Sir Gawain e o Cavaleiro Verde

Sir Gawain e o Cavaleiro Verde Anônimo

Resenhas - Sir Gawain e o Cavaleiro Verde

Katarina 13/04/2024

Sir Gawain
É muito viajado, de verdade. Tem um ponto do livro que eu simplesmente tive que ler umas 5 vezes para entender(detalhe não entendi apenas segui em frente) mas quando você entende é muito bom. Confesso que li ele 2 vezes para entender o que o escritor queria dizer, mas pra quem leu rei Arthur creio que não ficará um pouco perdido como eu fiquei.

Mariiiss 18/03/2024

Este livro, considerado um poema Arturiano, pois conta a história de um dos cavaleiros da Távola Redonda e também sobrinho do Rei Artur - Sir Gawain. O livro inspirou J. R. R. Tolkien, muito antes dele sonhar em escrever ?O Hobbit é O senhor dos Anéis?
O livro fala um pouquinho de lealdade, fidelidade, coragem, cavalheirismo, humildade e honra.

Não curti tanto, por isso dei nota 3.. mas o conto é até interessante

Diego.Rates 12/03/2024

Excelente história para se introduzir nos contos Arturianos
Como costuma acontecer com histórias que carregam um grande peso histórico, a Lenda do Cavaleiro Verde vem como uma das grandes inspirações de ninguém menos que Tolkien. A história é bastante interessante e é constituída de parábolas e dilemas morais. Gawain é muito interessante e a trama, que é bastante curta, sempre mantém um bom ritmo e nunca perde seu interesse.

Gostei bastante de todos os aspectos dessa obra. Recomendo a pessoas que gostam de fantasia

Sheyek 17/09/2023

A algumas semanas atras me interessei e me apaixonei pela lenda arthuriana. O que possivelmente despertou essa leve obsessão foi o filme ?a lenda do cavaleiro verde? com o Dev Patel. Quando comecei a minha jornada de montar um biblioteca o primeiro livro que quis ler foi esse. Mas ja comprei e salvei outros livros do rei arthur para ler em breve.
Que livro lindo, importantíssimo cheio de referências cristãs e lições de vida. Leitura boa e fluida, bem traduzida na medida do possível.
Me senti muito bem lendo cada página, as coisas seguem um fluxo direto ao ponto e sempre pontuando detalhes muito úteis que serviram pra me deixar faminto pra terminar o livro quanto antes.
Sir Gawain se tornou um exemplo. Fiquei apaixonado por ele e ja quero conhecer os outros cavaleiros.
Muito ansioso pra essa jornada de contos medievais.

Lucca_7. 14/04/2023

Sir Gawain
Um livro curto e rápido mas com muitas informações que traz discussões sobre lealdade, fidelidade, dever e honra, tudo o que um cavaleiro histórico da Távola Redonda deve ser. Foi bem divertido ler e se aprofundar mais nesse personagem tão marcante das lendas arturianas.

Kvvvnn 08/04/2023

Esperava bem mais desse livro, talvez porque gostei muito da adaptação e pensei que o livro conseguiria assimilar essa ideia de "epico cristão". Muitas vezes a narrativa se perde e se arrasta muito e muito ate o fim, é uma boa historia mas longe de ser perfeita.

Lukas 18/02/2023

Clássico
Uma clássica história de cavaleiros. Honra, dever e glória.
O honroso Sir Gawain por conta de uma promessa de natal tem de cumprir um feito praticamente mortal, este que o cavaleiro faz sem nem hesitar.
Enfim, apenas isso, se você quer uma aventura clássica e leve é uma boa leitura

Matheus.Lamec 04/12/2022

Perfeito!
Um livro de um estilo literário que nunca li na minha vida, que é o Verso. Mas é uma escrita tão perfeita e gostosa de ler que não dá vontade de largar. A história é bem cativante e a narrativa é algo de outro mundo, mesmo sendo um livro escrito há mais de... Sei lá quanto tempo atrás. Assisti ao filme depois e é ainda melhor que o livro, ao mesmo tempo que é bem parecido com o livro é diferente em alguns aspectos que só o deixou melhor. Nota dez pras duas mídias.

Elaine Messias 21/09/2022

Jornada do Herói
Essa história que é uma pequena sequência paralela na saga de Rei Arthur, é cheia de simbologia filosófica. Vale a pena assistir no YouTube a palestra da professora Lucia Helena da Nova Acrópole sobre a história, antes de ler o livro. Vai trazer um significado imenso para a leitura.
Raphael 02/07/2023minha estante
Essa palestra é excelente mesmo.

Léo 11/09/2022

Ótimo
Apesar de não ser cristão, os dogmas presentes na obra trazem grandeza e divindade. Com certeza um dos meus livros favoritos.

Ana Elisa 25/08/2022

Ah, o nobre Sir Gawain.
É maravilhoso como esse livro exalta todas as qualidades do Gawain. Foi uma leitura diferente das que estou habituada, mas valeu a oportunidade de ter um dos meus cavaleiros favoritos sendo constantemente elogiado, e tendo seus erros perdoados na cara dura.

Thayane Oliveira 23/06/2022

Achei a história bem legal, tem uma forte moral, bem medieval, a qual trabalha honra, a força da promessa, o dever, a lealdade e a recompensa pelo bem ou mal que se faz.

Pablo.Alberto 11/05/2022

Merece realmente todos os elogios
Conheci a obra pela adaptação cinematográfica recente, O Cavaleiro Verde, dirigido pelo David Lowery.

Creio que essa é uma daquelas leituras onde a tradução limita a experiência. Não porque ficou mal feita, ou algo do tipo, mas é impossível transmitir as mesmas sensações e ritmo da linguagem original. A tradução inglesa mesmo já possui algumas limitações, mas consegue manter grande parte da sonoridade.

Quanto a história, achei o meio do livro um pouco repetitivo (os dias se passando naquele castelo e a dinâmica do beijo), não muito pois a leitura é bem rápida e fluida. De resto, é um deleite.

Para mim, que conhecia apenas o filme, foi muito interessante ver o elemento religioso presente nessa jornada aventuresca, e como esse elemento se mescla às outras temáticas tratadas honra, dever, amor e desejo, tudo bem balanceado.

A figura do Cavaleiro verde é emblemática, é dúbia, e isso é muito bom. Sir Gawain foge do Cavaleiro óbvio, mas sua jornada consegue se manter na narrativa clássica do herói.

Vale muito a pena pra quem viu o filme, como eu, ou para quem curte o gênero que as lendas e contos Arthurianos englobam.

bardo 23/04/2022

Algo a se ter em mente ao realizar essa leitura é entender que este é um texto do século XIV, além disso é preciso se atentar de que não é um texto para "divertir" o leitor, o objetivo aqui é claramente doutrinal. É preciso também se ressalvar a intensa misoginia presente na doutrina cristã, por mais que muitos tentem passar pano, o texto cristão é sim extremamente machista e misógino (Paulo que o diga). Feitas essas considerações aí sim pode-se aproveitar o texto nessa tradução bastante acessível que infelizmente perde a sua musicalidade original. Adequando-se o texto ao seu contexto impressiona o quão coeso ele é em seus objetivos: exaltar as qualidades da cavalaria e expor a fragilidade do homem ao se impor um código de ética quase impossível de cumprir. Impressiona também os paralelismos, alguns talvez não tão óbvios, com outros textos e o uso de símbolos que hoje não são mais compreendidos como cristãos. Para quem se interessa por obras do ciclo Arturiano e novelas de cavalaria é uma leitura importantíssima. Vale ainda dizer que quem vier atrás dessa leitura por conta do filme The Green Knight notará que David Lowery tomou algumas liberdades. Pode-se dizer que as duas obras dialogam bem e propõem uma variação interessante sobre o tema.

Marcus 27/02/2022

Li só pra assistir o novo filme
Quando vi o trailer do novo filme da A24 com o Dev Patel, fiquei muito interessado pela história, principalmente por conta da cinematografia e do ritmo mais lento que o filme parecia ter. Decidi dar uma chance, ao descobrir que esse livro era a base pra nova adaptação, ainda mais quando encontrei essa tradução disponível no Kindle Unlimited.

A premissa, infelizmente, acabou sendo muito mais interessante do que o desenrolar da história: um dia, o sobrinho do Rei Arthur, Sir Gawain, assume o dever de cortar a cabeça de um cavalheiro verde para que, um ano depois, vá ao seu encontro receber o golpe de volta. Por conta das histórias que eram criadas no período em que essa obra foi escrita, no século XIV, ao invés de focar nos conflitos internos ou externos do protagonista durante sua jornada, o que seria mais interessante, tudo o que acontece busca apenas reforçar como alguém deve agir para ser considerado nobre ou honrado (nesse caso, agindo de acordo com a visão cristã de honra e nobreza).

Não foi uma leitura horrível, mas a sinopse e o primeiro capítulo deixaram bem claro como essa história poderia ter sido melhor aproveitada. Espero que o filme tenha uma abordagem diferente.