Da Terra à Lua

Da Terra à Lua Júlio Verne

Resenhas - Da Terra à Lua

William LGZ 11/07/2022

Divisor de águas para a ficção científica
Este foi o primeiro livro de Júlio Verne que li e me surpreendi bastante com seu esforço em tornar toda a obra minimamente crível através de cálculos e do conhecimento científico de sua época, entretanto, essa é a parte que também tornou a leitura um pouco maçante para mim.

A chegada de um determinado personagem movimentou bastante a obra e não deixou que minha experiência ficasse ao todo chata, mas até isso acontecer foi meio frustante ver tantos termos e dados desconhecidos para mim sendo usados em abundância e a recorrência de notas explicativas que prejudicaram minha imersão na narrativa.

De qualquer forma, pela sua premissa bem à frente de seu tempo e por sua excitante segunda metade, considerei que valeu a pena e também indico à leitura para quem curta este tipo de sci-fi mais técnico.
gabi1692 25/12/2022minha estante
acho que ficção científica não é o seu forte, assim como não é o meu; mas ainda assim acho interessante ter a experiência, considerando o marco que esse autor proporcionou.

Rilzo 26/04/2023minha estante
Esse é o quarto livro que leio do autor o que percebi é que a leitura só fica mais interessante do meio para o final.

Guilherme 29/08/2021

Pelo que li até hoje de Júlio Verne já conclui que ele sabe contar bem uma história, de forma até detalhada demais as vezes. Sobre este livro, penso que deve ter gerado uma grande excitação para época, uma vez que com certeza, apesar das ideias absurdas (pelo menos para o mundo atual), e totalmente revolucionário.

Vênus_Alice 19/03/2023

Da Terra à Lua
Acho muito importante a pessoa que for ler esse livro entender o contexto da época em que foi escrito, em 1865 foi publicado, quando a especulação do homem viajar para fora do nosso planeta, essa foi a primeira obra a ser publicada nesse contexto.

Por isso, posso dizer que esse livro teve o marco da ficção científica, ler ele é como ter um diário de como foi para o homem ir à Lua.

É muito interessante a experiência, apenas achei monótono quando é perante físico e matemático, não é do meu interesse então deixava a leitura cansativa.

Mas gostei da experiência.

Daniel Pedrosa 02/08/2021

Mais uma vez prevendo o futuro...
Da Terra a Lua não é um livro excepcional, mas sua história se assemelha tanto ao que ocorreu anos depois de seu lançamento que chega a ser surpreendente...

Resenha completa em vídeo no link : https://youtu.be/7txpbxImm60

megdospassos 07/08/2023

É bom, se você se interessa genuinamente por FC
Diferente de Cinco Semanas em um Balão que não tem nenhum enredo mais intrigante na história do que a própria viagem. Os personagens de Da Terra a Lua são mais bem construídos e interessantes. A inserção de informações científicas é bem mais inteligente e tem diferentes momentos de tensão na história. Foi um livro bem escrito. Gosto de como Júlio Verne tem uma visão panorâmica da vida em sociedade e eu particularmente acho ele bem subversivo em algumas passagens. Acho que ele foi muito feliz em capturar essa subjetividade estadunidense, mesmo que ele em si não o seja. Nos ajuda a imaginar o que seria a corrida espacial se tivesse acontecido um século antes. Agora, dizer que é uma leitura que te captura e você não consegue parar de ler, seria mentira. Mas tem um bom ritmo e gera sim alguma curiosidade para seguir adiante. Eu acho que valeu a pena só por ter adquirido alguns conhecimentos.

Ibercson 29/04/2021

Top!
É bem a cara do pessoal querendo desbravar o universo, sem saber o que tem na esquina...
Muito divertido!

Analice77 13/01/2022

Incrível ?
Júlio Verne, como sempre, capricha nos dados científicos e nos detalhes.
Nesse livro, mais da metade é apenas sobre a construção do projétil, o metal a ser utilizado, a pólvora, o local ideal, diâmetro, comprimento etc etc. O que, se fosse em um livro contemporâneo, julgaria desnecessário. Mas nesse caso, achei particularmente magnífico como o autor conseguiu elaborar tudo isso em 1865!!!

Todavia, não deixou de ser uma leitura cansativa, só fui engrenar mesmo nos últimos 35/30%.

O final é como um acontecimento do livro: "um fenômeno imprevisto, embora fácil de prever".

Gui 24/01/2023

Sempre bom
Nunca me arrependi de ler Júlio Verne! Incrível como os livros de são de um preciosismo de detalhes incrível de coisas que simplesmente não existem! Mais um que recomendo de olhos fechados.

Rodrigo Digão 01/06/2021

Livro ok, cheio de altos e baixos, uma história boa, cheia de curiosidades, ainda mais quando levamos em consideração sua época de concepção. Vale a pena a leitura para conhecer uns dos clássicos da ficção.

Raysza 02/09/2021

Um dos meus favoritos do Júlio Verne
Para aqueles que não gostam de astronomia, física ou matemática: esse livro vai ser um pé no saco pra você (mas se você gosta de algum dos citados ou tem interesse em aprender mais sobre, você talvez goste sim :3).

Mas eu particularmente adorei a história! Me manteve curiosa do começo ao fim sobre o que aconteceria com o projétil e me surpreendeu várias vezes com as reviravoltas no final.

Juju 15/06/2022

Final inesperado
Julio Verne não decepciona nas suas aventuras!!

Eu adoro a escrita dele, para mim a leitura é muito fluida (como eu digo, os livros dele sempre contém uma linguagem mais difícil, por isso nem todo mundo consegue se adaptar)

Agora sobre a história, eu acho muito interessante que o autor sempre trás muitas informações (as vezes até demais hahaha), nessa história por exemplo ele usou muita matemática, física, química, são coisas com muitos detalhes, como boa curiosa, adoro ler sobre!!

Confesso que não foi o livro que mais me agradou dele, acho que os personagens só queriam perder tempo até ter outra guerra (pq pelo visto eram movidos por isso) ou fazer algo mais "incrível" para se tornarem notícia no mundo e/ou até fazer algo inesquecível.
Mas em um geral o livro é muito bom, conta a história de uma forma bem cronológica, não dá para ficar perdido!
E que final hein...

Eu recomendo para quem gosta do autor ou goste da temática!!

Thiago Gadelha 23/03/2021

Visão e coragem
Mais um livro desse autor que eu comemoro ter lido. Como sempre com bastante visão e criatividade, também demonstrou coragem com um final de história desses.

Hellen Joyce 29/03/2022

Depois de muito tempo?
?Finalmente terminei esse livro!
Confesso que não fui a maior fã da leitura, apesar de a história ser boa!
Conta a história de um grupo de homens que decide mandar um projétil até a lua, e o livro conta todo o processo que foi a construção do canhão, onde seria construído, os empecilhos colocados no caminho, sejam eles físicos ou políticos.
É um livro bem descritivo, com poucos diálogos e que achei cansativo, por isso demorei para ler, porém o que me instigava a continuar a leitura - além do fato de que o livro faz parte de um box que adquiri - foi a curiosidade de saber se essa empreitada daria certo.
E o plot que tem no final, me fez ficar sem acreditar, principalmente porque esse livro não tem continuação!
O livro é bem escrito e futurista assim como os outros livros do Júlio Verne, porém ainda prefiro outros livro do autor.
Anderson. 29/03/2022minha estante
Me senti da mesma forma quando li Viagem ao Centro da Terra. Foi cansativo demais!

Hellen Joyce 29/03/2022minha estante
Eu gostei de Viagem ao Centro da Terra e Vinte Mil Léguas Submarinas, por isso achei que gostaria de Da Terra à Lua, porém não me conectei com a história?

Anderson. 30/03/2022minha estante
Até agora só gostei de A Volta ao Mundo em 80 dias. Esse eu achei incrível

Hellen Joyce 05/04/2022minha estante
Esse está na minha lista, o enredo parece bom!

Anderson. 05/04/2022minha estante
Ele é maravilhoso. Tu viaja fácil, fácil pra todos aqueles países junto com os personagens

Hellen Joyce 07/04/2022minha estante
Ahhh bom saber! Vou até adiantar esse livro na lista de leituras então!