Frida Kahlo e as cores da vida

Frida Kahlo e as cores da vida Tania Schlie

Resenhas - Frida Kahlo e as cores da vida

Renata.Realli 15/06/2021

Confrontador
75 dias depois de iniciá-lo, conseguir terminar ? (esse ano tá f0d@)

É um livro que te faz repensar de inúmeras formas sobre o AMOR! Te faz odiar e ao mesmo tempo admirar a relação entre Frida e Diego! E não é sobre romantizar relacionamento abusivo... e sim perceber que cada pessoa está disposta a lidar com coisas que talvez a gente não estaria, e tá tudo bem! O que devemos é respeitar as escolhas alheias. Minha admiração pela Frida só cresceu! Uma MULHER que conseguiu ressignificar suas mazelas, transformando-as em arte! Uma mulher que amou e viveu intensamente!

ogawajheniffer 13/06/2021

Passei muita raiva
Ah, gente não dá...
Não sou capaz de compreender esse "relacionamento" entre Frida e Diego. Não sirvo pra aturar isso, não concordo então passei muita raiva mesmo.
Não gostei que a obra foi muito voltada à vida amorosa entre Diego e ela(e terceiros kkk), mas parando para pensar, foi dessa turbulência e veneração que vinha quase todos os quadros da famosa pintora. Então talvez eu não tenha gostado da história da vida dela(apesar de ser uma ficção nesse caso)? Quem sabe se eu lesse a história real, eu mudasse de idéia. Mas se o intuito do livro era despertar no leitor a vontade de ler uma biografia de Frida Kahlo, pelo menos para mim, falhou miseravelmente.
Embora, o livro seja de uma leitura fácil e fluida, pra mim fica apenas por aí mesmo.

Cristiéle Martins 13/06/2021

Brilhante
No começo fiquei um pouco intrigada porque achei que o livro iria trazer um Diego "floreado" como um exemplo, algo assim, e isso fez com que minha leitura fosse postergada. Entretanto, com o passar da leitura entendi a premissa do livro, e que livro! A história de Frida mexe muito comigo e não canso de admirar essa mulher que inspirou e inspira tanto até hoje.

Frase do livro:
"O ser humano não é livre se a mulher não é livre!".

Lari 08/06/2021

Gostei da leitura
Não conhecia muito da história da Frida, e apesar de saber que o livro não é uma biografia, me senti de alguma forma mais próxima dela.

Jéssica 06/06/2021

Acho que nunca revirei os olhos tantas vezes lendo um único livro. Não gostei da personagem criada a partir da Frida, que passou o livro inteiro se lamentando, não gostei da forma como a relação dela com Diego foi tratada e como o livro todo pareceu ser sobre isso, não gostei da escrita em frases curtas que parecia não desenvolver bem os acontecimentos e exagerar na narração dos sentimentos da Frida. Enfim, foi um livro difícil de ler que terminei por teimosia. Essa forma de ficcionalizar a vida da Frida Kahlo não funcionou pra mim.

André Siqueira 06/06/2021

Via de regra não gosto de falar exclusivamente mal de um livro, sei o trabalho e dedicação envolvidos na produção e tento me ater ao princípio de que, se não há nada de bom a dizer, o melhor é se calar.
Mas aqui está sendo um desafio.
O ponto positivo: possível abertura para a obra de Frida para leitores que desconhecem a figura, nem que seja pela indignação frente a incapacidade da autora de retratar uma das maiores pintoras e figuras influentes da geração perdida como qualquer coisa se não capacha de outro pintor.
Admito que estou tentando retirar minha raiva da redação e me vejo incapaz. Esse livro não faz jus a Frida, nem de perto, mesmo admitindo não se tratar de uma biografia é preciso que haja respeito a memória. Ela não foi capacho de Rivera, pelo contrário, foi uma das primeiras mulheres a deslanvar o feminismo em um dos países onde seu alcance, até hoje, é limitado e segue forte influência para as/os Chicanos. Quiça no período.
A autora retrata os dois como adolescentes, incapazes de resisterem a seus desejos e se tratarem com o devido respeito quando, a partir de todas as cartas - que diga-se de passagem são públicas e facilmente acessíveis a qualquer um com conexão a internet - e demais registros deixados o que se observa é justamente o contrário.
Enfim, a qualquer um interessado em algo além de uma fanfic, por favor não resuma o entendimento de Frida Kahlo e seu trabalho a essa obra.

Matheus Torezani 04/06/2021

Um livro bom para quem deseja conhecer mais sobre a vida da artista mexicana Frida Kahlo. Só achei a leitura um pouco arrastada, mas com certeza tive essa sensação por não ser muito meu estilo de leitura.

Carolina.Viegas 01/06/2021

Mulher forte
Fiquei todo o tempo me questionando o que era real e o que era romanceado. Já vou atrás da biografia da Frida! ?

Branca de Neve 01/06/2021

Resiliência!
Frida teve uma vida sofrida, mas nunca tirou o sorriso do rosto! Viveu intensamente e amou acima de tudo!

Fernando.Mazeo 30/05/2021

Fascinante
...a historia de vida de Frida Kahlo, e como cada dia feliz ou triste acabou materializado em uma de suas obras-primas!

Marina 30/05/2021

Simples para a grandiosidade de quem se trata
O livro é um relato biográfico da vida de Frida Kahlo. E acompanha parte da vida da pintora, focado principalmente em sua relação com Diego Rivera e sua descoberta da pintura como salvação de sua vida.
Admiro demais Frida, sua força, resiliência e sua paixão pela vida, exposta em sua obra.
E tendo lido sua biografia oficial escrita por Hayden Herrera em 2020 e agora ler este, não consigo deixar de pensar que este é apenas uma cópia vazia do outro. Complementado com diálogos, frases e pensamentos que não consigo associar à pessoa de Frida.
Achei uma tentativa vã de transformar em ficção algo que não cabe no gênero. Uma leitura maçante e arrastada até o final.
Nada equivalente ao que Frida representou em vida. ?Eu nunca pinto sonhos ou pesadelos. Pinto a minha própria realidade.?

Andresa16 29/05/2021

Gostei de conhecer um pouco sobre Frida Kahlo, mulher da qual não sabia nada, espera que o foco do livro fosse outro, mas falou mais do seu casamento, amei ver que ela era uma mulher com uma criatividade impressionante, e se inspirava com tudo o que acontecia ao seu redor

Jackie 24/05/2021

O que a vida lhe deu de presente hoje?
Apesar de não ser uma biografia, o livro foi inspirada na vida de Frida. E é uma inspiração. Apesar das nossas limitações, somos capazes de transformar o que temos em algo grande. Viver em liberdade, respeitar quem somos e não deixar nos sentir pequenas ao lado de gigantes é uma luta diária que todos temos que enfrentar e jamais recuar. A trajetória para o sucesso é difícil, mas precisamos acreditar em nós mesmo e ser grato ao que temos e pelo o que alcançamos em cada passo.

Rosana.Oliveira 23/05/2021

Romance emocionante
Não se trata de uma biografia de Frida Kahlo. Nem por isso deixa de ser emocionante e profundo. Adorei.

Cleberson 23/05/2021

Apesar de ser uma obra de ficção, a autora relata ter se inspirado em muitos fatos reais sobre a vida de Frida Kahlo. Ao final do livro, inclusive, é descrita a longa bibliografia utilizada como referência para a construção da obra.
Frida Kahlo viveu intensamente. Mesmo com as limitações físicas severas, não deixou isso diminuir sua alegria, seu encanto com o mundo, sua vontade de dançar e aproveitar a vida. Isso pode se ver materializado em suas roupas, adereços, peças decorativas e outras inutilidades que acumulava, tudo sempre muito colorido e cheio de volume e movimento.
Ela não se permitiu ser apenas a esposa de Diego Rivera. Ainda assim, seu amor intenso por ele lhe cobrava um preço muito alto, o da dependência, que eventualmente se tornava tóxica. Mas isso não a impediu de, por vezes, se ver com o amor dividido.
Uma história incrível de uma mulher forte, que fez a própria revolução sem abandonar suas origens, que transformou suas dores e amores em arte.