O Pequeno Príncipe Preto

Rodrigo França
Rodrigo França

Resenhas - O Pequeno Príncipe Preto

G!!h 26/04/2024

O pequeno, mas também grande, príncipe.
Retrata exatamente o que é proposto. Tem ilustrações maravilhosas, e uma escrita ótima. Num mundo de fantasia, é trazido alguns pontos importantes da vida, tudo no ponto de vista de um pequeno príncipe.

Júlio César 25/04/2024

Sobre ancestralidade e memória.
Meus alunos e eu apreciamos juntos a leitura compartilhada deste livro em sala de aula.

A comparação com a obra de Antoine de Saint-Exupèry foi inevitável, pois alguns estudantes já tinham lido a obra "O Pequeno Príncipe" anteriormente.

Essa leitura foi efetuada na plataforma LeiaSP, com o exemplar digital disponível na plataforma.

Muitos alunos jovens, para minha surpresa, relataram que prefeririam ler o exemplar físico.

O que mais gostaram foi conhecer sua própria ancestralidade a partir do livro, as características físicas do Pequeno Príncipe Preto e o significado de UBUNTU, palavra de origem africana, da língua Zulu, que significa "humanidade" ou "sou o que sou pelo que nós somos.

É uma filosofia que valoriza a compreensão, a solidariedade, a compaixão e a harmonia entre os seres humanos.

IsaPw23 25/04/2024

O Pequeno Príncipe Preto...
Confesso que não queria ler esse livro por que quem mandou eu ler ele foi minha professora de pi1 da escola, e pq eu pensei também que ia ser só uma cópia completamente descarada do livro original.

mas eu realmente amei muito alguns assuntos retratados, além de que as ilustrações são simplesmente perfeitas!

livro necessário, maravilhoso e faz você ter um deja vu, mas só se você leu a versão original ?

Luan.NietzsChe 25/04/2024

"UBUNTU significa ?nós por nós?!"
Este livro, é preciso que seja lido para uma criança. Ele traz reflexões e pensamentos que são fáceis de uma cabeça pueril entender, claro, com a ajuda de um adulto. E, além de fáceis, são extremamente necessárias, pois conscientizam as crianças, não só pretas, como de qualquer cor; mas, com certeza, tem um maior impacto para com as crianças pretas que crescem numa sociedade que as diminuem por suas características físicas, como o nariz, boca e cabelo.

"Tem gente que fala que existe um lápis 'cor de pele'. Como assim? A pele pode ter tantos tons?"

Ademais, fala sobre ancestralidade, sobre cultura negra e uma filosofia lindíssima, lindíssima, um pensamento que admiro imensamente e tenho orgulho de ter vindo de mentes negras, assim como outras diversas sabedorias: Ubuntu. Que nos ensina a andar de mãos dadas, tomar decisões juntos e a todo custo ajudar uns aos outros sempre. Pois, "eu sou porque nós somos!"

"Lá aquele povo precisaria de milhares de sementes, de milhares de Baobás. Precisaria de UBUNTU."
Sara.Goncalves 25/04/2024minha estante
ameii

Luan.NietzsChe 25/04/2024minha estante

milygds 22/04/2024

A história é uma gracinha e bem rapidinha de ler.
O livro é muito bom para as crianças entenderem que apesar das diferenças entre cada um, todos somos lindos.

Nicoly.Reis 15/04/2024

Breve comentário sobre o livro
As ilustrações são verdadeiramente incríveis e a adaptação do livro alcançaram as expectativas. Contudo, por se tratar de um livro infantil talvez fosse mais interessante o uso de palavras menos rebuscadas.

Gaby.Ferrari 14/04/2024

Maravilhoso!
Li com os alunos do terceiro ano e comparamos a obra original. Foi muito significativo pois eles conseguiram se identificar na história, conseguiram até mesmo desenvolver narrativas a partir dos conceitos aprendidos por meio dela. Foi maravilhoso, recomendo!

Gaby.Ferrari 14/04/2024

Lindo!
Já havia trabalhado a versão maior com os alunos do terceiro ano e eles amaram. Essa versão li com minha irmãzinha que particularmente adorou, achou o pequeno príncipe preto com cara de batatinha.
A narrativa tem um jeito tão acolhedor que vc se sente abraçada pelo livro.
Tenho mil coisas a mais pra falar de tanto que amei, porém por hora é isso rs.

solisgiu 09/04/2024

?A palavra "afeto" vem de afetar o outro. Afete com verdade.?

gostaria que o livro fosse maior, poucas páginas e muitas frases incríveis.

Liv 08/04/2024

Inspirador
Esse é com certeza um livro que eu gostaria de ter lido quando era criança. É lindo, inspirador e abraça a ancestralidade de forma aconchegante.

Lili 03/04/2024

Lindo, apropriado e fofo
Que linda leitura! Uma história envolvente, baseada no original de Antoine de Saint-Exupéry - O Pequeno Príncipe - esta obra faz destaques para a valorização da ancestralidade, do indivíduo e do seu valor individual.
O pequeno príncipe preto aborda assuntos de inclusão, amizade, empatia, vaidade, sabedoria, antirracismo e muito mais.
Com uma linguagem clara, leve e bem "aconchegante" recebemos o convite de espalharmos bons sentimentos por onde passarmos e a todos com os quais nos relacionamos.
Li este livro com meus alunos na escola e não tive relatos de alguém não ter gostado.
Lindo e necessário!

Miguel686 28/03/2024

32 páginas de puro amor
Uma releitura de um clássico da literatura, o Pequeno Príncipe Preto conta sobre um menimo negro que vive em um pequenino planeta com uma gigantesca árvore de baobá, juntos, eles espalham sementes de simpatia e alegria pelo universo.
Leitura bem fluída e fofinha, possuí muitas referências a cultura e matrizes religiosas africanas. Recomendo muito.

Mayara.Ladeira 27/03/2024

O Pequeno Príncipe Preto
Um livro tão fofo, e muito interessante para ler com as crianças, além do livro do Pequeno Príncipe original. Se complementam.

Mariana113 25/03/2024

O livro apresenta a história do pequeno príncipe preto e de sua companheira, a baobá, com quem convive no pequeno planeta. O menino, carregando consigo as sementes de baobá e uma pipa, viaja por outros planetas espalhando as sementes, e junto com elas o amor e a empatia.

Diego Vertu @outro_livro_lido 22/03/2024

Uma releitura do clássico "O Pequeno Príncipe" aqui o personagem principal é preto e mora num minúsculo planeta, junto com a Baobá, a árvore que lhe dá energia. O pequeno príncipe sonha em sair de seu planeta e levar a semente do Baobá, seu antagonista é um rei que é orgulhoso e egoísta. O pequeno príncipe chega a Terra, conversa com uma raposa e tenta entender os seres humanos.
Rodrigo França na sua releitura trás elementos da cultura africana e da filosofia Iorubá, protagoniza um príncipe preto, abrindo a discussão sobre racismo, bullying e até o comportamento humano.

Nota 5/5