Apague a luz se for chorar

Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães

Resenhas - Apague a luz se for chorar

r_enataf 23/04/2022

Choque real!
estou feita na vida! Terminei recentemente ?Pequena coreografia do adeus? da incrível Aline Bei e comecei ?apague a luz se for chorar? da Fabiane Guimarães estou sem palavras para o choque que ambas leituras me causaram. Ambas leituras curtas, lindas, profundas, reflexivas e dolorosas emocionalmente. Ó céus! Deus me defenda. Aqui para exaltar a Literatura Nacional. Sensacionais!

Rodrigo de Lorenzi 30/03/2022

Lindo
Eu adoro quando leio livros que aparentemente são muito simples e rápidos, mas que se mostram obras profundas e emocionantes em pequenas frases e reflexões dos personagens. Esse livro aqui é um drama, mas tem resquícios de suspense e uma leve comédia, o que pode dar a impressão de que é um livro raso. Não é. Me peguei muito tocado e emocionado com os dois personagens principais, especialmente em frases como:

"Não dá para pedir permissão para ir embora de quem nos ama tanto, e vai sentir nossa falta" ou

"No abismo, o escuro é morno" ou

"Eu estava cega, provavelmente trafegando em plena rodovia a uns trinta quilômetros por hora, com a janela meio aberta espirrando gotas geladas na minha cara. Tinha água até dentro dos meus olhos" ou

"Os animais tinham essa qualidade maior de saber que não daria certo. Os cães, em especial, com toda uma linguagem corporal do fracasso: orelhas caídas, pelo eriçado, rabo em descenso. Eles não sabiam fingir. Eles não tinham que fingir, mais importante de tudo." ou

"porque dizer adeus não adianta. a gente carrega conosco as pessoas, mesmo as mortas, mesmo as desconhecidas"

Tá vendo? Em meio a um drama familiar, personagens quebrados, com saudade, machucados, vão nos mostrando como é viver com o fardo das lembranças, do que poderia ter sido, do porque não fizemos diferente, do que por que não ligamos, por que não tomamos uma decisão diferente, do por que precisamos seguir em frente, porque quando a gente não sabe o que fazer, seguir em frente é a única opção.

Que livro lindo. Não esperava sentir tanto.

site: https://www.tiktok.com/@rodrigodelorenzi
Millena198 19/10/2023minha estante
Estou com ele aqui na estante há um tempo, já vou resgatá-lo agora rs

Roberta 25/03/2022

Apague a luz se for chorar
Os livros nos encontram quando tem que ser? precisava dessa leitura! É muito sobre os laços familiares, escolha de vida e aproveitar o que realmente importa! A régua da nossa felicidade não pode ser definida pelos outros e nem tão pouco nossa vida comparada. O ideal é que também não tivéssemos medo de perder e viver.
A carta escrita pelos pais de Clarissa me fez chorar. O amor faz chorar e encanta!
Precisamos estar menos armados e mais inteiros para vida!

Bi Bueno 19/03/2022

Apague a Luz se For Chorar
Um romance sobre amor de pai, amor de mãe, amor de filha? A gente começa a ler e não consegue parar pois quer saber como a história de Cecília e João se entrelaçam, afinal de contas. E, no fim das contas, percebemos que os fios das histórias de todo mundo nessa vida se entrelaçam de alguma forma, ainda que seja para que as coisas que chamamos de realidade permaneçam na nossa vida dessa forma?

ClaudiaMF 19/03/2022

Um livro surpreendente
No início, fiquei incomodada com os personagens. Cecília, filha mimada que acabou de perder os pais. João, pai por acidente, bom pai afinal, apesar de sem escrúpulos. Encontros, desncontros, mistérios a desvendar. O livro ne conquistou com seu final surpreendente já sugerido com viradas perspicazes durantes a narrativa. Gostei.

Rood 14/03/2022

gratidão
eu não sei nem o que eu estou sentindo.
eu amei essa leitura.
obrigado a pessoa desconhecida que compartilhou isso aqui nesse app e eu vi.

Aleatoriedades da Li 13/03/2022

Ok
Uma leitura ok. Um ponto interessante do livro que ele te envolve no mistério, ao mesmo tempo que traz uma história de ?drama?.

ellen s 12/03/2022

os fins justificam os meios,cara.
Literatura nacional contemporânea,apenas.
Um livro de Fabiane Guimarães,com um título que realmente chama sua atenção e te deixa envolvido.
Uma escrita profunda que ao mesmo tempo que te conta uma história te faz pensar sobre as coisas na vida e sobre suas dificuldades,sobre quem você ama e como você chegou até aqui.
Um livro relativamente curto,com apenas 176 páginas mas nem por isso deixa algo a desejar.
Repleto de desenvolvimento do início ao fim,trama envolvente e personagens bem definidos dentro de todo o roteiro.
Apague a luz se for chorar é narrado por dois personagens,Cecília e João.Cecília uma mulher que cresceu em Brasília,se mudou para o Rio e agora recebe a notícia de que seus pais morreram (uma notícia um tanto suspeita).João um veterinário que trabalha nas zoonoses,tem um filho com paralisia cerebral e busca condições financeiras melhores para que consiga pagar o tratamento do filho (uma de suas últimas esperanças) na China.
Na maioria dos livros em que se tem mais de um pov você geralmente espera ansiosamente pelo capítulo de um determinado personagem,mas aqui isso não ocorre,você realmente lê e sente satisfeito se envolvendo em ambas histórias e vendo as dificuldades que cada um sofrem.
A vida não é fácil e cada um sofre e lida com ela de uma maneira e é isso que esse livro quer nos mostrar.
Com uma pitada/ar de suspense,trama bem elaborada,histórias e personagens interligados,escrita fluída,fácil e profunda,você irá ler este em uma sentada só.
Ótimo pra quem quer sair de uma ressaca ou para quem procura algo pra se ler no fim de semana!!
xelaoloc 13/03/2022minha estante
????

ellen s 13/03/2022minha estante
a vibe de milhões

Gio 10/03/2022

Nacional super gostoso de ler, a história se passa na capital do país, Brasília, onde fui nascida e criada. Foi uma delícia imaginar os cenários, trajetos e lugares.
Em muitos momentos sentia que era a história de um amigo próximo a mim que eu estava lendo.

Lulu 06/03/2022

Não apaguei a luz
Um livro curto que cumpre o que promete, realmente não é um enredo profundo ou com um desenvolvimento bem concreto? mas acho que o desenvolvimento foi ótimo pra um livro com 170 páginas.
Pra quem estiver de ressaca literária acho que vai ajudar :)

patriciagguimaraes 01/03/2022

Uma delícia de livro
Foi uma grata supresa ler uma aurora brasileira que desenrola a história de uma forma tão fluida e encanadora. Recomendo a leitura

any 23/02/2022

Apague a Luz se for Chorar
Posso dizer que, até aqui, a melhor leitura do ano! Me identifiquei bastante com uma das personagens, e o fato da história ser ambientada em Brasília e arredores me fez conseguir visualizar direitinho cada lugar. Mostra como as "coincidências" da vida nos guiam durante toda a vida. Excelente livro.

shuhua 18/02/2022

Um livro curto que retrata duas narrativas de forma sensível. É mais do que luto, é sobre até onde estamos dispostos pela nossa família, sobre lutas para se encontrar na sociedade, sobre reprovação e o medo de fracassar. Sentimentos comuns mas pouco discutidos.
Como dizer que não gostei do rumo da história, sem falar que sou uma pessoa amargurada que esperava por um final trágico e se decepcionou? É por isso que não dou mais estrelas, gosto de livros com finais tristes, e pela sinopse achei que esse seria um desses livros, mas não foi, fiquei meio decepcionada com o final. Mas ele foi bom, como se dissesse que dificuldades passam e podem ser superadas. Foi mais algo pessoal mesmo.

@monicadoceu_ 15/02/2022

Triste e curto, mas inesquecível
O livro toca naquelas dores que vc tenta a vida toda contornar para não sentir, mas quando elas chegam é simplesmente um fato: vc ficará triste e desolado quando perder uma pessoa querida ou quando descobrir segredos de família para os quais não estava preparado. É assim que começa a história da Cecília. O livro tem capítulos curtos e é rápido de ler.

Especial: para quem é de Pirenópolis, Goiás e Brasília - DF, é um afago no coração, pois a história se passa entre esses locais.