Ventos de Mudança

Ventos de Mudança Beverly Jenkins

Resenhas -

aally_souza 29/02/2024

"Vai perder um amor, rejeitar um amor, encontrar um amor"
Ventos de mudança é um livro bom, a leitura não é cansativa, o que deixa "gostoso" de ler. Além de desenvolver o romance, aborda diversas temáticas importantes no decorrer da história.
Porém, o livro poderia ser mais longo e menos corrido. O início foi um pouco "calmo", mas depois ficou bem apressado e muitas coisas aconteceram em um curto espaço de tempo.
No mais, é um livro bom, recomendo a leitura e (provavelmente) leria novamente.

Monaliza.Moraes 23/02/2024

Favoritado! ??
Quando eu comecei a ler esse livro, não estava muito no momento de lê-lo, a leitura não estava me prendendo, não estava fluindo? resolvi deixar ele de lado e voltar em um outro momento.
Eis que volto e: NÃO CONSEGUI MAIS LARGAR!!!!!

É um romance de época que vai nos entregar muito mais do que um romance: vamos ver também um pouco de como foi a luta pela liberdade durante a guerra de secessão! (Simm!!! Vamos aprender história!).

Eu to encantada, apaixonada por esse livro, pela escrita da autora, por tudo!!!!! So leiam!!!

Lorena 21/02/2024

Gostei bastante, mas...
É uma história que é enriquecida pelos fatos históricos e a época q se passa, gostei dos protagonistas. Porém n posso negar q as cenas poderiam ser melhores descritas, assim como os cenários. Por vezes ela joga uma situação e corre com ela pra concluir sem trabalhar bem a cena e os conflitos delas, meio q as esvaziando, se não fosse por isso certamente daria mais estrelas

Lay 13/02/2024

Drake e Valinda <3
Se nos livros de Alyssa Cole, consigo acompanhar o período em que os negros ainda eram escravizados nos EUA, aqui conseguimos acompanhar o pós. E vemos que, como o esperado, nao foi o suficiente.
Reinserir os mesmos na sociedade foi muito difícil, ainda viver com o medo do preconceito, da raiva e corrupção. A mocinha incrível, batalha pra levar o ensino o máximo que ela consegue, e o fato deles aprenderem ler era ouro!!
Eu gostei muito da leitura, Drake LeVeq é um homao! E gostei mt da sua familia, fiquei querendo ler a hist de Sable e Rai.
Eu gosto quando a hist tem uma resolução rápida e sem muita enrolação. Mas poderia ter mais detalhes em algumas situações.
Com certeza é uma leitura feita pra reler no futuro! É tocante, é leve e tb sedutor! Recomendo

Andrea238 09/02/2024

Fabuloso
Válinda uma professora que vai para o Sul lecionar aos ex escravizados , depois da guerra da secessão
Drake um homem rico, lindo e nunca fora escravizado
Suas vidas se encontram após um ataque sofrido por Valinda e Drake ajudá-la

Carol :D 05/02/2024

Ventos de Mudança
Aquele romancinho safado que a gente gosta, com militância sobre racismo e feminismo. Contempla os dois mundos! Amei!

Karen.L.P 04/02/2024

Amei
Um livro de muita representatividade. História fluida. Sem enrolação. Casal muito bonito. Quero muito ler o segundo. Val é muito corajosa.

Mariana113 31/01/2024

Fácil, rápido e cheio de contexto histórico
Foi o primeiro livro que eu li da autora, e eu gostei bastante! Senti falta em alguns momentos de descrições mais precisas, mas você consegue se conectar com as personagens com uma facilidade que poucos livros possuem!

Beverly tem uma magia, eu diria. A leitura flui rápida e fluída como um rio a noite. Gostei muito!

Cami @leiturizar 23/01/2024

Ah, se esse gazebo falasse...
Com a guerra que aconteceu no Sul dos EUA, os fazendeiros se renderam e ocorreu a abolição da escravidão. Agora, pretos libertos e nascidos livres encaram o desafio do que fazer com suas vidas após o fim de seus trabalhos escravos.

Valinda Lacy é uma jovem sonhadora e professora preta que se muda para Nova Orleans para ensinar essas pessoas a ler e escrever, porém vê seus sonhos destruídos por bandidos supremacistas e na tentativa de fugir, acaba cruzando o caminho com Drake LeVeq, o capitão da guarda.

Não se enganem achando que vão encontrar um romance fofinho aqui. A história narra momentos difíceis, zonas de conflito por toda a cidade. O preconceito estampado nos rostos das pessoas brancas. A dor de muitos personagens é palpável. É impossível não se emocionar com essa leitura.

Drake e Valinda tem uma química eletrizante e que começa de forma tranquila. Eu amei demais acompanhar a evolução do sentimento desses dois.

O livro traz uma mensagem importante sobre o preconceito, ainda mais em um lugar onde se perpetrou por anos e anos afinco. Infelizmente ele ainda existe, mas quero acreditar em dias melhores e que estamos caminhando para um mundo antirracista.

O final me deixou com o coração quentinho e desejando um pirata pra mim.

Tacia7 22/01/2024

ENCANTADOR
Ventos de Mudança, 1° livro da série Mulheres Pioneiras, de Beverly Jenkins, é um daqueles livros que tem tudo que uma excelente leitura precisa ter. Primeiro contato com a escrita da autora, que me encantou com a mestria da sua escrita. Nesse primeiro livro, todo o enredo é muito bem desenvolvido, além de fluído, é um aprendizado! A história se passa, alguns anos, após a guerra civil. Como negra, ver o quanto de injustiça a minha raça passou, mesmo em outros contextos atuais, ainda passa, é revoltante! Faz-me querer ler mais histórias como esta. O título já diz tantas coisas, e principalmente a mensagem de que os ventos de mudança são necessários até hoje, até quando o racismo persistir no mundo. Todos os personagens, principais e secundários nos enriquecem tanto! É fascinante como a autora os desenvolvem durante toda a narrativa. Amei! Cinco estrelas! Espero que o segundo livro da série, Tempestade Selvagem sejam maravilhoso como esse foi para mim!

Agatha 18/01/2024

Agora eu quero ter um romance com um pirata!
Essa foi a minha primeira leitura da autora e, meu Deus, que mulher maravilhosa, esse livro me deixou muito entretida, Valinda é uma mulher negra corajosa e bondosa que acredita que a educação aos recém libertos é um grande poder a eles, e tão inspirador toda a jornada dela para educar as pessoas e como ela encontra Drake num momento tão aterrorizante. E que homem é esse Drake em, um grande papai urso se posso dizer ksksks, adorei como a autora descreveu todos os problemas e obstáculos que nosso povo enfrentava, quero aprender mais da nossa trajetória atravéz dos romances dela?

Pedro 07/01/2024

Um romance histórico de respeito
Um livro maravilhoso para aqueles que procuram um romance histórico sobre a Guerra Civil, protagonismo preto e protagonistas femininas fortes.
"Ventos de Mudança" foi o meu primeiro contato com a escrita da Beverly e o que eu tenho pra dizer é: eu preciso ler mais livros dela.
O modo como a Beverly abordou o período pós-guerra com sua escrita é de uma habilidade sem igual. Ela se manteve fiel ao mostrar fatos sobre o que aconteceu nessa época, e claro, sem exagerar em descrições desnecessárias e ainda trazendo um pouco da magia de Nova Orleans. Desta forma, ela criou uma ambientação com real que me transportou para dentro da história.
Sobre os personagens, o que preciso falar é que eu amei a Val e o Drake. A Val por ser uma mulher corajosa e que luta com unhas e dentes pelos seus objetivos. E o Drake por, além de ser corajoso, sem um cavalheiro maravilhoso que me arrancou suspiros. A química do casal é palpável e a forma lenta como se desenvolveu o relacionamento deles me agradou demais.
Um dos pontos que gostaria de destacar é a família LeVeq. Que grupo de pessoas incríveis, principalmente as mulheres. Eu simplesmente me afeiçoei demais a Julianna, mãe do Drake. Que mulher, meus amigos. Que mulher!
Embora eu já pudesse perceber algumas das coisas que aconteceriam, eu ansiava pela forma que se daria. E por mais que eu tenha amado a leitura, preciso dizer que a facilidade com que certas coisas aconteceram, não foi do meu total agrado.
Ademais, "Ventos de Mudança" é uma obra cheia de significados que irá abordar preconceito racial, recomeços de vida e a forma como a sociedade se comportava em uma época como essa. Uma história que foi capaz de provocar risos, tristeza e ao final deixar meu coração quentinho.

Carol 07/01/2024

Romance de época com muitas camadas
Estou acostumada a ler romances de época, e podemos dizer que eles têm a mesma fórmula. Esse não é tão diferente, mas o que o diferencia é a troca do local. Não estamos mais na Europa, mas sim na América e em uma época em que o racismo e as injustiças com pessoas negras eram enormes, e isso muda o tom da narrativa.
Adorei conhecer Valinda e Drake Pirata. A força e determinação dela, e o charme e bondade dele. Vale também uma menção a Cole, que apesar de sua passagem ser breve, trouxe mais uma camada sobre outros tipos de preconceitos na época.
Só posso dizer que amei a leitura e vocês devem dar uma chance também!