O ar que me falta

O ar que me falta Luiz Schwarcz

Resenhas - O ar que me falta

Katia Góes 17/05/2022

A bagagem emocional de uma vida...
? ?Quem tem depressão vive apenas em função do momento. O julgamento é sempre absoluto e no presente. Estamos deprimidos ou não? Fora das sessões de psicanálise ou terapia, fugimos das lembranças ou interpretações. [...] Sem ter com quem me comparar, eu provavelmente achava que ter medo era parte intrínseca da existência.?

?O ar que me falta: história de uma curta infância e de uma longa depressão?, é a autobiografia corajosa de Luiz Schwarcz, editor e fundador da Companhia das Letras, que nos conta situações emblemáticas de sua vida, desde o passado da família durante a Segunda Guerra Mundial até suas crises depressivas e o momento em que descobriu o transtorno de bipolaridade.

? ?Foi meu primeiro grande susto, ao intuir que não daria conta dos meus deveres de filho único. Naquela ocasião percebi, mesmo sendo bem pequeno, que não conseguiria garantir a felicidade do meu pai, já ciente de que esta seria, para sempre, a mais importante missão da minha vida. Missão em que fracassei por completo.?

O autor descreve sobre a depressão e a bipolaridade de forma real, contando vários dos seus momentos em crise, mostrando seus primeiros sinais de depressão, e como ele e a família lidaram com isso. As dificuldades de se relacionar com outras pessoas, de manter uma carreira, de achar um diagnóstico e um tratamento adequado para sua condição e os importantes e marcantes momentos vividos com seus avós, pais, colegas, filhos e esposa. Um livro cheio de histórias e significados, que traz a família como base, mostrando que, as relações familiares são muito importantes no desenvolvimento de transtornos mentais, assim como, no suporte ao lidar com eles.

?? Talvez não seja uma boa opção para aqueles que enfrentam uma crise de ansiedade ou estão num estado crítico de depressão, mas é uma ótima escolha para aqueles que conhecem alguém que está passando por este momento complicado ou que tem curiosidade.

? ?Não era só a montanha que cobrava de mim humildade. A depressão exigia muito mais...?

Uma leitura fluída, porém, forte e muito cheia de reflexões. É isso...

Um abraço e até a próxima! ?

Marcus.Santana 28/03/2022

Livro delicado, honesto. Confessional.
Luiz Schwarcz, fundador da editora Cia das Letras, narra momentos de sua vida em primeira pessoa, colocando de forma transparente episódios familiares, de discriminação racial e bullying sofridos, situações escolares. Um depoimento sobre os efeitos de uma doença cruel e implacável. Não é uma grande obra de literatura, mas fala ao nosso coração e mostra como é difícil acertar um diagnóstico e mais ainda um tratamento para minimizar os efeitos da depressão. É preciso depoimentos assim, verdadeiros e sublimes, para que mais e mais pessoas saibam o que é a depressão e seus dolorosos e indescritíveis efeitos tão destrutivos. E não apenas quem é acometido pela doença e seus familiares e amigos.
O autor narra uma experiência de vida que o desalenta como, aliás, desalentou a seu pai. O sofrimento iniciado com o Holocausto tem seus reflexos em todas as outras gerações de judeus! Nada nunca se comparou e, queira o Eterno, não se comparará nunca com o ocorrido! Leitura fácil.

Vinícius 15/03/2022

Cansativo e arrastado
Estava bastante interessado no livro quando li a resenha, mas ele foi ficando cada vez mais arrastado e com um estilo de escrita que me pareceu pouco dinâmico. Sofre em ritmo e se alonga em alguns episódios que não tem ponto algum com a história maior ou carregam algum ensinamento acachapante que faria sentido ter mantido. Apesar de ser uma biografia, não faria mal uma edição mais criteriosa que tivesse cortado um bom terço do livro para que ele rendesse, ganhasse em ritmo e coerência e parecesse menos uma conversa informal, onde a narrativa rocambolesca se justificaria.

Vanessa.Mariano 05/03/2022

Leitura muito reflexiva , sobre a maneira que foi escrito é uma leitura que é fácil de fazer , mas com uma temática cheia de gatilhos e cheia de reflexões a respeito da depressão , no que a depressão causa a quem tem e a família . Vale a pena ler.

Lara 25/02/2022

Impressionante
Ler sobre a história do fundador da companhia de letras, sobre seus problemas, sua infância, que foi curta, pois teve de crescer mais rápido devido ao peso das responsabilidades que eram colocadas em seus pequenos ombros, sua adolescência e vida adulta, repletas de pesos. Uma história tão crua e real sobre um portador de depressão e bipolaridade, em uma família com traumas de guerra. Uma leitura de tirar o fôlego.

Helenzinha 15/01/2022

Resenha de O Ar Que Me Falta
Estava evitando, desde o início do ano, pegar neste livro. Sinceramente eu evito livros que tenham temáticas sobre depressão, mas por ironia da vida foi o primeiro livro que eu recebi da companhia das letras.
Trata-se de um livro autobiográfico, um não-ficção, que conta a história de Luiz Schwarcz, um homem marcado pelas dores de outra pessoa, mais precisamente, seu pai André.
André era húngaro e escapou da morte em campo de concentração, mas isso custou a vida de seu pai, avô do nosso autor, que escolheu salvar o filho e se sacrificar. André, por sua vez, nunca conseguiu se livrar da culpa de ter ido e seu pai não e descontou isso no seu relacionamento com Mirta e com Luiz.
O Ar Que Me Falta é um livro sensível, forte e histórico. Recomendo que se análise bem antes de se jogar nessa leitura.

Flavinha 10/01/2022

Um livro que nos refletir muito sobre o que sentimos e muitas vezes achamos que só nós que passamos por isso. Que ao ver no outro tais reações achamos exageros, e muitas das vezes não é. Vale a leitura. Mesmo que traga em muitas ondas e vindas na história.

Ligiane 09/01/2022

Nesta autobiografia, o que nos é apresentado é um relato corajoso e sensível, de como é viver com a bipolaridade e a depressão.
O livro começa nos contando como a segunda guerra mundial afetou sua relação familiar, principalmente a convivência com seu pai.
Como toda essa vivência ajudou Luís a entrar para o mundo da escrita, como ele passava isso para os seus próprios livros.
Ele nos conta quais foram os piores episódios de crises, como conviver em família e trabalhar com esses tipos de doenças é difícil.
Apensar da linguagem do livro ser simples, creio que a leitura seja mais densa, pesada, mas muito reflexiva.
Deixo o convite de leitura para quem deseja se aventurar e talvez sair da zona de conforto literária.

Arthur.Nasser 06/11/2021

Identificação
Senti muita identificação com as histórias de depressão e os sentimentos de culpa e as crises do autor. Uma boa leitura para entender um pouco esse lado das pessoas.

Luiza.Matos 02/11/2021

Excelente. !!
Esse livro é muito bonito, corajoso e bem real.
Tem muitas curiosidades acerca de judaísmo, da imigração judaica após a Segunda Guerra e é claro sobre como a depressão pode afetar uma vida. Cuidado alerta de gatilhos da Depressão.
Eu gostei muito valeu a pena a leitura e recomendo ele para todos que queiram ler algo bom e verdadeiro.

Helena Maysa 13/10/2021

Gostei muito do livro e a leitura veio em ótimo momento. Senti a honestidade do autor quase que como um abraço a minha realidade. Sincero e acolhedor.

Maya 10/10/2021

Depressão e realidade
Legal pra ter perspectivas de outras realidades sobre depressão, que permeia em todas as classes sociais. Interessante saber a vida do homem por trás da cia das letras e seu convívio com a doença.

hgiradi 09/08/2021

Reconhecimento no silêncio
Que livro lindo. Sensível, corajoso, um pouco mediano às vezes mas sempre muito humilde.
Me senti conhecendo um ser humano que poderia ser facilmente membro da minha família ? como um tio ou um pai.

Talvez agora seja eu que estou buscando preencher meus silêncio pessoais com as histórias do Luiz?Luiz também era nome do meu avô, afinal.

Me sinto abraçada por esse livro. Daqueles abraços que a gente só da em quem se conhece muito bem.

Andreza 07/08/2021

Uma pessoa real.
Sei que dizer isso pode parecer raso demais, mas ao final da leitura talvez a frase faça sentido.
Esse ano eu li muitos livros de ficção e me deparar com esse livro foi como um soco no estômago. Eu me senti muito próxima do Luiz em diversos momentos e entre vários grifos no texto eu pensava "algo que poderia ser escrito por mim se eu tivesse a capacidade da escrita e organização das ideias". É um livro que emociona em diversos momentos e até faz perder o ar, como o título sugere.
Se eu pudesse, recomendaria à muitas pessoas. Minha mãe é uma delas.
Eu comecei a ler o livro faz um tempo, mas sinto que precisava de uma pausa para continuar. Resolver pendências pessoais. Hoje sentei e pensei "vou terminar", e assim se sucedeu.
Um livro incrível que eu já quero ler de novo em um futuro próximo.

Beatriz 01/08/2021

Recortes de uma vida depressiva.
O fio condutor do livro são os problemas psicológicos que acompanham Luis Schuwarcz desde de cedo,para mim foi interessante conhecer mais sobre a história do autor e de sua família,algumas curiosidades acerca do judaísmo,da imigração judaica após a Segunda Guerra e é claro sobre como a depressão pode afetar uma vida. Gostei muito do capítulo "Efeitos colaterais" porque mostra a importância do tratamento,os efeitos dos remédios,as consequências da doença para a família e que o diagnóstico mais correto nem sempre ocorre de primeira,obviamente esses pontos também são abordados em muitos outros momentos do livro. A narrativa não é 100% linear,no começo alguns vai e volta podem confundir. Uma passagem curiosa é que a avó paterna de Schuwarcz manteve carpas vivas na banheira porque se recusava a comer a comida da nora alegando falta de cuidado religioso e depois teve que lidar com uma filha na Austrália que nem tinha contado para o filho que ele era judeu.Minha nota é 3,8.