Um Menino Chamado Natal

Um Menino Chamado Natal Matt Haig

Resenhas - Um menino chamado Natal

@emcadacapa 21/12/2021

Lindo e mágico!
Um Menino Chamado Natal é uma história sobre acreditar mesmo não podendo enxergar, você precisa ter fé, acreditar no impossível. Uma linda jornada de aventura em um mundo fantástico com reis, ratinhos falantes, elfos e magia.

?E, onde havia magia, sempre havia um jeito.?

Um livro curtinho, rápido de se ler, mas que vai deixar seu coração com aquele quentinho maravilhoso nessa época do ano. Você vai se encantar com Nikolas e seu amigo Miika. Ao terminar de ler, indico que assista a adaptação da história, tudo se tornará ainda mais mágico e especial.

Uma leitura super gostosa, com ilustrações de Chris Mould que enriquecem muito a experiência e que para deixar tudo ainda mais perfeito, temos uma belíssima adaptação disponível na @netflixbrasil.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 29/12/2021

Um menino chamado natal
?Uma impossibilidade é só uma possibilidade que você ainda não entendeu.?

Já inicio o post fazendo uma confissão: não gostei da adaptação da Netflix.. me desculpem, mas sou sincera. Talvez tenha ido com muita sede ao pote? Talvez.. mas o fato é que o encanto que a obra me trouxe, a Netflix não conseguiu. Mas, sempre há um ?mas?, os efeitos e a fotografia da adaptação ficou um espetáculo! Lindo mesmo!

Dito isso.. vamos a obra, é de aquecer o coração, o meu dobrou de tamanho rsrsrs.. e a imaginação voou alto! E, sim! Sou aquela leitora que aguarda a época natalina para fazer leituras temáticas, vcs não?!Simplesmente fiquei encantada com essa escolha!

Sobre o enredo.. vamos conhecer Nikolas, um garoto de 11 anos que mora na Finlândia com seu pai, Joel, o lenhador. Depois que a mãe morreu na floresta, o pai é toda a família que Nikolas, bem, na verdade ele tem uma tia também, Carlotta, irmã mais velha de seu pai, mas ele não gosta nem um pouco dela, então vamos contar que a família se resume ao pai. Eles vivem em uma casa de um único cômodo, as refeições são sempre escassas, mas, mesmo com toda dificuldade, Nikolas tenta ser feliz. Ele é um garoto que acredita e aí está a beleza: acreditar. Assim como acredita em duendes, trolls e pixies, Nikolas também acredita na felicidade verdadeira.

E por falar em duendes..

Certo dia, seu pai parte em uma jornada para descobrir aquilo que todos os humanos duvidam existir: a aldeia dos duendes. O pai de Nikolas desaparece e o jovem precisa partir rumo ao Polo Norte para resgatá-lo, iniciando a maior aventura de sua vida. Leiam!

O objetivo do autor é nos apresentar a história de Pai Natal, como ele ganhou esse nome, como se tornou o que hoje conhecemos como Papai Noel, ou seja, o final a gente já conhece, por isso o durante é o que faz toda a diferença. Ele nos leva de uma maneira tão simples, que, quando nos damos conta, estamos no meio do século XIX com Nikolas, Miika, Blitzen, Pequena Noosh, Pai Topo e todos os outros personagens.

?Para ver alguma coisa, você tem que acreditar nela. Acreditar de verdade. Essa é a primeira regra do duende. Você não pode ver alguma coisa em que não acredita. Agora faça um esforço e tente enxergar o que estava procurando.?

O que vc achou dessa obra? Viu o filme? Ou vai deixar para lê-lo no natal de 2022?

Abibliodaminhavida 12/12/2021

UMA IMPOSSIBILIDADE É UMA POSSIBILIDADE Q VC AINDA N ENTENDE
Olá, queridos leitores, tudo bem? A resenha de hoje é de Um Menino Chamado Natal, escrito por Matt Haig, pela editora @livrosprincipis .

?? MAUS TRATOS CONTRA CRIANÇAS E ANIMAIS, MORTE, DISCURSO DE ÓDIO, LUTO ??

Nikolas morava na Finlândia e acreditava em magia. Seu único brinquedo era um boneco feito de nabo, presente que ganhou de sua mãe antes dela falecer, e seu único amigo era Miika, um ratinho de floresta que sempre sonhou com queijos.

Nikolas era extremamente pobre e morava com seu pai, Joel, em uma modesta cabana na floresta. Ele havia nascido na noite de natal e, por isso, esse era seu apelido.

Um dia um caçador chega até sua cabana com uma proposta de melhorar de vida. Para isso, Joel, o lenhador, teria que seguir o caçador Anders até o Extremo Norte para encontrar a Vila dos Duendes e provar ao rei que eles realmente existem. Nikolas teria que morar na cabana com sua cruel tia Carlotta.

Devido aos maus tratos de sua tia e a demora para seu pai voltar para casa, Natal foge em busca de seu pai, rumo ao Extremo Norte. Nessa perigosa viagem, ele encontrará Blitzen, uma rena que irá acompanhá-lo para o resto de sua vida, a Pequena Noosh e Pai Topo, amigos que o ajudarão.

Será que Nikolas encontrará seu pai e seu caminho?

Um Menino Chamado Natal é um livro encantador sobre perdas, luto e tristeza, mas também sobre magia, amor, amizade, fé, esperança e coragem.

Mesmo com alguns momentos tristes, a leitura é extremamente leve, emocionante e gostosa, um livro que aquece o coração e trás lágrimas aos nossos olhos. Que nos faz ter esperança e confiar na magia. Que é perfeito para curar ressacas literárias.

Uma leitura que eu indicaria para todos simplesmente porque "este livro é cheio de coisas impossíveis".

Obrigada Principis por mais uma leitura incrível que fez meu coração bater mais rápido, mesmo em meio às lágrimas.

Você gosta de livros com temáticas natalinas? Então aproveita pra salvar essa super dica e me indicar um livro nos comentários.

#ummeninochamadonatal #matthaig #editoraprincipis #publi #manipulacaodeimagem

Patricia Milani 31/12/2021

Uma história de esperança... Livro lindo, cheio de ilustrações que dão vida às páginas, a magia deste livro é de aquecer o coração. Li e assisti a adaptação e recomendo os dois, principal para quem gosta do natal e do seu significado.

Mmads 28/12/2022

Magia
Uma fresta de esperança é tudo que precisamos para buscar o que almejamos; essa é a essência dessa obra linda.

aafantis 04/02/2022

Derreti que nem neve no chocolate quente. Fofíssimo!
Esse livro é aquele tipo que deixa o nosso coração mais quentinho com as suas mensagens sobre magia, esperança e felicidade. Guardei várias frases para sempre no meu coração.

Concordo com os duendes: a palavra "impossível" é de fato um palavrão terrível!

Paty 30/11/2022

Um livro cheio de esperança e ótimas ilustrações
É um ótimo livro pro público mais jovem, mas uma leitura gostosinha e leve de se fazer para nós adultos. Li em três horinhas e me diverti muito com a leitura.

Até uns 70% achei a história bem frenética e envolvente, mas confesso que os últimos 30% achei um pouco parado e cansativo, mas é aquele clássico final feliz que toda criança espera ( e talvez eu esteja acostumada com muitos finais tristes dps de tanto true crime e.e ).

Já consegui sentir o clima de natal mais próximo de mim, recomendo a leitura.

Ah! Tem disponível no biblion ?

izadora zanetti 14/01/2022

clima de natal mágico
ler esse livro dá aquela sensação boa de ler um conto de fadas, onde dá pra sentir que a história é mágica e conversa com a gente.
desde o começo já senti que a ambientação e a escrita tinham me pegado e seria fácil de ler.

é leve, divertido, ri bastante enquanto lia e o livro fluiu bem.
demorei um pouco pra terminar, mas sempre que pegava era ótimo.

os personagens são bem caricatos, mas são divertidos de amar (nikolas, blitzen, pai topo e pixie, essa é pra vocês ?) e odiar (tia carlotta, essa é pra você ?)

a magia dos duendes, toda a pequena mitologia criada, a aventura que eles tiveram, foi simples mas conseguiu cumprir o propósito.
só fiquei um pouco cansada quando foi chegando na metade, mas logo passou.

por ser um livro infantil, tem umas lições sobre moral, amor, esperança e tal bem explícitas que eu não gostei e não aproveitei tanto, teria sido melhor se o autor tivesse sido mais sutil. mas é mais pra crianças, então tudo bem.

é um livro ótimo que trás o clima natalino, amei ter lido e ter tido a visão do autor sobre como nasceu o papai noel.

"uma impossibilidade é só uma possibilidade que você ainda não entendeu."

Carol638 25/12/2023

Fofo
Achei a "justificativa" e a origem do Papai Noel muito bem conduzidas de acordo com o decorrer do livro, gostei bastante. É um livro mais infantil, mas agrada à todos! Feliz Natal!!

Tania.Cruz 19/07/2023

Cativante,emocionante e de deixar o coração quentinho. Matt Haig mais uma vez acertou em seu livro. Fico me perguntando se ainda vou ler um livro desse autor do qual eu ainda não vou gostar. Posso estar map, depressiva o quanto for, sempre termino o dia bem quanto termino de ler um livro do Matt Haig ??

Larissa3666 29/12/2021

Uma perfeita história de natal
Pra quem ama histórias de natal e quer um livro ao mesmo tempo fofo e emocionante essa leitura é altamente recomendável, já que possui de sobra essas características. É um livro infantil que funciona perfeitamente com adultos e crianças, justamente pela escrita do autor, que conseguiu deixar a história com esse ar mágico e realista ao mesmo tempo. É uma história de esperança e de lições e perfeita pra o final de ano.

Ellen - @anotacoesliterarias 26/12/2021

Mágico
Nikolas nasceu no dia do Natal. De origem muito simples, ele mora numa pequena cabana no meio da floresta com seu pai Joel, um lenhador que ganha a vida cortando árvores e sonha em dar uma vida melhor pro seu filho.

Um dia seu pai parte numa missão em busca da vila dos duendes e sua tia Carlota é chamada pra ficar com ele. Mas conviver com sua tia não é fácil, então Nikolas decide ir ao encontro do pai e a partir daí sua vida muda completamente.

Uma história linda, trágica e cheia de magia.

Segundo livro que leio do Matt Haig e já quero ler tudo dele.

QUOTES

"Uma impossibilidade é só uma possibilidade que você ainda não entendeu."

"Problemas nem sempre precisam ser causados. As vezes eles já existem."

"Sentia um pouco de medo, mas sabia que medo não era um sentimento muito útil."

"Nunca devemos permitir que o medo nos guie."

"Algumas pessoas levam muito tempo para entender por que, exatamente, estão aqui..."

ygorvcastro 19/01/2022

Resenha | Um Menino Chamado Natal — Matt Haig
Escrito por Matt Haig e ilustrado por Chris Mould, Um Menino Chamado Natal é um livro infantil repleto de referências aos mais tradicionais contos de Natal e tradições natalinas que conhecemos. Recentemente, a obra ganhou uma adaptação produzida pela Netflix.

Na história, conhecemos Nikolas, de onze anos, apelidado de Natal. A vida do pequeno garoto sempre foi complicada, mas ele sempre foi um garoto feliz, mesmo ganhando apenas um presente na vida. Certo dia, no entanto, seu pai parte em uma jornada para descobrir aquilo que todos os humanos duvidam existir: a aldeia dos duendes. Contudo, o pai de Nikolas desaparece e o jovem precisa partir rumo ao Polo Norte para resgatá-lo, iniciando a maior aventura de sua vida.

Um Menino Chamado Natal é repleto de momentos divertidos, magia natalina e, claro, coisas extraordinárias se tornando realidade. Portanto, se você, leitor, “é uma dessas pessoas que acredita que algumas coisas são impossíveis.”, pare a leitura por aqui.

A magia de Um Menino Chamado Natal
Você continua lendo?
Que bom. (Os duendes ficariam orgulhosos.)
Então, vamos começar…

Matt Haig se prende às principais tradições natalinas para criar o mundo fantástico visto em Um Menino Chamado Natal. No entanto, o autor se prende às ideias e significados dessas tradições e toma a liberdade de reinventá-las e introduzi-las de forma desintencionada e divertida ao longo da história, além de complementá-la com inúmeros novos elementos que não costumamos ver diretamente atribuídos ao Natal.

Não importa se você é um ávido leitor de histórias natalinas ou apenas uma pessoa curiosa, ao ler este novo e arrojado clássico de Natal, perceberá todos os inúmeros detalhes e sutis referências deixadas na trama. Desde as mais simples, como o trenó e as renas, até as mais desconhecidas — que não citaremos aqui.

A narrativa
A preocupação de Haig em criar uma história direcionada ao público infantil, torna-a simples, mas cativante do início ao fim. Graças ao vocabulário simples e estrutura fluída, Um Menino Chamado Natal se torna uma daquelas obras que conseguimos ler em uma única tarde.

Além disso, outro grande mérito da obra precisa ser mencionado: as ilustrações de Chris Mould. Apesar de o livro não ser inteiramente ilustrado, existem diversos trechos que ganham vida pelas mãos do ilustrador. Com isso, as ilustrações levemente ‘sombrias’, mas repletas de fantasia, que se assemelham bastante ao estilo de Tim Burton, nos ajudam a mergulhar ainda mais no mundo criado por Haig.

Vale a pena?
Assim como toda obra natalina, o livro é uma história leve, cativante e repleta de mensagens positivas e acolhedoras. Apesar de ser uma história curta, Haig consegue transmitir todas as ideias que parece querer apresentar ao leitor. Cada personagem recebe sua merecida atenção, e nós acompanhamos em primeira mão o desenrolar desta história fantástica protagonizada pelo jovem Nikolas e o nascimento de uma das maiores tradições ocidentais. É uma leitura indispensável para leitores de todas as idades.

Ah! E não se esqueça: “Pense em uma lembrança feliz.”, “Dê um presente a alguém: um brinquedo, um livro, uma palavra gentil ou um grande abraço.”, e acima de tudo, “Acredite.”. É tudo que você precisa para ser alegre mesmo em tempos ruins.

site: https://codigonerd42.com/literatura/resenha-um-menino-chamado-natal-matt-haig/