A Alpinista

A Alpinista Marcio Pitliuk

Resenhas - A Alpinista: Sexo e corrupção na Alemanha Nazista

@mamaetalendo 14/03/2021

Um romance, baseado em fatos históricos, escrito por Marcio Pitliuk, um dos maiores especialistas brasileiros no Holocausto.

O livro mostra claramente os horrores da guerra, das vidas despedaçadas, o sofrimento, a humilhação...a sobrevivência, as perdas, e um outro lado, a ascensão social ambientada na Alemanha Nazista.

Hannelore Schulz, uma jovem linda e sensual que se aproveita da sua beleza estonteante, para conquistar degrau por degrau, uma vida de luxo, luxúria e conforto. E a cada objetivo atingido, e com uma ambição sem limites, descarta os homens que a ajudaram nas conquistas.

Primeiro se casa com o professor da sua cidade, conquista um advogado em Berlim... se satisfaz com o motorista, e a cada passo vai subindo degraus, até se casar com um oficial do alto escalão do terceiro Reich. Ela se aproveita da guerra para subir na vida, e cada vez mais e mais.

E será que algum dia Hannelore pagará por seus crimes? Ahhhh, vem ler que o final é surpreendente.

Eu já tinha lido e amado "O homem que venceu Hitler" do mesmo autor, mas A Alpinista, entrou na lista dos meus favoritos, e já estou ansiosa aguardando o próximo, que falará da participação das empresas, empresários e universitários no Holocausto.

E lembrem-se: A história deve servir de exemplo. Sempre. Não podemos nunca fingir que nada aconteceu