Sim, Não, Quem Sabe

Aisha Saeed

Resenhas - Sim, Não, Quem Sabe

Luris 15/07/2022

Me surpreendi demaisss
O livro não prometeu nada e entregou tudo
É um romance super leve entre um judeu e uma muçulmana que enfrenta diversos problemas, racismo, intolerância religiosa, preconceito, uma lei racista que os dois tentam derrubar.
Os dois vão pedir votos para a campanha eleitoral e descobrem que tem muito em comum e se entendem mais do que imaginam

Eu amei muito o livro, ele é muito leve e realmente deixa o coração quentinho

maju! 14/07/2022

Quer devagar comigo?
Eu comprei esse livro na Bienal, simplesmente porque olhei e achei a capa bonita, mas superou muito minhas expectativas!
O romance vem na medida certa, por ser um livro que vem carregado de política, eu amei a forma que encaixaram tudo certinho sem forçar nada! Fala sobre assuntos muito importantes e vem carregado de informações legais pra expandir um pouco a mente.
Mereceu 5 estrelas!!

Lukkkkk 13/07/2022

Sim, não, quem sabe. - Resenha
Um livro muito fofo, com muita representatividade (personagens mulçumanos: Maya, família dela... E personagens judeus: Jamie, família dele, o candidato...
É um romance muito fofo, mas ele é bem demorado para surgir, sejam sentimentos ou algo entre os dois mesmo (depois de 60% do livro que começa a surgir sentimentos, alguns flertes).
Os dois de conhecem porque estão pedindo votos, então o livro não é só centrado em um romance, eles envolvem bastante a política (mas dá para entender), principalmente sobre leis islamofobicas, como uma que não iria permitir o uso da hijab (vestuário que permite a privacidade, a modéstia e a moralidade), e a mãe de Maya utiliza, então juntos eles lutam contra essa lei; uso de memes antissemitas. Temos também uma personagem queer, para não estragar a experiência não vou falar quem é, mas é muito fofo a hora que essa pessoa se assume.

wntsmoke 11/07/2022

tenho dois pontos de vista sobre esse livro:

primeiro:
se você for atrás desse livro por conta do romance, simplesmente não vá. esse não é o foco.
o plot não ajuda muito no desenvolvimento do romance. é muuuuito lento no começo, corrido e meio mal desenvolvido no final. mas até que algumas cenas me deixaram bobinha por eles.

segundo:
recomendo muito esse livro aos jovens (especialmente os "não-brancos", que não sejam privilegiados ou de qualquer ? talvez nenhuma ? religião que não seja a "aceitável" pela sociedade) que vão votar esse ano/nos outros assim como eu.
esse livro me fez refletir sobre todo esse universo da política que fica cada vez mais presente nas nossas vidas conforme vamos crescendo e o que talvez possamos fazer quando acharmos que, de alguma forma, nossa voz não foi ouvida.

(fora toda essa militância)
os capítulos são curtos, tem bastante referência à músicas, filmes e séries, a leitura é bem fluída. de novo, um livro que todo jovem (especialmente pré-adolescente ou adolescente), ou não, deveria ler pra se conscientizar pelo menos um pouquinho.

Mari ð 11/07/2022

Sim não quem sabe
Um friends to lovers para alimentar qualquer pessoa.
Eu to completamente apaixonada por cada detalhezinho desse livro, cada palavrinha, cada boiolagem, cada carinho, cada surto
Juro q amorzinho de livro meu deus.

skuser02844 11/07/2022

?Há esperança. Agarre-se a ela e continue lutando.?

Por mais que Jamie seja super dedicado na campanha das eleições locais, a timidez dele o impede de realizar tudo que gostaria, como o sonho de se tornar um político.
Maya está passando pelo momento mais difícil de sua vida, tendo de lidar não só com o afastamento da sua melhor amiga, mas também com o cancelamento de sua viagem devido à separação provisória de seus pais.
Ambos se encontram presos à tarefa de pedir votos de porta em porta, porém as chances das coisas darem certo parecem minúsculas em todos os sentidos.

? 5 ?

Eu achei que o livro fosse ser como qualquer outro romance bobinho e clichê, porém, ao decorrer da leitura, percebi que se trata de diversos assuntos extremamente importantes de forma consciente e até mesmo educativa em certos momentos.
Por mais que haja sim a parcela de romance, não é o único foco, dando aquele quentinho no coração sem que fique enjoativo.
O desenvolvimento dos personagens é impressionante, o suporte que um da para o outro em momentos de crise e a forma de lidar com assuntos que antes os preocupavam evidencia não só a confiança desenvolvida por eles, mas também a maturidade.

laura 10/07/2022

MUITO FOFO
sou apaixonada pelas autoras e amo o quanto a leitura consegue ser leve, sem contar que os personagens são extremamente fofos e a história te leva a ler 200 páginas em um dia (autocrítica kkkkkk)

mariii 09/07/2022

É um dos livros que a gente lê p passar o tempo mas ao mesmo tempo ele aborda temas bem necessários como por exemplo ter uma "protagonista" muçulmana e lidar com isso em uma sociedade preconceituosa de uma cidade relativamente pequena; separação e como ela (maya) lida com isso; e problemas com amizade. Acho que faltou um pouco de aprofundamento nesses assuntos que a autora propôs na história mas entendo que são assuntos delicados e pouco falados. ??? não é uma nota ruim!!!!!

sadieitgirl 09/07/2022

que livro é esse ??? TIPO
encontrei esse livro numa feira dessas de shopping e comprei sem dar muita atenção (confesso que foi só por causa da capa fofa) mas MEU DEUS
sério. MEU DEUS
pra um livro que eu não tava dando nada me surpreendeu muito ??? é um romace fofinho que fala de política e pautas raciais e religiosas, é MUITO bonitinho e com uma leitura super fluída, levei menos de uma semana pra terminar (depois de quase quatro meses sem encostar num livro

Evinha 08/07/2022

Ai que lindo a conscientização que as autoras tiveram nesse livro! O amadurecimento dos dois, as coisas as religiões que não nos aprofundamos normalmente. Amei demais!

Yasmin.Valim 06/07/2022

Jamie Goldberg ??
É um livro muito bom, muito bom mesmo. É rápido de ler (terminei em questão de horas). Tem bastante representatividade religiosa, o romance é todo ??? e os personagens me conquistaram completamente (Jamie casa comigo-

É uma leitura que te prende do começo ao fim. O final foi a única coisa que me desagradou um pouco, pq eu queria que o final fosse "feliz" de certa forma, claro que eu achei uma jogada de mestre o final ser cru e realista, mas eu tinha esperança, e eu queria ver mais momentos fofinhos do casal.

Mas é um livro que merece muito hype e entrega tudo o que promete

alinetiemi 06/07/2022

Fofinho, leve e engraçado! Para quem quer uma leitura leve sobre primeiro amor e amigos que se apaixonam, vale a pena.
Adorei a vibe primeira paixão do livro, dois adolescentes diferentes, que a política uniu.
Recomendo para o público mais novinho ou para quem precisa de uma história mais levinha.
Faz ótimas referência a cultura pop, muito bommmm
xoxoanalu 06/07/2022minha estante
aaaa eu comprei na bienal e tô louca p ler!!!?

annjupace 06/07/2022

Sim, Sim, Sim!
não sou muito de fazer resenhas, mas esse livro pede por uma.??????
Há um bom tempo (depois de tanto ler "clássicos" com toda a sua linguagem complicada) eu não vivencio a magia de ler um livro tão leve que te deixa com um sorriso no rosto a cada página. As questões sociais/raciais/religiosas são abordadas de uma maneira natural e extremamente leve, mas geram reflexão no leitor. Me identifiquei muito com a Maya, o processo de separação dos pais, a sua energia, senso de humor e sua fé.
Um romance fofo que me deixa com lágrimas nos olhos ao finalmente dizer "LEITURA CONCLUÍDA COM SUCESSO"???
P.S Ok, eu nunca pensei que diria isso mas esse livro mudou minha vida em diversos sentidos. Me deu esperanças e resgatou aquela magia que só a leitura traz.
muito obrigada, @manuellabastos por me emprestar um pouquinho dessa história que agora podemos compartilhar juntas! ???

Samy 05/07/2022

Há esperança. Agarre-se a ela e continue lutando
Que livro bom e muito importante principalmente vivendo um cenário de ano eleitoral, a história da Maya e do Jaime mostra a importância de votar para fazer a diferença. Acompanhar o jaime e a Maya foi transformador, aprender com eles e vê-los se apaixonarem foi muito gostoso, a escrita das autoras é fluida e cativante e capaz de fazer você acreditar que pode mudar o mundo. E de fato podemos não será uma tarefa fácil, mas com certeza valerá apena. A frase de uma.musica do musical Hamilton se encaixa perfeitamente aqui "History has its eyes on you" a história tem seus olhos em você. Sempre existirá a chance de mudar o mundo. Obrigada Jaime e Maya por me ensinar tanto. (E por serem extremamente fofos, elevando sempre o padrão de relacionamento para Inalcançável ?)

A.Kezia 04/07/2022

Será se amei? Sim, não, quem sabe?
Aaa simplesmente amei esse livro?
Confesso que antes de começar a ler, pensei que não iria gostar por falar de politica e não entendo muito bem esses negocios de republicanos e democratas, mas confesso que me surpreendeu de uma maneira muito positiva
O Jamie e a Maya são simplesmente muito fofos juntos, eles batendo de porta em porta , distribuindo panfletos para poder impedir um projeto de lei racista de ser aprovado que também mostra que temos que votar sim e que cada voto conta
Eles se apaixonando a cada toque e olhar, a cada tempo passado juntos me fez quase explodir de tanta fofura
Ameii demais??