A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Ray 20/05/2022

Vale muito a pena
É a primeira vez que leio um clássico da literatura brasileira por livre e espontânea vontade, e gostei muito.
Eu estou disposta a começar a fazer leituras mais críticas e que vão ajudar em meu repertório cultural, nada melhor do que começar por um dos inúmeros contos de Machado, grande escritor do realismo no Brasil.
O conto tem poucas páginas e conta con una narrativa envolvente, um final deveras surpreendente, mas que é apontado na primeira página do livro por meio de uma citação.
Eu realmente gostei muito da escrita e da estrutura utilizada por Machado para a formação da narrativa, mesmo com o vocabulário estranho na língua portuguesa atual, não é difícil de ler, indico muito.

biris0 10/05/2024

Cartomante
Comecei a ler por um comentário de um professor, e isso me chamou a curiosidade. É um conto ótimo, jurava que não conseguiria entender a escrita ou o que queria passar, mas a leitura é simplesmente fluída e vivaz! "A cartomante" é um dos primeiros contos que pretendo ler de Machado de Assis, que os próximos sejam surpreendentes como este.

João 03/10/2023

Machado de Assis é você, mesmo?
Ao mesmo tempo que esse conto é bem Machado, sinto que esse final não é. foi surpreendente pra mim! e confesso: estava com saudades de ler esse querido

sinto falta de ler Memórias Póstumas e esse conto me fez ter um flashback de como foi a sensação de ler Machado pela primeira vez. a não linearidade do enredo, característica marcante da escrita dele, se faz presente aqui e é super importante pra trazer uma carga emocional a mais ao conto.

o final, reforço, é bem forte e marcante. não esperava isso vindo desse conto. e por isso amei!

e lendo junto com meu bookstan favorito, tudo fica melhor. eu te amo, cousa linda da minha vida! ?
Meu cousudo ?

Samu 03/10/2023minha estante
O mais machader desse skooob

Samu 03/10/2023minha estante
Esperando que você mande mais recomendações do seu fav, amor

Vivian280 18/03/2024

Encantada.
Minha primeira vez lendo um clássico brasileiro e honestamente, não sei o que eu fazia da minha vida antes de ler Machado de Assis. Sempre evitei livros antigos ou de época, ignorância minha. Acabo de encontrar uma fonte infinita de livros e enredos que me modificam e me amadurecem. Tudo o que eu estava precisando.

Estava farta dos livros rasos com as histórias cada vez mais previsíveis e agora entendo o que estava me faltando, era autores que realmente amavam escrever e queriam dar ao mundo algo que os fizessem pensar. Não escreviam apenas para lucrar e preencher mentes vazias de ilusões vãs. Escreviam por amor a arte, coisa que falta muito nos autores atuais.

Esplêndido! Enredo incrível e com gatilhos mentais que certamente ficarão em minha cabeça por dias. Eis aqui mais um livro que me transformará como pessoa.

ReadingWithMarih 01/03/2024

Não é uma nota definitiva.
Eu só li esse livro pq a escola está fazendo uma lc semanal, então não sei como opinar sobre pq não prestei muita atenção no livro em si.

Samu 03/10/2023

20 páginas místicas (como a própria cartomante)
Meu primeiro contato com Machado não foi tão bom, talvez tenha colocado expectativas demais em ?O Alienista? e me frustrado com uma certa superficialidade em alguns assuntos ali debatidos

Pelo completo oposto, aqui, com menos páginas temos uma história bem mais envolvente (apesar de uma certa confusão e falta de clareza na explicação sobre os personagens e seu triângulo amoroso)

Amo a estética de cartomantes, videntes? e ficaria feliz se as descrições focadas nisso tivessem sido mais exploradas, mas foi tudo na medida certa e o final me deixou genuinamente boquiaberto, não esperava!
João 03/10/2023minha estante
amamos verrrr

João 03/10/2023minha estante
lindo lindo lindo amor

t.Alita Araujo 29/12/2020

Reviravolta
O Conto retrata um triângulo amoroso entre os amigos de infância Camilo, Vilela e sua esposa Rita. Camilo e Rita acabam se apaixonando depois que os amigos estreitam as relações. Devido a insegurança de Rita no seu relacionamento com Camilo ela acaba consultado uma cartomante que lhe conforta o coração, porém ao contar o fato a Camilo este brinca com a situação e pede para que Rita não faça mais leituras do futuro.
Após um chamado urgente de Vilela, Camilo com medo de que seu relacionamento com Rita tivesse sido descoberto, recorre a mesma cartomante e ao sair da consulta vai ao encontro de seu amigo muito mais aliviado.
E com uma incrível reviravolta Machado finaliza o conto e o triângulo amoroso.

Amanda 21/02/2023

Confesso que não entendi muita coisa, mas é Machado de Assis então vamos relevar. Li por causa da escola e levarei as seguintes lições: não confie em mulheres cartomantes e nunca participe de um triângulo amoroso.

Lubis 02/04/2023

Clássico
Leitura rápida, rica de informações, e logicamente um clássico da literatura brasileira.
Lido em 30m e por incrível que pareça, me surpreendeu hahahaha.
Estou tomando gosto pelas leituras clássicas depois dos 30 anos - e tá tudo bem.
Peguem esse conto para ler em uma manhã, fará bem! :)

doarda 02/04/2024

Muito bom. Sinceramente só li por causa da escola mas achei bem interessante, é uma leitura bem rapidinha. O final me surpreendeu!

lili.png 08/08/2023

Adorei! Fiquei envolvida conforme ia lendo mas confesso que fiquei um pouco confusa também. O final me surpreendeu bastante!

Maria 18/11/2023

?????
QUE FINAL FOI ESSE???
Eu não esperava, estou perplexa.
O conto é muito bom, machado de Assis tem um talento sem igual.

Ana Ju 22/03/2024

A Cartomante
Um conto criativo e envolvente, com um final, mesmo esperado, que consegue surpreender por sua maneira de desenvolvimento.
Foi a primeira vez que li Machado de Assis e gostei, além de não ter tido muito problema com a escrita, mas ela também foi bem curta.

Luana 10/09/2022

Muito legal. É bom para espairecer. Machado de Assis era um autor impressionante. Gostei muito do final.

_maricezari 08/08/2023

Resenha- A cartomante
Toda vez que pensamos em algum livro de Machado de Assis, pensamos que vai ser chato a leitura, porém quando eu vi esse livro, eu sabia que iria ser diferente! Muito legal o enredo, só fiquei brava com o final.