O mais importante para o Investidor

O mais importante para o Investidor Howard Marks

Resenhas - O mais importante para o Investidor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Julio Oliveira 18/04/2024

Lições Atemporais
Howard Marks, um dos maiores gestores que já existiu passa nesse livro as lições mais importante para o investidor. Vale muito a pena para quem deseja se aprofundar um pouco mais em ciclos, momento de mercado. Saber o que passa na cabeça de uma das mentes mais brilhantes do mercado financeiro é simplesmente sensacional. Ótima leitura.

Felipe.Gazire 27/03/2024

Vai te render muito dinheiro!
A obra de Howard Marks veio muito bem recomendada por nomes como Warren Buffet e Joel Greenblatt. E definitivamente a fama é merecida.
O livro foi escrito logo após a crise do Subprime, e de fato faz referências aquela época, mas envelheceu bem e permanece extremamente atual. Nele você encontrará orientações extremamente valiosas para se tornar um Value Investor (investidor em valor) competente.
O autor nos ensina, em uma escrita fluida e sucinta, suas teorias sobre risco, erros comuns do investidor, pensamento de manada, comprar com margem, habilidade do investidor e muitos outros temas. Não é o intuito desta resenha explicar esses temas aqui, até porque a obra faz isso com maestria. Recomendo desde já a leitura para quem se interessa por investimentos em geral e, especificamente, Bolsa de Valores.
O livro foi escrito tendo em vista o mercado americano, mas como diz respeito principalmente à mentalidade do investidor, a lógica toda se aplica ao mercado daqui.
Terminei a leitura com um sorriso, e com vontade de agradecer ao Howard pelos ensinamentos. Simplesmente sensacional!

Danilo.Brizida 24/02/2024

Um livro que traz alguns insights sobre analise de riscos de investimentos, ciclos de mercado e uma visão sobre preço e valor de aç?es.

P3te3rr 28/01/2024

Como se comportar diante do senhor mercado?
Howard Marks, um dos maiores investidores de todos os tempos, traz reflexões extremamente necessárias sobre como se comportar diante do mercado. Como analisar as ações? O que é mais importante? Tudo isso ele te ajuda a pensar em "O Mais Importante para o Investidor".

O livro não traz nada técnico sobre análises fundamentalistas ou técnicas. Pelo contrário, ele não é nada técnico. Marks traz aqui reflexões extremamente importantes para serem analisadas no momento de sua análise.

O principal conceito que se dá para tirar desse livro é o chamado "Pensamento de Segundo Nível", "Margem de Erro" e a importância de ser um "Investidor Defensivo".

Clarinha 28/12/2023

Investir é mais simples do que parece
Este livro é uma obra-prima que todo investidor deve ler. Sim, vai falar muito de ciclos passados que jovens como eu nem viveram, mas é importante conhecer o passado para se prevenir no futuro e saber avaliar o seu presente.
Vejo a cada ano mais investidores na bolsa e isso me alegra tanto quanto preocupa, apenas por saber que muitos desses ingressantes são pessoas que não tem conhecimento aprofundado e se apoiam nas informações de terceiros ao tomar decisões. Pessoas movidas a emoção e ambição, mas também temerosas em um mundo pós-pandêmico.

Investir é uma arte que sempre envolve possíveis perdas e ganhos. E para lidar com ambos é necessária inteligência emocional. A psicologia que rege suas decisões de compra e venda é a principal ferramenta que você deve estudar, entender e fortalecer. Técnicas de leitura de gráfico são boas, mas não preveem o futuro. Nem a melhor inteligência artificial faz isso.

Me empolguei então em suma:
Recomendo a leitura para todo investidor ou pessoa que deseja entender o mundo de investimentos.

Gustavo 16/10/2023

Excelente
Um dos melhores livros de investimento que já li. Fácil top 5 da lista. Recomendo para todos que desejam investir no longo prazo.

Zeantonio 03/09/2023

"O Mais Importante do Investidor" é um livro escrito por Howard Marks, um renomado investidor e cofundador da Oaktree Capital Management, foi o livro mais indicado do Podcast de Investimento Stock Pickers. Este livro é conhecido por abordar princípios e filosofias de investimento, incluindo a importância do pensamento contrarian e do gerenciamento de riscos.

Marks enfatiza a necessidade de avaliar o risco de forma cuidadosa e como isso pode influenciar as decisões de investimento. Ele também explora o ciclo de mercado e como os investidores podem se beneficiar ao entender onde estão no ciclo.

Em resumo, "O Mais Importante do Investidor" oferece uma visão valiosa sobre a mentalidade e as estratégias de investimento de Howard Marks e pode ser uma leitura instrutiva para aqueles interessados em aprimorar suas habilidades de investimento.

Maick 16/08/2023

O mais importante para o investidor
Sem sombra de duvida,manter-se intacto sobre os riscos assumidos e se equilibrar diante das probabilidades de perdas ,vc se tornará um investidor defensivo especialmente em todos os mercados. Além da percepção e e a preparação para as eventualidades quedas é preciso ter habilidade ,objetividade e determinação para acreditar que as coisas serão melhores do que já estão .

nenos 25/06/2023

Os cautelosos raramente erram ou escrevem grandes poemas
Ganância, termo definido pelo dicionário Merriam-Webster como “avidez desordenada ou desmedida e geralmente repreensível, especialmente por riqueza ou lucro”. Essa própria avidez traz uma raiz comportamental enraizada na nossa natureza, talvez por nossos anseios ultrapassarem nossa capacidade de realização, talvez seja pela domesticação de um animal baseado em carne dentro de um contrato social que parece nos corroer por dentro e por vezes floresce um dos aspectos mais vis ou, talvez, a verdadeira expressão: O impulso.
O mercado pode ser assimilado com algumas premissas de como funciona nosso universo. Segundo Douglas Adams: Nada é impossível, somente improvável. Os eventos futuros da dança cósmica são governados por probabilidades, e se esperar tempo o suficiente, pode acontecer a coisa mais improvável que se possa imaginar. A questão é que não vivemos no universo, diz Dr. Neil DeGrasse: Nós somos o universo, nossa composição traça uma linha cronológica até as fornalhas das nebulosas e os primórdios de uma incógnita.
Tomei liberdade de dissertar sobre os assuntos: abstração, efemeridade, risco e irracionalidade no sentido mais amplo da palavra por tomar uma boa parte do livro e, particularmente, não gostei da forma como o Sr. Howard Marks aborda o tema. Pois bem, em decorrência dessa dança cósmica, percebemos similaridades nos acontecimentos entrópicos no nicho de seres emocionalmente instáveis e mal intencionados: O mercado acionário. E sobre o mercado acionário, o mastodôntico gestor Howard Marks fala com propriedade o resultado do seu credo.
Se nada é garantido, porquê investir? Dentro dessa ironia cruel vale apena escutar estratégias bem sucedidas que são religiões de grandes gestores como o Sr. Howard, o Mestre Buffett e o Grande Benjamin Graham: o Value-investing. O método Graham traz acima de tudo uma visão sustentável com abordagens empíricas que o “Investidor de longo prazo” se torne um pleonasmo. Vale ressaltar que o espectro de assumir riscos está sempre presente, afinal, se investir fosse fácil, bastava plagiar os investimentos de grandes gestores como Buffett e reproduzir o Security Analysis considerando que o mercado é um ambiente controlado para teses científicas concretas, o que não é.
Um dos fundamentos é apostar no desempenho da própria empresa (O caixa do balanço patrimonial, o valor dos ativos tangíveis e a capacidade da empresa ou do ativo para gerar caixa) e não uma análise do valor atual, mas isso basta? Diz Sr. Howard que aqueles que tentam simplificar o ato de investir prestam um grande desserviço ao público, portanto, levando em consideração que todos nós estamos na nave Coração de ouro e o mercado é o gerador de improbabilidade infinita, precisamos entender como controlar o ímpeto da ganância, aprender a apreciar a natureza cíclica das coisas e ler incessantemente sobre a base de nossas ponderações: o paradoxo do mercado eficiente e ineficiente.
O debate da eficiência e ineficiência não se trata se definir um modelo, mas entender as nuances e incitar percepções. A hipótese do mercado eficiente afirma que todos compartilham o acesso às informações relevantes, todos são inteligentes, objetivos, altamente motivados, que fazem uso de bons modelos analíticos e através dessa inteligência coletiva a informação se reflete plenamente no preço de cada ativo, até mesmo acredita que existe uma precificação justa. Esse dispositivo engole um sujeito bem presente: O ego.
A eficiência também pode ser prejudicial à sua confiança para assunção de riscos estratégicos, afinal, por que existem pechinchas? Se oferece um retorno excessivo, porquê o vendedor irá se desfazer? Se é tão bom porquê ainda não vendeu? Sabemos mais sobre o ativo do que o vendedor? O outro lado da moeda como diz Sr. Howard, é semelhante à mesa de poker no sentido de ser relativamente fácil identificar os jogadores ruins, as inconsistências emocionais incorporadas ao preço e a assimetria gritante no acesso às informações.
Queremos uma chance digna de lutar, portanto, Habla Sr. Howard: “Ganhar 10 milhões na roleta-russa não tem o mesmo valor que ganhar 10 milhões pela prática diligente e habilidosa da odontologia. O valor ganho é o mesmo e pode comprar os mesmos bens, contudo, um depende muito mais do acaso do que o outro. No fundo, não posso deixar de considerá-los como qualitativamente diferentes.”

Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/18khztPgMr0RjPicmP9iPijW8DRZoeNj9/view?usp=share_link

Leandro cruz 12/05/2023

Ciclos de mercado , investidores e seus níveis !
HM , se mostra um livro com aspectos positivos no âmbito psicológico.

Rafael 11/12/2022

Ao final do podcast ?Stock Pickers? os apresentadores sempre perguntam aos convidados, geralmente gestores ou analistas renomados do mercado financeiro nacional, sobre dicas de livros. Um livro frequentemente citado era o ?O mais importante para o Investidor?, do sócio-fundador da Oaktree Capital: Howard Marks. Sabendo da infinidade de livros existente sobre o mercado financeiro, esse parecia um bom norte para uma leitura que me ajudaria a montar minha própria filosofia de investimentos e entender mais sobre a área.
O livro ?O mais importante para o Investidor?, não tem a pretensão de ser um guia completo sobre investimentos, mas, a meu ver, acabou se tornando praticamente isso. O autor fornece um guia completo sobre os mais variados assuntos que envolvem investimentos: psicologia do investidor, a diferença entre preço e valor, reconhecimento e controle de risco e os ciclos de mercado. O livro também aborda todos os outros temas que são úteis para boa parte dos investidores fundamentalistas, mas que não necessariamente são consensos no mercado, garantindo um ótimo objeto de reflexão para os que buscam aprender sobre o tema de investimentos.
Um ponto que contrasta o livro de Howard Marx com outros que já havia lido sobre o mesmo assunto é a atualidade e a abordagem das complexidades que envolvem o tema. Comparando com o ?Investidor inteligente? de Benjamin Graham, mais especificamente na parte em que o autor explica sobre o Senhor Mercado, Howard Marx trata sobre o mesmo assunto, porém em uma época na qual as informações circulam de maneira muito mais eficiente, existindo menos distorções entre preço e valor. Marx trata o mercado não como um ser, mas como a média do pensamento dos investidores, indicando que raciocínios convencionais trazem resultados convencionais. Desse modo, ele alerta para a necessidade de um pensamento de segundo nível. Concomitantemente, ele reconhece que o mercado é razoavelmente eficiente, e, quanto mais longo seu horizonte de investimento, mais eficiente o mercado tende a ser, evidenciando que jogar na lata do lixo o CAPM ou segui-lo às cegas pode ser igualmente ruim. Com essa análise, ele mostra que o mercado financeiro não funciona de maneira trivial e que é necessário muito estudo para poder se destacar, o oposto do apresentado por influencers como Primo Rico, Nathalia Arcuri e entre outros, que frequentemente ressaltam a facilidade de se investir.
O livro não tem a pretensão de ensinar tudo sobre investimentos, mas, ao final, percebe-se que, apesar do intuito ser de compartilhar o aprendizado acumulado ao longo de anos de trabalho no mercado financeiro, o autor aborda praticamente todos os assuntos. ?O mais importante para o Investidor? é de fato um guia extraordinário para direcionar os investidores nos mais diversos aspectos dessa atividade de investir ? parte arte, parte ciência.

Danielly 04/12/2022

Lições muito valiosas para quem investe. Com lembretes simples para você se destacar e não seguir o efeito manada.

Kauan 30/11/2022

O mais importante para o investidor
Sem sombra de dúvidas é um dos melhores livros que já li sobre investimentos. Howard marks mostra que um investidor não deve avaliar somente um critério, mas vários e de pontos de vistas diferentes.

Johnathan 16/11/2022

O mais importante para o investidor
Um dos melhores livro para investidores e para aqueles que estão começando também. Marks explica que muitas de nossas emoções e outras fatores psicológicos como o ego ou medo, por exemplo, podem nos levar a cometer grandes erros

1 | 2 | 3 | 4 | 5