis
Nunca tinha lido um romance que carregasse tanto peso histórico como esse e me surpreendi porque gostei.

O livro mostra como o amor era nos tempos após a escravidão. Como a população negra estava se reerguendo e lutando pelos seus direitos.

Me conectei muito com os personagens principais da história. E já estou louca para as continuações.

Foi uma bela surpresa esse livro. Recomendo demais. A única coisa que senti falta foi um casal inter-racial, nem que seja secundário, para mostrar como eles tentavam viver seu amor.

aally_souza 29/02/2024

"Vai perder um amor, rejeitar um amor, encontrar um amor"
Ventos de mudança é um livro bom, a leitura não é cansativa, o que deixa "gostoso" de ler. Além de desenvolver o romance, aborda diversas temáticas importantes no decorrer da história.
Porém, o livro poderia ser mais longo e menos corrido. O início foi um pouco "calmo", mas depois ficou bem apressado e muitas coisas aconteceram em um curto espaço de tempo.
No mais, é um livro bom, recomendo a leitura e (provavelmente) leria novamente.

Monaliza.Moraes 23/02/2024

Favoritado! ??
Quando eu comecei a ler esse livro, não estava muito no momento de lê-lo, a leitura não estava me prendendo, não estava fluindo? resolvi deixar ele de lado e voltar em um outro momento.
Eis que volto e: NÃO CONSEGUI MAIS LARGAR!!!!!

É um romance de época que vai nos entregar muito mais do que um romance: vamos ver também um pouco de como foi a luta pela liberdade durante a guerra de secessão! (Simm!!! Vamos aprender história!).

Eu to encantada, apaixonada por esse livro, pela escrita da autora, por tudo!!!!! So leiam!!!

Lorena 21/02/2024

Gostei bastante, mas...
É uma história que é enriquecida pelos fatos históricos e a época q se passa, gostei dos protagonistas. Porém n posso negar q as cenas poderiam ser melhores descritas, assim como os cenários. Por vezes ela joga uma situação e corre com ela pra concluir sem trabalhar bem a cena e os conflitos delas, meio q as esvaziando, se não fosse por isso certamente daria mais estrelas