Wieland, ou A Transformação

Wieland, ou A Transformação Charles Brockden Brown

Resenhas - Wieland, ou A Transformação

Berenice.Thais 12/10/2022

Clássico
Esse livro é uma narradora só em uma narrativa maus lenta com o foco no sentimento dos fatos do que no fato em si mais e uma história forte e que do meio para o final te faz querer não parar de ler.
E surpreende.

Thainá - @osonharliterario 17/02/2021

Fanatismo religioso, loucura e apreensão
Clara e Theodore são os únicos sobreviventes da família Wieland. Vindos de uma linhagem conturbada e caótica, repleta de suicídios e mortes misteriosas, os irmãos cresceram juntos e inseparáveis.

Tudo parecia estar bem e calmo até que Theodore teve uma experiência inexplicável: ouviu a voz de sua esposa quando ela estava bem longe de seu amado. Porém, se não era ela, a quem pertencia tal voz tão semelhante que lhe avisara de um mau agouro? E, ainda mais, a quem pertencia as demais vozes que agora Clara também ouvira?

Com isso há um mistério sobrenatural que ronda tais vozes tão peculiares, mas ao mesmo tempo tão familiares. Estariam elas ajudando a família Wieland a sobreviver a algum mal? E mais, seriam elas vozes vindas do divino?

O fanatismo religioso e a crença cega são pontos chaves da história. A loucura também é parte constante dos personagens, deixando o leitor em dúvida em quem pode confiar.

Um livro que vale a pena ler pelo seu contexto histórico e importância para a literatura gótica, mas que não me conquistou tanto quanto eu gostaria. Talvez o meu problema tenha sido esperar um terror e suspense mais intensos. Aqui o terror se mantém na atmosfera e o suspense se firma nas ações dúbias dos personagens e no entendimento nulo do que está acontecendo.

Mas não, a leitura não foi inteiramente ruim. Os acontecimentos finais, inclusive os da segunda metade do livro, me deixaram chocada e curiosa, me deixando assim com vontade de finalizar logo a leitura e descobrir como aquilo tudo iria terminar. O fanatismo religioso é muito bem explorado pelo autor e assusta por conta de ser tão crível e atual, e olha que ele foi escrito em 1798.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2021/02/17/resenha-wieland-ou-a-transformacao-charles-brockden-brown/

Gárgula 03/02/2021

Wieland ou a Transformação, de Charles Brockden Brown
Uma leitura que eu aguardava ansioso
Depois da live que fiz com a querida Úrsula Antunes, eu fiquei muito curioso sobre a história de Wieland ou a Transformação, de Charles Brockden Brown. Ela foi uma das preparadoras de texto, tendo acesso ao livro. Suas dicas sobre o rumo do enredo eram incríveis e certamente instigantes.

Com tradução de Nathalia Sorgon Scotuzzi e Mimi Zanetti, esta obra é um dos lançamentos de 2020 da Editora Diário Macabro. O livro é um importante representante do gótico não apenas pelo estilo, como também pelo debute de ter sido o primeiro romance gótico americano.

Bons extras engrandecem a obra
Prefácio
Certamente devemos começar falando do prefácio Wieland e o gótico norte-americano, escrito por Cido Rossi, onde ganhamos não só o entendimento da importância da obra, assim como percebemos de que forma o gótico americano se diferencia do europeu. Excelente paratexto sem dúvida alguma.

Posfácio
Ao final, temos o posfácio Do horror percebido (Wieland e a sina da decepção dos sentidos), de Alcebíades Diniz Miguel. Um texto muito denso sobre a obra, analisando-a em detalhes incríveis. Alcebíades esmiúça com precisão cirúrgica cada pedaço da história, nos ajudando a perceber que Charles Brockden Brown escreveu muito mais do que um simples livro. Uma leitura muito interessante para ser feita devagar, após o término do livro e cheia de boas reflexões.

Chegamos em Mettigen, o palco da desgraça
Como comentamos acima, existem diferenças entre o gótico americano e o gótico europeu. Os castelos e fortalezas dão lugar a espaços abertos de uma américa em processo de conquista. Mettigen é o lar onde os eventos que afligem a família Wieland ganharão espaço. Uma enorme propriedade onde todos os Wieland fazem morada, mesmo que em casas separadas.

Primeiramente vale começar pelo estranho caso do Wieland pai, vítima de uma inexplicável e sem dúvida alguma inusitada combustão espontânea. Este pequeno fato, sinistro por si só, sela o destino da família. Como resultado os caminhos dos filhos parecem carregados por esta sombra, porém eventos absurdamente mais estranhos vão persegui-los pela vida.

Uma leitura está carregada de culpa, relações familiares e humanas conturbadas, um pesado ranço religioso e muitas críticas à sociedade da época. De fato é o mesmo cunho religioso que vemos nos dias atuais e, se não é fácil hoje, imagina há época.

Considerações finais
Com toda a certeza temos sorte de viver um resgate literário desta magnitude. Editoras independentes como a Diário Macabro vem trabalhando incansavelmente para trazer o melhor ao público brasileiro. Não apenas na qualidade, mas também na diversidade, eles estão criando a oportunidade para que saibamos mais e, com isso, possamos crescer.

O imaginário brasileiro ganha demais em poder comparar seus próprios textos com obras como esta. Paralelos e diferenças são identificadas e assim vamos nos aprimorando. Em suma, um livro que os amantes do gótico e do horror devem ler.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/02/02/wieland-ou-a-transformacao-de-charles-brockden-brown/