Apague a luz se for chorar

Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães




Resenhas - Apague a luz se for chorar


177 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Marcia 30/10/2021

O livro é narrado, a cada capítulo, pela Cecília e por João. Os capítulos são curtos, bem escritos e com aquela pitada de suspense que vai te prendendo.
O romance se passa no Brasil, entre o Rio de Janeiro e Brasília. Cecília tem a vida transformada quando recebe a notícia de que seus pais morreram dormindo. Ela acha muito estranho e começa a investigar e nessa até um meio-irmão apareceu.
João é pai solteiro de uma criança, Adam, que tem paralisia cerebral. Porém, há esperança de tratamento experimental na China, mas falta dinheiro para isso.
O livro é uma mistura de drama, suspense e seus capítulos aguçam a nossa curiosidade. Um livro rápido e gostoso de ler. Senti falta de um final mais instigante. A narrativa veio num crescente e de repente... Esvaziou! De qualquer maneira o livro vale a leitura.
@pedacosdeu
comentários(0)comente



andrealog 13/10/2021

O vazio de se estar só
Ao seu modo Cecília e João nos contam como cada um enfrenta as enormes dificuldades de suas vidas, os pais que morrem e a deixam sozinha no mundo, um misterioso desconhecido que ela tenta saber quem é, por outro lado João tem o desafio de criar sozinho um filho com paralisia cerebral. Esses dois tem suas histórias entrelaçadas de modo surpreendente.
comentários(0)comente



Alan kleber 11/10/2021

A literatura nacional vive
"O medo e a tristeza saem um pouquinho da gente quando deixamos que eles se manifestem. Nossos fantasmas, Cecília, são só os que estão aqui dentro. Todo o resto é coragem. Você tem que sofrer.
Mas sofrer com parcimônia, é claro, como tudo na vida, porque sofrimento também vicia."
"Chega uma hora em que a gente tem que parar de ver a vida como uma fábrica de tragédias."

Cecília não sabe muito bem o que fazer com a própria vida. Depois de mudar de Brasília para o Rio de Janeiro, a jovem ainda não conseguiu encontrar um emprego nem organizar seu futuro.
João, pai solteiro de uma criança com paralisia cerebral, tenta levar a vida em Brasília como pode. Trabalha como veterinário na capital federal durante o dia e procura formas de ganhar mais dinheiro à noite ? o objetivo é juntar quantia suficiente para bancar um tratamento experimental para o filho.
Quando os pais de Cecília morrem, ela é forçada a voltar para a pequena cidade de sua infância, onde eles ainda moravam. Mas uma dúvida começa a atormentá-la: a possibilidade de que eles foram assassinados. E João, desesperado por mais recursos, começa a se aventurar por trabalhos pouco recomendáveis.
Ao cruzar suas histórias, Fabiane Guimarães cria um suspense impactante sobre o que significa ser parte de uma família, e os limites que estamos dispostos a ultrapassar para mantê-la.
comentários(0)comente



07/10/2021

Muito bom
Leitura sensacional, com final inesperado, Fabiane guia as nuances para onde quer, quando se pensa que sabe o que aconteceu, ela surpreende dando uma ligação entre João e Cecília muito diferente da que se supõe, a escrita é fluida e é desses livros de se ler numa dia mas ficar refletindo sobre ele muito mais tempo, pois traz temas sensíveis e complexos.
comentários(0)comente



Andreia.Kohut 28/08/2021

Não sabia nada a respeito desse livro, mas o nome dele me chamou a atenção e larguei tudo o que estava lendo para mergulhar nessa história. João e Cecília são os protagonistas. Ambos veterinários, terão seus destinos interligados num momento muito inesperado da história. Enquanto ela sofre o luto da morte repentina de seus pais, já idosos, ele busca tratamento para seu filho que tem paralisia cerebral. Acontecimentos bem inusitados perpassam suas trajetórias até culminarem num fim digno para ambos. Gostei muito!
comentários(0)comente



Yago 24/08/2021

A complexidade da vida
Esse livro tem tanto sentimento, ensinamento e sofrimento... e eu, que já não sou bom em resenhas, num caso desses, fica ainda mais difícil.
Mas, resumidamente, como bem disse a autora (ou a personagem Cecília, como preferir): "no fim, a vida é só você e você mesmo".
comentários(0)comente



Eliana 30/12/2021

Apague a luz se para chorar é um história interligada por duas narrativas, primeiro temos a Cecília que é uma médica veterinária que precisa retornar a cidade de Pirenópolis em Goiás após saber da morte de seus pais. Passamos acompanhamento os pensamentos, o remorso que ela sente por não ter estado presente nos últimos momentos de vida deles e também existe um mistério em torno dessas duas mortes. Vivian se questiona a veracidade dos acontecimentos e começa a investigar, se existe alguma possibilidade dos dois terem sido assassinados.

Segundo João temos, que é pai do Adam uma criança com paralisia cerebral, ele trabalha como veterinário e tenta arranjar uma grana extra pra conseguir pagar um tratamento experimental pro filho na China. Com opções João cria um novo negócio, arriscado e diferente mas foi uma única saída que encontrou.

Desde o momento que comunitário a leitura me senti muito conectada com a narrativa principalmente pela história se passar numa cidadezinha do interior, reconheci algumas semelhanças com o interior que moro.

A autora soube inserir alguns elementos que deixa o leitor fisgado e curioso em saber qual a ligação dos dois personagens e quanto mais os capítulos se a avançam mais o mistério e as dúvidas crescem.

Não costumo ler livros que abordem a morte dessa forma e confesso que é um tema bastante delicado pra mim. O livro possue alguns gatilhos pra quem é mais sensível, como suicídio e o luto. O final foi bem doloroso, então leiam!

Gostei bastante da leitura e recomendo pra que gosta de ficção com uma pitada de mistério.
comentários(0)comente



Giovana 05/08/2021

Gostei. Uma boa história para passar o tempo. A escrita é limpa e direta, faz você não conseguir parar de ler até chegar ao fim e descobrir tudo.
comentários(0)comente



carol.pinheiro 02/08/2021

Abordando principalmente uma relação familiar onde ninguém conversa, esse livro começou de uma forma sensacional que me prendeu muito mas depois foi só ladeira abaixo, pareceu que foi se tornando outro livro escrito por outra pessoa, não me apeguei a nenhum personagem, achei que eles foram mal explorados. O livro trata de assuntos super bons para conversar com as amigas, sorte que li com elas e rendeu.
comentários(0)comente



Arthur Sanches 24/07/2021

Gostei muito dessa leitura e da forma como a história foi contada intercalando pontos de vistas.
A autora tem uma escrita bem fluída e por algumas vezes poética, contudo, questiono algumas escolhas de personagens que foram introduzidos sem fazer muita diferença pra trama, a não ser contribuir com um mistério que no final ficou um pouco descolado da trama e de simples resolução.
Mas independente disso é uma leitura rápida e que com certeza vale a pena.
comentários(0)comente



aafantis 19/07/2021

Personagens muito humanos
Esse livro de estréia é muito maduro! A linguagem e o enredo contruídos pela autora é de uma habilidade incrível! A história me prendeu do início ao fim, li o livro eu pouquíssimo tempo e quando o pegava não conseguia largar. Eu adoro ler histórias com personagens humanos em sua essência, cheios de defeitos e qualidades, e que nos fazem ora ou outra nos enxergar neles. Esse livro me deu várias lições de vida! Gostei muito!
comentários(0)comente



Larissa.Guimaraes 08/07/2021

(Não) Apague a luz se for chorar
Confesso que comecei a leitura já esperando muito por ter sido uma recomendação mas foi ainda melhor do que esperava.
Fabiane Guimarães consegue prender o leitor com os capítulos intercalados e o suspense/expectativa criados através da ansiedade e nervosismo da própria Cecília e da intensidade da rotina de João.
Apesar de acreditar já ter compreendido a conexão entre as duas narrativas, Fabiane surpreende novamente.
De escrita leve, história tocante, trechos mais pesados mas necessários para a construção da narrativa instigante e de fim ainda mais surpreendente e tocante. Fiquei extremamente emocionada e encantada com a história.

Ler literatura nacional contemporânea é tão necessário e tem se mostrado cada vez mais prazeroso. Abrir espaços para o novo, sem abandonar o que nos trouxe até aqui.

Leiam Fabiane Guimarães e Apague a luz se for chorar.
comentários(0)comente



Debyh 26/06/2021

Eu estava bem curiosa quanto a Apague a Luz se for Chorar, já tinha escutado bem por cima sobre o que era a história. Sabia que era um drama, que se passava no Brasil, e na verdade eu só sabia isso mesmo. Ah sim e que tínhamos um mistério envolvendo morte. Fiquei surpresa pela história ser mais que isso, e mesmo discordando de algumas coisas ainda assim gostei muito do que li.
Cecília está de volta à sua cidade natal porque seus pais morreram. Por achar toda a situação estranha ela começa sua própria investigação sobre o que realmente aconteceu. João leva uma vida complicada, é pai solteiro de um filho que requer muitos cuidados e sua situação financeira não está perto de melhorar.
https://euinsisto.com.br/apague-a-luz-se-for-chorar-fabiane-guimaraes/

site: https://euinsisto.com.br/apague-a-luz-se-for-chorar-fabiane-guimaraes/
comentários(0)comente



tscissa 17/06/2021

Emocionante e real!
A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi justamente o título, que lá no final vamos perceber que faz total sentido. A narrativa de Fabiane Guimarães conta duas histórias, a de João e a de Cecília.

Os capítulos são curtos e intercalados contando a historia de cada um dos personagens principais. Cecília, que tem a vida virada de cabeça para baixo quando recebe a notícia que seus pais morreram juntos e dormindo. Aquilo parece ser coincidência demais para ser verdade e natural, então a partir daí ela começa a investigar.

João é um veterinário, pai solteiro de uma criança com paralisia cerebral, o Adam. Ele tenta levar a vida da forma que lhe é possível, com o objetivo de um dia conseguir tratamento para seu filho. Um dia, a oportunidade perfeita aparece.

A narrativa é bastante envolvente, apesar de densa e pesada em alguns momentos necessários. Cecília e João são personagens reais com problemas e dilemas reais.

Somos cada vez mais levados pela narrativa e com o crescente questionamento de: “em qual momento essas histórias vão se cruzar?”.

Eu terminei o livro aos prantos e com aquele sentimento maravilhoso que de a leitura valeu a pena.

@digaaopovoquelivro

site: https://www.instagram.com/digaaopovoquelivro/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



177 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR