Apague a luz se for chorar

Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães

Resenhas - Apague a luz se for chorar

Vann.Deodato 30/08/2022

Realidade e... amor.
Comecei a ler este livro sem pretensão alguma. Vi que o Paulo Ratz tinha comprado e ia começar a ler. Pensei: "hum... Também quero". Comecei e não consegui parar. Apesar de ter levado mais tempo para ler do que necessário por motivos pessoais.

No começo, fiquei intrigada sobre o leve suspense da trama. Assassinato ou "morte morrida"? Eu pensei em mil teorias e acabei me enganando em todas. Mesmo estando ali na minha cara.

O livro é intercalado entre Cecília, a filha enlutada, e o João. Um rapaz muito bonito que tem um filho com paralisia cerebral e que precisa urgentemente de dinheiro para levar a criança para a China para fazer um tratamento.

A parte de João foi a que mais me chamou atenção. A forma honesta com que ele pensava em relação ao filho e a própria vida foi bem crua, sincera. Já a parte de Cecília foi mais intrigante pelo fato de haver uma pessoa envolvida na "confusão".

Bom, claramente eu lerei mais livros da autora. Adorei a forma como ela escreve e ao fim que deu ao livro, e ao decorrer também, claro. Tudo que ela escrever, certamente eu lerei.

Por favor, leiam este livro. Sobre uma filha meio perdida e enlutada e um pai que, mesmo não sendo amoroso, faz de tudo pelo menino.

sahragomes.aaa 07/09/2022

poesia pura, juro.
eu nunca tinha lido um livro tão poético assim, tão cheio de sentimentalismo e... dor.

eu gostei, gostei mesmo.
pude compreender cada um dos personagens e senti orgulho de Cecília no fim, porque foi lindo.

eu não esperava que o livro fosse desse jeito, eu não esperava quase nada, na verdade, então me surpreendeu muito mesmo, de uma forma boa.

acho que o único ponto negativo dele é que eu não senti quase nada de suspense, mesmo ele prometendo isso. mas acho que valeu muito mais a pena por ter sido exatamente como foi.

enfim, eu recomendo muito a leitura.
talvez eu tenha gostado tanto porque sou uma pessoa extremamente sensível e fico vulnerável a sentimentos, principalmente quando eles são colocados do jeito que foram.

eles são só humanos. todos os personagens do livro são só humanos, que lindo.

enfim, eu senti todo o medo, a superação, a aversão, o desgosto por si mesmo, as mágoas e tudo isso feito em uma poesia enorme, do tamanho das páginas do livro.

tiveram algumas coisas que poderiam ter sido feitas de uma forma diferente, mas que não chegam nem a ser falhas de roteiro porque era preciso pra o desenrolar da história inteira.

eu amei a forma como as histórias foram costuradas.
e amei o livro.

Marilia 07/09/2022

Uma boa experiência
Com um texto agradável, capítulos curtos e um suspense que acompanha a narrativa desde a primeira página, ?Apague a luz se for chorar? apresenta, além de um título perfeito, uma grata experiência literária.

O livro é dividido entre as histórias de Cecília, a narradora, e João. Ambos são veterinários e tiveram algum sofrimento em suas vidas. O desafio do leitor é entender qual seria, além da profissão, a ligação entre os dois personagens.

É um daqueles livros de um dia, pois a cada final de capítulo precisamos de mais um. E aí, quando percebemos, acabou-se.

Esse ano eu li coisas muito boas, então minha régua está um pouco alta. Por isso avaliei em 3,5, mas, pensando que eu não larguei o livro desde que o peguei, não posso deixar de recomendá-lo.

Então, se você gosta de um suspense light, vá em frente.

Bárbara 09/10/2022

Mto bom
Comecei a leitura totalmente despretenciosa, mas o livro me pegou de tal forma que só larguei por ter finalizado. Apesar de uma leitura mto fluida, aborda de tema ilegal nas leis do Brasil.

Camila1856 09/10/2022

Sensível e brutal
Apague a luz se for chorar, título lindo, sensível e brutal, é aquela leitura que chamo de uma sentada. Uma vez iniciado, vc só levanta quando termina, ou não levanta e chora. Isso depende de como o livro vai te tocar.

?No final, estamos sozinhos.
No final, é só você com você mesmo.
Não tinha um jeito mais fácil de me ensinar essa lição??

Hugo253 18/10/2022

fantástico.
poesia pura, você espera algo no final e o fato de não acontecer é ainda melhor.
muito bom!
umas das minhas leituras favoritas do ano

Biblioteca Álvaro Guerra 25/10/2022

Apague a luz se for chorar é o primeiro romance de Fabiane Guimarães, duas histórias se entrelaçam no ponto comum, que é impulsionado pelas ações que tomamos em nome daqueles que amamos. Acompanhamos a história de Cecília, que após a morte dos familiares, precisa retornar para a cidade de onde veio, e João, um pai solteiro que busca juntar certa quantia em dinheiro para custear tratamentos para seu filho.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556521033

Reeh 26/10/2022

Se for chorar acenda a luz!!!!
A história mescla a vida de 2 pessoas ambos Veterinários mas que passam por problemas cotidianos diferentes.

Cecília que, atormentada com a morte dos pais silenciosamente busca responder questões não bem esclarecidas e João que deseja levar seu filho ao outro lado do mundo para conseguir um tratamento especializado, mas que encontra percalços ao longo do caminho e decisões e atitudes difíceis para conseguir realizar esse tratamento.

4.0/5.0 ?

bnunesamanda 06/11/2022

Que livro lindo. Uma escrita leve, mas ao mesmo tempo pesada. Fiquei hipnotizada nas duas narrativas paralelas que são contadas e o jeito que surpreendentemente se juntam no final.

Roberta 30/11/2022

Superficial
Pra falar a verdade, esperava mais. As resenhas falam muito bem dele, mas a profundidade das propagandas não apareceu pra mim. Achei tudo muito superficial. Não é ruim, mas é bem adolescente.

Gaby 30/11/2022

Apague a luz se for chorar.
Achei um livro bom, instigante, que envolve o leitor. Li o livro em 4 horas, o que para mim, que sou uma leitora lenta é algo significativo. É um livro nacional, que desenrola a estória de 2 personagens, que apenas no final, o leitor compreende uma fina linha que liga ambas estórias. É um daqueles livro que quando começamos não queremos parar. Primeiro romance da autora, e achei que abriu uma promissora porta para as demais obras.

Sara 04/12/2022

Instigante, curioso e de fácil leitura. Um bom livro para se passar o tempo e os alguns dos melhores livros são assim.

Luana de Andrade | @lidosdaluana 17/12/2022

Após a morte dos país, Cecília volta para a cidadezinha em que cresceu. Ao desconfiar da verdadeira causa da morte dos país, ela passa a tentar investigar todos os últimos passos deles.
Ao mesmo tempo, João, um pai que está disposto a tudo para conseguir dinheiro e pagar o tratamento de seu filho especial. Mesmo que seja de maneiras erradas. A história de Cecília e João estão entrelaçadas de alguma forma, mas qual seria?

Um leitura instigante, que me envolveu completamente, era impossível para de ler e criar teorias. Li tudo em uma tarde, é uma leitura que te toca, te faz sentir uma enxurrada de sentimentos.

Julia Romão 26/12/2022

Leitura rápida e fluída. A história é boa, o final satisfatório, mas os cachorros me deixaram mal. O final eu gostei, mas faltou algo, não sei, acho que por conta dos relatos dos cachorros tenham me deixado um pouco agoniada.
A estrutura me cansou um pouquinho, pois já estou cansada de livros que um capítulo é um personagem e outro capítulo é outro personagem, mas isso não atrapalha o desenvolvimento da história e se encaixa perfeitamente com o final.
Recomendo a leitura por trazer uma trama diferente e interessante.

(Leitura: maio, 2021)

NINAZEN1K 30/12/2022

lindo e tocante, só o título já encanta, e quem dirá a história. leria essas e muitas outras vezes; valorizem a literatura nacional!