Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas Lewis Carroll

Resenhas - Alice no País das Maravilhas

Maria.p 30/04/2024

Alice no País das Maravilhas é uma obra clássica da literatura infantojuvenil que encanta leitores de todas as idades. Escrito por Lewis Carroll, o livro nos transporta para um mundo de fantasia e absurdos, onde acompanhamos as aventuras de Alice após cair em uma toca de coelho.

A narrativa cativante e repleta de situações inusitadas nos leva a refletir sobre a lógica, o absurdo e a imaginação. Os personagens peculiares que Alice encontra em sua jornada, como o Chapeleiro Maluco, a Lagarta e a Rainha de Copas, tornam a história ainda mais fascinante.

Além disso, Alice no País das Maravilhas apresenta diversas camadas interpretativas, possibilitando análises sobre temas como a transição da infância para a vida adulta, a busca pela identidade e as complexidades do mundo real.

No geral, considero Alice no País das Maravilhas uma obra atemporal que continua encantando gerações com sua criatividade, imaginação e profundidade. É uma leitura que nos convida a explorar os limites da realidade e nos permite embarcar em uma viagem única e memorável através da literatura.

Gabriela2332 29/04/2024

No país das maravilhas
Alice é um livro extremamente curto, mas que conta uma história incrível. É o tipo de livro que puxa você pra leitura e você não consegue parar, porque é praticamente viciante. E essa versão da Darkside é belissima e muito completa, melhorou ainda a minha experiencing lendo.

kaique.lv 29/04/2024

Nao lembro nada do filme da Disney sobre Alice, o livro é divertido e complexo com vários ensinamentos ocultos se prestar atenção

Raphaela.Bonaretti 28/04/2024

Um devaneio
Antes de falar sobre o livro em si, vou falar sobre a edição. O livro é lindo, o acabamento é perfeito, a capa, folha de guarda, os trechos originais e ilustrações são uma obra de arte à parte. A Darkside arrasou nesse quesito, como sempre.
O que mudou um pouco a experiência de leitura da história pra mim, foi essa polêmica com o autor. Às vezes é difícil separar o autor da obra e eu fiquei com um enorme pé atrás com Lewis Carroll após conhecer melhor sua biografia.

Com relação a história em si. Eu amo!
É como um sonho, cheio de idas e vindas, que não parecem fazer sentido, mas fazem.
Enxergar o mundo através dos olhos de Alice é interessante, tanto para uma criança, quanto para um adulto. Se deixar levar pelas aventuras no país das maravilhas e valer-se da imaginação é uma aventura por si só.
Apesar de curtinho, algumas partes achei cansativas. Outras são sensacionais e profundas. Algumas apenas divertidas ou estranhas. Mas é a junção de tudo que torna essa história uma experiência prazerosa, lúdica e reflexiva.
Os personagens também são bastante intrigantes e caricatos. Conquistam pela excentricidade.
Uma narrativa bastante metafórica e até um pouco transcendente.

Sofia136 28/04/2024

"O que um corvo tem em comum com uma escrivaninha?"
Alice no País das Maravilhas é uma obra que eu tenho em meu coração. "Nonsense" é um conceito que muito me agrada e me encanta, e "Alice no País das Maravilhas" é simplesmente fascinante.
A história é mergulhada nos pensamentos e opiniões de uma criança que, perseguindo um coelho com um relógio, acaba por cair em um buraco e encontrar um lugar onde, de acordo com o próprio Gato de Cheshire, todos são loucos. E devem ser mesmo, porque nada faz sentido, e isso é o que faz o livro tão incrível e respeitável.
Muitas frases do livro são icônicas e algumas partes podem servir como questionamentos importantes e até para refletir.
Um livro que é, em todos os aspectos, esplêndido.

Nád 28/04/2024

O livro em si é totalmente LINDO, incrível o quanto detalhado é e os desenhos são muito bons, porém, fui com muita expectativa e esperava mais, mas não deixa de ser bom, sim me julguem prefiro o filme?

Guilherme2611 28/04/2024

Aventure-se no País das Maravilhas!
Por causa de sua curiosidade, Alice caiu na toca do coelho. Um mundo fantasioso, divertido, totalmente inusitado e extremamente esquisito.

cafecomlivro.br 28/04/2024

Alice No País das Maravilhas
Alice é a criança clichê que faz cagada, um belo dia viu um coelho branco correndo olhando pra um relógio e FALANDO que estava atrasado e decidiu seguir ele. Por que não?

Na minha humilde opinião esse clássico infanto juvenil não é para crianças, a complexidade do tema abordado é gigantesca, e como o próprio começo do livro adverte cada pessoa que o lê tem a sua interpretação. Então, esse resenha será baseada no modo como eu interpretei a leitura.

Já aviso que foi favoritada com sucesso, Alice a meu ver é uma criança solitária que busca refúgio em fantasias criadas na mente, como ela mesma afirma "adoro conversar comigo mesma, adoro ser a segunda voz em minha cabeça" ela mesma se dá bronca, ela mesma se anima, ela mesma se consola.

A viagem ao país das maravilhas é uma jornada de auto conhecimento, em várias passagens do livro questionam Alice sobre quem ela é, e ela não é capaz de responder.

Eu não achei um livro tão confuso de ser enterpretado apesar de nada fazer sentido nele, e quando eu digo nada é nada mesmo.

Se aventure e se apaixone pelo país das maravilhas assim como eu.
Marina 28/04/2024minha estante
Falou bem, esse livro não é para crianças. Eu li quando criança e me senti uma idiota por não entender nada hahahahah.

Tenho a impressão que só por ter elementos fantasiosos e animais falantes ele é considerado infantil.

Maria.Besson 27/04/2024

"Todos nós aqui somos loucos" ?
O que é a loucura para você? A definição de "passar dos limites"? Algo natural e inevitável do ser humano? Uma condição de estado?

A situação que Alice se encontra após seguir um coelho que fala e usa terno não é nada agradável ? a menina se encontra em um lugar de gente maluca. Ao menos, é o que ela pensa. "Todos nós aqui somos loucos". Nenhum ser humano é totalmente sã e o livro mostra muito disso.

A edição da Darkside mostra alguns dos detalhes extras sobre o livro, como a inspiração de Lewis Carrol para a história (que foi uma pequena garotinha na qual ele conversava, chamada Alice, que adorava ouvir histórias dele), e até mesmo entrevistas que a própria Alice fez sobre o livro que a fez famosa. Afirmando que cansou de ser a "Alice no país das maravilhas".

O livro foi lançado aproximadamente em 4 de Julho de 1865, mas outras fontes dizem que foi em Novembro. A edição da Darkside foi lançada em 2019.

10/10.

Duda 27/04/2024

Terminei ele a um tempo mas esqueci de fazer a resenha aqui.

Gostei bastante e recomendo. As imagens e todo o estilo do livro é lindo, sempre quis ele e quando li gostei bastante. Atendeu minhas expectativas, não vejo a hora de começar o próximo. ?

Polenta 27/04/2024

Classico
Classico e simplesmente incrivel, eu descobri q o no livro, esse povo eh TRILHOES de vezes mais piradinho da cabeça, ou seja, amei

Larissagamorim 26/04/2024

Não faz sentido, mas faz
Foi essa a sensação que tive ao ler essa obra.
Senti que voltava aos raciocínios infantis que tive épocas atrás, misturada com uma pitada de uma loucura bem humorada.

Maria19277 26/04/2024

O filme é nota 10, mas o livro...
O filme do Tim Burton realmente fez milagres. Comprei o livro por uns 60 ou 80 reais da darkside, porque sempre fui apaixonada em Alice e ainda sou, mas isso não significa que tudas as versões são boas. Esse livro tem sim sua magia e sua filosofia, mas não é o tipo de livro que dá pra se encantar, sabe?

O País das Maravilhas é repleto de coisa doida e inesperada, porém, o livro é apenas Alice indo de um lado pro outro. Não há plot. Não há oque esperar quando se está lendo. É bem chato. Demorei semanas ou meses pra ler...

Biiancaw 25/04/2024

"O mundo onde o normal é ser anormal."
Alice no país das maravilhas é sem contestações uma obra complexa e ousada. O frequente uso do absurdo faz com que seu real valor seja subestimado, e constantemente tratado como apenas um livro infantil.
Entretanto, como uma amante da filosofia, não pude deixar de notar os diversos pontos, teses variadas e questões filosóficas que a obra retrata, como, por exemplo: As controvérsias sobre ética; as disputas de linguagem; a relação entre corpo-mente; e os diversos enigmas de identidade que Alice se depara no decorrer da trama. Outra grande questão que não escapou da minha concepção foi aquele "Olhar o mundo pela primeira vez", que lê lembrou bastante o livro "O mundo de Sofia" no qual o mesmo afirma que todas as coisas são um coelho, e nós, seres humanos, somos "carrapatos" que estão no fundo da pelagem do animal, totalmente desinteressados e acostumados com a realidade, não questionamos. Entretanto, os filósofos e crianças, são aqueles que estão na ponta dos pêlos do coelho, deslumbrados e indagados com tudo; e creio eu que isto se encaixa perfeitamente com o livro de Alice, que enxergo sua história de como uma criança tentando entender o mundo.
Outra disciplina que pode ser aplicada na obra, é a sociologia. A intolerância que a sociedade possui diante daqueles que não estão dentro dos seus padrões e normas, são loucos, "não são aquilo que pareciam ser". Pode-se notar que todos os personagens do livro são eles mesmo ?se expressam com sinceridade.
Opino eu que, a Rainha de Copas é uma representação da sociedade que te "executa", por cada erro que cometerá e cada maneira excêntrica de ser, tanto no sentido literal (pode-se encaixar perfeitamente com diversas situações de de pessoas "loucas" que acabam contundidas e até se auto-destruindo pelas mãos da sociedade) ou no sentido figurado (acabam deixando de ser quem realmente são, de certa forma, parte delas morre.) A Rainha de Copas também pode representar o poder absoluto de uma monarquia e nobreza, principalmente, na época e no local que se passa, Inglaterra, Era Vitoriana. Todavia, é possível encaixar perfeitamente seu poder de ter o que é quiser nos dias atuais, bastante hodiernamente ser da alta sociedade, para então fazer o que bem entender.
A Alice, protagonista da obra, foi baseada em uma das três filhas de um dos seus amigos, Alice Liddell, ela era tua predileta. O autor, Lewis Carroll, foi conhecido por suas diversas "amizades" com garotas mais novas, o mesmo, adorava levar brinquedos e doces em suas viagens para caso conhecesse alguma menina, e quisesse agrada-lá. Isso levantou diversas suspeitas sobre sua real inocência, fazendo com que diversas pessoas afirmem que ele cometeria pedófila. Trazendo um peso muito maior para a personagem e a obra. A garota foi conhecida como uma criança extremamente inteligente e articulada para a idade, ela acredita que já sabe quase tudo e procura agir como os adultos com os quais convive. A mesma é uma representando a imaginação própria da infância, ela se aventura num mundo onde tudo é diferente e desafia a racionalidade. Confrontada com os comportamentos absurdos dos habitantes do local, fica assustada, frustrada e até furiosa com a falta de ordem e normas sociais. Aos poucos, as suas perspectivas vão sendo confrontadas com as possibilidades irracionais daquele lugar. Assim, a menina precisa se transformar e questionar tudo que aprendeu até ali. No entanto, alguns dos seus valores se mantêm: ela luta até ao final para ser escutada e se revolta com as injustiças que assiste.
A Lagarta. Embora seja um dos personagens que mais tem gerado teorias, a sua simbologia mais evidente é a de um ser que nasceu para a metamorfose. Fumando de um narguilé, a Lagarta tem uma postura um pouco altiva e arrogante, como se não entendesse as aflições da visitante. Contudo, ela tenta ajudar Alice a se adaptar e lidar com os desafios do local, apontando o cogumelo que pode modificar o seu corpo, tornando-o maior ou menor. Esta pode ser entendida como uma metáfora para a vivência da puberdade e suas transformações sucessivas. A figura vem ensinar a protagonista que a mudança é uma coisa positiva que devemos encarar sem medo e com naturalidade, já que faz parte do processo de cada um.
A rumores de que o Chapeleiro Maluco, fosse inspirado no próprio autor, por ser um alguém que apesar de viver contestando Alice, também busca ajudá-la. E demonstra uma espécie de carinho pela garota. O mesmo também conta que brigou com o tempo, e afirma que o mesmo é muito mais que um "elemento" mas um ser, extremamente sagrado, pode ser por isto mesmo que celebre seus "desaniversários" na animação de 1951. O personagem representa uma sátira das normas de etiqueta britânicas e suas convenções sociais. Ele subverte o "chá das cinco", uma das tradições mais célebres e antigas do país, transformando-a numa celebração sem sentido.
O gato de Cheshire, astuto e confiante, é sem dúvidas uma das minhas personagens favoritas da obra. Apesar da forma como se comporta, o discurso do Gato demonstra alguma consciência: ele está tentando explicar o modo como o País das Maravilhas funciona. Para sobreviver ali, Alice precisa abandonar as regras e o pensamento lógico, aceitando aquilo que há de estranho e até insano em todo mundo. Assim, o Gato de Cheshire descreve aquela realidade como um local governado pela loucura, que acaba contagiando seus habitantes. Mesmo Alice, com o tempo vai esquecendo as suas lições e reproduzindo os comportamentos absurdos daquele local.
A educação moralista concedida às crianças, é outra crítica presente na obra. O livro em si, é uma verdadeira sátira, a todas as críticas que se propõe a fazer. E no final do livro não sentimos que temos uma real moral para a história de Alice, entretanto podemos tirar a moralidade analisando a obra com cuidado, e ainda temos a graça de poder ter diversos pontos de vista e entendimentos.
Dito isso, afirmo sem dúvidas que Alice deve ser lido, desde as criancinhas mais novas, até os velhos mais vividos, é um livro que tem o dever de ser apreciado e refletido.