O Castelo Azul

O Castelo Azul L. M. Montgomery

Resenhas - O Castelo Azul

Vanessaliteraria 19/12/2023

Um dos melhores que li no ano!
Terminar a meta de leitura com um livro perfeito desse foi mais que bom, foi extraordinário.
Valancy me ensinou tanto ... ? Mas antes de falar dela eu gostaria de deixar registrado aqui que eu quis em cada segundo da leitura estrangular um por um dos seus parentes kkkkk
Que família horrorosa!
Valancy vivia de acordo com os padrões da família, debaixo de um jugo e opressão difíceis de suportar. Mas algo acontece e ela mete o louco (digamos assim ?) e foi a melhor coisa que ela fez em toda a sua vida! Amei as reviravoltas no fim do livro, fiquei de queixo caído com Barney!
O que aprendi com O castelo azul ?
Não devemos viver nossa vida de acordo com os padrões dos outros, se não somos respeitados devemos impor respeito doa a quem doer. A vida precisa valer a pena em todos os detalhes, então é importante curtir cada momento, cada brisa, cada sorriso, cada lágrima... Nem todo mundo vai nos dar valor, mas haverá pessoas boas o suficiente para enxergar algo de maravilhoso em nós.
Aline 25/12/2023minha estante
Quero muito ler esse

Vanessaliteraria 27/12/2023minha estante
Vai amar ?

Thaí 24/04/2024

O livro conta a história de Valancy Stirling, uma mulher solteira e reprimida que decide mudar sua vida depois de receber uma notícia chocante sobre sua saúde. Ela escapa da influência opressiva de sua família e encontra uma nova vida cheia de aventuras, amor e autodescoberta. O romance é uma jornada emocionante sobre liberdade, coragem e encontrar a felicidade verdadeira.
Morango.Azedo 24/04/2024minha estante
Eu AMO esse ??

Fabrício Lôbo 24/04/2024minha estante
Comecei a ler e fiquei apaixonado na escrita e na narrativa. Me vi muito na Valancy.

Ler para Evoluir 08/08/2022

Simplesmente perfeito
Olá evoluídos ! Que livro !!
Eu amei ler toda série de Anne de Green Gables, fiquei apaixonada pela escrita da Lucy Maud Montgomery, sua descrição da natureza, a sensibilidade, a intensidade dos personagens.

Em "O Castelo Azul " Montgomery se superou. Que livro intenso e maravilhoso.

O livro trata- se da vida de Valanci, uma mulher de 29 anos ainda solteira e totalmente submissa a mãe e com medo de tudo e de todos.

Valanci sente uma dor no peito e procura um médico as escondidas, não quer que seus parentes inconvenientes fiquem sabendo. Após ser examinada o médico recebe um telefonema e sai , mandando o seu diagnóstico por carta dias depois.

A carta bombástica : Valanci tem angina de peito e vai viver no Max 1 ano. A parti daí Valanci começa a viver verdadeiramente. O medo desaparece, com a notícia de sua morte eminente ela decide viver.

Ela sai de casa e vai trabalhar na casa de Abel Mugido para cuidar de sua filha que encontrasse muito doente. Sua mãe e parentes tentam persuadi-la a voltar, mas ela declina.

Ela conhece Blaney homem misterioso que todos pensam ser um fugitivo, já que ninguém sabe nada sobre ele. Ele visita Ceci ( a moça que Valanci foi cuidar) com frequência. E Valanci se apaixona.

Com a morte de Ceci, Valanci não quer voltar para casa e decide ser ousada. A partir daí, tudo pode acontecer . ?

Não falarei mais pois não quero dar spoiler.

Eu amei demais ??
Maria.Aparecida 21/10/2022minha estante
Também gostei muito desse livro! Amo as histórias de Anne também.???

Ler para Evoluir 24/01/2023minha estante
Eu amo a escrita tá da Lucy,ela nos faz viajar ?

Patty Costa 26/05/2022

✨ Um clássico da literatura canadense e da mesma escritora de “Anne de Green Gables”. Lucy Maud traz um romance cheio de dramas familiares, mas que te fazem rir, em alguns momentos, ou, de querer esganar os parentes da personagem principal da história.

📚 Valancy Stirling era, para a época, considerada uma solteirona aos 29 anos de idade! Morava com sua mãe, que sempre fazia questão de controlar a vida dela em tudo, e com sua prima que tinha alguns problemas de saúde.

📚 Por ter uma vida controlada, rígida demais, Valancy passava alguns momentos do seu dia sonhando com seu Castelo Azul, que só existia em sua cabeça e onde ela poderia assumir diversas personalidades e imaginar amantes diferentes..

📚 Nossa personagem sofria com invasões constantes de todos os membros de sua família e sonhava com o dia que iria se aventurar para fora daquilo tudo, até que esse dia, de fato chega. Ela que sentia, as vezes algumas palpitações, mas não queria consultar o médico da família e sim um outro da cidade. Ele a atende a pressas e só informa, por carta depois, que ela está morrendo, quem tem poucos meses de vida.

📚 E é aí que o mundo de Valancy começa a mudar.. E as mudanças são maravilhosas.. Vale a pena ler cada capítulo.. Nós, que até então, queríamos bater em toda a família dela, começamos a nos sentir bem e vê-la feliz e, o desenrolar da história dela, que sai de casa para cuidar de uma moça com uma saúde muito frágil, e até chega a casar com um homem que todos na cidade diziam ser um procurado da justiça, vai nos dar bons momentos para ter esperança de dias melhores..

📚 Mas muitas coisas acontecem ainda na vida dela e muitas reviravoltas ainda irão tumultuar ainda sua vida.. Mas não dá pra estragar essa viagem literária de vocês, né?! Vale a pena conhecer a vida de Valancy!

📘💙
#aviajantedoslivros #leitura #dramasfamiliares #amor #ocasteloazul #livro #resenha #livros #book #ler #literatura #instalivros #amolivros #amor #love #instabook #livraria #dicadeleitura #amorporlivros #editorapedraazul #romancedeépoca #clássicosdeliteratura #recomeços #família

site: https://www.instagram.com/p/CZ7N_PyLnQH/
.Mih. 26/05/2022minha estante
FAVORITO ??

Patty Costa 26/05/2022minha estante
Xodozinhoooooo ??

Lara 23/07/2021

Um dos romances mais lindos que li
O castelo azul foi o primeiro romance da Lucy Maud Montgomery que li após finalizar os livros da série Anne de Green Gables, e posso falar que por mais que a autora tenha se expressado lindamente em sua fase "Anne", sem dúvida a escrita madura de O castelo azul me impressionou muito mais!

No livro em apreço conhecemos Valancy Stirling com seus 29 e indesejados anos, isso porque na época em que vivia a personagem em questão tal idade depreciava qualquer moça que não era casada, o que logicamente abarca nossa heroína, e ela constantemente era motivo de piada entre seus familiares, e cada jantar em família recebia uma enxurrada de novas provocações. Valancy se sentia pequena, sem graça, insignificante.

Ocorre que a mesma começa a apresentar uma série de dores no coração, e em segredo de sua família procura um médico, e descobre que tem apenas um ano de vida no máximo.

O que deveria ser um trauma enorme (saber de sua morte iminente) causa em Valancy uma nova perspectiva, ao saber que não mais tem muito tempo de vida, a mesma começa a se libertar de suas amarras, cortar brincadeiras indesejadas, tecer comentários jocosos aos que dela se aproveitaram durante toda sua fútil existência. Diante da morte certa Valancy passa a viver!

Foi um dos livros mais lindos que li, e continuo a dizer que Lucy Maud Montgomery é minha escritora favorita, e mesmo em sua época com costumes tão diferentes dos nossos, ela ousou escrever sobre mulheres livres, sobre o poder da educação, da leitura e de se ter um bom coração, não apenas isso, ela fala sobre preconceitos, sobre amizade e tudo nela me agrada.
Jussi 19/09/2021minha estante
Tbm é minha autora favorita, super concordo com sua resenha

Naty.y 11/10/2023minha estante
Mdsss sua resenha define TUDO que eu senti/pensei sobre o livro. É um livro realmente maravilhoso, seria simplismente incrível poder ler de novo como se fosse a primeira vez

Bianca 03/02/2023

Amei o livro, o jeito que descreve cada lugar onde a Valancy passa, como descreve os sentimentos dela é perfeito, além de ser perfeito o jeito que ela vai se libertando conforme vai saindo de perto dos parentes dela. O desfecho é super bem escrito para não deixar nada pendente e ainda tem belíssimos plot que só ajudam ainda mais no relacionamento da Valancy com o Barney. Com certeza vai ser um daqueles livros que vou ler muitas vezes.
Maria 03/02/2023minha estante
Esse livro é lindo ?

jéss 07/04/2021

Maravilhoso
Eu sou uma existencialista safada, então amei todo o papo sobre finitude da vida, as reflexões da protagonista sobre o viver e toda a evolução dela no decorrer do livro.
Foi uma construção muito linda e um final surpreendente.

Giulipédia 05/05/2021

Todos temos nosso Castelo Azul secreto dentro de nós!
Mais uma vez sendo surpreendida pelas belas história de Lucy Maud, autora de Anne de Green Gables, apesar de não fazer parte da série, e sim ser uma história completamente diferente, o castelo azul não perde menos em descrição de beleza e delicadeza dos personagens, mas vamos um pouco da história.

Aqui conhecemos Valancy Stirling, uma jovem já considerada oficialmente solteirona ao seus 29 anos de idade. Ela é uma moça comum, não é considerada bonita, na verdade, Valancy, chamada de Doss, pela família, é aquela prima que é quase que apagada de sua própria vida. Não possui vontade própria, desejos próprios e vive apenas em função de tentar agradar e obedecer a família.
É claro que depois de uma notícia devastadora a história de Valancy muda da água para o vinho e pela primeira vez na vida ela se permite ser quem é e viver a vida que sempre desejou secretamente para si em seu Castelo Azul.

Castelo Azul é daquelas história que são clichês, mas ao mesmo tempo são originais. Digo isso porque essa história nos faz refletir sobre nossas vidas e ao mesmo tempo é uma história nova e cheia de detalhes e descrições novas que a cada virada de página nos transporta para aquele mesmo lugar que conhecemos Anne. A autora não perdeu seu encanto ao escrever esse livro.

O que essa história me fez refletir é que não temos medo de verdade da morte, temos medo da vida e dos obstáculos, armadilhas e bifurcações desconhecidas que ela nos trás. Lendo sobre Valancy e refletindo sobre a vida dela e de seus parentes nos damos contas que o que mais existe nesse mundo são Stirlings, pessoas que apenas estão por aí, apenas sobrevivendo e justamente por isso, a vida dessas pessoas é tão enfadonha e chata que eles precisam viver através dos outros para sentirem alguma emoção, já que são incapazes de procurarem e sentirem emoções por si mesmos.

Sabe aqueles parentes que julgam todas as suas ações? Aqueles que te proíbem de viver? Que querem taxar o que é decente e o que não é, como se fosse juízes da vida alheia? Pois então, esses são os Stirlings, na nossa cultura, temos outro nome para eles, são os famosos Cidadãos de Bem. Famosos por serem juízes da moral humana e responsáveis pelas nossas maiores infelicidades. Valancy era infeliz, foi assim até seus 29 anos, quando decidiu por um fim nisso e viver a própria vida de acordo com aquilo que ela achava que era bom para ela. E surpresa, ela desabrochou, renasceu, não como uma nova pessoa, mas sim como aquilo que ela nasceu para ser.

Cada um de nós somos Valancy e Stirlings ao mesmo tempo, podamos e somos podados sem perceber, mas para aqueles que perceberem isso, parem imediatamente o que estão fazendo. Não podem ninguém e não se permitam serem podados, ninguém tem o direito de ditar quem somos e quem seremos, apenas nós mesmos, se eu posso escolher ser alguém nessa vida, que seja como Valancy que decidiu encarar a vida, ao invés de esperar pacientemente pela morte. Recomendo muitíssimo e boa leitura a todos!

alicebbz 25/05/2021

Leve e Rápido!
Me surpreendi com esse livro. De cara julguei ter uma linguagem maçante e uma leitura demorada, não era nada disso.

Valancy é uma mulher que acabou de chegar aos seus 29 anos. Solteirona e presa ao ambiente desconfortável de sua família. Limitada à sua infelicidade fazendo de tudo para agradar e ser aceita. Tudo que ela sempre teve foi seu castelo azul. O mundo fundado em sua mente, inundado de todos os seus sonhos mais improváveis.

Até que, com sintomas repentinos decide ir escondida ao médico. Recebe então um laudo nada bom. Está diagnosticada com uma doença grave e lhe resta apenas mais alguns meses de vida.

E agora? Como ela morrerá se nunca teve ao menos uma chance de viver? Como conquistará sua liberdade? E a felicidade? E talvez, o amor?

Camila.Vieira 16/08/2021

Castelo Azul
Cara, que livro chato, me sinto até triste, parece que eu perdi uma semana de leitura nisso aqui. Não recomendo nem pro meu pior inimigo. Pensei que seria uma coisa meio fofa e meio triste, mas é tipo uma fanfic que a menina fica rebelde e sai pelo mundo a fora. Perdi meu tempo, meu dinheiro e minha paz.

Rary 19/08/2021

que livro incrívelllllll
terminei o castelo azul e nossa oq falar sobre ele... simplesmente incrível e tudo muito lindo!!! me vi na valancy diversas vezes e isso ajuda a se apegar ao personagem, ver a valancy feliz me deixou muito feliz também. acredito q todo mundo tenha um castelo azul, as vezes não precisa nem ser um lugar, pode ser uma pessoa ou um momento, depende de você. adoreiiii muito o livro!!

Jussi 19/09/2021

Muito Real
Me sinto como se conhecesse muito bem a Valancy, como se ela fosse uma pessoa real, que existiu, com traumas em pequenos detalhes da vida dela, com histórias de infância reais, uma personagem que saí do papel, parece que não é ficção, muito bom esse livro, Anne de Green Gables é meu livro favorito, e amei esse outro livro dela, O Castelo Azul, acho que mais gente devia ler ele!

.Leti. 02/10/2021

Meu livro preferido
Esse livro , ele pode ser desconhecido mas é maravilhoso, é o melhor livro da minha vida. A história é cheia de surpresas, quando você pensa que descobriu tudo vem algo e...