Contos Folclóricos Africanos

Contos Folclóricos Africanos Elphinstone Dayrell...

Resenhas - Contos Africanos

1 | 2 | 3 | 4

Larissa804 23/03/2024

Os Contos são simples e é necessário ter aquela pontada de sensibilidade para compreender a mensagem final que cada história traz. Pela leitura teremos contato com as explicações que muitos acharam para determinados fatos além da lição de moral de muitas histórias, tendo assim contato com a cultura africana de forma sutil mas enriquecedora.

Além do mais, os contos são todos curtos e fluidos, então é uma leitura que super vale a pena!

Marcelo 21/03/2024

Este livro despertou o meu interesse por trazer lendas e folclores de uma cultura que normalmente não costumamos ver presentes na literatura de forma tão evidente.
São várias estórias curtas, onde via de regra os animais são protagonistas e possuem comportamentos humanos. É interessante notar que várias destas narrativas explicam de forma alegórica certas características dos animais.
Vale como curiosidade.

Amos.Alves 16/03/2024

Neste conjunto de contos somos convidados a conhecer algumas lendas folclóricas africanas, ricas em simbolismo e lições valiosas as lendas exploram a riqueza cá cultura do povo africano e principalmente sua relação íntima com a natureza, animais falantes, magia, Reis e princesas são elementos comuns na narrativa. Uma ótima leitura primeiramente para o público infantojuvenil

Thayanne24 23/01/2024

Contos Folclóricos Africanos Vol. 1 oferece uma imersão interessante nas riquezas culturais e narrativas da tradição africana. Repleta de mitos e lendas, proporciona uma experiência enriquecedora e evidencia a diversidade em território africano.

Muito potente poder ler e saber mais sobre a cultura e folclore daqueles que vieram antes de nós. Nos proporciona uma apreciação mais profunda da rica herança cultural ancestral africana.

Gabriel1610 17/11/2023

Os contos são diferentes dos nossos tradicionais. Há muitas histórias com animais que conversam, muito se fala da natureza, explicação popular para explicar porque um animal não vive no mesmo habitat que outros, história que conta como o homem é traiçoeiro e que nem os animais confiam nele, histórias que às vezes parece não ter moral nenhuma, ou talvez só pareça assim porque não sou da cultura.

Alguns contos são bem chatinhos, mas tem uns muito legais também. O primeiro foi o mais confuso na minha opinião, mas de alguma forma foi interessante. Vale a pena ler o livro, é bem curto e bilíngue, então só diminuir o número de páginas pela metade

Layla.Ribeiro 30/09/2023

Para quem está em busca de uma leitura leve e rápida é um bom livro , também é ótimo para quem está treinando o inglês por conta da sua edição bilíngue. No mais achei alguns contos interessantes, pois mostra como a sociedade tentavam dar sentido a determinado evento da natureza, alguns lembram fábulas com animais que falam e sua intenção moralista, porem outros contos achei sem sentido. Considero uma iniciativa legal do Sesc resgatar e trazer ao conhecimento essas e outras estórias.

pirocadeperuca 07/09/2023

é ok, os contos são divertidos, a coleção é organizada. tenho quase certeza de que o livro é voltado pro público infantil, pois pelo menos pra mim parece. assim como o livro de folclore japonês da mesma editora, mais explicações deveriam ser dadas, a respeito do impacto das lendas e mais ou menos como elas poderiam ter surgido - mas como o livro só é pra contar as lendas, entregaram tudo o que prometeram

Andrea 25/08/2023

Contos fantásticos africanos
A leitura rápida em estilo de fábula serve tanto para conhecer histórias de outras culturas, ao mesmo tempo que foi possível observar como brasileira os contos do nosso país que revelam semelhanças com as trazidas pelos navios.

Também é interessante como as histórias possuem pontos em comum, como iniciarem com uma viúva e um bebê, onde a mulher precisa criar sozinha o filho e o menino ao crescer resolver seguir a profissão do pai para tirá-los da pobreza.

Outro ponto que me chamou a atenção é que ao mesmo tempo que temos muitas vezes famílias e tribos representadas por animais, é possível ver que nada mais são do que alegorias das famílias e sociedade humana, tornando tudo muito interessante.

Como eu gosto de contos, achei muito bacana tanto para relaxar quando para estudar. Ficando a dica, já que a sua distribuição é gratuita.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/06/contos-folcloricos-africanos-vol-1.html?m=0

gr.will 22/08/2023

Ah achei bem interessante! A matriz narrativa é bem diferente do nosso folclore brasileiro. A relação entre animais e humanos foi o que mais me chamou atenção nos contos. É diferente de tudo que eu já li. Achei curioso que as histórias não desembocam necessariamente numa moral.

Vale muito a pena! Quero ler o volume 2!

~mah 19/08/2023

Lembranças da infância
Minha mãe sempre me contava histórias e as minhas preferidas, sempre foram de animais falantes. E depois de descobrir a riqueza do folclore africano eu me encantei com a leitura.

Arlindo.Ramos 15/08/2023

Contos Folclóricos Africanos
Continuo na saga de ler contos, rsrsrs. Muito bom conhecer um pouco a literatura africana, esses contos são uma forma de conhecer a literatura africana.

keigowins 09/07/2023

Uma delícia de ler
Amei saber e ler contos folclóricos de origem africano, muito interessante saber como eles tratam os animais e o ambiente como personagens autônomos, consigo visualizar eles perfeitamente, adorei que as mensagens e ensinamentos ficaram bem claros e fortes, acho que nunca tinha lido folclore de outros países que não o Brasil, de pegar um livro só com essas histórias e amei a experiência, extremamente interessante e educativa

Maria 29/06/2023

Recomendo
Peguei de graça no Kindle e simplesmente amei. Amo ler coisas q revelam as culturas de outro país/lugar. Se tivesse esse livro físico eu super teria

acarolfeliz 05/05/2023

Bom para ler entre os intervalos de atividades. Os contos não fizeram muito sentido para mim, mas são bem interessantes.

1 | 2 | 3 | 4