A Última Tempestade

A Última Tempestade Luciane Monteiro

Resenhas - A Última Tempestade

onceuponatime_book 08/05/2023

Resenha do ig @onceuponatime_book
Eu gostei muito do livro, ele transmite uma mensagem forte, lhe da conselhos e abre seus olhos para relacionamento abusivo.

A autora de uma forma bem íntima, sincera, acolhedora e delicada entrega ao leitor um livro que fala sobre relacionamento abusivo e violência doméstica, mostra como é o ciclo disso e de como é difícil sair dele.

O livro em alguns momentos embrulho meu estômago e me fez passa muita angústia e raiva. É uma realidade brutal que a história carrega.

Laura presenciou sua mãe viver a violência doméstica e acabou sofrendo também, por medo e vergonha ela demora para pedir ajuda.

Mas Laura tem um passado amoroso mau resolvido, ela tinha um noivo que era seu verdadeiro amor, mas por conta de várias reviravoltas eles não ficam juntos.

A gente acompanha com o coração apertado a jornada de Laura.

Tenho que confessar que quando ela consegiu fugir para o Texas e reencontrou Erick eu surtei de felicidade, mas nada é fácil e Laura vem cheia de traumas e medos, mas isso não me fez aliviar minha raiva por ela tratar ele tão mal.

O livro trás uma história tragicamente bonita, mostra tantos altos e baixos, a gente lendo que toda hora no mundo uma Laura está sendo agredida por quem deveria ama-la e protege-la.

A história é fluída, intensa, mas com alguns toques de leveza, a narrativa é envolvente e os personagens são cativantes e trás tanto toque de realidade.

Um livro que serve de alerta e que todo mundo deveria ler.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 25/04/2023

Resenha de A Última Tempestade - Luciane Monteiro @lucianemonteiro.escritos Parceria: @editorainverso

Sobre o livro

Laura Viana cresceu nos Estados Unidos , porém retornou ao Brasil para estudar, buscar suas raízes e fugir de uma decepção amorosa,

Porém, o destino não lhe reservou boas surpresas, principalmente para a sua vida amorosa e agora Laura se vê em um decisão difícil ao retornar para o Texas e remexer em várias feridas e tentar reconstruir sua vida novamente.

Um livro que aborda a violência domestica e psicológica, mas também esperança e persistência.

Ficha técnica

Editora: InVerso
Gênero: Romance
Formato: 15x21cm
Páginas: 286p.
ISBN: 978-85-5540-204-1

O que eu achei?

Sem palavras para o livro de Luciane! De tirar o folego e te deixa sem palavras!

Luciane é capaz de abordar de forma perspicaz, inteligente e responsável a temática de violência contra mulher e entrega um livro bastante sensível e intenso!

Os capítulos iniciais são tristes e nos fazem pensar o quanto as mulheres ainda são caladas e sofrem por sentirem medo de realizar a denúncia contra seu abusador.

Mas acima de tudo, o livro te mostra o quanto a mulher tem o poder e persistencia e pode mudar seu destino! Emocionante demais!

Te indico

Se quer conhecer escritoras nacionais.
Busca um livro que possa ser lido rápido.
Procura um livro que te deixe com esperanças de mudanças positivas.
Gostaria de romances adultos.

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐½

Considerações

Embora os primeiros capítulos sejam extremamente difíceis de ler pela temática, siga lendo!
☂️A autora aborda o tema muito bem e inclusive insere diálogos importantíssimos ao adicionar uma psicóloga na trama para ajudar a personagem principal, o que foi essencial para a história.

☂️Muito bem conduzida e emocionante. Gostaria que ela não tive esse apressado o final, mas ainda assim, o livro segue fluido e com certeza faz o leitor querer ler mais.

Leria facilmente e a indicação deste, é certa!E ai, que tal conhecer o livro?
Não esquece de dar uma passadinha no site da InVerso hein!
Até o próximo

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Morgado 03/05/2022

Necessário
Há muito tempo um livro não mexia tanto comigo. Não consegui parar de ler até finalizar.
Gostei da forma como a história foi conduzida, dosando realidade e ficção, mas o que mais apreciei foi o modo como a personagem se reconstrói.
O livro me deixou uma boa lembrança. Quando terminei, já estava sentindo falta dos personagens.

Kety.Ventura 03/05/2022

Hoje quero falar de um livro que mexeu muito comigo
Esse livro fala de uma mulher guerreira que passou por momentos muito difíceis, a autora relatou momentos fortes de um casamento deses- truturado, onde houve muita violência, e confesso que essa leitura abriu meus olhos para uma realidade tão atual hoje em dia, que infelizmente eu não me sensibilizava mais, quantas mulheres ao nosso lado tem vivido violência doméstica e não nos comovemos com isso?
Quantas verdades nesse livro, contudo apesar de muitas tempestades, o leitor terá surpresas agradáveis também, e vai torcer muito por esse recomeço na vida da protagonista.
Olha, costumo dizer que esse livro não é nem um pouco morno, e sim real e intenso!!!
Fica aqui os meu parabéns para essa autora sensível e e maravilhosa.

leiturasdaursula 22/04/2022

Raso...
? Laura Viana cresceu nos Estados Unidos, com a mãe brasileira e o padrasto. Porém, após concluir a faculdade de moda, decidiu fazer estágio no Brasil, com um estilista famoso, a fim de se reconectar com o pai biológico e com suas raízes. Ela estava noiva de Erick que continuou vivendo no Texas. O relacionamento não sobrevive às intempéries e Laura decide viver no Brasil, onde se casa com Fábio, um empresário galante e amoroso. Mas o casamento não é como esperava e ela se torna vítima de um relacionamento abusivo, permeado por violência. Então Laura precisará encontrar forças para recomeçar sua vida!

?? A narrativa é envolvente e pesada. Aqui vamos encontrar muitos gatilhos para violência doméstica, pensamentos suicidas e violência de forma geral, então tome cuidado porque as cenas são gráficas.

? Porém eu achei que a história poderia ter sido mais bem retratada, já que o cenário criado pela autora é bem irreal se comparado às histórias verdadeiras de mulheres brasileiras que sofreram e/ou sofrem violência doméstica.

O final foi bem mirabolante, o que me decepcionou, pois gostaria que a autora oferecesse uma saída palpável para essa situação. Além disso, alguns diálogos entre os personagens são infantis, nem parece que são adultos com mais de 30 anos conversando...

Eu achei que seria uma obra enriquecedora e que me agregaria muito. Porém o tema da violência doméstica foi usado mais para chocar e causar o teor dramático da obra. Eu vivi e presenciei violência doméstica em minha infância e adolescência, então fiquei um pouco decepcionada com a forma como foi trabalhado. Além disso, percebi erros de concordância e grafia nas páginas 26, 45 e 171 (que não são graves e nem impedem a compreensão).

De forma geral, indico para quem gosta de romance e não se importa com ambientações um tanto irreais. O Erick é um amorzinho e o romance aquece o ?.
Luciane.Monteiro 01/05/2022minha estante
Como professora, te compreendo, pois os erros nos saltam aos olhos. Como autora, eles, às vezes, escapam, pois focamos demais no conteúdo. Eu também me incomodo quando vejo erros em resenhas, mas aponto no privado para não constranger o resenhista. No seu caso, em relação aos erros que o corretor deixou passar, seria interessante enviar uma mensagem para a editora, que é sua parceira, alertando-a sobre isso.
Por meio dessa obra, conheci leitoras maravilhosas que compartilharam suas histórias comigo porque, segundo elas, sentiram-se representadas no livro. Então, a narrativa não foge à realidade, pois a violência doméstica e psicológica alcança mulheres de todas as raças e classes sociais. Cada vivência é diferente.
Os diálogos infantis provavelmente são dos flashbacks que mostram cenas do casal entre os treze e dezesseis anos.
A violência não é, de fato, o foco da história, como explicado no prefácio e no epílogo. O foco é o recomeço: mostrar uma mulher se reconstruindo. Para isso, recorro à ficção para usufruir do direito de criar, não retratando a realidade já tão triste reproduzida nos noticiários, mas passando uma mensagem de esperança.
Obrigada por compartilhar suas impressões.

Caroline 21/04/2022

Leitura intensa, com uma bela mensagem.
Por @carolinetargino

"Em qualquer lugar há sempre a oportunidade de abraçar uma chance para um novo recomeço."

Gatilhos: violência doméstica, abuso psicológico e agressão física.

Laura nasceu no Brasil, mas cresceu no Texas, EUA, após a mãe ter conhecido o seu padrasto e se mudado para o rancho dele. Apesar de ter poucas lembranças do seu pai, ela sabia que o casamento entre ele e sua mãe acabara devido ao vício dele em álcool e drogas e sua falta de controle.

Em seu novo lar, Laura teve uma infância e juventude alegres, junto a Erick Coleman, eles cresceram juntos, noivaram e fizeram juras de amor, porém, Erick comete um grande deslize fazendo com que o romance entre eles não avançasse.

Laura regressa ao seu país natal para reencontrar suas raízes e fazer um estágio em moda. Quando conheceu Fábio, com quem casou-se e assim fixou-se no Brasil.

Apesar da certeza de que ela e Erick haviam sido feitos um para o outro, o destino acabou afastando-a dele e colocando-a nos braços de Fábio. No início Fábio era galante, gentil e atencioso, mas com o tempo ele foi mudando. Passados 10 anos de casamento, o esposo já não era mais o mesmo do início do relacionamento, outrora carinhoso e atencioso, agora frio e grosseiro. Ele a oprimia, fazia chantagens emocionais, controlava seus passos, suas amizades e seus empregos.

Ela continua naquele casamento opressor e se questiona o motivo. Carência? Medo? Ela tinha vergonha de contar à sua mãe e parecer tola diante do exemplo do matrimônio de seus próprios pais.
Mas as agressões pioram, e com medo, Laura volta escondida aos EUA. Lá, ela reúne forças e conta à mãe e ao padrasto sobre a realidade em que vivia.

Ela encontrará a calmaria após a tempestade? O final nos reserva muitas surpresas.

É uma leitura intensa, que nos provoca diversas reações. O que a protagonista vivencia neste livro, é o espelho do que tantas mulheres vivem na vida real, são oprimidas durante anos e acreditam que não são capazes de sair daquela situação. O livro aponta sinais do relacionamento abusivo, servindo de alerta, e também mostra que na vida podem haver muitos dias tempestuosos mas que o sol também surge e pode brilhar forte, na vida de cada um de nós.

Micaeli9 11/04/2021

Leitura bem Fluída
Segundo livro que leio da autora e amo a sua forma simples e direta de escrever.

Aline ig @escape.abacharel 12/03/2021

Laura Viana é uma mulher que nasceu no Brasil, mas viveu grande parte da sua vida em Bandera, uma pequena cidade no Texas. Ela e seu irmão se mudaram com a mãe para os Estados Unidos após ela se casar com um americano em seu segundo casamento. O primeiro casamento entre a mãe e o pai de Laura foi turbulento e cheio de desafios com o pai alcoólatra e é por isso que, nos EUA, as duas crianças ganharam não só um novo lar, mas também um padrasto atencioso e carinhoso.

Durante a infância de Laura em Bandera, ela conhece seu novo vizinho, Erick, com quem cresce, passa sua juventude e acaba se apaixonando. Porém, o destino acaba separando os dois.

Até que então ela volta para o Brasil e conhece Fábio Lopes, com quem ela se envolve e acaba se casando. Porém, com o passar dos anos, o relacionamento deles já não era como o início e Fábio se tornou um sujeito frio e grosseiro... Laura vivia oprimida, pensando em como o seu destino havia se tornado parecido com o da mãe em seu primeiro casamento. Essas partes do livro que narram a vida de Laura com Fábio, seu agressor, tocaram fundo no meu coração, eu sofri com a personagem e imaginei o destino de várias mulheres que sofrem de violência doméstica. No início, ela vai sendo apagada, não tendo amigos, não tendo uma profissão em que ela podia sair de casa... mas depois tudo foi piorando ainda mais.

É um livro forte, muito impactante, mas que é necessário. Fico pensando quantas mulheres poderiam ler esse romance e se informar com o relacionamento abusivo que Laura sofre, pois agressão à mulher não é somente física, mas também psicológica. E isso é retratado muito bem no livro da Luciane.

O livro é tão intenso que eu não conseguia parar de ler... Foi uma leitura muito fluida, apesar do tema difícil e forte, pois o livro traz uma mensagem de esperança! A escrita da autora Luciane Monteiro é maravilhosa, te prende muito e só faz você querer saber o que vai acontecer com esses personagens. Indico demais a leitura de A Última Tempestade! ❤

Ceci (@umcantinhosomeu) 22/11/2020

Uma leitura quase necessário para os dias atuais
Laura desde muito nova sabe o que o sofrimento da violência doméstica causa, seu pai infelizmente era um desses milhões de homens que se acham no direito de subjugar suas parceiras, por isso sua mãe tomou a decisão de ir embora do país com seus dois filhos para que nem ela ou muito menos seus filhos sofressem com aquele mal novamente. Agora já adulto Laura se vê no mesmo perigo que sua mãe. Após uma dura decepção com o homem que ela considerava seu príncipe encantado, Laura se encontra em um casamento abusivo e tóxico, com um homem que ela não se lembra nem porque se apaixonou por ele.
Será que Laura terá a mesma coragem de sua mãe ou irá aceitar essa situação e esperar o pior?
Luciane mostra com esse livro que não veio pra brincadeira, aqui a autora nos mostra algo muito real e atual, que vem ganhando bastante repercussão na mídia, violência doméstica, principalmente voltada para a mulher. Os personagens que ela criou são muito bem escritos, claro que em algum momento você pensa em matar um deles (rindo de nervoso) mas isso por conta da crueldade que ele passa, fora isso, são personagens bem reais. Laura em alguns períodos de sua história tem algumas atitudes controversas, mas acho que por conta de todo o trauma e sofrimento que passou tanto ao lado do marido abusivo, quanto de suas decepções anteriores, porém não tira o brilho de sua força de vontade em ser melhor e super todos esses obstáculos. Hoje temos vários canais de auxílio para mulheres que se encontram na mesma situação que Laura, como por exemplo o 180, disque denúncia e auxílio. Mas também podem contar com um App chamado 'Penhaz' onde ela encontra diversos recursos para ajuda, o App da Magalu, que disponibiliza uma opção para esse fim e até o Facebook, que ao estar conectada ao aplicativo se ao balançar o celular aparece uma mensagem perguntando se você se encontra em perigo.

Oda @bibliotecadeumacacheada 23/10/2020

Neste livro vamos acompanhar a história de Laura Viana, que nasceu em Texas, nos Estados Unidos, porém decide retornar ao Brasil, sua cidade natal, em busca de suas raízes e para fugir de uma decepção amorosa.

Por ainda está machucada, ela acaba se envolvendo com outro rapaz, em busca de segurança e amor, porém ela não sabia aonde estava se metendo, Laura, uma mulher que lutava pelo seu sonho, acabou se tornando uma mulher sozinha, amedrontada e sem energia para nada.

Difícil falar muito desse livro sem dar spoiler, o livro aborda um assunto super importante VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, um assunto super real e que infelizmente acontece muito. Em algumas partes eu senti que era uma leitura pesada, mas é a realidade de muita mulher.

Eu torci muito para que Laura conseguisse sair desse relacionamento e quis muito bater nela quando ela perdoava ele porque simplesmente ele dizia que ia mudar, é uma leitura que a gente acaba sentindo a dor da personagem.

É um livro intenso, repleto de sentimentos, o livro não aborda só a violência doméstica, porém também a esperança, o amor, amizade e de que acima de tudo podemos juntar nossos cacos e recomeçar.
? Super RECOMENDO esse livro, acho que todo mundo deveria ler um dia.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 23/10/2020

Resenha: A Última Tempestade | Luciane Monteiro
A Última Tempestade é um romance que foi escrito pela autora Luciane Monteiro, corresponde a Editora Inverso, sendo de literatura nacional. A escritora também publicou outro livro com a mesma editora, chamado Taça Escarlate um livro de contos, eu já li e gostei. Eu recebi esse livro em parceria com a editora, junto com os livros: Golpe de 1964 e Histórias infantis para adultos.

Aviso esse livro pode conter gatilho para quem sofreu violência doméstica por ser dessa assunto, mas a autora o tratou muito bem. O livro contém prefácio, sumário, 19 capítulos numerados e nomeados, e o epílogo. A capista foi a Adriane Baldini e o livro foi publicado em 2020.

Esse livro aborda sobre a Laura Viana que deixa os Estados Unidos onde tinha um relacionamento com o Erick no qual foge dessa decepção amorosa mostrando no livro anos atrás pois atualmente tem um esposo chamado Fábio que tem uma academia e ela uma confeitaria, teve uma época que ela se interessava por moda, nessa época com o Fábio ela sofre violência doméstica e relacionamento abusivo sendo vítima dele, ou seja, a última tempestade mostra a superação dela mostrando a última tormenta que ela enfrenta para você verem o futuro dela, lendo.

Eu gostei desse livro, como a autora Luciane Monteiro abordou o assunto. Com delicadeza e muito bem escrito. Se você que saber como termina eu te indico a leitura do mesmo. Esse livro está disponível no site da Editora Inverso e para obter 20% de desconto ajudando o blog, utilize o cupom: kemiroxtvliterario .

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2020/10/resenha-ultima-tempestade-luciane.html

Ju - @jujueoslivros 07/09/2020

Depois da tempestade, calmaria.
*** Aviso de gatilho **
O livro aborda sobre violência doméstica e psicológica contra a mulher.

Em A última tempestade conhecemos Laura que está de volta ao Brasil após uma desilusão amorosa.

Ela conhece Fábio, com quem se casa anos depois. Mas o tempo mostra muitas coisas, e uma delas é que seu esposo não era aquele homem carinhoso e amoroso que conheceu.

Após passar por uma situação de quase morte, ela foge do Brasil para o Texas em busca de recomeço e refúgio, mas logo ela saberá que ainda tem sua última tempestade a enfrentar.

Eu chorei horrores com esse livro.

Acompanhamos todo o relacionamento abusivo e violento que Laura estava vivendo. E é muito triste. Pois relata a situação real de muitas mulheres hoje em dia. Mulheres que não saem de um relacionamento assim na esperança do seu abusador mudar, ou que não saem pois não tem para onde ir. Ou tem medo que possam até morrer.

A narrativa também intercala entre passado e presente. Trazendo flashes do passado de Laura montando enfim sua história. Laura é uma personagem que sofreu, e após sua fuga tem medo a todo instante que algo venha acontecer novamente. E é compreensivel.

Conhecemos Erick, um outro personagem importante e que fará a diferença na vida de Laura.

A última tempestade não é somente um livro sobre violência doméstica , mas ele também é sobre sobrevivência, de esperança e de recomeço.

O recomeço que eu peço para que muitas possam também ter.

Ana do Café com Leitura 06/07/2020

A ÚLTIMA TEMPESTADE
Abordando um tema muito sério, de importante atenção ― a violência doméstica ― seja ela em suas formas física e emocional, a história de Laura, protagonista criada por Luciane Monteiro, tem uma narrativa com ótimos pontos a serem considerados a uma boa trama: suas descrições de cada ambientação, as sensações dos personagens, que são muito bem relatadas, além da acertada construção de diálogos.
É nítido o trabalho de pesquisa feito pela autora com base em toda a proposta do seu material, bem como nas vivências de cada sujeito por ela criado.
Luciane Monteiro consegue nos transmitir emoções acerca do que lemos, projetando-nos a situações muito próximas da vida real.
Dentro dessa premissa, conseguimos sentir o medo de Laura, silêncios e constrangimentos, sua opção por trocar de profissão a adequar-se aos caprichos de seu marido Fábio e seu isolamento. Uma aparente tristeza que junto vinha de oscilação de humor.
Com relação ao seu esposo, as reações referentes ao uso de entorpecentes levavam-no a insultar e agredir sua esposa, o que vinha com frequentes pedidos de desculpas e promessas de que não mais aconteceria, assim como atribuição de culpa a questões financeiras, por exemplo. Algo que só foi aumentando com o tempo.
Mesmo sendo muito difícil, é com o apoio de seu pai, que também já fizera o mesmo com sua mãe quando Laura era criança, que resolve dar os primeiros passos em busca da mudança.
Em um dado momento, ela opta por procurar ajuda, para compreender melhor que vivia num relacionamento abusivo.
Aí, vê-se a busca pelo resgate da sua autoestima.
(Na íntegra no blog)

site: https://www.cafecomleitura.com/2020/07/432020-ultima-tempestade.html

Viviane.Monteiro 21/05/2020

Maravilhoso
Como todos os outros romances que já li da autora, a história é emocionante. Fico ansiosa aguardando o próximo. A última tempestade traz muito romance e um recomeço lindo na vida da personagem. Para quem gosta de histórias de amor e recomeços, indico essa leitura.

Marlene.Monteiro 21/05/2020

Inesquecível
Não consegui parar de ler. Mexeu muito comigo. O livro traz cenas fortes da vida real, mas muito romance também. Torci muito pela protagonista.