Miragem

Miragem Somaiya Daud

Resenhas - Miragem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

elphwrld 08/04/2024

"O sangue nunca morre. O sangue nunca esquece."
A história é magnífica, descrições que não são inúteis e que realmente trazem um sentido para a trama, nos explica a história, cultura e contexto daquele povo.

Não nego que me foi uma leitura fluida, apesar de o começo ser meio difíci, mas tem pontos que me incomodaram durante a leitura. A questão de como o relacionamento da protagonista e o interesse amoroso foi, de certa forma, muito repentina e talvez forçada, por mais que adorável. Além disso, senti que a história não saía tanto do lugar quanto realmente deveria e o pico foi no final onde teremos de esperar a continuação dessa duologia.

No entanto, foi um livro que me surpreendeu, rico em pontos que eu sentia falta em outros e o interesse me fez ficar até o final, sem parar!

LS0 18/03/2024

Bom... Mas nada além disso.
O livro não é ruim, mas também não é maravilhoso. Senti dificuldade de entender um pouco o universo, e a cultura, mas porque os nomes são complicados de se ler.

Senti que faltou ainda um pouco de desenvolvimento na política, mas eu acho que no segundo livro vai ser mais trabalhado.

(Só que não foi publicado no Brasil).

A Amani coitada, achei que ela amoleceu demais. Essa mania dela de ser boa só ferrou com ela, inventou de ser boazinha com a Maran e se ferrou. Espero que ela aprenda e coloque essa princesinha mimada no lugar dela.

O Ideia é outro condenado, o coitado não tem um minuto de paz. Ele está numa prisão e nem sei se vai conseguir sair. Mas ele e a Amani são um belo casal, só achei que se desenrolou rápido demais. Três conversas e eles já estavam se declarando... Faltou desenvolvimento.

Como o segundo livro não foi publicado no Brasil, não tem como eu continuar a Duologia. Mas o final até que não ficou muito aberto, mas eu iria gostar de ler pra saber o que vai acontecer.

E é isso.

Bruna.Barreto 10/02/2024

A miragem
O livro trata sobre uma aldeã chamada Amani, que se assemelha a uma cruel princesa chamada Maraam. Gostei demais do livro! Eu super recomendo, apesar de ser algo ?rápido? o romance de Amani e Idris, gostei muito e estou curiosa pra ler o segundo.

Jéssica Rungue 22/12/2023

O livro começou muito bem, mas ao longo da história as coisas vão perdendo o sentido e ficando tudo muito forçado.

Brenda Aline 08/11/2023

Um Miragem mesmo
Não sei, queria poder dizer que essa história é incrível, uma "fantasia" com romance e ação e tal.

Primeiro que é uma coisa meio Crave a marca, com dominação de planetas, galáxias.. pode ser um pouco confuso pra uns, mas até q achei de boa.

Segundo, a história se caminha pra uma coisa e só enrola, não acontece nada, achei o romance super precipitado, muito rápido, chega a ser forçado, enfim.. o foco ficou em coisas banais.

Queria q a autora desenvolvesse mais a parte da guerra, os negócios lá cm os rebeldes, mas tudo era Maram isso, Amani aquilo.. a Maram nem queria mais fzr nada, tudo era a Amani. Aff. Decepcionada até o talo.

Acho que esse estilo de escrita/história já tá um pouco saturado pra mim, quero algo q seja diferente, original. Cogitei esse por achar que, por mais que seja um pouco muito do mesmo, mas q a autora traria elementos únicos para o livro dela.

Não vou negar q a ideia q o livro passa é pra ser uma história incrível, mas acho q no meio do caminho alguém se perdeu e esfriou. Não é de tudo ruim, só achei que precisava de um direcionamento diferente, e não só na Amani, que inclusive é bem sem graça.

Carina 28/10/2023

Me surpreendeu
Comecei a leitura não esperando nada e aos poucos fui me apaixonando pela trama?.até que me apaixonei pelo casal principal e sofri por eles?.quero muito saber como vai terminar essa aventura?espero que a editora publique a continuação.

Eciner 24/10/2023

Esse livro me fez oscilar entre o amor e o ódio mais do que eu pude imaginar...

Com uma narrativa muito bem desenvolvida e personagens profundos acredito que Miragem trouxe em vários momentos questões políticas intrigantes demais para serem deixadas de lado, o livro me prendeu muitíssimo, nos momentos em que eu parava para ler ele eu só conseguia imaginar que eu no lugar de Amani já teria desistido.

Toda a ansiedade que eu senti ao ler esse livro foi pela pura certeza de que eu iria amar essa história no final de tudo.

???

Bia Pupato 07/10/2023

Bom, mas faltou algo
Amani é parte de um povo oprimido e tem a má sorte de se parecer com Maram, princesa e futura rainha odiada por seu povo. É levada ao palácio para aprender a se comportar como Maram para substituí-la nos compromissos considerados perigosos.

Assim, Amani se vê presa com o inimigo, cercada por intrigas e numa relação de amor e ódio pela princesa, sem saber em quem confiar e temendo pela sua vida e de sua família.

Além disso, são inseridos boatos de uma revolução (que não são só boatos), elementos místicos e um romance instantâneo, porém achei a narrativa com alguns furos e pouco desenvolvida em algumas partes. O livro é bom mas tinha potencial para mais e não chegou lá, mas quero a continuação, quero saber o que acontece.

Myria.Viana 29/09/2023

Bom, mas?
Os primeiros 5 capítulos são confusos e bem corridos, assim como a personagem principal não sabe o que acontece, o leitor, fica perdido tentando entender o que está acontecendo. Bem sem sentido esse início tão abrupto do nada um ataque para sequestrar um pessoa, a qual poderia ter sido abordada de outra forma é mesmo assim deixar claro quem tem poder.

Thai lendo 04/09/2023

A uma escrita contagiante e uma história única.
"Miragem", um título tão pequeno que não parece fazer justiça a uma história tão interessante. Se tratando de uma distopia, é possível imaginar pelo menos uns cinco caminhos possíveis que todos os outros enredos de mesmo gênero seguem, e com esse livro não foi diferente, a história é um clichê em praticamente todos os aspectos, mas tem um charme único que raramente se encontra em outros livros.

Por ser apenas o primeiro volume do que, ao que parece, será uma duologia, é claro que esse início traz um texto mais introdutório e nada conclusivo, mas mesmo assim eu gostei, o jeito como a história nos é explicada foi claro e instigante, e até mesmo com o tanto de nomes e grupos (que poderia ser confuso), consegui me situar bem ao enredo.

Os personagens foram bem aplicados também, as vezes eles não pareciam muito condizentes com as personalidades que lhes foram dadas, mas depois se harmonizaram muito bem, eu gostei muito da relação de conhecimento e dúvida entre Amani e Maram, a ideia de cada uma servir e ser de papéis totalmente diferentes na sociedade, mas compartilharem o mesmo rosto, remete a inúmeros contos e filmes e até clássicos, mas se diferencia em novos pontos e histórias, como nessa distopia com inspiração em um continente árabe muito bem explicado.

É clichê, mas isso não foi ruim em nenhum momento, pois mesmo eu ja esperando a maior parte das cenas, ainda assim consegui me surpreender em diversos momentos, então, em geral: é uma otima história, um ótimo livro. Mas infelizmente não é perfeito, claro, assim como quase nada é. Então lá vai os principais pontos negativos:

Repetição e correria. Até a metade do livro, só existem alguns tópicos, como sair para uma festa e voltar dessa festa, passa isso e aí começa de novo. Apesar de não ocorrer tanto ao ponto de me irritar, o livro tem algumas partes bem repetitivas, o que o deixou mais previsível ainda.

Segundo tópico, o romance. Entendo que isso é do autor, e que vai dele, já que quem está escrevendo é ele, mas como leitora, não preciso concordar com nada e nem mesmo aceitar fatos que ocorrem. Não achei interessante o romance, na verdade acho que nem precisava. Quando li a sinopse -antes de começar a ler- já imaginava que teria uma paixão pela deixa nas entrelinhas e realmente, teve, mas não foi nada como o esperado. Eu até poderia dizer que simplesmente não gostei, mas na verdade, não achei nada, porque foi mediano ao ponto de ser indiferente. Não teve muita química, não pareceu muito real e aconteceu de forma muito rápida.

Considerando que o livro tem um tema tão legal para abordar, e o desenvolvimento das personagens principais é tão importante, poderia ser focado mais nisso, não precisava de um romance, o casal abriu brechas para mais um desenvolvimento quando poderia só focar no fato de eles se entenderem e simpatizarem um com o outro, pelo fato de sofrerem problemas parecidos. Isso por si só, já seria um baita de tópico para ajudar no problema real: A Princesa e a Aldeã, que já tinham problemas demais para resolver, e agora vão ter que lidar com mais isso.

Outra coisa que não gostei também (alem do fato de não ter um segundo livro aqui no Brasil, mesmo depois de três anos de lançamento do primeiro) foi a edição. Ela é linda, capa dura, cores vibrantes e fortes, capítulos com desenhos e páginas amareladas, cheia de frufru. Mas onde ela acerta muito, esquece e erra em outro lugar: a ortografia. Geralmente não me incomodo muito, mas é uma editora grande, parece que não tiveram nenhum cuidado com o livro (talvez por não ser tão famoso, não sei), tem várias páginas com palavras escritas de forma errada, vários erros ortográficos, se fosse um ou outro até tudo bem, mas reparei em varioos, e não é pouca coisa não, porque o livro é caro e a editora é cara, o minimo seria um trabalho bem feito. Ta saindo por quase 70 reais, e DESDE que lançou, em 2021, raramente abaixa o valor ou se tem promoção, é um valor bem pouco. Inclisive, teve uma época que estava uns 90 reais. Fiquei feliz de ganhar como um presente, mas não tenho certeza se compraria, assim como os outros, se fosse em ebook pelo menos, o preço sairia um pouco mais baixo e em conta, mas não tem em ebook (é sério!) isso o torna um objeto muito difícil de se obter e poucas pessoas têm a oportunidade de ler.

Enfim, é um ótimo livro, me surpreendeu de inúmeras formas e foi uma experiência extremamente positiva, me vi entretida e debruçada na leitura por horas a fio, não conseguia parar de ler e a história é realmente bem interessante, as diferenças culturais e criação do universo chega a ser um exemplo de criatividade e a ambientação é de dar inveja. Apesar de alguns ou outros erros, eu esperava algo mais único, algum diferencial que chamasse mais minha atenção, mas gostei bastante do que recebi.

Recomendo muito porque por favor leiam para a editora ver e trazer o segundo volume?? eu quero muito terminar, quero ver o que acontece e também vale a pena por ser um passatempo legal. Se não me engano, é o primeiro livro da autora, imagina se hitasse seria muito bom. E tem tantos poemas na história, eu curti, tantas comidas típicas, sei lá sabe, foi muito bom. Aprovado!!! Recebeu um selo de qualidade. E quem gosta de distopia YA, vai amar esse?

dear.anny 22/08/2023

Me deixou intrigada
Olha, confesso que achei esse livro tão tedioso de início e foi muito difícil engatar na leitura, mas depois de alguns capítulos eu comecei a gostar.

Confesso que achei tedioso o fato de ter um romance no livro quando na verdade a autora poderia ter focado mais no desenvolvimento da amizade de Amani e Maram.

E eu também achei extremamente injusto a forma como Amani traiu Maram, e como Maram não entendeu porque a Amani estava fazendo aquilo.

Enfim, eu me apeguei mais a Maram do que a Amani e nem faz sentido

esther.crisrocha 08/08/2023

Miragem é o primeiro livro da trilogia de Somaiya Daud, já fazia muito tempo que queria ler esse livro, desde da primeira vez que vi a capa desse livro na Amazon eu já fiquei doida para ler, felizmente, esse ano tive oportunidade de ler.
Nesse livro acompanharemos Amani, sendo uma menina que mora em um sistema solar dominado pelo brutal Império Vathekês. Sua vida desmorona quando ela é sequestrada pela princesa Miriam, para poder tomar o lugar da princesa em eventos perigosos ou que a princesa que não gosto de ir.
Foi um livro bem divertido de ler essa historia, pois a autora traz uma cultura bem rica e bonita, com um pouco de política e fantasia. Também temos a autora trabalhando com um povo de cultura diferente e que se acha superior dominando outro.
No livro vemos Amini tendo que ir em eventos para princesa Miriam, messe tempo ela conhece o noivo da Miriam, e logo fica interessada nele. Até rola um pequeno romance, mas é só para dizer que teve romance, não acontece grandes coisas entre os dois.
No início, Miriam, me irritou um pouco, pois não entendia por causa daquilo tudo, a sua raiva e ódio pelo um povo que ela mal conhece. Porém, no meio do livro acabei gostado dela, por conhecer ela, os seus motivos. Mesmo assim não gostei muito dela.
Foi um livro bom e espero que o segundo livro chegue logo ao Brasil, pois estou curiosa para saber o que vai acontecer depois.

Rodrigo1185 22/07/2023

A vibe desse livro é boa de mais
A história do livro me prendeu, tem uma ideia muito boa, porém ficou muitas coisas sem explicações como por exemplo a Amani ser idêntica à Maram e também não encerrou quase nada, não sabemos o desfecho da personagem principal, da sua família, da Maram e dos rebeldes. Parece que faltou uns 5 capítulos nesse livro.

Valentim 27/06/2023

Razoável
É um livro confuso na maior parte do tempo e morno também, não estou ansiosa para a continuação e para nenhum futuro livro da autora

1 | 2 | 3 | 4 | 5