Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

Laurinha 05/09/2022

Os temas são incriveis mas...
Sinceramente acho que o problema esta mais em mim no que no livro, achei os temas abordados em cada capitulo ótimos porém foi um leitura extremamente arrastada ainda dei 3 estrelas porque realmente parei para pensar e mudar minhas atitudes muitas vezes, mas achei que deu uma enrolada em alguns momentos e citava MUITOS livros (pra quem esteja procurando outros livros com a mesma didatica é ótimo) porém achei um pouco maçante.

/isso não anula o fato que bell hocks era incrivel só não funcionou para mim/

Izabelle 17/04/2023

Incrível e necessário
Esse livro mudou minha vida e me acolheu. Se vc tem questões com o amor, ou se acha não merecedora, esse livro é pra vc.

ltccvlcnt 01/03/2024

Tudo Sobre o Amor
Bell Hooks sem dúvidas nos ajuda a olhar para o amor de forma mais responsável, e que a partir desse sentimento podemos aprender a aceitar melhor as mudanças em nossas vidas, pois nos colocamos abertos a realidade com maior responsabilidade.
Não esperava menos de uma autora tão maravilhosa. Contudo, o meio do livro fica um tanto monótono, mas ainda assim, com indispensáveis aprendizados.
Foi um livro que me fez refletir sobre a forma como tenho vivido, despertou memórias de minha infância, e ao terminar, me instigou a me abrir para o mundo, com sentimento de coragem para encarar a vida de um modo mais bonito, apreciar as impermanências, e ser grata por todos aqueles que me possibilitaram chegar até aqui.

daniel.vasco.716 27/03/2022

Tudo sobre o amor: novas perspectivas procura mostrar como somos ensinados desde a infância a ter suposições equivocadas e falsas em relação ao amor e ressalta o quanto nossa sociedade não considera a importância e a necessidade de aprendermos a amar.

Kamila 03/01/2023

o que dizer desse livro? bell tem uma escrita fluída e não importa o grau de complexidade de certos temas abordados que ainda sim a leitura vai ser gostosa e proveitosa. esse livro é sobre o amor e suas nuances, as diferentes formas de amar e enfatiza o quanto precisamos do amor. bell é extraordinária, um acalento pra nossos anseios e pra nossa alma. é bom que possamos ver o amor sob o olhar de quem sabe do que fala.

Gabriela.Pereira 06/04/2022

Tapas na cara
Gente que leitura maravilhosa, bell mostra como todos nós precisamos de amor e principalmente nos desvincular do desamor. O amor que recebemos na infância, o amor próprio, o das amizades e até o espiritual, não somente o romântico, uma lição a cada capítulo, eu amei!

paloma 03/01/2023

Somos ensinados a querer o amor, mas não a nutri-lo e mantê-lo
"Tudo sobre o amor" foi meu primeiro contato com livros da bell hooks, anteriormente já havia lido artigos, capítulos sob a autoria desta, mas nunca um livro. Na minha visão, um dos pontos altos da escrita de hooks é a maneira como ela consegue sintetizar ideias complexas em uma linguagem acessível. Nessa obra em específico, a professora repensa a noção de amor no mundo moderno e revisita conceitos criados há décadas e que ainda hoje perduram.

hooks trabalha o amor sob a perspectiva da escolha, para a autora, o amor não é um sentimento e sim uma decisão. Essa ótica, responsabiliza o indivíduo pelo amor e as relações provenientes deste, diferente da ideia amplamente difundida de que o amor é algo paralisante ou impulsivo, que faz com que o sujeito não tenha controle sobre suas ações. Nesse sentido, a professora defende que essa ideia clichê de amor como algo arrebatador e incontrolável é muito pertinente ao capitalismo e encontra sua concretização na estrutura de uma família tradicional.
Outro ponto abordado por bell é a máxima de que o amor e o abuso não coexistem. Carinho e afeto coexistem com o abuso, já o amor nunca. Dessa forma, para a autora, poucos indivíduos já tiveram de fato uma experiência de amar verdadeiramente outrem, pois o amor está intrinsecamente ligado à ideia de crescimento e para isso é necessário que ambos os participantes estejam empenhados numa evolução mútua. Nesse sentido, a professora vai contra a maré das produções midiáticas que pregam a ideia de que "ao encontrar sua alma gêmea todos os problemas serão pequenos, as coisas magicamente fluirão sem grande esforço e problemas".
Ademais, é importante destacar que ao ler o título do livro muitos são levados a acreditar tratar-se de uma obra de autoajuda ou até mesmo que somente o amor romântico é abordado no decorrer da análise. Ao contrário disso, hooks trata da ideia de amor em diferente âmbitos e relações, seja com a família, dentro da religião, com os amigos, ou seja, dentro da vida em sociedade no geral, mostrando como inevitavelmente o exercício do amor em uma área específica pode ser moldado a partir da experiência em outra área totalmente diferente.
A obra está organizada em 13 temas, são eles: clareza, justiça, honestidade, compromisso, espiritualidade, valores, ganância, comunidade, reciprocidade, romance, perda, cura e destino. Os capítulos são desenvolvidos a partir desses termos e nos levam, em sua maioria, até a ideia de que o capitalismo impede que os indivíduos construam e vivam verdadeiros laços de amor. É a partir dessa ideia que bell enfatiza a premissa de que homens e mulheres não pensam e cultivam sentimentos de maneira diferente naturalmente, e sim, a partir de estruturas e culturas socialmente construídas para estabelecer papéis distintos e reforçar estereótipos do patriarcado.
Por fim, é importante pontuar que a visão da autora, ao que parece, está fundamentada em valores cristãos em torno do amor e do princípio de caridade, isso, ao meu ver, não tira o mérito das análises realizadas, mas precisa ser esclarecido, pois em determinados momentos, hooks vai defender que o amor é responsável por tornar alguns "fardos" mais leves, ideia abordada principalmente no que diz respeito ao trabalho.

Ainda assim esse, com certeza, é um daqueles livros escritos para se debruçar sobre. Ler e reler novamente até admitir que sabemos pouco, muito pouco, sobre o amor e sobre como amar. Recomendo muito a leitura!

Pupo 17/06/2023

Maravilhoso.
Que livro fantástico ? Bell é muito sábia e nos ajuda a ver as coisas de uma forma diferente.
Importante enxergar como o amor está ao nosso redor e nós nos fechamos para procurá-lo apenas em relacionamentos românticos.

Tati 23/01/2023

Tudo sobre o amor
É difícil escrever sobre um livro tão perfeitamente construído.
Bell Hooks sempre me toca, me ensina, me transforma? Mas esse livro é de uma grandiosidade, tão potente que ainda não consigo definir o quão impactada estou.

?O amor é a única cura?

barbaramr7 12/10/2022

esse livro mudou minha forma de encarar a vida, a morte, o espiritual e o amor. bell hooks como sempre gigantesca.

"quando vemos o amor como o desejo de alimentar o crescimento espiritual, demonstrado por gestos de carinho, respeito e tomada de responsabilidade, a base de todo amor em nossa vida é a mesma."

Fernanda Taniz 27/01/2023

Foi um livro bem interessante de ler. Em alguns momentos fiquei refletindo bastante sobre o que ela estava falando. Porém no final, houve uma mistura do tema com outras questões, não consegui mais gostar. Por isso dei essa nota.

Camila 19/06/2022

Poucos livros conseguiram mexer tanto comigo e em níveis tão profundos como esse. bell hooks notadamente tem o dom de falar sobre questões super complexas utilizando uma linguagem simples e acessível que muitas vezes faz com que pontuações surreais possam passar despercebidas por olhos desatentos; mas não foi o caso aqui.
Demorei muitos meses pra concluir a leitura, e isso não por falta de vontade, mas porque de fato precisei me recuperar (lê-se: levar pra terapia) entre um soco e outro.
Posso dizer com tranquilidade que esse livro mudou completamente - sim, eu disse completamente, e isso não é uma hipérbole - a forma como eu vejo, penso e ajo (odeio essa conjugação do verbo) em relação ao amor. Me fez refletir sobre minha ética amorosa e a ética amorosa das pessoas que estão/estiveram na minha vida no passado, no presente e inclusive no futuro.
Mas isso não significa que eu não tenha críticas, ainda que me ache no ápice da insignificância pra dirigir qualquer crítica à bell hooks. Confesso que algumas partes me cansaram um pouco, seja pela repetição de algumas ideias, seja pelo viés religioso que, sim, é presente em alguns momentos - já que a bell hooks é sempre mais ou menos autobiográfica -, seja pelo olhar por vezes bastante heterocentrado, o que ora me fazia não me enxergar nos contextos relatados, ora me deixava frustrada por ver tantas reflexões potenciais reduzidas à heteronorma.
Enfim, não viu falar mais nada. Leia.

Guilherme 14/02/2023

O que é o Amor?
Antes de tudo, um livro de cabeceira para ser lido e relido ao longo da vida, dito isso...

Quantas vezes já nos pegamos questionando o que seria de fato o amor e se já amamos verdadeiramente e também fomos amados pelos outros?

Bell Hooks traz aqui várias configurações do amor e suas afetividades, dissecando a maneira com que nos comportamos e agimos com o amor em vigor, amor este que vêm envelopado com ares de ultra romantização, força patriarcal e toque capitalista.

Pois então, como não só compreender e exercer um amor de fato que não contenha essas características nocivas e que nos impedem de conhecer a verdadeira forma do amor? Através dos capítulos, Hooks vai nos mostrando e evidenciando através de perspectivas pessoais e históricas, maneiras de construir um amor mais genuíno conosco e com o outro, nos convocando a repensar tudo o que construímos até então sobre essa palavra de quatro letras que não somente se configura como sentimento, mas também como ação.

Suzana Mendonça 03/07/2022

Livro poderoso
A autora aborda de maneira singular o amor em suas diversas formas, do amor romântico ao amor entre amigos, do amor próprio ao amor ao trabalho. Um livro poderoso que aborda o amor com tamanha leveza a ponto de provocar nos leitores a sensação de que podem conduzir suas vidas de forma mais harmônica e amorosa.

O grande mérito desse livro é gerar nos leitores a reflexão sobre suas ações diárias e a vontade de transformar sua vida em algo profundamente conectado ao amor. Poucos livros produzem com tamanho esplendor uma busca por mudança como essa obra-prima de Bell Hooks.

Pri 08/07/2022

Amei. Abordagem clara, fácil de ler. Muita reflexão. A autora encontrou uma forma leve de falar sobre o amor e suas várias faces. Recomendo.
rlc.blurryface 08/07/2022minha estante
Quero muito ler esse