Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas Lewis Carroll

Resenhas - Alice no País das Maravilhas

Biiancaw 25/04/2024

"O mundo onde o normal é ser anormal."
Alice no país das maravilhas é sem contestações uma obra complexa e ousada. O frequente uso do absurdo faz com que seu real valor seja subestimado, e constantemente tratado como apenas um livro infantil.
Entretanto, como uma amante da filosofia, não pude deixar de notar os diversos pontos, teses variadas e questões filosóficas que a obra retrata, como, por exemplo: As controvérsias sobre ética; as disputas de linguagem; a relação entre corpo-mente; e os diversos enigmas de identidade que Alice se depara no decorrer da trama. Outra grande questão que não escapou da minha concepção foi aquele "Olhar o mundo pela primeira vez", que lê lembrou bastante o livro "O mundo de Sofia" no qual o mesmo afirma que todas as coisas são um coelho, e nós, seres humanos, somos "carrapatos" que estão no fundo da pelagem do animal, totalmente desinteressados e acostumados com a realidade, não questionamos. Entretanto, os filósofos e crianças, são aqueles que estão na ponta dos pêlos do coelho, deslumbrados e indagados com tudo; e creio eu que isto se encaixa perfeitamente com o livro de Alice, que enxergo sua história de como uma criança tentando entender o mundo.
Outra disciplina que pode ser aplicada na obra, é a sociologia. A intolerância que a sociedade possui diante daqueles que não estão dentro dos seus padrões e normas, são loucos, "não são aquilo que pareciam ser". Pode-se notar que todos os personagens do livro são eles mesmo ?se expressam com sinceridade.
Opino eu que, a Rainha de Copas é uma representação da sociedade que te "executa", por cada erro que cometerá e cada maneira excêntrica de ser, tanto no sentido literal (pode-se encaixar perfeitamente com diversas situações de de pessoas "loucas" que acabam contundidas e até se auto-destruindo pelas mãos da sociedade) ou no sentido figurado (acabam deixando de ser quem realmente são, de certa forma, parte delas morre.) A Rainha de Copas também pode representar o poder absoluto de uma monarquia e nobreza, principalmente, na época e no local que se passa, Inglaterra, Era Vitoriana. Todavia, é possível encaixar perfeitamente seu poder de ter o que é quiser nos dias atuais, bastante hodiernamente ser da alta sociedade, para então fazer o que bem entender.
A Alice, protagonista da obra, foi baseada em uma das três filhas de um dos seus amigos, Alice Liddell, ela era tua predileta. O autor, Lewis Carroll, foi conhecido por suas diversas "amizades" com garotas mais novas, o mesmo, adorava levar brinquedos e doces em suas viagens para caso conhecesse alguma menina, e quisesse agrada-lá. Isso levantou diversas suspeitas sobre sua real inocência, fazendo com que diversas pessoas afirmem que ele cometeria pedófila. Trazendo um peso muito maior para a personagem e a obra. A garota foi conhecida como uma criança extremamente inteligente e articulada para a idade, ela acredita que já sabe quase tudo e procura agir como os adultos com os quais convive. A mesma é uma representando a imaginação própria da infância, ela se aventura num mundo onde tudo é diferente e desafia a racionalidade. Confrontada com os comportamentos absurdos dos habitantes do local, fica assustada, frustrada e até furiosa com a falta de ordem e normas sociais. Aos poucos, as suas perspectivas vão sendo confrontadas com as possibilidades irracionais daquele lugar. Assim, a menina precisa se transformar e questionar tudo que aprendeu até ali. No entanto, alguns dos seus valores se mantêm: ela luta até ao final para ser escutada e se revolta com as injustiças que assiste.
A Lagarta. Embora seja um dos personagens que mais tem gerado teorias, a sua simbologia mais evidente é a de um ser que nasceu para a metamorfose. Fumando de um narguilé, a Lagarta tem uma postura um pouco altiva e arrogante, como se não entendesse as aflições da visitante. Contudo, ela tenta ajudar Alice a se adaptar e lidar com os desafios do local, apontando o cogumelo que pode modificar o seu corpo, tornando-o maior ou menor. Esta pode ser entendida como uma metáfora para a vivência da puberdade e suas transformações sucessivas. A figura vem ensinar a protagonista que a mudança é uma coisa positiva que devemos encarar sem medo e com naturalidade, já que faz parte do processo de cada um.
A rumores de que o Chapeleiro Maluco, fosse inspirado no próprio autor, por ser um alguém que apesar de viver contestando Alice, também busca ajudá-la. E demonstra uma espécie de carinho pela garota. O mesmo também conta que brigou com o tempo, e afirma que o mesmo é muito mais que um "elemento" mas um ser, extremamente sagrado, pode ser por isto mesmo que celebre seus "desaniversários" na animação de 1951. O personagem representa uma sátira das normas de etiqueta britânicas e suas convenções sociais. Ele subverte o "chá das cinco", uma das tradições mais célebres e antigas do país, transformando-a numa celebração sem sentido.
O gato de Cheshire, astuto e confiante, é sem dúvidas uma das minhas personagens favoritas da obra. Apesar da forma como se comporta, o discurso do Gato demonstra alguma consciência: ele está tentando explicar o modo como o País das Maravilhas funciona. Para sobreviver ali, Alice precisa abandonar as regras e o pensamento lógico, aceitando aquilo que há de estranho e até insano em todo mundo. Assim, o Gato de Cheshire descreve aquela realidade como um local governado pela loucura, que acaba contagiando seus habitantes. Mesmo Alice, com o tempo vai esquecendo as suas lições e reproduzindo os comportamentos absurdos daquele local.
A educação moralista concedida às crianças, é outra crítica presente na obra. O livro em si, é uma verdadeira sátira, a todas as críticas que se propõe a fazer. E no final do livro não sentimos que temos uma real moral para a história de Alice, entretanto podemos tirar a moralidade analisando a obra com cuidado, e ainda temos a graça de poder ter diversos pontos de vista e entendimentos.
Dito isso, afirmo sem dúvidas que Alice deve ser lido, desde as criancinhas mais novas, até os velhos mais vividos, é um livro que tem o dever de ser apreciado e refletido.

Quel 25/04/2024

Lindo perfeito história doida mas legal, edicao perfeita com introdução sobre o autor vale muito apena q perfeição de edicao

Diego Piu 24/04/2024

Gosto de leituras fora da caixinha, achei divertido e em alguns momentos bem confuso. Pena que alguns enigmas com trocadilhos perdem o sentido com a tradução (informação que veio nos extras da edição que eu li), talvez por isso alguns trechos parecem não fazer sentido.

Fiquei bem decepcionado com outra informação biográfica contida nesses extras...

Waleska5 24/04/2024

Alice
Um clássico da literatura, Alice no país das maravilhas conta a história de uma menina que se aventura em um mundo mágico. Em uma toca de coelho descobre uma porta secreta que à leva ao jardim mais maluco que já virá.
Flamingos, gatos, porcos espinhos que falam. Um chapeleiro maluco, uma duquesa doida. Cartas de baralho, um rei e uma rainha de copas.
Uma aventura divertida e uma história muito boa de ler.

AlAcia49 24/04/2024

Alice no país das maravilhas
Era um livro que eu estava querendo ler a bastante tempo por ser muito fã de Alice no país das maravilhas, por mais que seja um livro clássico ele é muito fácil de ler e bem engraçadinho. É um Livro com ilustrações lindas e é bem curtinho, acho que vale 100% apena ler se você gosta desse universo.

Bibianna.bueno 23/04/2024

Vou falar que eu amo o filme da "Alice no país das maravilhas" já o livro, muito confuso e bem maluco mais que o filme, mas uma leitura rápida ainda assim prefiro o filme Berries ?

heenoopy 23/04/2024

Que delícia de leitura ri demais
"Quem é que eu sou? Respondam isso primeiro e, se eu quiser ser a tal pessoa, subo. Senão, fico aqui até que eu me transforme em outra".

Clara2345 23/04/2024

Divertido
A Alice é doidinha doidinha, uma criança muito inteligente e curiosa, questiona absolutamente TUDO! A gente entende que no mundo loouco do País das Maravilhas, a Alice é a mais louca de todos, já que a loucura é o normal por ali e ela é a "anormal", então para seus habitantes tudo o que a Alice fala não passa de um aborrecimento. Achei fofo e divertido, me lembrou a animação antiga da Disney e esquentou meu coração com isso! Há momentos bem confusos, por isso perdeu estrelinhas, mas vale a pena ler esse clássico.

Katariny.Alves 22/04/2024

Meia boca
É um livro que me fez pensar muito sobre Alice nos pais das maravilhas, porém meu deu muita preguiça de ler, é um livro mais o menos, não é dos melhores mas tá bom

brunaluc 22/04/2024

Contrariamente, se assim era, então podia ser;
Se assim o fosse, então seria;
Mas como assim não é, então não será.
É lógico!

Any04020 22/04/2024

Sempre amei os filmes de Alice, mas, eu esperava mais. Esperava uma garota audaciosa, esperta, que não desiste, mas recebi uma garota que não sabe o que está fazendo, que foge quando está ficando chato ou perigoso.
Sinceramente, acho que prefiro os filmes.
Também odiei o autor, ele é um monstro repulsivo, repugnante e um megera

estrelana 22/04/2024

Alice é maluquinha
Confesso que quando comecei a ler esse livro e a leitura foi avançando, senti muita falta das partes de ação que o filme coloca. Tipo, sei que é uma adaptação, mas como eu só tinha ele de referência, fiquei decepcionada quando a história foi seguindo sem aquela parte dela toda foderosa de armadura e repetindo a frase que se tornou icônica do chapeleiro... a luta contra o bicho lá... não, não tem isso no livro, o chapeleiro e a Alice nem são de fato amigos...
MAS, apesar disso a história é amazing!! Sem pé nem cabeça. E a Alice é maluquinha igualzinha ao pessoal daquele mundo heheh A rainha de Copas executando todo mundo. A outra condessa tirando a moral de tudo hehehe O livro é ótimo pra uma leitura descontraída

Gabriel.Moreira 21/04/2024

Não tem sentido.
Esse livro é bem aleatório, mas entendo porque é tão popular, por debaixo das cenas loucas existem lições de moral(eu acho).
Mas as vezes não as vezes é só bizarro mesmo. Tipo a cena da pimenta, muito mórbida. Em geral acho que sim deve ser lido, mas não recomendo para todos os públicos, tem que ter cabeça e paciência para procurar um sentido no livro.

Harley Quinzel 20/04/2024

Não tenho muito oque falar, Alice no país das maravilhas é um clássico, Alice é Alice né!
E a estética desse livro me encantou.

Mi 20/04/2024

Resolvi ler este clássico. E que viagem?!?
Pensei que o problema era comigo por achar a obra tão confusa. Mas, lendo outras resenhas, encontrei pessoas com experiências parecidas com a minha.

De início pensei ?Mano! Como um livro classificado para crianças a partir de 6 anos pode conter uma viagem psicodélica tão escancarada assim??

Mas depois eu entendi a viagem interior e as reflexões sobre ?quem sou eu??

O texto é confuso e não segue uma lógica, mas tem seus pontos altos como as reflexões e passagens poéticas.
Pra quem curte literatura nonsense este é o livro.

Minha experiência não foi tão boa, mas recomendo a leitura para que cada pessoa tire sua própria conclusão.