Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Stephen Covey

Resenhas - Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Kadh0 31/07/2022

Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes.
Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes.
O bestseller os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes do autor Stephen Covey, aborda 7 hábitos que você precisa desenvolver a fim de realizar transformações duradouras.
1. Proatividade;
2. Começar com o objetivo em mente;
3. Fazer primeiro o mais importante;
4. Pensar ganha x ganha;
5. Comunicar de forma empática;
6. Gerar Sinergia;
7. Afinar o Instrumento.

Os 3 primeiros hábitos falam do seu domínio. São os que dependem exclusivamente de você.
Não evolvendo outra pessoa. Buscam aprimorar a personalidade para obter sua independência.

Os 3 hábitos seguintes tratam das relações com os outros. Ou Seja, trabalho em equipe,
cooperação e comunicação. Estão orientados a seguir a interdependência.

Os 7 hábitos só dizem a respeito você mesmo. Finalmente, esse ultimo hábito trata da sua renovação contínua que o levará a compreender e alcançar o sucesso desejado.

1. Seja Proativo
O primeiro hábito depoente somente de você. Utilize suas forças para realizar o que você mais deseja. Assim cada dia, você ficará mais e mais forte na direção do seu objetivo. Ser proativo é assumir a responsabilidade por você mesmo. O seu maior poder é a liberdade de escolha.
Tenha um Objetivo e atue dia após dia para alcança-lo;
Atente-se nas palavras que usa, há sempre uma forma positiva encaminhar sua vida; trabalhe durante 30 dias esses princípios. Coloque especial atenção naquelas coisas que possa controlar.

2. Tenha um objetivo em mente
Foque nas metas mais desejadas, tenha um objetivo e foque. Aqui deixo uma sugestão minha: Identifique quem você quer ser, social pessoal e profissionalmente. Imagine um horizonte e vá construindo pouco a pouco.

3. Primeiro faça o mais importante
Para viver uma vida equilibrada, como falamos no inicio desta resenha você tem que reconhecer que não pode fazer tudo.
Faça sempre primeiro o mais importante, já que dessa maneira você aprende a controlar sua vida com maestria, se tornando altamente eficaz.
4. Hábito: Pense ganha x ganha
O autor destaca que a maioria das pessoas têm a crença de que para alguém ganhar, alguém tem que perder.
Porém, a vida não é uma competição e, dependendo da situação, todos podem sair ganhando.
Defende que a vida pode ser uma arena cooperativa. As negociações devem ser mutuamente benéficas e satisfatórias e que as pessoas ou organizações que abordam conflitos a partir de uma atitude ganha x ganha possuem três traços de caráter vitais, que são:

Integridade: Comportam-se de acordo com o que você acredita e com os valores que defende.
Maturidade: sentimento que prioriza a nossa preocupação pelos outros, mais até do que por nós mesmo. Mentalidade da abundância: acreditar que há muitos para todos. A crença nos ajuda a pensar que as pessoas não precisam sair perdendo. Todos podem sair ganhando.

5. Comunicação Empática.
Uma comunicação empática consiste em primeiro compreender para depois ser compreendido. Escuta com empatia, você estará satisfazendo essa necessidade, que, segundo Covey, está dando “ar psicológico” ao outro.
Se ambas as partes se colocam em igualdade de condições, elas podem dialogar entre si para compreender conjuntamente a realidade, convergindo para um mesmo foco. Você precisará de tempo e prática para dominar essa habilidade, porém as recompensas são inimagináveis.

6. Crie Sinergia.
Sinergia nada mais é do que: o todo é maior que a soma das partes.
As pessoas com mentalidade ganham x ganha e que escutam com empatia podem aproveitar suas diferenças para gerar ideias e opções que não existiam antes. Consiste na cooperação e no trabalho em equipe.
Quando as pessoas começam a interagir genuinamente e estão abertas à influência do outro, começam a ganhar uma nova visão.

7. Afine o Instrumento
Covey inicia este hábito aprimorando a cuidar da saúde física, mental, social/emocional e espiritualmente, porque o maior patrimônio é, sem nenhuma dúvida, você mesmo!
O autor ressalta que você deve ser capaz de se auto renovar em quatro dimensões

Dimensão Física: praticar exercícios físicos, cuidar da alimentação, do stress, 30 min por dia você conseguirá melhorar sua força, resistência e performance mental.

Dimensão Espiritual: renovar seu compromisso com seus valores e princípios; meditação, imersão em música, literatura ou natureza.

Dimensão Mental: Renove sua mente por meio de atividade como leitura, escrita e planejamento, utilizando hábitos 2 e 3. Essa dimensão impede que sua mente responda aos atos mecanicamente, o que não é bom.

Dimensão Social/emocional: tenha como foco nos hábitos 4,5 e 6 participando de atividades sociais e melhorando o relacionamento com os outros.

A harmonia dessas 4 dimensões qualquer coisa que você faça em uma impactará positivamente nas outras, passando pelo menos uma hora ao dia, você fará dos hábitos uma parte fundamental da sua vida.
Você precisa lutar pelos seus objetivos para que eles aconteçam.
Esse processo criativo nunca acabará. Você deve continuar sempre cultivando esses hábitos pelo resto da sua vida e tudo mudará positivamente. Essa é a forma mais natural, segura, sem atalhos para alcançar o sucesso.

alexandreadscn 31/07/2022

Hábito 1 - ser proativo
Ser proativo é assumir a responsabilidade, agir e não ficar em estado reativo ou reagir diante do próximo acontecimento ou estímulo.

Hábito 2 - começar com o objetivo na mente
(Princípios de Liderança Pessoal)
Desenvolver o hábito da liderança pessoal, para isso você tem que ter um objetivo em mente.

Hábito 3 - primeiro o mais importante
Pessoas altamente eficazes sabem priorizar o que é mais importante e, por isso, obtém sucesso!

Hábito 4 - pense em vencer/vencer
Através da mentalidade “ganha ganha” ninguém sai perdendo. Na verdade, a ideia é eliminar qualquer tipo de impacto negativo que uma “competição” pode gerar.

Hábito 5 - procure primeiro compreender, depois ser compreendido
Tipicamente, nós procuramos primeiro que nos compreendam. A maior parte das pessoas não consegue escutar com a intenção de compreender.

Hábito 6 - sinergizar
O que é sinergia? Em uma definição simples, significa que o todo é maior do que a soma das partes.

Hábito 7 - afinar o instrumento
Física - a econômica.
Social - o modo como as pessoas são tratadas.
Mental - o modo como as pessoas são educadas e usadas.
Espiritual - e a ajuda, a contribuição, o serviço que a organização realiza

Viky.Lorenna 06/07/2022

Que livro minha gente...
Que livro!!!
Eu não queria que o livro acabasse!!!
Lia e relia várias vezes as páginas, os capítulos...

Acho que foi o melhor livro que li nos últimos 4 anos.

Gostoso, cheio de exemplos do autor e de outros.

Pode ser que o livro veio a calhar com o meu momento mas, é um livro para a vida!!!

Fiz um ranking dos 20 mais da vida!
- 25.05.2023:
Esse ficou em 9o lugar.
Priscila 07/07/2022minha estante
Eu senti isso quando ouvi o livro Escolha sua vida. É maravilhoso. Se não conhece, vale a pena. Acho que tenho resenha dele no perfil se quiser ver. Me interessei por esse, vou colocar na estante.

Julcimari 03/07/2022

Você sempre terá contribuições importantes para fazer
Um dos maiores livros de auto desenvolvimento dos últimos anos.
Stephen Covey traz com maestria um compilado de como ser um ser humano melhor.
Não faça essa leitura esperando encontrar uma receita de 7 passos para atingir o sucesso. Muito pelo contrário, ele vai abrir a sua mente para mostrar que para ser altamente eficaz tanto na vida pessoal, familiar, amorosa ou profissional é preciso trabalhar em se tornar uma pessoa melhor. Ter princípios, ser ético, respeitar e valorizar as pessoas, ter paciência, humildade e autenticidade.
Deveria ser um livro obrigatório para a vida! É a segunda vez que o leio, desta vez uma edição revista e ampliada, e aumentou ainda mais minha admiração polo conteúdo. Sou fã dos 7 hábitos e coloquei como objetivo de vida segui-los o mais fielmente possível.
Já dei de presente ao meu pai e recomendo sempre que possível aos meus amigos. Uma jóia que precisa ser compartilhada para termos um mundo melhor!
Por favor, leiam essa obra!

Leonardo 01/07/2022

Útil tanto para a vida pessoal quanto para a profissional
Neste livro Steven Covey passa sete hábitos que ele considera cruciais para que tenhamos uma vida mais produtiva tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Na primeira parte o autor dá uma explicação mais genérica dos sete hábitos, contando um algumas particularidades de sua vida.
Aborda temas como paradigmas, crenças e diferentes interpretações para situações semelhantes.
----------------------------------------------------
Diferenças entre "Os sete hábitos" e "Hábitos atômicos":

Costumo ver muitas comparações entre os livros de Steven Covey e James Clear, mas após ler ambos, percebi que não compreendi muito bem estas compoarações feitas, visto que o livro de Covey aborda hábitos que ele acha necessários para que tenhamos uma vida mais eficaz, já o livro de James Clear tem uma abordagem diferente, nos passando formas de adquirir hábitos produtivos e eliminar hábitos que nos prejudicam, que nos fazem procrastinar.
Acredito que a leitura de ambos é importante pois eles, em minha opinião, são complementares, eu leria primeiro "Hábitos atômicos" para compreender as fórmulas de como adquirir hábitos bons e eliminar os ruins e posteriormente "Os sete hábitos" para saber como introduzi-los em meu cotidiano.

----------------------------------------------------

Em relação aos hábitos, o que menos me agradou foi o "Hábito 3", achei cansativo e um pouco óbvio.

O texto "A dimensão mental", foi excelente, abordando a importância de sempre aprender algo novo, desafiando o cérebro, tirando nossa mente do "sedentarismo" e a aprefeiçoando com a prática de exercícios físicos e da leitura de bons livros, especialmente aqueles que estejam fora de nossa zona de conforto, leituras que saiam das habituais que fazemos, que realmente nos façam pensar.

Início: 21 de Junho de 2022.
Conclusão: 30 de Junho de 2022.

Pri 24/06/2022

Leitura fácil, atual mesmo tendo sido escrito em 1989. Com exemplos práticos, me deu vontade de mudar várias coisas na minha rotina.

Layziane 13/06/2022

Se tornou um dos meus livros preferidos sobre o tema. Livro essencial e de leitura obrigatória para todo líder. Mais que recomendo

Thiago_milchevsky 04/06/2022

Um dos melhores livros que já li. Fala muito sobre inteligência emocional.
A repetição é a mãe da habilidade.

Márcia 01/06/2022

Pra botar a cabeça no lugar
Este livro é especial para quem está fora de orbita, com a cabeça fora do lugar, precisando reorganizar sua vida!
É excelente

Felipe 18/05/2022

O melhor
O melhor livro de desenvolvimento que li até o momento, ajuda a ter clareza de como está agora e como melhorar

Giu 15/05/2022

Para pensar
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes traz princípios naturais que já estão presentes em nossas vidas, com uma óptica diferente. Ele nos ensina a ver o mundo com uma diferente perspectiva e a pensar nossas atitudes para que possamos ser sempre uma nova e melhor versão de nós mesmos.

Vanessa.Alessi 19/04/2022

7 hábitos altamente essenciais
Os hábitos citados são imprescindíveis para uma vida mais coerente, harmoniosa e leve. Nos fazem lembrar que a mudança começa primeiro em nós. E que, a partir da NOSSA mudança, os nossos relacionamentos também mudam.

O conteúdo é excelente, mas às vezes o livro se torna um pouco cansativo e repetitivo.

"Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes tratam precisamente deste novo nível de pensamento. É uma abordagem centrada em princípios e baseada no caráter, “que vem de dentro para fora” e se volta para a eficácia pessoal e interpessoal. “De dentro para fora” significa começar consigo mesmo, ou, melhor ainda, começar pelo mais íntimo — seus paradigmas, seu caráter e seus motivos.

Cyntia44 10/04/2022

Para ser lido mais de uma vez
"Cada um de nós toma conta da porta da mudança, que só pode ser aberta pelo lado de dentro".

DEFINIÇÃO DE HÁBITO
Hábito é a intersecção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo.

O conhecimento é o paradigma teórico, o que fazer e o porquê. A habilidade é o como fazer. E o desejo é a motivação, o querer fazer.

Para tornar algo um hábito em nossas vidas, precisamos reunir esses três elementos.

Os sete hábitos propostos pelo autor, Stephen Covey, são aplicados em camadas, de modo que o hábito subsequente é resultado do amadurecimento e consolidação do anterior.

Covey parte da compreensão sobre a interdependência, que é uma forma de atuar em conjunto, com o reconhecimento de que a união de forças e habilidades implica em resultados melhores e mais consistentes.

Os hábitos 1, 2 e 3 tratam do autodomínio, levando a pessoa da independência para a interdependência. Os hábitos 4, 5 e 6 estão relacionados ao trabalho em equipe, à cooperação e à comunicação. O hábito 7 é o da renovação e abrange todos os outros, pois é o hábito do aprimoramento contínuo, sendo responsável pela consolidação do amadurecimento constante.

Os sete hábitos são:
1. Seja pró-ativo
2. Comece com o objetivo em mente
3. Primeiro o mais importante
4. Pense ganha/ganha
5. Procure primeiro compreender. Depois ser compreendido
6. Crie sinergia
7. Afine o instrumento

Não é leitura definitiva. É leitura recorrente, para ser revisitada sempre que possível.

Esse foi o segundo livro que "li" em áudio e futuramente pretendo ler a versão em texto, para aprender mais e reforçar esses ensinamentos na minha vida.

Recomendo fortemente essa leitura a pessoas que gostam do tema, que se preocupam com o autoconhecimento e com o desenvolvimento pessoal.

estrelana 27/03/2022

interessante
esse livro é ótimo para te fazer parar, analisar os seus gatilhos na vida e REpensar os seus "centros". há algo muito interessante que implica a organização semanal das tarefas, a forma como vc lida com as pessoas, sua família e o trabalho... ele é ótimo. os conselhos são ótimos pra levar vida