Sir Gawain e o Cavaleiro Verde

Sir Gawain e o Cavaleiro Verde Anônimo

Resenhas - Sir Gawain e o Cavaleiro Verde

@prazerliterariooficial 15/01/2022

Não tão bom quanto parece ser...
Devido a sua assepsia exagerada ao cristianismo, faz com que a história pareça ser voltada exclusivamente pros cristãos.
E mostra claramente a doutrinação imposta pela igreja católica na sociedade impondo sua hegemonia egocêntrica e cheia de preconceitos.
Lima 12/01/2024minha estante
qual o problema em falar do cristianismo? voce não esta sendo um pouco anacronico?

Guilherme Vechiato 06/09/2021

Difícil, mas interessante.
Fui atrás deste conto para poder para poder compará-lo com a a adaptação cinematográfica.
É um conto muito famoso, que se utiliza de algumas idéias envolvendo a era do Rei Arthur e que já teve até uma tradução pelo Tolkien. Não tinha idéia do que encontrar aqui, mas sabia que teria que abrir muitas considerações por se tratar de um texto muito antigo e cheio de simbolismos.
E realmente, mesmo sendo curto, a história em si é de fácil compreensão, mas a leitura só ficou mais rica após várias pesquisas sobre a história.
Mas não posso deixar de analisar que foi uma leitura muito arrastada, principalmente quando o Cavaleiro Verde não está nela. Não sei se recomendo esta leitura, mas com certeza após as pesquisas o conto cresce e ganha muitos significados interessantes.
celo 13/10/2021minha estante
Guilherme, você teria links para as pesquisas que você realizou ? Estou na luta desta leitura também ?

Jamerson.Alves 17/02/2022

Código de conduta
Um bom e clássico romance de cavalaria do século XIV. O cavaleiro parte para uma aventura inusitada em uma terra mágica afim de construir a sua honra em uma prazerosa leitura de poucas páginas.
GRossati 19/02/2022minha estante
Parabéns

Marcus 27/02/2022

Li só pra assistir o novo filme
Quando vi o trailer do novo filme da A24 com o Dev Patel, fiquei muito interessado pela história, principalmente por conta da cinematografia e do ritmo mais lento que o filme parecia ter. Decidi dar uma chance, ao descobrir que esse livro era a base pra nova adaptação, ainda mais quando encontrei essa tradução disponível no Kindle Unlimited.

A premissa, infelizmente, acabou sendo muito mais interessante do que o desenrolar da história: um dia, o sobrinho do Rei Arthur, Sir Gawain, assume o dever de cortar a cabeça de um cavalheiro verde para que, um ano depois, vá ao seu encontro receber o golpe de volta. Por conta das histórias que eram criadas no período em que essa obra foi escrita, no século XIV, ao invés de focar nos conflitos internos ou externos do protagonista durante sua jornada, o que seria mais interessante, tudo o que acontece busca apenas reforçar como alguém deve agir para ser considerado nobre ou honrado (nesse caso, agindo de acordo com a visão cristã de honra e nobreza).

Não foi uma leitura horrível, mas a sinopse e o primeiro capítulo deixaram bem claro como essa história poderia ter sido melhor aproveitada. Espero que o filme tenha uma abordagem diferente.

Raquel 19/07/2021

Em quatro capítulos conhecemos a história do Cavaleiro Verde
Uma história interessante, com momentos de tensão e suspense. Se você só estiver interessado nesses pontos, pode pular os capítulos 2 e 3 e aproveitar o desenrolar desta rica narrativa nos capítulos 1 e 4.

Bruno 30/12/2021

Esplêndido
Sem dúvidas, um dos melhores contos das Crônicas Arturianas. Gawain prova ser um dos melhores cavaleiros da Távola Redonda ao passar por tantas provações nessa história rica em detalhes e que nos faz viajar por um mundo fantástico.

Vivi 01/01/2022

Sir Gawain
Livro perfeito para ser lido durante as festas de final de ano.
Com bela poesia e reflexões interessantes, me apaixonei por esse clássico!

Maitê 22/02/2022

Amo as lendas Arturianos e fico triste em saber que algo tão bom como Sir Gawain me passaria despercebido se não fosse o excelente filme lançando recentemente. O filme é uma adaptação desse conto, com um olhar diferente, mais duro e realista. Mas ambos tem seu valor, ambas as histórias podem ser contadas e chegaremos na mesma conclusão.

Pablo.Alberto 11/05/2022

Merece realmente todos os elogios
Conheci a obra pela adaptação cinematográfica recente, O Cavaleiro Verde, dirigido pelo David Lowery.

Creio que essa é uma daquelas leituras onde a tradução limita a experiência. Não porque ficou mal feita, ou algo do tipo, mas é impossível transmitir as mesmas sensações e ritmo da linguagem original. A tradução inglesa mesmo já possui algumas limitações, mas consegue manter grande parte da sonoridade.

Quanto a história, achei o meio do livro um pouco repetitivo (os dias se passando naquele castelo e a dinâmica do beijo), não muito pois a leitura é bem rápida e fluida. De resto, é um deleite.

Para mim, que conhecia apenas o filme, foi muito interessante ver o elemento religioso presente nessa jornada aventuresca, e como esse elemento se mescla às outras temáticas tratadas honra, dever, amor e desejo, tudo bem balanceado.

A figura do Cavaleiro verde é emblemática, é dúbia, e isso é muito bom. Sir Gawain foge do Cavaleiro óbvio, mas sua jornada consegue se manter na narrativa clássica do herói.

Vale muito a pena pra quem viu o filme, como eu, ou para quem curte o gênero que as lendas e contos Arthurianos englobam.

rehreadsbooks 13/01/2022

Dev Patel o que eu não faço por você...
Eu tô esperando The Green Knight da A24 sair no Brasil a SÉCULOS (tanto quanto outros filmes que a teimosa não quer lançar aqui e eu tenho preguiça de ir atrás pro modos q n sejam streamings), agora que o filme finalmente vem pra Prime Vídeo, eu resolvi dar uma lidinha no livro.
A tradução é boa e acessível, com frases marcantes, cenários belos e cenas vívidas, mas nunca estrapolando com dir-te-eis ou outros termos rebuscados.
A história também é boa, se você não se importa com os personagens louvando Deus a cada cinco segundos (bem-vindos a idade média). É um bom comentário sobre tentação e covardia, coisas que são fundamentais na existência do homem.
Em geral uma boa leitura. Talvez eu não fiquei muito tocada por causa da falta de análise da minha leitura, mas tudo bem, a vida têm dessas.

Lucca_7. 14/04/2023

Sir Gawain
Um livro curto e rápido mas com muitas informações que traz discussões sobre lealdade, fidelidade, dever e honra, tudo o que um cavaleiro histórico da Távola Redonda deve ser. Foi bem divertido ler e se aprofundar mais nesse personagem tão marcante das lendas arturianas.

Kvvvnn 08/04/2023

Esperava bem mais desse livro, talvez porque gostei muito da adaptação e pensei que o livro conseguiria assimilar essa ideia de "epico cristão". Muitas vezes a narrativa se perde e se arrasta muito e muito ate o fim, é uma boa historia mas longe de ser perfeita.

Léo 11/09/2022

Ótimo
Apesar de não ser cristão, os dogmas presentes na obra trazem grandeza e divindade. Com certeza um dos meus livros favoritos.

Elaine Messias 21/09/2022

Jornada do Herói
Essa história que é uma pequena sequência paralela na saga de Rei Arthur, é cheia de simbologia filosófica. Vale a pena assistir no YouTube a palestra da professora Lucia Helena da Nova Acrópole sobre a história, antes de ler o livro. Vai trazer um significado imenso para a leitura.
Raphael 02/07/2023minha estante
Essa palestra é excelente mesmo.

Thayane Oliveira 23/06/2022

Achei a história bem legal, tem uma forte moral, bem medieval, a qual trabalha honra, a força da promessa, o dever, a lealdade e a recompensa pelo bem ou mal que se faz.