As 999 primeiras mulheres de Auschwitz

As 999 primeiras mulheres de Auschwitz Heather Dune Macadam

Resenhas - As 999 primeiras mulheres de Auschwitz

Lizandra.Mirelle 27/06/2023

Relatos fortes, intensos e verdadeiros
Esse livro pode ser descrito como um documentário sobre o primeiro transporte de mulheres judias deportadas para Auschwitz.
Somos inteirados sobre toda a barbaridade que essas mulheres sofreram durante a segunda guerra e como foram praticamente apagadas dos registros históricos dessa época.
Porém, muitas sobreviventes ainda estão vivas e nisso, podemos conhecer suas histórias, suas dores, tristezas, sobrevivência e a força de vida que tinham.
Seres sobreviventes de uns dos piores períodos da história desse planeta, nos dias o quanto essas mulheres foram fortes, corajosas e determinadas em suas vidas, criando laços de amizade e de amor, ajudando umas as outras e sendo guia para tantas.
História muito envolvente, forte, intensa e inesquecível.

Natysan 24/04/2023

Um livro com vários relatos, de mulheres que estavam naquele primeiro vagão? Mulheres que não podemos esquecer.

Ellie 13/07/2022

Reflexivo
Onde a humanidade pode chegar! Por várias vezes tive que interromper a leitura por me sentir perplexa e emocionada com as situações que se apresentavam. Fico me perguntando como algumas mulheres enviadas no primeiro momento conseguiram sobreviver. Força, Fé, Coragem, Determinação !! Como relata Edith Friedman Grosman, sobrevivente: ??Não há vencedores em uma guerra ?.?

freitaskoober 27/02/2024

?????
?Milhares de livros poderiam ser escritos sobre o desastre chamado Holocausto, mas ele nunca será totalmente descrito. Nunca.?

Ligia 30/06/2023

Duro, cruel, real?
Um livro de não-ficção que documenta de forma cronológica a chegada do primeiro trem com mulheres a Auschwitz e a libertação das sobreviventes.
Já havia lido alguns livros sobre esse período dantesco da nossa história, mas este livro superou todos.
Descreve, com base em depoimentos e documentos, de forma clara, real e dura um pouco do que aconteceu neste campo de concentração nazista.
O livro toca, entriste, revolta o leitor com tanto terror, humilhação e dor que essas mulheres passaram.

Wilza.Alves 16/01/2024

Nesse livro temos uma boa noção de como eram as vidas das jovens judias antes, durante e depois da segunda guerra. Infelizmente, após a libertação dos campos de concentração, as jovens tiveram que lidar com o medo de serem estupradas pelos soldados inimigos da Alemanha e com a dor da perda de seus entes queridos, várias se viam sozinhas ou apenas com parentes distantes. Como todas as outras leituras que já fiz sobre o holocausto, esta foi devastadora e necessária, recomendo a leitura.
Cecília 16/01/2024minha estante
Nossa, não sei se conseguiria lê-lo

Duda 03/06/2022

Mais um livro que merece ser estudado. Os relatos, naturalmente, chocantes. Mas esse foi um livro que mais uma vez me fez agradecer por estar aquecida, sem fome, e com a minha família. Não dá pra acreditar que muitas delas sobreviveram por volta de 3 anos e meio a Auschwitz. Eu fui tocada em muitas partes, mas a última parte escrita pela Edith, falando sobre a guerra e como nunca haverá um livro que descreva bem o holocausto, foi a que eu mais fiquei emocionada. Já havia lido irmãs em Auschwitz mas esse aqui pra mim foi melhor, mesmo recomendando os 2.

Marcelle 04/06/2023

Difícil explicar o misto de sentimentos que esse livro proporciona. São relatos de várias meninas que passaram por Auschwitz e outros campos de concentração, desde a sua vida quando foram selecionadas para ?trabalhar? até o pós-guerra. Ler sobre tudo que passaram, tudo que sofreram, as atrocidades que o ser humano é capaz de fazer? é para ficar na memória e não permitir que algo assim ocorra novamente.

marisa 12/07/2021

confesso que no começo eu achei um pouco chato e enrolei muuuuuito pra ler, mas ele é muito interessante pelo fato de mostrar o dia a dia das mulheres no holocausto, é educativo e útil pra quem está estudando sobre a segunda guerra.

Roberta.Rozin 17/12/2022

Leitura obrigatória
Todo ser humano deveria ler esse e tantos outros livros que contam as experiências monstruosas que os sobreviventes passaram no Holocausto.

Precisamos ter em mente o quanto o ser humano pode ser cruel, desumano e cometer atos horripilantes contra outro ser humano indefeso e vulnerável.

Aqui a autora desnuda as almas sofridas das primeiras meninas e mulheres judias que foram enviadas para Auschwitz, achando que iriam trabalha numa fábrica de sapatos do governo.

É uma leitura muro pesada, crua e que me causou ânsia em muitos momentos, mas foi uma leitura importante.

Tentei, vejam bem, tentei me colocar no lugar dessas meninas que foram abusadas, assassinadas e violentadas nesse período sombrio da humanidade, e posso garantir que do meu olhar através do livro, afirmo o quanto me doeu e rasgou a minha alma ler sobre o que essas meninas passaram.

Ju 11/08/2023

Para não esquecer
Eu não consigo imaginar nem com todo conhecimento sobre o que foi o holocausto, como seria uma hora lá dentro. Cada história única, intensa, chocante que deve ser passada de geração em geração por todo o mundo.
Wesley - @quemleganhamais 12/08/2023minha estante
O tipo de evento que seria bom todo mundo ter conhecimento para evitar se repetir.

Julia Tristão 23/11/2023

Fornece um vasto panorama sobre as mulheres em Auschwitz fazendo jus à importância que tiveram nesse período da história, no qual muitas vezes são esquecidas ou postas em segundo plano.

Marinho 18/02/2022

O livro retrata o primeiro comboio de mulheres judias a Auschwitz, o drama das jovens que foram enganadas pelo seu próprio governo.

Fernanda.Velloso 25/03/2022

A guerra é a pior coisa que pode acontecer à humanidade!
Todas as vezes em que estou lendo livros sobre o Holocausto eu me pergunto: Por que leio essas histórias de sofrimento que me trazem tanto pesar?
Mas ao terminar cada livro, sinto gratidão por estas pessoas compartilharem suas vidas, por nos proporcionarem reflexões tão profundas sobre a humanidade e onde ela é capaz de chegar, por ser tocada em cada palavra e capaz de sentir compaixão.
Muita gratidão à Heather Dune Macadam por estudar estas histórias e nos contar de forma tão tocante e linear.
"...Não há vencedores em uma guerra. Até os vencedores perdem filhos, perdem casas, perdem suas economias e perdem tudo. Isso não é uma vitória! A guerra é a pior coisa que pode acontecer à humanidade!"
- Edith Friedman Grosman (n° 1970)

milly 17/01/2023

Com certeza um livro que recomendaria a qualquer um disposto a saber mais sobre essa infeliz mas real parte da história, compreender a gravidade e o horror desumano e inimaginável que foi o holocausto, além de conhecer as diversas mulheres que como o próprio livro cita "abriram e fecharam os portões de Auschwitz", que tiveram suas vidas transformadas da pior maneira e sobreviveram, para dar voz a todos os aprisionados e continuar passando sua história a frente, apesar das diversas tentativas de serem apagadas, esquecidas e não mencionadas com o devido respeito, todos os materiais sobre a época do holocausto devem ser relembrados e conhecidos por todas as próximas gerações.
Pois quem não conhece a história está fadado a repeti-lá.