As Sombras do Mal

Chuck Hogan

Resenhas - As Sombras do Mal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bia Cruz 27/12/2023

Gostei muito da leitura. A história me prendeu muito fácil.
Durante os acontecimentos, fiquei com muita dó de todos os personagens (menos dos incorpóreos, claro), principalmente do Hugo Blackwood. Para mim ele já merecia um final feliz.
Recomendo!

Raiana.Aragao 10/12/2023

Desde o início dos tempos, os incorpóreos vagam pela terra. Um homem misterioso conseguiu capturar três deles, e agora, com a ajuda de uma agente do FBI, caçará o último deles, em uma perigosa jornada.

É mais um dia de trabalho normal na vida da agente Odessa e de seu parceiro, Walt Leppo, até tudo ficar de cabeça para baixo. Atendendo a um chamado, Odessa vê Walt ser tomado por um instinto assassino que a leva a atirar no parceiro, resultado em seu afastamento.

Enquanto a investigação sobre o ocorrido se desenrola, Odessa passa a realizar serviços administrativos e acaba se conectando com o agente aposentado Earl Solomon, um dos primeiros negros a fazer parte da equipe do FBI. É através dele que a agente cruza o caminho do misterioso Hugo Blackwood.

A história tem uma premissa legal: criaturas estranhas que se alimentam da violência e da morte, rituais misteriosos e o enigma que é Blackwood. A trama se desenrola de maneira direta e flui bem, embora pareça superficial em alguns pontos.

As sombras do mal é o primeiro livro da série, o que leva o leitor a entender que as pontas soltas e a ausência de maiores detalhes deve ser trabalhada nos próximos volumes.

É um típico roteiro de investigação policial, que alterna entre o passado e o presente para apresentar as perspectivas de Odessa e Solomon e suas ligações com Blackwood.

Evezinh0 23/10/2023

É um terror policial ou sobrenatural?
Eu amei esse livro de várias formas. Sou muito fã do Guilherme Del Toro e dá forma como ele conduz as narrativas. Esse livro é no primeiro volume de uma trilogia mas pode ser lido como um livro único. A história é bem amarrada e todos os pontos importantes são explicados (falta explicar mais sobre a Orleanna) e o gancho pro volume 2 fica no epílogo.
A leitura é muito fluida e envolvente. Eu queria odiar o Hugo Blackwood porque ele é aquele típico personagem misterioso que nunca dá respostas completas mas simplesmente não consigo. Acho que faltou aprofundar mais quem é o Hugo como pessoa visto que ele é um personagem muito etéreo. A Odessa é uma diva mas as vezes falta o protagonismo dela (espero que melhore no próximo).
Gostei bastante como os autores trouxeram culturas nativas pra história. Mas me incomodou um pouco a falta de explicação do porquê a Juanita fez o que fez.

Fer2410 14/06/2023

As fitas de Blackwood
Odessa é uma agente do FBI. Ao fazer um trabalho junto com seu parceiro Leppo, ocorre uma situação e ela se depara com um difícil desafio: precisa matá-lo.
Passa a ser investigada pela morte de seu colega, correndo o risco de perder suas credenciais de agente. Diante disso, coisas vão acontecendo e ela vai atrás para tentar salvar a sua pele.
Ocorrem então, uma série de crimes horripilantes.
Mas Odessa só irá entender tudo, com a ajuda do misterioso Hugo Blackwood, POIS TUDO ESTÁ CONECTADO.

Mikani 12/05/2023

Esperava mais
Achei a premissa interessante, mas meio q o desenvolvimento foi morno, não sei?

Só esperava mais, acabei não curtindo tanto

Luuizafkr 03/05/2023

Eu gostei, mas faltou
Eu gostei bastante da história, mas eu gosto de mais suspense, e a história é suspense. Gosto de estar lendo um livro tão profundamente que qualquer barulho irá me assustar.

Roberta.Oliva 07/04/2023

Meio decepcionada por ainda não ter lançado o segundo livro (pelo menos até o momento não achei). Mas valeu a pena a leitura. Guilhermo Del Toro não deixou a desejar. Ótima narrativa, viaja um pouquinho em certos momentos, mas não se perde. Fiquei curiosa para saber o desenrolar da trama, principalmente por causa da relação entre a Odessa e Blackwood. Aguardando o próximo!
Racestari 17/04/2023minha estante
Só vou ler quando todos o livros tiverem sido escritos

thomaz 26/03/2023

Não existem coincidências. Tudo está conectado.
Nunca cheguei a ler a trilogia da escuridão que o Guillermo del Toro e o Chuck Hogan escreveram anteriormente, mas assisti a série de TV e senti que ?As sombras do mal? tem o mesmo espírito aventuresco que a série.

Na história acompanhamos a agente do FBI Odessa Hardwicke que presencia um acontecimento terrível que faz com que ela tenha que atirar no seu parceiro de trabalho. Isso faz com que ela comece uma investigação sozinha que a leva de encontro ao misterioso Hugo Blackwood.

A história principal é intercalada com flashbacks de duas épocas distintas que aos poucos vão revelando cada mistério apresentado, deixando algumas explicações para um volume 2.

Num geral gostei bastante da leitura, em alguns momentos a história ficou um pouco enrolada e tiveram algumas soluções fáceis, mas foi uma aventura bem divertida de ler. Fiquei com bastante vontade de ler a trilogia da escuridão! Recomendo muito para quem gosta de histórias de aventura com elementos sobrenaturais!

Lu 02/03/2023

Meio fraco
Eu esperava bem mais de um livro do GDT, mas a sensação que fica é que As Sombras do Mal funcionaria melhor como filme. Mesmo assim, o enredo não tem nada de muito empolgante ou inovador; há vários trechos e conversas que são repetitivos, especialmente os de ação, e infelizmente não consegui me importar demais com nenhum personagem (o que mais gostei foi Solomon).
Entendo que se trata somente de um primeiro volume, mas foi estranho saber tão pouco sobre a protagonista, Odessa. Ela tem cinco irmãos e não sabemos o nome de nenhum deles, a história com a mãe mal é mencionada, o namorado tem função e personalidade inexistentes.
Outra coisa que me fez tirar da nota foram as personagens femininas, que dá pra contar em uma mão quantas são. Todas são unidimensionais e cabem em alguma caixinha: a protagonista honrada, a mártir e umas duas ou três vilãs. Sinceramente, não me deu vontade de ler o próximo quando for lançado.

Mara 15/02/2023

Sem palavras, amei.
Cheio de investigação com sobrenatural.
Incrível leitura te prende desde o início, não e chato e nem cansativo, não tem enrolação.
Simplesmente top pra quem gosta do gênero misterioso

Eloisy1 15/02/2023

Não dei nada pra esse livro quando comprei, mas já começa com uma bomba q te prende do começo ao fim. Juro. MUITO BOM. A CENA DO BEBÊ MDS OQ FOI ÀQUILO, EU RI DE NERVOSA. Vou morrer de ansiedade esperando pelo segundo livrooooo. Simplesmente perfeito, uma leitura fácil e gostosa. Com certeza no top 10 mlr livros q eu já li. Única coisa q achei meio "????" Foi q fiquei um pouco perdida nos acontecimentos, pq o livro se passa em três épocas, inclusive minha favorita era a de 1582. Leia esse livro, preciso de alguém para conversar sobre lkkkk. Quando contei q tive uma crise de riso com a cena do bebê meus amigos me chamaram de louca. Mas quem em pleno 2023 tem uma sanidade intacta? Enfim, espero ter ajudado, bjoo.
Fer2410 15/06/2023minha estante
Confesso que também não tinha dado moral para esse livro... Estava na minha estante desde 2021... No intuito de desencalhar, peguei... E vou te falar... Há tempos não lia algo que me deixou tão fisgada! Foi 5 estrelas, certamente!

Biblioteca Álvaro Guerra 09/02/2023

Desde o início dos tempos, os incorpóreos vagam pela terra. Espíritos vis, que se alimentam de emoções e que se apoderam de suas vítimas, prontos para abraçar o êxtase da morte e do caos.
Um homem misterioso conseguiu capturar três deles, e agora, ao lado de uma agente do FBI, parte em busca do último, em uma jornada perigosa que pode levá-los em direção ao abismo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555600117

Gabriela 29/12/2022

Apesar de Odessa ser a protagonista principal, os capítulos do Solomon foram os que eu mais gostei. Além disso teve uma parte do livro que a história estava andando tão devagar que eu quase perdi o interesse na leitura, mas fico muito feliz de não ter desistido do livro nessa parte, sinto que essa leitura valeu muito a pena, é uma ótima história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5