O mais importante para o Investidor

O mais importante para o Investidor Howard Marks

Resenhas - O mais importante para o Investidor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Patricia 23/02/2021

The most important is...
Um dos livros mais indicados por gestores de fundos e outros especialistas do mercado financeiro, agora traduzido para português.
O livro traz um apanhado de coisas aprendidas pelo autor ao longo de sua carreira como gestor. Obtém diversas lições com a crise americana de 2008, e nos impele a refletir sobre os riscos assumidos na hora de investir em algo, bem como avaliar momentos do mercado.
Uma leitura bastante interessante e importante para todos, mas especialmente aos que estão começando seus investimentos, e/ou são filhos do bull market.

Passos 10/05/2021

O Mais Importante para o Investidor
Um bom livro sobre o mercado financeiro. Howard Marks é um dos maiores nomes do mercado financeiro e neste livro ele nos traz um pouco do seu grande conhecimento sobre investimentos. Conhecimentos que lhe fizeram ser tão reconhecido e vencedor por décadas no mercado financeiro.

Naga 14/02/2021

Indispensável para um investidor
Livro muito bom, de fácil leitura. Traz partes de seus memorandos e foca no comportamento e características necessários para um investidor de longo prazo obter sucesso.

Hamilton Perilo 26/01/2022

Cartas e um excelente bate papo
Esse livro chegou através de uma indicação do podcast Stock Pickers e como de costume eles não erram nunca!
O livro transita entre cartas, conversas, conselhos e muito conteúdo. Howard Marks dá todas as dicas de como se tornar um investidor melhor.

Lidiane.Nobre 23/02/2021

O título já diz tudo
Repetitivo, mas necessário.
?Os mercados são uma sala de aula onde as lições são ensinadas todos os dias.?

Ana.Serva 26/05/2022

Repetitivo, mas traz visões importantes
O mais importante para o investidor é juntar todas as lições ?mais importantes? que o autor apresenta a cada capítulo do livro.
O autor traz sobre o pensamento de segundo nível, eficiência (ou falta dela) do mercado, ciclos e riscos (exaustivamente enfático), preço x valor, erros técnicos e comportamentais que influenciam nas tendências dos ciclos.

Trevas 27/04/2022

Este livro me fez avaliar o mundo dos investimentos com uma visão mais atual.
É bem melhor que o Investidor Inteligente, com uma linguagem e fatos mais atuais e menos fórmulas matemáticas, contudo só aconselho esse livro a pessoas, primeiro, com um conhecimento básico para intermediário do mercado financeiro, segundo, com muita vontade de aprimorar esse conhecimento, pois após o décimo capítulo ele se torna um pouco repetitivo.
Manoela 27/04/2022minha estante
não é meu tipo de livro pois sou totalmente leiga nesse assunto, mas gostei de saber sobre a abordagem dele

Elton.Oliveira 21/05/2021

Quando começamos a nos aprofundar sobre um tema , notamos uma repetição de conceitos abordados, uma fixação do que realmente importa e o que nos vai fazer crescer e dominar os fundamentos. Howard faz um excelente trabalho e uma obra prima para todo iniciante que realmente queira entender o mercado financeiro. Conceitos de pêndulos , ciclos , fases , medo , ganância , valor , pensamento de segundo nível , contra manada , prudência , defensivo e agressivo , etc. Li o livro digital , mas com certeza irei comprar e será um dos mais valiosos da minha biblioteca sobre investimentos. Esse , sem medo de errar, foi de um enorme poder na minha escadinha de evolução sobre a bolsa de valores !

Kássio Meniglim 26/05/2021

Ensinamentos essenciais!
Com as próprias palavras de Howard Marks, "este livro é mais sobre filosofia e mentalidade do que sobre processos analíticos".
Marks, nesta obra, nos deixa lições essenciais, de forma simples e objetiva.

Simplesmente relevante!
Leitura recomendada!

Denis.Barbosa 16/03/2022

Livro para renda variável
Fortemente baseado em renda variável, O Mais Importante para o Investidor enumera conceitos essenciais àqueles que desejam se aventurar no mercado de renda variável.

Ao tratar os conceitos, o autor não se apoia em fórmulas matemáticas. O único conceito métrico apresentado é o beta e o alfa, porém sem mostrar como calculá-los. Vale a pena buscar referências bibliográficas para fórmulas usadas no dia a dia da renda variável.

Recomendo a leitura deste e A Psicologia Financeira, já que o lado psicológico é muito tratado nestes dois livros e negligenciado pelos investidores.

Sissy 27/05/2021

O mais importante para o investidor
Depois de levar um tempo considerável para terminar esse livro,pois ele não faz meu estilo. Achei interessante a forma que o autor aborda as questões que são importantes para o investidor. E como no prefácio ele já entrega logo a verdade "Quem deseja desenvolver-se na atividade de investimentos, cedo ou tarde, descobre que se trata de uma jornada sem fim em busca de conhecimento".

Josiano.Lima 01/03/2022

Ótimo para entender um pouco da psicologia financeira
É uma leitura essencial para todo investidor de valor, por meio de um traçado baseado em alguns memorandos escritos ao longo de sua trajetória como investidor, Howard Marks nos apresenta algumas estratégias para obter êxito nos investimentos. Agrega bastante, vale muito a pena.

Milena 30/05/2021

"Lições de um gênio do mercado financeiro"
O livro é muito bom, a tradução do Daniel Miranda está excelente, a edição impressa tem capa dura, só achei a letra um pouco pequena.
Como o próprio Bredda descreve no prefacio o livro "nao tem a pretensão de ser um guia completo sobre os investimentos", ele nao apresenta análises técnicas mas reporta sobre assuntos que merecem bastante atenção do investidor como por exemplo: economia comportamental, os ciclos no mercado, diferenca entre preço e valor, controle de riscos, ganância, ego...

Lorran.Garcia 23/09/2021

Ciclos e Risco
Um dos melhores livros sobre investimentos que li este ano, mais do que um método, o livro ensina uma filosofia e estratégia de investimentos. Todos os capítulos começam com ?O mais importante é?? mostrando que investir é algo complexo e cheio de nuances as quais quem deseja seguir esta trilha irá ter que manter constância nos estudos a respeito.
O autor da bastante ênfase aos ciclos de mercado e sobre risco, dando exemplos de como certos acontecimentos se desenrolaram, como a crise do SubPrime em 2007/2008.
Ps: Não é um livro pra ser apenas lido, mas um livro pra anotar e marcar as informações mais relevantes afim de revisitar sempre que achar necessário. Talvez por isso levei bastante tempo nesta leitura?

Pedro 03/12/2021

Excelente
Howard Marks apresenta os itens ?mais importantes? para sua filosofia de investimento, destacando as definições e análises sobre risco e ciclos de mercado.

A qualidade do material é excelente (ainda acompanha 2 marcadores de páginas), a ideia central é excelente, a leitura é fácil para quem já tem algum conhecimento sobre mercado. Com certeza voltarei a ler, principalmente por conta das interpretações do que é risco, dos ciclos de mercado e da maneira como ele exemplifica o conjunto da obra da filosofia resultante de todos os ?mais importante?.

Lembrete: Risco é a quantidade de desvio possível do projetado, o quão incerto é a relação projetado versus realizado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5