Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães

Resenhas - Apague a luz se for chorar

Cintia326 14/01/2024

Livro com escrita simples , o desenrolar um pouco insosso mas com um final surpreendente,egoísta e que te leva a refletir.
Cecília perde os pais no mesmo dia e quando volta para a cidade onde moravam , começa a desconfiar de assassinato. Paralela a estória de Cecília segue João um veterinário que busca dinheiro para um tratamento de seu filho com paralisia cerebral.

Milena 14/01/2024

Apague a luz se for chorar
As vidas de João e Cecília convergem após a morte dos pais dela. São encontrados juntos, mortos, a princípio, não há motivos para suspeitas, até que Cecília recebe informações que permitem que ela passe a buscar sentido nessa ?coincidência?.
Temos um plot twist interessante ao estilo Casos de Família.

kau 13/01/2024

Um nada
A escrita da autora é muito boa, porém não consegui me prender com a trama (até uns 70% do livro não estava entendendo qual o propósito da história) e acho que os temas poderiam ter sido tratados de forma mais aprofundada. Enfim, o livro foi um grande nada para mim, acabei de ler e já apaguei da mente.
Apesar disso, quero ler outros livros da autora para ver se vão funcionar para mim.

Cintia.Peruci 13/01/2024

Chorei de luz acesa
Que história bem construída! Definitivamente virou meu livro favorito da vida! A autora tem uma escrita deliciosa de ler e a história que ela criou é muito boa mesmo! A crueldade que o luto faz na vida das pessoas, a dor nua e crua de perder alguém, lutar pela sobrevivência em busca de dinheiro e o lado intenso do amor, tudo isso escrito fazendo você sentir cada uma dessas coisas - que talento. Eu mal consigo expressar direito o que senti lendo, a história é misteriosa e doída. Chorei bastante com a carta final. A autora não poupou nosso emocional na hora de escrever, foi dilacerador. Perfeito.

yasess 12/01/2024

Uma história rápida e envolvente sobre a vida e a morte.
Gostei muito da escrita da autora e a forma como a história me deixou querendo mais - mais dos personagens, mais livros dessa escritora, mais reflexões profundas emolduradas pelo cotidiano. Leitura super válida, com um final emocionante.

Vivi Cruz 08/01/2024

A história tinha potencial, mas achei meio ?
A autora tem uma escrita gostosa e a história foi bem fluida, porém, não curti o desenvolvimento.
O livro é narrado contando a história da Cecília e do João, em algum momento a história de ambos irá se cruzar. Eu não consegui gostar da Cecília, achei a história dela pouco atrativa e bem rasa, já a do João eu gostei bastante e consegui me identificar mais com o personagem, os problemas dele são mais realistas e causam mais impacto no leitor.
Outro ponto que não curti é que aqui tem um tema muito relevante e que foi trabalhado de forma rasa e até imatura, está relacionada aos pais dela, mas não posso falar para não spoiler.
O final também deixou a desejar.
De modo geral é uma boa história para passar o tempo e vale a leitura, mas não crie grades expectativas e busque profundidade.

Priscilla154 04/01/2024

Livro Super interessante
Mais uma vez Fabiane não me deixou desapontada! Apesar de tratar de temas difíceis e não muito falados no dia a dia dos livros, ela sempre encontra um modo cheio de sensibilidade para nos deixar na bad. ??? Amei!

Rosangela Max 29/12/2023

Literatura brasileira contemporânea de qualidade.
Pelo título, esperava um drama daqueles de doer a alma e fiquei feliz por não ter sido assim.
Claro que tem sofrimento, dificuldades e luto, mas estão misturados com outros ingredientes que deixou o enredo menos pesado e mais fácil para reconhecer as nuances que envolve os protagonistas.
Gostei também da escrita clara, direta e realista, sem perder a sensibilidade para lidar com a melancolia que permeia estas duas histórias paralelas que se entrelaçam em segredo.
Não foi perfeito, mas foi bom o suficiente para que eu queira adquirir o novo romance da autora.
A Alfaguara tem apresentado um ótimo trabalho de curadoria.
Recomendo a leitura.
Alan kleber 29/12/2023minha estante
Esse livro foi uma grata surpresa

CPF1964 03/01/2024minha estante
Não conhecia, Rosangela. Muito Obrigado pela dica.

tchelito 27/12/2023

Raso em alguns momentos mas extremamente profundo em outros e um plot extremamente inesperado.

?Nós te viciamos em cuidar e, quando pareceu que seu coração estava irremediavelmente partido, o melhor a fazer foi deixar que você descobrisse outra modalidade de carinho. O cuidado consigo mesma.?

Jercica Soares Pelegrini 10/12/2023

Não me convenceu
A escrita da autora é massa, envolvente, o livro tinha tudo pra ser e não foi, ao menos pra mim.
Os capítulos narrados pela Cecília me prenderam mais, achei os do João cansativos pra caramba. Deveria ter abordado mais da relação dele com o filho deficiente, Adam.
Devia ter abordado mais do passado de Cecília e de João. Achei que foi muita coisa meio nada a ver e ficou meio razo.
A autora quis passar uma protagonista imatura, uma mulher de mais de 30 anos, que mora em outro estado sozinha, pelo amor de Deus. Eu não comprei esse personagem.
E o Caio? meu Deus que personagem incrivelmente fascinante. Porque não explorar mais o Caio? Caio merecia mais paginas.
Enfim, vale a leitura, mas perdeu pontos pra mim por causa desses detalhes.

Jackson 25/10/2023

Apague a luz se for chorar
Ou chore como quiser, mas chore!

Com dois arcos históricos interessantes, Fabiane Guimarães desenvolve uma história familiar dramática e a leva aos extremos.

Cecília é filha temporã de um casal abastado de meia idade que é criada com todos os cuidados e carinho que ela poderia receber. Desde muito pequena começava a perceber a brevidade da vida ao observar os pais já velhos e a história se desenrola a partir desse olhar. Segredos da família, que parecia perfeita, são revelados ao fim da história que entrega um pouco mais de emoção à narrativa quando a escrita meio que começa a "esfriar".

No outro arco temos o drama familiar de João, pai solo, que cuida de seu filho Adam, um garoto com deficiência intelectual que precisa de cuidados especiais o que torna a vida de João solitária e triste. A narrativa deixa claro que João é um homem muito bonito e atraente de 30 e poucos anos, médico veterinário, e essas características torna esse personagem, a meu ver, muito mais interessante do que Cecília em termos de identificação com o leitor.

Essas duas histórias são entrelaçadas no ponto alto do romance. Para não dar ESPOILER, digo que a mensagem final é: no mundo, alguém precisa morrer pra outro conseguir viver.

Fiquem com esse barulho!

????

#resenha #literaturagoiana

Tami 22/10/2023

?A vida sempre pareceu linda, algo a ser protegido??
Neste livro temos dois personagens ?principais?: João e Cecília.
Cecília tem sua vida e rotina em outra cidade, quando tudo muda com a morte dos pais ao mesmo tempo, em uma morte calma mas suspeita, enquanto João divide a vida entre trabalhar e cuidar do filho especial.
Esse livro te prende muito, te cativa pelos personagens e pelo enredo. Você só vai lendo sem perceber que chegou ao final. Adorei e já parafraseando a autora: o amor não mata ninguém. O amor existe para nutrir, nunca leva à humilhação. Se acabou e foi amor, não vai ser negativo. Ou triste. Vai doer, vai passar e desaparecer.