Sim, Não, Quem Sabe

Sim, Não, Quem Sabe Becky Albertalli
Aisha Saeed

Resenhas - Sim, Não, Quem Sabe

Bruu 29/04/2022

?Há esperança. Agarre-se a ela e continue lutando.? ????
Bom, confesso que eu não estava com altas expectativas para esse livro e não sabia direito o que esperar. Mas, na realidade, me surpreendeu muito positivamente e eu gostei pra caramba, de verdade.
Primeiro, a escrita. É leve, engraçada e descontraída. Mas não se engane, ela esconde uma história incrível, com diversas críticas e representatividade.
É um livro necessário, mas também ótimo para sair de uma ressaca literária, justamente por equilibrar bem assuntos mais sérios com momentos fofos ou até aqueles de dar umas boas risadas.
Em segundo lugar, os personagens. Ai, eu amei tanto a Maya e o Jamie. Ela, é uma menina muçulmana, maravilhosa e super gente boa. Ele, é uma menino judeu, tímido, desastrado e muito, muito fofo (ganhou meu coração e ao mesmo tempo me identifiquei muito com ele em algumas partes, quero muito um Jamie pra mim ????). Alguns personagens secundários também foram bem desenvolvidos e me conquistaram!
A parte de política, com direito à muitas críticas e (infelizmente) realidades do ramo, foi fundamental. Também foi incrível ver como o que não passava de ?distribuir panfletos por obrigação? passou a ser algo muito maior ao longo da narrativa. Essa evolução foi muito bem apresentada e deixa até o próprio leitor com vontade de se levantar e fazer alguma coisa (mesmo que pequena) para mudar o mundo. Gostaria muito de poder mudar esse final, mas eu achei que se encaixou bem levando em conta todo o contexto (eu senti essa vontade de querer mudar o final mais por ter me entrosado com a história, não por ter sido um desfecho ruim para ela).
E, por fim, não posso deixar de ressaltar o quanto eu adorei a representatividade muçulmana e judaica nesse livro. Achei incrível poder ver alguns costumes e tradições de ambas religiões presentes aqui!
É, gente, ?Sim, não, quem sabe? merece sim mais reconhecimento! Recomendo demais!!!! Leiam e se apaixonem assim como eu ????
isalivs 29/04/2022minha estante
Ahhh parece ser mto legal

É sim isaaa!!

mwnuzitta 29/04/2022minha estante
isa veio antes de mim e ainda fez comentário mó sem graça

mwnuzitta 29/04/2022minha estante
AAAMEEEI A RESENHA VIDINHA!!! ARRASANDO COMO SEMPRE!!!

KKSKDKEKKAKDNDJAKAK

mwnuzitta 29/04/2022minha estante
vou colocar no quero ler agorinha, por sua causa..

AEEEEEEEE É SOBRE ISSOOOO

VALEU GATINHA TE AMOOO??

isalivs 29/04/2022minha estante
foi sem graça pq não tinha lido a resenha ainda, sai do meu pé chulé ( Manu)

isalivs 29/04/2022minha estante
ADOREI A RESENHAAA BRUNOCAAAA???

Lola 29/04/2022minha estante
Que resenha impecável,amei!!

mwnuzitta 29/04/2022minha estante
Me respeita, não sei nem como esse pocket ai ainda tá digitando...

isalivs 29/04/2022minha estante
EIIIII ( exato, é q eu to no tabletão ?)

VALEU ISOTAAAAA?

Bruu 29/04/2022minha estante
Ai obrigada lola!!!! :) ?

AKDMMDMDKSKKSKA O ISA

AMDMDKDKSKFKDKKDKSKD MANO TABLETAO FICOU MSM

AAAA AMWI A RESENHAA JURO MTO BOA

mel 29/04/2022minha estante
falou tudoooooo! Amo esse livro com todas as minhas forças! ??

Bruu 01/05/2022minha estante
OBRIGADA ANAAAA?

Bruu 01/05/2022minha estante
Ai amei demais mel!!!!!

Ana 02/03/2021

Processando tudo que li nesse livro.
Era pra ser uma leitura leve e se tornou mais.
Muito mais.
Esse livro tem dois Protagonista:
Maya: uma muçulmana-paquistanesa-americana
Jaime: um judeu-americano.
Ambos começam sua jornada sem muito engajamento político, mas ao decorrer do livro vão observando certas atitudes preconceituosas e se engajando mais.

É incrível como um livro pode conversar com a gente, no momento certo.

Eu sempre fui muito interessada em outras culturas e sempre me interessei por demonstrar o maior respeito possível por todas as formas de pensamento, de crença e credo.

Foi incrível ver mais sobre a tradições muçulmana nesse livro. Mesmo que não seja tão aprofundado e que esse não fosse o objetivo principal. Visto que focamos também no romance.

Eu consegui enxergar EXATAMENTE o tipo de discursos que a gente tem aqui no Brasil, o ódio semeado, o preconceito, o disfarce de palavras, a forma como tudo é distorcido.
Incrível como o discurso de ódio, a xenofobia e a supremacia estão presentes. É nosso dever lutar contra isso. Não desanimar, não se deixar abater, não desistir de lutar por um mundo melhor.
Uma sociedade onde possamos ser respeitados e livres.
Sai um pouco do que propõe o livro, mas está tudo aí, visível, é só ver.
Jaime e Maya são jovens, assim como o público desse livro e eu espero mesmo que apesar do romance clichê as pessoas vejam mais, vejam além de apenas isso.
Vou finalizar aqui, mas teria muito o que dizer..
É um bom livro..
É isso..
11/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa do livro??

Ana 11/05/2021minha estante
Não fala no livro e em lugar nenhum sobre isso. Porém ele é juvenil.
Pelo que me lembro é super tranquilo.

Cália G. Albus 10/06/2021minha estante
Disse tudo!!!???????????

Ana 10/06/2021minha estante
Obrigada!!! ??

Amanda 08/10/2022minha estante
Você disse tudo que eu pensei

ybwmari0 09/10/2022minha estante
cara, achei que ia ser só mais um livro?mas me enganei. me prendi na leitura e ele é PERFEITO, MUITO MUITO BOM. EU QUERO QUE A SOPHIE SEJA A MINHA IRMÃ

Paola 05/11/2022minha estante
Hmmmm

Carolina1820 06/06/2023minha estante
Estou lendo ele e plmrdsss é pftt

Hannah 15/04/2023minha estante
Oi, eu tô interessada em ler esse lembro, mas eu sou mto chatinha com esses negócios de classificação, queria saber se tem alguma cena assim...+16 ou +18. E qual classificação vc daria pra esse livro?
Obg.?

Hannah 15/04/2023minha estante
Livro*

Lety 03/06/2023minha estante
Oi, desculpa a demora porque estou há muito tempo sem ler livro e nem abri o Skoob, mas não tem nada de mais. Eu daria uma classificação de 15 ou mais por ai

Hannah 04/06/2023minha estante
Q nada, bgd!!

eusuzanaa 30/08/2022

reúne duas coisas maravilhosas: muito bom e barato!!
nossa eu ADOREI esse livro. comprei ele numa feirinha de shopping logo quando vi que era da intriseca e custava apenas 15 reais e digo com muita convicção: vale a pena!!
é um livro que é de romance mas não fala apenas sobre isso. fala sobre várias temáticas super importantes como islamofobia, antissemitismo, o papel dos jovens na política, homofobia, além de terem dois protagonistas não brancos que dá muito mais representatividade na história.
é uma leitura extremamente fluída e achei muito legal o fato de cada capítulo alternar no ponto de vista da maya e do james e por ter sido escrito por duas autoras (uma delas de "love, simon" inclusive).
foge totalmente do esteriótipo de romance clichê e é uma leitura prazerosa e importante. merece mais hype e facilmente entrou pra minha lista de favoritos!! ?
.Ju 31/08/2022minha estante
EU TB COMPREI ELE EM UMA FEIRA DE SHOPPING POR 15 REAIS

.Ju 31/08/2022minha estante
me senti como se tivesse ganhado na loteria

eusuzanaa 01/09/2022minha estante
SIM!!!

eusuzanaa 01/09/2022minha estante
e é incrível ainda por cima!!! dinheiro muito bem gasto

Lulis 12/06/2022

Mds!!!! Eu amei o livro! Acho que poderia super ser um livro de colégio (Inclusive, a taxa de jovens de 16 anos que querem votar caiu muito aqui no Br) e isso faz parte do nosso futuro! É triste de ver mas é sobre isso que o livro fala, votar por quem acreditamos e votar em quem me representa é importante! Precusamos estar informados e influenciar pessoas a votar tb!

- Eu amei a história e saber que não são só negros mas Judeus e mulçumanos que sofrem e sofrem com leis criadas é mt triste de ver!

- Eu amei a leitura e fez com que eu abrisse meus olhos ????

- E sobre o desenvolvimento do relacionamento deles SUPER FOFO e bem clichê para uma leitura de final de semana super valeu a pena.
João 19/06/2022minha estante
Nossa, me deu vontade de ler agora dps dessa resenha

Lulis 19/06/2022minha estante
Pois leia!!!!! É perfeito ??

João 19/06/2022minha estante
Vai pra minha lista então ?

giovanna 06/02/2022

a cura perfeita pra minha ressaca literária.escrita muito boa e extremamente viciante,a história também prende muito e eu amei o fato de que é uma leitura fofa mas ainda sim aborda assuntos muito importantes ao mesmo tempo.amei o tanto que os personagens principais cresceram e evoluíram juntos.não tenho absolutamente nada de ruim para falar.meu sonho seria ter um segundo livro de continuação logo depois desse final!!??
moa 07/02/2022minha estante
a gente sempre soube do potencial desse livro subconscientemente

giovanna 07/02/2022minha estante
sim!!!

maria 13/02/2022minha estante
me empreste ?

~_Clarax_mary â¡ 29/05/2022

Sim, não, quem sabe
Um livro que aborda temas importantes, com romance, política e cultura.
Eu amei esse livro.
Amei a Maya e o Jamie, eles são um casal lindo e muito fofos.
bianquicha 04/11/2022minha estante
quero mt lerrrrr!

~_Clarax_mary â¡ 04/11/2022minha estante
Esse livro é mt bomm, recomendo mtt

bianquicha 04/11/2022minha estante
ah vou ler ent! obg

Lucas 31/10/2022minha estante
ainda estou entrando nesse mundo das resenhas, me perdoem por nn saber fazer

juú 31/10/2022minha estante
AMOR, te amo

juú 31/10/2022minha estante
a melhor resenha de todas!!!

EmillyLuna 21/01/2022minha estante
O resultado da eleição deles me deu medo sobre o br esse ano kkkk

Vih 28/01/2022minha estante
SIM AKKAKAKAKA

Lulubiis 20/07/2022

Do meu ponto de vista pessoal é uma obra prima- Isa Boscov
Um dos melhores livros que já lii!! Termino com aquela sensação de que adoraria que essas pessoas fossem reais. O jeito que tudo é tão bem tratado, delicado, fofo, importante e engraçadinho me fez amar esse livro demais! Chorei? sim! Fiquei com vontade de quero mais? também!!
Se cê quer ler um livro que te ensine bastante, te dê doses de esperança e de fofura em diversos aspectos... leia este
thaissav 20/07/2022minha estante
Sua resenha foi PERFEITA. Concordo em tudo

thaissav 20/07/2022minha estante
As referências a The Office ????

Gihh 24/01/2022

"Há esperança. Agarre-se a ela e continue lutando."
"Sim, Não, Quem Sabe" é um livro de dois adolescentes (Jamie e Maya) que fazem tudo para mudar o cenário político do Estado deles, e no meio desse processo de pré-eleição acabam se apaixonando ??

Um livro fofo, com algumas partes bem engraçadas, e que nos faz refletir como estamos participando do cenário político a nossa volta. Será que fazemos tudo o possível para melhorar o mundo e as condições de quem vive nele?

Enfim, o processo de leitura desse livro é muito gostosinho e da para ler ele rapidinho ?
¢årðl 24/01/2022minha estante
só para você entender eu não consigo ir pro mercado e ver aqueles biscoitos goldfish sem sentir pontadas no coração

Gihh 25/01/2022minha estante
sim! e aqueles waffles entao?? só consigo lembrar deles agr KKKKKK

Clara3322 13/10/2022

Os personagens são muito legais e a autora os aproxima de você tão naturalmente que eu posso jurar que sou amiga deles.

É tão bacana como o Jamie e a Maya se envolvem com a política, como dedicam esforços realmente buscando mudanças.

Apesar disso, tiveram partes que eu lia sem vontade e algumas coisas que eu queria saber não tiveram "final"
.Ju 13/10/2022minha estante
Sábias palavras

.Ju 13/10/2022minha estante
??

Amanda 05/12/2022

Obrigada, promoção da livraria ??
Estava na livraria um dia desses e encontrei esse livro na promoção. Achei a capa fofinha e resolvi comprar. Ainda bem que eu fiz isso.
Amei o livro ???
Gab Fusaite 09/12/2022minha estante
menina, eu achei na promoção também, comprei só pq tava barato e se tornou uma das minhas melhores leituras de 2022

Amanda 10/12/2022minha estante
Simmm
Não dava nada nele e foi incrível ??
Amo ser surpreendida assim

Ray 26/09/2021

Sim, não, quem sabe. O que falar sobre?
Eu comecei esse livro sem dar nada por ele, mas agora ele virou um dos meus preferidos.
Eu me identifiquei muito com o Jaime, a Maya no começo eu não gostava muito dela, mas fui me apaixonando por ela aos poucos e descobri que ela é maravilhosa.
Esse livro me ensinou a lutar por um mundo melhor e mesmo se perdermos uma batalha, continuarmos lutando por que a guerra sempre continua, e nós precisamos continuar lutando para ser a diferença no mundo.
Então eu recomendo esse livro ele é maravilhoso e mesmo que vc não goste do romance você vai gostar da política que o livro aborda.
Grazi 26/09/2021minha estante
Esse livro é perfeito