Yamesh

Yamesh Feu Franco

Resenhas - Yamesh

Ana Bê 24/01/2024

Esse livro me convence que o esquema de nota por estrelas e números não funcionam
Com certeza, é um bom livro. Feu sabe como construir um bom universo e uma ÓTIMA mitologia, mas infelizmente eu me senti lendo um Speedrun de fantasia. Em 446 páginas NÃO CABE essa história e isso me deixa muito frustrada.
Senti todos os acontecimentos super corridos com nomes e conceitos (e suas explicações) apenas jogados na sua cara, isso sem falar no número de personagens. Aqui temos a presença de dois mundos (os principais apresentados) e um punhado de personagens principais de cada um deles; o problema é que depois de um tempo vivenciando um universo, o arquétipo de personagens já apresentados voltam com outra cara e nome no meio de batalhas com um texto super corrido (leia para entender), imaginem a minha confusão.
Bom, mas isso foi o que menos me incomodou, mesmo com isso tudo o charme da escrita e dos personagens é contagiante. Infelizmente a atmosfera é afetada pelo ANTI-CLÍMAX.
Em vários momentos que requerem atenção o autor tirava totalmente a minha imersão com frases sarcásticas em diálogos ou pensamentos que eu só consegui pensar "PRA QUE?", poderia citar todas as vezes que em situações sérias o protagonista citava aquelas frases padrões de mãe. Isso é tão broxante que as vezes me dava vontade de parar de ler. No final do livro tem um capítulo onde Feu (ou não) fala sobre como queria criar uma fantasia com linguagem acessível e eu acho isso nobre, ainda mais falando da literatura brasileira, mas eu n acho que seja esse o melhor jeito.
Penso que se a narrativa fosse dividida em dois livros e alguns deslizes fossem retirados, eu com certeza teria aproveitado muito mais da experiência. Dito isso, não fico triste de ter lido, acho que toda leitura é valida e não a interpreto como uma perda de tempo. Tenho que parabenizar Feu por tudo que ele criou e como não teve medo de escrever com ousadia sobre seus tópicos, só fico triste de não ter conseguido me apegar tanto, mas sinto que ele está indo para o lugar certo, que mais e mais autores nacionais se sintam livres para criar suas próprias mitologias (e não só adaptar o que leram de outras literaturas quando crianças).

Gabriella.Thomaz 18/04/2023

Fantasia nacional
Esse livro mescla fantasia, distopia, mitologia e realidade, com um toque de bruxaria. E nos leva a outra dimensão, com uma variação de espaço e tempo.

Nós acompanhamos as descobertas, os medos e a evolução de Austin.

A descrição de Yamesh tem uma riqueza de detalhes surpreendente. E, sem nos darmos conta, viajamos para lá e mergulhamos nos costumes, nas lutas e no estilo de vida dos Natchi.

Um outro ponto interessante, é que o autor traz reflexões e críticas sobre o comportamento do ser humano, como o conceito de posse e o egocentrismo.

Fala sobre o poder da mente e da consciência, sobre coragem, amor, amizade e lealdade. E traz aventuras, lutas e descobertas.

É fluido, leve, instigante e te faz refletir e questionar. Afinal, o mundo pode ser bem mais do que imaginamos.

Gabi (@literageek_) 17/01/2023

Que livro incrível!!! Eu amei conhecer Rahu/Austin, amei vive as aventuras em Yamesh junto com eles. É uma fantasia incrível, cheio de aventura.

ToniBooks 18/06/2022

Um mundo em gnose
Confesso que tive uma certa resistência em ler uma ficção/fantasia de um autor brasileiro, pois a maioria dos romances ficcionais que chegam em nossas mãos são traduzidos de línguas estrangeiras, notadamente do inglês. Mas Feu Franco se saiu muito bem. Yamesh - Onde Nasce a Consciência - pode ser considerada uma saga psicológica, com elementos fantásticos e recheada de mundos e personagens místicos. Gostei.

Juliana 02/04/2022

Uma leitura instigante.
Um livro bem-escrito por um autor com um vocabulário rico, que sabe prender o leitor. Um bom enredo, que vai ficando cada vez mais interessante ao virar das páginas.
Só me senti um pouco perdida quando o autor usava personagens e/ou cenas de filmes e séries durante o texto como descrição uma vez que desconheço as obras citadas.

Etnan 05/01/2022

Resenha Yamesh
A história conta as aventuras de Austin em sua busca por auto conhecimento e expansão mental.

Austin é um desenvolvedor de software que não está satisfeito na empresa em que trabalha. Em sua rotina se ida e vinda do trabalho conhece Sheila, uma aspirante a dançarina um tanto exótica, no que tange às ideias, que lhe apresenta novas formas de enxergar a realidade. Logo Austin é transportado por meio de um processo chamado gnose a um mundo intimamente ligado à Terra, percebendo que a realidade é mais profunda do que está acostumado.

O livro possui um contexto bem interessante. Confesso, porém, que em alguns momentos me senti confuso com as conexões na história, coisa que pode ter sido até intencional. No geral, gostei da evolução da história, mas sinto que foi se perdendo um pouco em verossimilhança.

Kethy 01/11/2021

Confesso que o começo do livro não me prendeu muito, mas depois de um tempo a leitura foi fluindo, gostei muito mais das pertes em que Austin estava em Yamesh, lá ele era um guerreiro que luta para salvar seu povo. Na terra ele era apenas um homem comum.

Recomendo de olhos fechados para aqueles que gostam de aventuras e fantasias.

Liv 20/10/2021

Me surpreendeu
A história de início não me prendeu, fui lendo aos poucos e depois fiquei cada vez mais curiosa pra saber o que o autor ia fazer com o Austin. Cada episódio surgia muitas palavras novas sobre o mundo de Yamesh, sendo q quando cheguei nos últimos capítulos tudo se completou.
Adorei o fato de ter referências de outras histórias. Como o Clofinon, e os títulos dos capítulos achei super legal.
Mas achei chatissimo o relacionamento dele e da Shay, no final que acho q conectou eles. E tbm o ciúmes achei meio precipitado por só conhecer ela só a um dia kkkkkkkk.
Adorei que tudo isso se ligou no final, trabalhou muita coisa sobre amor, perdão nem parecia ser livro de fantasia! Gostei muito, recomendo.

Danielle 08/10/2021

Eu amo livro de aventuras e por algum motivo, são os que menos leio, porque nunca acho que as aventuras são boas o batente ou por qualquer outro motivo, mas Yamesh supera todas as expectativas.
Em alguns aspectos ele me lembra muito a série Torre Negra do Stephen King, já que é vários universos e a nossa alma acaba estando interligada entre eles.
Antes de tudo tenho que parabenizar o escritor por ter escrito um livro tão bem elaborado, não só a história em si que é fantástica e completamente maluca, o que precisa ter um grande cérebro por trás dela para não perder o rumo, mas a forma como ela é contada, como se uma alma estivesse falando realmente com você e você fizesse parte de toda a história, o que de certa forma faz.
Eu não entendo muito essa questão que eles tanto tratam no livro sobre o consciente e tudo mais, pelo motivo de que eu acredito em um único Deus, o criador e eu já tenho uma teoria meio formada sobre isso, então acredito que nesse ponto esses dois lados entraram em conflito, o que fez com que eu tivesse um pouco mais de dificuldade de entender esses mundos paralelos.
Eu realmente queria saber qual é a teoria certa sobre o livro, mas será que existe alguma. A Minha última foi que essa história poderia estar passando pela cabeça de um esquizofrênico? Será que sim, será que não...Mas a teoria que de fato não saiu da minha cabeça é a seguinte...
Muitos de nós cria um próprio mundo dentro de nossas cabeças, simplesmente para sairmos da realidade e fingirmos ser alguém que gostaríamos de ser. E dentro desse mundo da nossa cabeça, fazemos tudo que queremos, tudo é possível e transformamos aquilo que é real em nossa imaginação. Tudo que vemos no nosso dia a dia, pessoas, músicas, cores lugares, usamos para compor esse mundo em nossa cabeça. O fato do ator usar títulos e frases da cultura pop me chamou muito atenção e foi nesse ponto que me prendi. Outro fato é que ele diz que um mundo podia refletir no outro e da mesma forma é nossa mente, do mundo que criamos em nossa cabeça, pode fazer com que criemos ideias em nossas vidas reais e podem fazer com que criemos a coragem que nunca tivemos para fazer alguma coisa. Mas também tem a questão religiosa, não sei se muito de vocês já ouviram, mas quando você deseja demais alguma coisa e fica com ela sempre na cabeça essa coisa pode realmente acontecer? Já aconteceu comigo várias vezes, parece loucura, mas é verdade, as palavras e pensamentos tem poder.
Pra resumir minha teoria Yamesh seria o meu consciente criando um novo mundo para fugir um pouco da realidade, nem que seja por alguns segundos.
Quantos de nós não conseguem pensar em várias coisas em apenas cinco segundos, um mundo passa pela mente da gente em pouquíssimo tempo.
Enfim, essa foi a teoria que mais me centrei, provavelmente viajei na batatinha, mas para mim tem um pingo de sentido.
Parabéns ao escritor e quando vamos ter os próximos livros, estou ansiosas para mais aventuras.

brunadaguarda 03/10/2021

Aventura incrível e viciante
Não tenho palavras para descrever esse livro, é simplesmente esplêndido. Antes de começara leitura já achei o autor super criativo, pelo sumário, vendo o nome de cada capítulo. Eu amei a interação feita entre o personagem e o leitor, isso deixa a leitura bem mais prazerosa, como se fizéssemos parte da história. Amei todos os personagens, são super cativantes, e mostra a história de cada um e o que o fez chegarem onde estão naquele momento (até os personagens que tentei odiar por fim não consegui). As referências desse livro são fantásticas, me apaixonei por cada detalhe. Enfim, super recomendo a leitura, tenho certeza que vão gostar.

Nat Nat 28/09/2021

? Leitura em parceria autoral ?
"Seu corpo é o suporte da sua mente, que é a conexão para o seu todo."

Austin é um rapaz nerd, inseguro e que gosta de passar despercebido. Um dia, conhece a bela e extrovertida Shay, a garota que muda sua vida, literalmente. E não é no modo romântico, casamento e filhos, antes fosse. Ele é guiado a outro mundo, através gnose (uma espécie de meditação).

Nesse outro mundo, ele não é mais Austin ele é Rihu, um jovem guerreiro, completamente o seu oposto na Terra. E é com essa sua "nova metade" que ele precisa enfrentar desafios não apenas de se conhecer verdadeiramente, como os perigos que assolam sua tribo.

Austin permanecerá como Austin ou irá se aventurar como Rihu? É possível ser duas pessoas em uma só?

Minha opinião
Confesso que achei que fosse algum romance com aventura no espaço, fiquei perdida no começo mas não demorou para me achar no meio dos acontecimentos.

É um livro completamente diferente de tudo o que já vi. O autor conversa com você, te deixa ciente do que você vai encarar, mas não o entrega de mão beijada, ele trabalha com a sua mente para se acostumar as ideias e quando elas chegam você se sente imerso nelas, como se fizesse parte daquele mundo.

Com diversas referências ao mundo pop/nerd, o autor vai nos guiando nas duas versões dos personagens tão distintas e tão parecidas ao mesmo tempo. Cada capítulo lido, é como se você estivesse presente em cena.

Iarlla 25/08/2021

Ótima fantasia nacional
"Yamesh: onde nasce a consciência" é um livro escrito por Feu Franco. Lançando em 2020 de forma independente, a história tem 404 páginas, sendo dividida em sessenta e um capítulos, além de três interlúdios, prelúdio e proslúdio.

O livro é narrado em primeira pessoa por Austin, o protagonista. Descrito como um simples programador júnior, ele vive entre o trabalho, sair com o melhor amigo e assistir séries e filmes. Mas a sua rotina monótona muda repentinamente ao conhecer Shay, uma mulher sensual, confiante e decidida, que acredita na existência da magia.

Em uma noite repleta de tensão, Austin descobre Yamesh, um mundo excêntrico e fantástico, cheio de energia, beleza, culturas e povos desconhecidos. Nesse mundo ele é Rihu. Além de a história mostrar as aventuras de Austin no mundo recém descoberto por ele, de forma coesa e interligada, aborda problemas sociais presentes em ambos os planos.

O livro tem vários plot twists, o que prende o leitor, bem como deixa o enredo rico em fatos as serem desvendados. O mundo criado por Feu foi muito bem desenvolvido, havendo coerência e sentido. As informações são fornecidas em doses homeopáticas, então o leitor se familiariza com a história a cada capítulo lido.

Ademais da exploração do universo, há preocupação com a construção interna de Austin, que evolui demasiadamente ao longo da trama. Além do protagonista, os outros personagens também são bem desenvolvidos pelo autor; não estão lá somente por estar, como ocorre em muitos livros. Apesar de a relação entre Austin e Shay parecer apelativa, dependendo de quem lê.

A escrita de Feu é criativa, cheia de metáforas e analogias inusitadas. O livro como um todo é leve, apesar que os interlúdios podem atrapalhar a fluidez da história. Algo interessantíssimo é que os nomes dos capítulos são batizados com títulos de filmes.

Yamesh foi uma proposta ousada que deu certo. É muito importante e valioso ter obras tão bem construídas na literatura contemporânea nacional. Com aventura, consciência social, exploração da introspectividade, vocabulário excêntrico e grandes referências ao mundo geek, o livro criado por Feu Franco ainda encantará muitos leitores.

Perfil literário: @lercandescer

Daniel 28/07/2021

Austin e suas aventuras
Começo confuso e varias partes que não conseguia me conectar com a história, mas depois de algumas paginas você começa a entender e tudo começa a fluir.
Essa história me lembrou muito "as crônicas de Nárnia" entre outras coisas.
Gostei bastante da história, recomendado pra todos, se você gostou de Nárnia, com certeza é o livro certo pra você.
Ei você aí que nunca leu as "crônicas de Nárnia" de uma chance para o Austin e vem se aventurar nas terras de Yamesh ;)

clarinha ;) 30/06/2021

yamesh: onde nasce a consciência
Hoje vou fazer uma resenha especial porque o próprio autor me pediu para ler e fazer uma resenha (inclusive muito obrigada pelo convite, eu amei o desafio).
Bom, vou começar dizendo que me impressionei muito com o livro, pois no começo não estava gostando muito, ficava muito confusa com as ?mudanças de realidade? e com os nomes diferentes, mas com o desenvolvimento do livro você vai se acostumando. Uma coisa que achei muito estranha foi que mesmo não estendendo muito bem no começo, o livro despertava muita curiosidade!
Achei que a escrita é muito fluída, o final foi FANTÁSTICO (não esperava aquilo), o desenvolvimento dos personagens te envolve muito, o desenvolvimento dos casais, e uma coisa que eu achei muito legal também é que em partes que o escritor fala com leitor (diretamente), o que te envolve muito na leitura!
Enfim, fiquei muito feliz por ter lido esse livro e também pelo desafio! Aguardo a continuação!!!
Obrigada mais uma vez pelo convite?

Bookstan 20/05/2021

Um livro de fantasia espetacular!
"E esse foi o momento em que aprendi que o destino não chega sem a cumplicidade da vontade e do instinto."

?Ler Yamesh foi uma experiência incrível. Um livro nacional de fantasia que trás ideias inovadoras além de sutilmente flertar com a ficção científica.

?A construção detalhada do mundo criado revela como o autor estudou para construir cada pedacinho dele. As regras desse mundo são explicadas de forma coerente e o personagem curioso nos representa muito bem ao buscar as respostas.

A mitologia criada é bem trabalhada. É apresentada aos poucos e na dose certa, sem entregar tudo de uma vez mas também sem fazer um misterio gigantesco e nos deixando com inúmeras duvidas a serem sanadas apenas no fim.

?A história é dinâmica, mas sem ter pressa. Desenvolve um ponto de cada vez, mas ao mesmo tempo nos dá um vislumbre do que está por vir.

O personagem principal também contribui muito para esse ótimo ritimo da historia. Austin tem um jeito deboxado e oscilando entre narrador oniciente e narrador personagem nos diverte com suas referências geek/da cultura pop e nos instiga durante todo o livro além de, em muitos momentos, nos representar em situações de conflitos e escolhas difíceis.

?Eu me apaixonei pelo mundo de Yamesh e cheguei a sonhar com vários lugares lindos descirtos no livro. Já comecei a criar algumas teorias e perguntas e espero poder ver mais desse mundo em uma continuação.
Um detalhe que eu gostei muito foram os títulos dos capítulos. Ao mesmo tempo em que eles me divertiam eu me surpreendia que eles de fato combinavam com o que era apresentado e isso só me incentivava ainda mais para ler e entender a referência do capítulo seguinte.

?ig literário: @lua.books?